segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

[leia] Solário do CDP de Apodi é ampliado por apenados


Solário é ampliado pelos próprios detentos

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi passou por uma reforma de ampliação no seu solário, que é o local onde os presos recebem visitas de parentes em dia pré-determinado. Com o objetivo de melhorar as condições do local, o diretor e agente penitenciário Airton Lucena sugeriu ao Poder Judiciário e ao Ministério Público local que as penas alternativas fossem revertidas em material de construção, ou seja, os recursos são através de ‘pena pecuniárias’.

A reforma foi realizada pelos ‘próprios apenados’, confira nas fotos abaixo. Antes da reforma, o espaço do solário era de aproximadamente 20mt², e agora depois da reforma ficou com aproximadamente 36mt², praticamente o dobro. Lembramos ainda que a cada 3 (três) dias trabalhado diminui 1 (um) dia de pena, que é mais conhecido por (remissão).

Durante três meses os apenados Josivaldo Valentin, Antônio Rodrigues Neto Pereira e Francisco Deassis Araújo Oliveira realizaram o serviço de ampliação que começou no dia 13/10/2011 e finalizou no dia 13/01/2012.



Com a ampliação do solário podemos destacar a melhoria para os visitantes, para os apenados durante as visitas e banho de sol, bem como o espaço do trabalho de evangelização através das igrejas evangélicas. O espaço da sala de aula, que também serve para palestras realizadas pelo (AAA, Equipe da PMA através de DST), jantar de confraternização realizada pela igreja católica no fim de ano, entre outras atividades.

Outro beneficio é que durante as festas de ‘carnaval ou vaquejada’ em nossa cidade. “Antes os detidos eram deslocados para o ginásio de esporte. Hoje com a ampliação, os detidos por desordem ou embriagues ficam no próprio CDP”, frisou o diretor Airton Lucena do Carmo.

O CDP de Apodi é considerado um dos melhores do Rio Grande do Norte em termos de estrutura física e humana, pois há quase dois anos de funcionamento, não houve nenhum registro de fuga ou principio de rebelião. Ao contrário, de outros CDP’s do Estado que não tem espaço. O de Apodi está ampliando para melhor acomodar os apenados e visitantes. 






 Fotos: Marcos Gil do Blog F5 Apodi e Jânio Duarte
por Jânio Duarte - Blog ApoDiário

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero deixar aqui os parabéns para Airton Lucena e toda a equipe do CDP de Apodi pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo...

Esse e o Apodi que queremos!!!!

Anônimo disse...

Parabens Airton e toda a equipe, voce tem mostrado muita competencia. Sabe buscar parceria com Prefeitura, empresários locais, Ministerio publico, poder judiciario, policia militar, igrejas, entidades filantropicas e principalmente conta com o apoio de Dr Renato que sem dúvida tem desempenhado um excelente trabalho juntamente com o capitao brilhante, enfim, há muito tempo nao se vinham pessoas tao boa trabalhando juntas.