sábado, 19 de maio de 2012

[leia] Apodi se prepara para a cúpula dos povos

Comissão de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi discute participação na Cúpula dos Povos, durante a Rio + 20

No dia 16 de maio, a Comissão de Jovens do STTR de Apodi debateu sobre a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, que realizar-se-á durante os dias 15 a 23 de junho, na cidade Rio de Janeiro.

Inicialmente foi feito a apresentação da proposta da Cúpula por Lidiane Xavier, que é do Centro Feminista e militante da Marcha Mundial das Mulheres. A Cúpula dos Povos é um processo organizado pelo conjunto de movimentos, organizações, sindicatos e indivíduos de todo o mundo paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), mais conhecida como Rio+20. A Cúpula é resultado da crítica à pauta prevista para a Rio +20, baseada na “economia verde” como resposta à crise ambiental. Segundo Lidiane, “essa crise não é apenas ambiental e sim uma crise do sistema capitalista. Para superar essa crise o mercado oferece falsas soluções, tais como o mercado de carbono, que movimenta em torno de 140 bilhões de dólares por ano”. Essa grande ação será um momento para evidenciar às críticas ao modelo, mas também um espaço de construção de alternativas e troca de experiências baseadas na igualdade, liberdade, em culturas livres e digitais, na economia solidária e feminista. Para isso terá a Assembleia Permanente dos Movimentos e a construção do espaço Territórios do Futuro. Toda a ação será organizada a partir de três eixos: denúncia das causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital, soluções e novos paradigmas dos povos e estimular organizações e movimentos sociais a articular processos de luta anticapitalista pós-Rio+20.

Clique aqui e continue lendo.

Nenhum comentário: