quinta-feira, 9 de agosto de 2012

[leia] Cartilha de orientação para fiéis e para todas as pessoas de boa vontade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou uma cartilha de orientação para seus fiéis e para todas as pessoas de boa vontade, com vista às eleições municipais de Outubro próximo.

A CNBB ressalta que todos sonhamos com um mundo mais justo, uma sociedade inspirada nos princípios da verdade e da paz. Pois esse mundo feliz e bom somos nós mesmos que construímos. E as eleições são uma ocasião em que podemos de fato, dar a nossa contribuição para que isso aconteça destaca a cartilha.

Por outro lado, a CNBB lembra que nós cristãos, além do dever-cidadão, temos um compromisso a mais: é a fé que nos convoca a prestar a nossa colaboração, com isto a CNBB quer contribuir para que os eleitores possam ter consciência do valor do seu voto.

A mensagem da CNBB, citando as palavras do Papa Bento XVI que afirma que a sociedade justa, sonhada por todos “deve ser realizada pela política” e que a Igreja “não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça”, reforça a necessidade do trabalho de conscientização da Igreja Católica com todas as suas lideranças.

Para a CNBB, “as eleições municipais têm uma característica própria em relação às demais para colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, moradia, lazer. Trata-se de um processo eleitoral com maior participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores”, ressalta a cartilha.

Segundo a CNBB os candidatos devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendado pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitos, em continuo diálogo entre o poder local e suas comunidades”, ressalta a mensagem da CNBB.

A mensagem da CNBB convida para que “os cristãos, participem da vida política do município e do país, já que por este meio vive-se o mandamento da caridade como real serviço aos irmãos”, conforme disse o Papa Paulo VI: A política é uma maneira exigente de viver o compromisso cristão ao serviço dos outros. Só assim, seremos “fermento que leveda toda a massa”, ressalta a mensagem da CNBB.

* Este artigo tem como texto Base a Cartilha de Orientação Política da CNBB, para as eleições municipais de 2012.

Nota do blog: Esperamos que as nossas pastorais ou até mesmo você que é um anunciador da palavra de Deus, não se deixe instrumentalizar por nenhum candidato ou partido, sejam espaço de diálogo para um consciente, de esclarecimento, de liberdade de expressão e de consciência, caminho para um novo tempo de cidadania, de fé comprometida e de fraternidade.

O que vocês acham das pessoas que pregam uma coisa e na prática é outra bem diferente? Opine!

8 comentários:

Anônimo disse...

VOTE CERTO VOTE NULO, EX: 99,88,77, E ETC.
















:

Anônimo disse...

se esse cristao vota no seu candidato que todos nos sabemos que e FLAVIANO com certeza esse cristao ira para o ceu sem nem um pecado mais se esse cristao pensar pelo menos em votar em outro candidato que nao serja FLAVIANO ele ira pretinho para o inferno nao e assim que voces querem que serja porque em 2008 o nosso padre com todas as pastoral e grupos de jovem era FLAVIANO voce nao postava esse tipo de comentario no seu blog ai hoje por motivo de amizade e democratico esta pessoas nao estao votando em um candidato que nao serja o seu ai voce vem com esse seus comentario cuidado DEUS esta vendo

Anônimo disse...

OS NONATOS – Para o próximo dia 6 de setembro, acontecerá na ACDA o show da dupla Os Nonatos, que prometem marcar a noite com a sua boa música. As senhas antecipadas para o show já podem ser adquiridas no Lojão do Caruaru ao preço de R$ 15,00 e as mesas por apenas R$ 80,00.

Anônimo disse...

Infelizmente tem gente q so pensa em su proprio....

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk esse segundo comentário só pode ser de um bacural babão, omi vai te catar, em 2008 não existia este blog.... e se comentario nao tem nada haver c/ a materia, leia com atencao o q texto diz:

Anônimo disse...

Não sei em qual direção você atirou essa questão, ou qual religioso você direciona essa peuqena critica. Os anuciadores da palavra de DEUS que conheço e convivo aqui em Apodi principalmente desenvolve trabalhos dignos de muito esforço e de muito empenho, ainda não vir nenhum usando de tal função para indicar politico A, B ou C. Todos tem sua opção, sua condulta, sua dignidade. Quando o membro da igreja faz opção por um candidato X ele escolhe dentro do que a CNBB passa em sua cartilha, a livre escolha. Portanto caro amigo blogueiro a sua questão é vinda de maneira contrária ao que o texto diz, as pastorais são dirigidas por homens e mulheres de DEUS e não por partido políticos, pois é assim que você está se referindo. Deixamos a política de lado e continuamos nosso trabalho. Viva DEUS.

Anônimo disse...

Pelo visto esta cartilha não está sendo lida por alguns irmãos aqui de nossa cidade, pois se escuta comentários de irmãos comprando irmãos.

Anônimo disse...

E a adesão de Moésio do Gáz, o pessoal que foi negociar com ele não leu essa cartilha com certeza, porque se tivesse lido não teriam feito o que fez.