domingo, 18 de março de 2012

[leia] Apenas 10% das infrações e 18% dos acidentes são cometidos por mulheres

O que já se dizia popularmente por aí foi comprovado com dados estatísticos divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). As mulheres conduzem melhor seus veículos do que os homens. Apenas 10% das infrações são cometidas por mulheres ao volante, e do total de condutores envolvidos em acidentes de trânsito no Estado somente 18% são mulheres. 

Contudo, elas representam menor número do total de condutores habilitados, conforme consta na Coordenadoria de Habilitação. Enquanto são 435.629 os homens habilitados, representando um total de 72,8% dos motoristas, as mulheres totalizam 162.997 condutoras, ou 27,2% dos condutores. Os dados se referem a um levantamento feito pelo Setor de Estatísticas da Subcoordenadoria de Informática do Detran, a pedido de O Poti/Diário de Natal. 

Pois bem, do total de apenas 10% das infrações, as mais comuns cometidas pelas mulheres ao volante são: "Transitar pela contramão de direção em vias de sentido único", com 25,4% do total. "Dirigir utilizando-se de fone nos ouvidos ou telefone celular" responde por 24,9% das infrações cometidas pelas mulheres, seguido de "Executar conversão à direita/esquerda em locais impróprios", com 13%.

A maior parte das mulheres do sexo forte ao volante se dá bem nos testes médicos e psicológicos obrigatórios para se retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2011, foram 3.480 mulheres reprovadas no exame prático, o primeiro teste para obter a carteira, um total de 34% dos reprovados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lógico!

Agora compare o número de homens que tem carteira com o de mulheres...

Levando essa consideração, garanto que não fica nessa porcentagem!