terça-feira, 6 de novembro de 2012

[leia] Governo Rosalba deverá enfrentar uma nova greve na educação em 2013

De acordo com o SINTE/RN, a falta de diálogo do governo Rosalba pode gerar nova onda de greves em 2013, pois já se passaram dois anos e os secretários continuam protelando o atendimento à categoria até mesmo para audiências.

A coordenadora geral Fátima Cardoso afirma que é preciso denunciar essa estratégia do governo. “Temos conhecimento suficiente para saber que esse jogo de cenas tem o objetivo esgotar a paciência da categoria”, criticou. A sindicalista afirma que o governo pode experimentar do seu próprio veneno, uma vez que a população não aprova esse estilo de governo sem diálogo. “O resultado desse descaso poderá ser uma nova onda de greve dos servidores públicos”, concluiu.

O SINTE criticou que não é pago o plano de carreira dos funcionários, nem aos aposentados e pensionistas. Deixou de pagar a primeira parcela do plano de carreira a muitos funcionários e, o que é mais grave, ignora que em julho de 2013 já deve ser implantada outra etapa do plano (promoções e gratificações previstas na lei).

Entre outras críticas negativas sobre o Governo estão:
  • Deve o pagamento das promoções verticais e assinou compromisso com a categoria este ano;
  • Deve a revisão do plano de carreira;
  • Não encaminhou o projeto de lei que reorganiza os portes das escolas e melhora as gratificações dos diretores;
  • Não aplica a lei do Piso Salarial referente ao 1/3 de hora atividade;
  • Não fez a comissão para a avaliação de desempenho que está vinculada à promoção das letras;
  • Não pagou as promoções verticais de 2006 e a gratificação de títulos em outubro conforme prometido dia 15 do mesmo mês em nota no seu site;
  • Não enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei da Gestão Democrática, uma proposta da comunidade escolar desde 2010;
  • Ainda não convocou os aprovados no último concurso mesmo já tendo determinação da justiça para isso;
  • Não pagou o retroativo do piso aos profissionais da ativa e aos aposentados.
Fátima Cardoso critica o descaso da governo do estado. “O Governo espera que se cruzemos os braços? A secretaria de Educação tem noção de sua omissão? Não seremos nós a dizer o que eles têm que fazer. Seremos nós a definir o que vamos fazer. A sociedade sabe que a greve não é desejada, mas é a medida certa para que o governo não continue indiferente aos serviços básicos da população”, disse a sindicalista ao Blog do Wallace.

2 comentários:

Anônimo disse...

Crescem as especulações em torno da ascensão do prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), para uma secretaria de Estado a partir do próximo ano. A informação de que Leonardo Rego estaria de malas prontas para desembarcar no Governo Rosalba, foi reforçada por notícia veiculada no Blog do Jean Carlos com uma declaração do Chefe do Gabinete Civil do governo, Carlos Augusto Rosado. Segundo Carlos, Leonardo só não irá para o governo se não quiser. Mas assim como adiantado na coluna, Leonardo já estaria montando sua equipe para assumir uma secretaria em Natal. A equipe seria formada por bons técnicos que hoje encabeçam secretarias em Pau dos Ferros. Resta saber qual pasta acomodará o prefeito pau-ferrense.

Anônimo disse...

Caso Leonardo assuma a pasta da Saúde terá um grande desafio pela frente. É na área da saúde que estão os maiores "abacaxis" a serem descascados pela atual administração. Nem mesmo o estado de calamidade serviu para tirar o segmento da lama em que se encontra.

Caso seja designado para esta função, Leonardo Rego arriscará seu futuro ao máximo. Caso emplaque como salvador da pátria o prefeito alto-oestano surgirá como o grande nome do DEM para uma vaga no Senado ou para a Câmara Federal.