terça-feira, 19 de junho de 2012

[leia] Centro Terra Viva formaliza parceria com a Fundação Banco do Brasil em Projeto de Cisternas de Placas

Coordenadora Institucional do
Centro Terra Viva Cláudia Mota
O projeto foi assinado em Brasília no dia 29/03/2012 entre a Fundação Banco do Brasil e o Centro Terra Viva, fruto de um Edital Público e consiste na reaplicação da Tecnologia Social Cisterna de Placas no âmbito do Programa Água para Todos do Governo Federal, que tem como objetivo a construção de 1.850 Cisternas de Placas de16 mil litros, a identificação e mobilização de famílias, a capacitação de comissões municipais e mão-de-obra e a capacitação de famílias em gerenciamento de recursos hídricos. Esta ação situa-se dentro do Plano de Combate a Extrema Pobreza lançado pela Presidenta Dilma no inicio do seu governo. As cisternas serão distribuídas nos municípios de Apodi (1372) Governador Dix-Sept Rosado (95), Felipe Guerra (184) e Upanema (214).

Segundo a Coordenadora Institucional do Centro Terra Viva Cláudia Mota, os trabalhos serão realizados através dos seguintes processos ou passos metodológicos: 1 – Identificação e /ou mobilização de famílias, consiste das atividades de mobilização das famílias visando o seu envolvimento, identificação, localização e cadastramento para a participação. As famílias atendidas serão selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico disponibilizado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome); 2 – Capacitação das famílias em Gerenciamento de Recursos Hídricos compreende a realização de eventos de capacitação visando à orientação das famílias em relação à convivência com o semiárido, no uso e conservação da água e no uso, conservação e manutenção da cisterna. Participarão das capacitações todas as famílias que forem efetivamente construir a cisterna; 3. Capacitação de Comissões Municipais e Mão-de-obra consiste na realização de eventos de capacitação envolvendo participantes de comissões municipais, pedreiros e cisterneiros visando aprimorar sua qualificação; 4. Construção de Cisterna são todas as atividades relacionadas à preparação do terreno, construção e entrega da cisterna em condições de uso pelas famílias.   
Membros da Equipe Técnica e Comissões Municipais em evento do projeto
O projeto iniciou em maio e tem duração de 1 ano, dispõe de uma equipe composta por 8 técnicos/as distribuídos nos escritórios de Mossoró e Apodi, disponibilizados integralmente para cumprirem com essa importante demanda.

Para o Centro Terra Viva, que nesse ano comemora 15 anos de atuação, esse será um projeto de grande importância, pois parte de uma parceria com a ASA (Articulação do Semiárido Brasileiro), que priorizou a metodologia já utilizada e manteve firme a definição pelo trabalho com cisternas de placas, modelo adotado, aprovado e que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores/as no acesso a um direito básico que é a água.

Nenhum comentário: