terça-feira, 10 de julho de 2012

[leia] Pesquisa para vereador

As pesquisas eleitorais que divulgam números para vereador merecem pouca confiança em termos de projeção da realidade. As pesquisas com muitas opções abertas, como é o caso de vereador, tende a sofrer um desvio em função dos nichos que podem ser encontrados pelos vereadores. Exemplo disso ocorre na zona rural.

Se a pesquisa passa por uma comunidade que vota em massa num único vereador, ele tende a aparecer entre os primeiros, contudo só têm os votos daquela comunidade e dificilmente se elegerá. Portanto, este tipo de pesquisa serve apenas como um norte ou para satisfazer a curiosidade dos candidatos proporcionais, nada, além disso.

A força da zona rural em pesquisas

Outro detalhe sobre pesquisas que precisa ser levado em conta é a influência da zona rural. Apodi possui mais de uma centena de comunidades rurais, algumas delas de bom porte como Soledade, Melancias, Córrego e Góis. No universo geral, são mais de oito mil eleitores concentrados na zona rural e que podem fazer uma diferença nos números das pesquisas.

Em geral estas pesquisas que são divulgadas levam em conta apenas as intenções de voto da zona urbana. Com uma influência de quase 6% no eleitorado total, para onde a zona rural pender, pode alterar alguns quadros.

5 comentários:

Anônimo disse...

SÉRGIO VISITA APODI HOJE
Hoje foi confirmada a visita do pré-candidato Sérgio Freire em Apodi. “Nosso foco como presidente da OAB será cada vez mais buscarmos a descentralização de ações e atividades na capital. Hoje, a atuação dos advogados no interior é muito forte, por isso nossa preocupação em debatermos e construirmos nosso projeto de gestão com os colegas que atuam no interior”, ressaltou.

Anônimo disse...

Coisas distintas
São duas coisas diferentes pedir o indeferimento do registro da candidatura ou a cassação do registro. O primeiro tem prazo curto logo após o pedido de registro dos candidatos. O outro pode ocorrer a qualquer momento do processo.

Anônimo disse...

VAGAS - O número de candidatos a vereador é bem mais alto, são 265 mil sonhando com as vagas nas Câmaras Municipais.

Anônimo disse...

na campanha passada a pesquisa desia que hélio era o mais vótado e foi nessa campanha a pesquisa fala que hélio sera dinovo o mais vótado vamos esperar pra confirma éu vóto helio da ambulãncia dinovo

Anônimo disse...

to com Jurema do hospital , e ñ abro , vamos tira esse falso do poder e coloca alguém que sempre ajudou a todos , independente do partido , Jurema sempre ajudou a todo mundo !!!