sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

[leia] Nota de Esclarecimento de Akilina Márcia em relação a fundação da Cooperativa dos Irrigantes da Chapada do Apodi – COOICAP

Sábado, 15 de Dezembro de 2012 às 9:00hs, eu, Akelina Márcia Bezerra de Morais participei de uma reunião na sede da ADESER. No local, fui convidada a fazer parte da Diretoria Executiva da Cooperativa dos Irrigantes da Chapada do Apodi – COOICAP.  Porém, equivoque-me em aceitar o convite. Pois, não tinha total conhecimento do real objetivo da mesma. Na oportunidade havia entendido que esta era uma instituição que poderia oferecer oportunidade a jovens técnicos filhos(as) de agricultores recém-formados e com vontade de trabalhar com agricultura familiar no campo da agroecologia.

Após pesquisar, de fato, o real objetivo com o qual a instituição está sendo fundada e sua linha de atuação, constatei que desconhecia muitas informações e que estas contradizem e muito a discussão realizada no ato da reunião do dia 15/12.

Diante desse fato, não posso e não quero fazer parte de uma instituição que se inicia de uma discussão contraditória ao meu modo de vida e minha linha de atuação profissional, pois, sou filha de agricultor e agricultora familiar e também me considero agricultora. Tive uma oportunidade de estudar em uma instituição Federal e atualmente me sinto orgulhosa em dizer que sou Técnica em Zootecnia, mas, nunca esquecerei as minhas origens e não poderia traí-las.

Meus princípios profissionais, minha linha de atuação como técnica é orientar e apoiar um modelo de Agricultura Familiar Agroecologica e Camponesa, trabalhando de forma orgânica, buscando sempre o bem estar Humano, Social, Animal e Ambiental, proporcionando autonomia e liberdade de escolha ao homem e mulher do campo. 

Texto: Enviado por Akelina Márcia.

Nota do blog: Estudei com Akelina e posso afirmar a humildade desta pequena mulher, concordo com tudo que ela escreveu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Akelina, é isso aí!