terça-feira, 22 de maio de 2012

[leia] Apodi: cidade tranquila ou perigosa no trânsito?

Não há um dia sequer que se passe e não haja notícias sobre acidentes de trânsito em nosso município. O trânsito de Apodi tá ficando cada dia mais perigoso. Estava viajando e nem por isso deixei de acompanhar o que acontecia em minha cidade.

Nos últimos três dias, três acidentes em nossa cidade, sendo que os dois primeiros envolvendo motos e um hoje que aconteceu num dos semáforos da cidade, na ocasião foi uma carreta (foto Plantão Apodi), ainda bem que não foi mais uma batida...

Segundo dados fornecidos pelo DETRAN mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos - são mais de 80 pessoas por dia, ou 1 a cada 18 minutos.

Várias estatísticas relevantes, que dizem respeito a todos os tipos de acidentes causados no trânsito, servem como alerta para que se perceba até mesmo os mínimos deslizes que implicam em acidentes. Além do mais, as curiosidades relatadas a seguir podem servir como incentivo para que as pessoas tomem mais cuidados e preservem a segurança no trânsito.

Um dos fatos mais curiosos é que a maioria das colisões ocorre em velocidade entre 40 e 50 km/h, portanto, apenas manter-se em velocidade relativamente baixa não descarta a possibilidade de que aconteça qualquer acidente.

Outros dados relevantes confirmam que o acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública do Brasil, perdendo apenas para a desnutrição e que o trânsito é a terceira causa de morte do país ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer.

Mesmo havendo todo o incentivo à segurança no trânsito por parte da polícia local, as estatísticas de acidentes no trânsito só serão reduzidas quando todos tiverem plena consciência de quão perigosa a direção imprudente pode ser. Por isso, sempre vale a pena pedir para que sempre se mantenha atento à sua e à direção dos demais, para evitar atropelamentos, batidas mais leves e principalmente as colisões fatais, preservando a sua vida e as que estão ao seu redor.

2 comentários:

Anônimo disse...

O transito de Apodi só vai ser organizado quando for municipalizado.

Anônimo disse...

precisa organizar transito o povo nao quer querem assim mesmo apois fique assim

o pelotao de transito quando vem fiscalizar o povo so colocando culpa na prefeitura apois fique assim se eu fosse prefeito faria do jeito que povo queria >>