sábado, 26 de maio de 2012

[leia] A diferença entre ter um blog e ser blogueiro

Há uma diferença marcante entre ser um blogueiro, ter um blog e achar que é um blogueiro por ter algo parecido com um blog. Apesar das diferenças quase sutis na maioria das vezes, generalidades nunca são bem-vindas nesse segmento, ainda mais em um contexto digital conectado em rede.

Jornalistas que mantêm colunas em portais ou sites não são blogueiros, e suas colunas não representam um blog. São colunas em portais, atualizadas de vez em nunca. Blogs requerem uma linguagem e um comportamento próprios.

Porém ter um blog não faz de você um blogueiro. Blogueiro é o cara comprometido com a causa, seja ele super famoso ou apenas um anônimo que mantém fielmente sua página. Ter apenas um blog onde você cospe palavras não o faz um blogueiro. Blogueiro é aquele que participa de algo maior, de um contexto maior, de uma filosofia maior. Blogueiro é quem leva a sério o termo "blogosfera".

Nesses últimos dias o @midia8 ficou com instabilidade e chegou a ficar várias vezes fora do ar. Tudo isso se deve a um único fator: comprometimento. Sim, comprometimento. Na busca por algo cada vez mais bacana para com os leitores, mudamos layout, logo, configurações, plataforma, servidor e alguns posicionamentos editoriais. Alguns problemas surgiram no meio do caminho, por isso demos um passo para trás para, só com mais firmeza, prosseguirmos com as mudanças.

Erramos o tempo todo, mas tentamos aprender com nossos erros. O blogueiro que nunca errou nunca foi um blogueiro. Outro dia o amigo @estevaosoares levantou a questão sobre os cuidados com egos inflados nas redes sociais. Muita gente não gostou. Mas puxo aqui outra vertente: se há um ego nas mídias sociais - e acredito que exista - ele começou com os blogs. Tem muita gente achando que é blogueiro porque acha que tem um blog.

Com isso, pedimos desculpas pelas instabilidades e por muitas vezes o Blog Mídia8! se encontrar fora do ar. Com as mudanças, as atualizações diminuíram drasticamente, pois achamos que o processo de migração seria menos complicado, assim como muitos contatos via e-mail foram perdidos. Pelo menos deu pra aprender muita coisa e uma série de posts a respeito já está sendo preparada. Tudo agora já está pronto off-line para, finalmente, subirmos a atualização nesse final de semana (cruzem os dedos).

No mais, agradeço imensamente o carinho e a paciência daqueles que sentiram falta do blog nesses dias. É sério, tudo dará certo no final. Por enquanto seguimos mais alguns dias no modelo antigo até migrarmos para a versão 2.0 do blog. Aguarde! =)

Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro. Editor do @midia8.

Nenhum comentário: