quarta-feira, 19 de setembro de 2012

[leia] Apodi merece Flaviano e Zé Maria - por Dionízio do Apodi


Me chamo Dionízio, sou ator, diretor e dramaturgo, pertenço ao Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, de Mossoró, mas carrego o Apodi comigo para onde vou. Seja pela infância bem vivida, cheia de sonhos quando corria atrás de uma bola de futebol no campo de nosso velho Traça, pensando em um dia ser jogador de futebol, minto, do São Paulo; seja pelos inúmeros amigos que fiz e que guardo no coração até hoje, mesmo estando radicado em Mossoró há mais de 20 anos, ou outros que fiz depois de já não estar mais morando em solo apodiense, já que nunca perdi o contato com a minha cidade; seja pelo próprio nome Apodi, que passei a adotar, artisticamente, sendo conhecido hoje como Dionízio do Apodi.

Sou um trabalhador. Quem me conhece há de confirmar que não faço outra coisa, a não ser trabalhar. Gosto, tenho orgulho disso, pois aprendi com meus pais e irmãos, pois venho de uma família simples, mas composta de gente muito trabalhadora, acostumada a suar, sem vergonha nenhuma. Sem usar de falsa modéstia, sou um dos grandes batalhadores do teatro neste país chamado Brasil, e com todo orgulho digo isso. Sei da importância do meu trabalho, e do grupo que faço parte, para o Brasil.

O teatro, a arte. Os sonhos que eles nos trazem têm o poder de mudar as pessoas no seu ponto mais íntimo, de maior sensibilidade. O teatro no Brasil ainda não ocupa o lugar de destaque, que deveria ocupar, mas lutamos. Só sabe o valor do teatro uma sociedade educada, e isso o Brasil ainda está distante. Mas aos poucos, percorrendo este Brasil, vou encontrando ótimos exemplos, em pequenos municípios, que nos dão a esperança de que podemos melhorar.

Sempre que vejo municípios pequenos se destacando, encontrando espaços neste país tão competitivo, e progredindo, lembro de minha querida Apodi. Às vezes, confesso, até choro, por saber do desperdício de talentos, em todos os sentidos, que presenciamos em Apodi. Me refiro a talentos humanos, mas isso pode ser ampliado para o potencial natural que estamos jogando no lixo. Dá pena ver tantos jovens crescendo, sem perspectiva alguma em nossa cidade, a não ser viver um velho ciclo, ultrapassado, e muito danoso à nossa sociedade (nascer, crescer, beber, ir pra carnaval, vaquejada, se reproduzir e morrer). Dá pena termos uma lagoa tão bonita, um parque histórico como o Lajedo de Soledade, uma chapada rica como a nossa, a barragem de Santa Cruz, construída com a ajuda do homem, dos maiores reservatórios do Nordeste, mas tão subutilizada.

Meus queridos conterrâneos de Apodi, os que conheço e os que não conheço: Apodi merece mais! Muito mais! E o momento é propício para pensarmos no que queremos para o nosso município, já que estamos prestes a viver mais uma eleição, onde escolheremos o gestor que vai ser responsável por Apodi pelos próximos 4 anos. Apodi tem um atraso muito grande, e precisa recuperar, desesperadamente, o tempo que perdeu.

Apodi merece um prefeito que tenha capacidade de fazer uma verdadeira revolução na educação. Isto é o mais importante. Tenha um povo educado e garanto que jamais faltarão recursos para saúde, segurança, moradia, pois este povo saberá cobrar quando os seus gestores disserem que não tem.

Apodi merece um prefeito que saiba explorar (no bom sentido da palavra) todo o potencial humano, possibilitando o surgimento de inúmeras pessoas, através da educação, que orgulhem o nosso município, como José Martins de Vasconcelos, Walter de Brito Guerra, Dom José Freire de Oliveira Neto, Rokatia Kleânia (idealista, de um potencial enorme para colaborar com Apodi, já fazendo muito, apesar das dificuldades), dentre tantos que poderíamos citar (vivos ou não).

Apodi merece um prefeito que mantenha o seu carnaval, nos dê o título de melhor carnaval do Estado, já que o potencial existe, mas que o reformule, para realmente fazermos uma festa que não se resuma a ‘beber, cair, levantar’, mas que seja ampliada, e tome por base outros modelos que existem no Brasil, que aproveitam o carnaval para atrair turistas e divulgar o seu potencial (temos Lajedo de Soledade, Lagoa do Apodi, Barragem de Santa Cruz, Chapada do Apodi), e isso não reduz a colocar as pessoas bebendo nestes locais, mas torná-los apresentáveis, abertos às visitações.

Apodi merece um prefeito que salve, urgentemente, a nossa lagoa, patrimônio deste povo, desde nossos ancestrais, os índios Paiacus, e a transforme num lindo espaço de lazer e visitação, com construção de museu, espaços culturais, áreas para o turismo de aventura.

Apodi merece um prefeito que acorde o imenso ‘dragão’, cheio de força e possibilidades, que é a nossa Barragem de Santa Cruz, pois parece que estamos no ano de 1500, somos os nativos (indígenas) e esperamos os colonizadores portugueses para levar a nossa riqueza, e não termos direito a nada. A água de Santa Cruz já vem abastecer Mossoró (não sou contra), mas isso deveria acontecer depois que os apodienses usassem essa água, e o que vemos é que estão levando o nosso ‘Pau-Brasil’ e não estão nos dando nem os espelhos em troca, para vermos o quão bonitos somos.

Apodi merece um prefeito que saiba, realmente, a importância do Lajedo de Soledade e o transforme numa possibilidade de renda, sem se contentar com pequenas esmolas da Petrobras ou quem quer que seja. Aquilo lá é uma possibilidade de progresso para a região. Precisamos preparar os jovens-guias daquele espaço para que falem corretamente o nosso idioma, e que aprendam outras línguas, para que possamos receber gente de todo lugar do mundo. Turismo não é brincadeira. É coisa séria que gera renda e desenvolvimento.

Apodi merece um prefeito que estimule a criação de cooperativas, como existe na comunidade do Córrego (conheci de perto), nas demais comunidades rurais, pois todas elas dispõem de riquezas que estão gritando para serem exploradas por nós próprios, e que estamos esperando que venham outros de fora, nos tomar.

Apodi merece um prefeito que defenda o seu patrão (o povo) para que não aconteça como agora na Chapada, onde dezenas de famílias de agricultores estão sendo expulsas de seu pedaço de chão, em favor do agronegócio, beneficiando apenas a empresários ligados aos donos do poder, esquecendo da sensibilidade com os apodienses mais humildes, que ‘não tem direito’ de falar, discordar, protestar.

Apodi merece um prefeito que tenha coragem de instalar bibliotecas em todas as comunidades e bairros do município e contrate para cada uma delas, estudantes (através de bolsas) que possam estimular nas comunidades o gosto pela leitura.

Apodi merece um prefeito que tenha capacidade de conversar, argumentar, debater, em alto nível, com os nossos gestores em nível estadual e nacional, para conseguir recursos, e depois não assumir a postura de subserviente, como que recebendo esmola. Apodi merece muito mais!

Apodi merece um prefeito que tenha ideias arrojadas e invista em seu hospital, sem ficar dependendo, a vida inteira, de ambulâncias que levem o povo para Mossoró, tornando as pessoas mais devedoras de favores do que livres e plenas no exercício de sua cidadania, já que a saúde é um direito garantido a todos, previsto em nossa Constituição. No estado do Ceará tem um município chamado Russas, pequeno, que hoje dispõe de uma saúde muito mais funcional do que Mossoró (que envia em muitos casos seus pacientes para lá). Apodi pode!

Apodi merece um prefeito que construa museus nas comunidades (poderíamos ter o Museu da Água em Santa Cruz, Museu dos Paiacus na Lagoa, Museu do Córrego, Museu Sacro ao lado de nossa Matriz, Museu do Velho Traça com a história do nosso desporto no Estádio Lauro Monte Filho, um outro em cima da serra com trilha de aventura para chegar até lá, ampliar o da Soledade, e acima de tudo investir nisto. Em Assaré (Ceará), terra de Patativa, um de nossos maiores poetas, tem um museu em homenagem a ele (bem simples, mas bastante visitado e bonito). Isto é preparar nosso município para o turismo.

Apodi merece um prefeito que saiba a importância da cultura para o município e invista pesado na formação de atores, poetas, violeiros, músicos, dançarinos, através de oficinas constantes (e em muitos casos já temos os profissionais capacitados para fazerem este trabalho de multiplicação dentro de Apodi). Existe uma cidade pequenininha mesmo, chamada Guaramiranga (Ceará) que atrai milhares de turistas por ano, que buscam roteiros culturais, e que Apodi poderia ter, em todos estes espaços que possuem (lagoa, Lajedo, Barragem, Chapada, dentre tantos).

Apodi merece um prefeito que construa um plano de arborização, para que em 10 ou 15 anos, possamos ter uma cidade mais bonita e com menos calor.

Apodi merece um prefeito que se prepare para viajar para Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, e para qualquer parte deste planeta que possa ter possibilidade de negócios. Com um bom projeto debaixo do braço, não tenho dúvidas que Apodi pode atrair investimentos internacionais pelo potencial que tem. E inclusive merecemos um prefeito que possa se preparar para tirar proveito e atrair turistas que venham para a Copa do Mundo de 2014, já que teremos sedes em Natal e Fortaleza. Não dá para fazer divulgação do que temos da forma que está hoje, pois passaremos vergonha. Mas com seriedade, vontade de dar a Apodi um novo rumo, tenho certeza que o próximo prefeito terá tempo de fazer isso. Potencial natural temos muito, humano também. Falta preparar tudo isso pensando grande, e não pequeno como foi pensado até hoje.

Apodi merece um prefeito com muita vontade de trabalhar, e que tenha um pensamento diferente da maior parte dos políticos de nosso país, do nosso estado, e do nosso município. Por isto é que nesta campanha, apesar de não votar em Apodi, mas sonhando com a Apodi que realmente o apodiense merece, é que torço e peço voto para o professor Flaviano Monteiro, lutador desde os tempos de estudante, dono de uma mentalidade nova e que merece uma oportunidade para fazer mais por Apodi, já que seus adversários já tiveram, e pouco fizeram para colocar Apodi num lugar de destaque, onde realmente merecemos.


Dionízio do Apodi
dioniziodoapodi@yahoo.com.br

Fonte: www.Geracao65.com

10 comentários:

Anônimo disse...

PALAVRAS LINDAS...NÃO TEM COMO NÃO SE EMOCIONAR.

VAMOS ACORDA APODI!

Anônimo disse...

Sábias palavras! Espero que elas despertem os eleitores de Apodi alutarem junto com Flaviano, por uma cidade mais próspera.

Anônimo disse...

APODI NÃO DESMERECE NENHUM DOS CANDIDATOS TODOS SÃO PESSOAS QUE TRABALHARAM E TRABALHAM NESSA TERRINHA. DE FORMA A CRENDENCIAR TODOS SEM EXCESSÃO COMO APODIENSES QUE PODEM GONVERNAR O APODI.

Élida Maia disse...

Lindo texto feito pelo artista! Eu também estou com Flaviano, eu voto 65! *-*

Anônimo disse...

MEU DEUS DO CÉU NÃO ACREDITO Q FLAVIANO PODE TUDO ISSO????? SÓ ELE PODE NÉ???? VCS COMPARAM A ELE COM DEUS!

Carlos disse...

Não concordo com o anônimo aí de cima, pois dois dos candidatos já foram prefeitos e só fizeram o café com leite nas administrações e o que precisamos agora é pensar em projeto para que nos tire do atraso! Todos sabemos muito bem como foram as administrações anteriores ninguém é sego ou doido, agora se não pensam em progresso para a nossa cidade e um melhor futuro para o nosso povo, que também não queiram remendar as coisas!

Carlos disse...

Ao anônimo ai que disse que comparamos Flaviano a Deus.
Ninguém nessa terra é comparado a Deus, Deus é único e supremo meu caro!
Agora voltando a política.
Não achamos que só ele pode fazer tudo isso, qualquer um sendo eleito pode, mas só ele pensa e quer fazer, os outros não, seus ideais vão ao encontro do desenvolvimento, os dos outros não, capacidade, força de vontade, garra e peito para enfrentar os problemas da nossa cidade ele tem, por isso que acreditamos em Flaviano. Amigo antes de comentar tenha um minuto para pensar e refletir é isso que muitos precisam antes de saírem tomando decisões equivocadas.

Anônimo disse...

FLAVIANO PODE FAZER ISSO TUDO SIM. E COMO PODE. SÓ TEM UM DETALHE:

--- ELE NÃO SAABE !

É DIFICIL ENTENDER ISSO? COMO UM CIDADÃO QUE NUNCA ASSUMIU UM CARGO NO PODER LEGISLATIVO OU AO MENOS UMA SECRETARIA MUNICIPAL CONSEGUIRÁ ENTENDER O SISTEMA, MANIPULA-LO, E CONTORNA-LO EM FAVOR DE APODI?

SEM CONTAR QUE O 'PC DO B' NÃO TEM NENHUMA FORÇA POLITICA NA ESFERA NACIONAL E ESTADUAL. SÓ UM DEPUTADO(ZINHO) QUE NEM ENFRENTAR FRENTES PARLAMENTARES CONSEGUE. FRAQUISSIMO, E TRISTE!

SOU FÃ DA FORÇA DE VONTADE DO CANDIDATO FLAVIANO, MAS ELE TEM QUE ENTENDER QUE PREFEITURA NÃO É BRINCADEIRA.
SE ELE FOSSE CANDIDATO PRA PRESIDENTE DO MEU CLUBE OU DO MEU CONDOMINIO, ATÉ QUE VOTARIA. MAS PREFEITURA JÁ É DEMAIS.

VAMOS TER CALMA PROFESSOR. NÃO É ASSIM QUE A BANDA TOCA.

Anônimo disse...

O POVO DE APODI NAO É CRIANÇA PRA CAIR NESTE DISCURSO DE QUE QUANDO GANHAR VAI SER TUDO MARAVILHA.PRECISAMOS SIM MELHORAR MUITAS COISA EMBORA JA TENHAM SIDO FEITO MUITAS TAMBÉM.ESTE DISCURSO QUE NADA ESTA PRESTANDO EM APODI NÃO É VERDADE.SOU APODIENSE,AMO MEU APODI,E QUERO VE-LA CRESCER MUITO MAIS SEJA QUE FOR A(O) PREFEITA(O).POSTE

Bio disse...

Ao anônimo aí que disse que Flaviano pode fazer tudo isso, mas que ele não sabe!
Meu caro a capacidade que o professor Flaviano tem é de longe, mais longe mesmo maior que a de Gorete. Agora quero que você me responda uma coisa: Que força tinha o PT no Brasil quando Lula foi eleito? Não precisou de força partidária e sim de os eleitores enxergar que ele podia sim fazer muito pelo o nosso pais, deixe de conversar besteiras meu amigo!