domingo, 6 de maio de 2012

[leia] Nordestinos estão lendo mais que a média nacional

Recentemente, o Instituto Pró-Livro divulgou uma pesquisa, feita no ano passado, para saber como andava a leitura dos brasileiros. Constatou que os nordestinos leem, por ano, uma média de 4 a 5 livros, ultrapassando a média nacional, que é 4 por ano. É a região brasileira que mais lê.

A pesquisa, chamada de “Retratos da Leitura no Brasil”, é feita há 12 anos. Entrevistou, ao todo, 5012 famílias brasileiras e foi a 315 cidades. Em 2007, a média nacional era que os brasileiros leem 4,7 livros por ano.

Os objetivos principais do trabalho do “Retratos da Leitura no Brasil” são: saber quem é o leitor brasileiro, como a leitura está sendo motivada, a sua frequência, o perfil do comprador de livros e como estes chegam aos cidadãos.

São 88,2 milhões de brasileiros que estão lendo com frequência, sendo que somente 46, 2 milhões conseguiram ler um livro inteiro, e 37, 7 milhões de pessoas leem os que são indicados pela instituição de ensino. 

Os pesquisadores consideraram que o leitor é aquele que leu algum livro nos últimos 3 meses. Na região Nordeste, o instituto visitou todas as capitais e entrevistou, aproximadamente, 1403 famílias. Constatou que os nordestinos leram, pelo menos, 2 livros nos últimos 3 meses. No geral, a região possui 25,4 milhões de leitores, entretanto 9,5 milhões leem os livros por inteiro. 

“Na pesquisa realizada em 2007, 25% dos nordestinos se declararam leitores. Na edição de 2011, esse índice subiu em 4%”, respondeu Karine Gonçalves Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro.

Para continuar lendo clique aqui...

Nenhum comentário: