sábado, 14 de janeiro de 2012

[leia] Campeonato Potiguar 2012


Vai começar o Campeonato Potiguar 2012!

Confira os jogos da primeira rodada da competição: Domingo 15/01/2012

16h – América FC x Caicó EC, no Nazarenão em Goianinha/RN
17h -  Baraúnas x ABC FC, no Nogueirão em Mossoró/RN
16h – Assú x Alecrim FC, no Edgarzão em ASSU/RN
16h -  Corintians x  Potiguar, no Marizão em Caicó/RN
16h – SC Santa Cruz x Palmeira FC, no Iberezão em S. Cruz/RN

Fonte: Pádua Campos

[leia] Fernando Haddad afirma que reajuste do Piso seguirá Lei Federal

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ao presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, professor Leão, em audiência nesta manhã do dia 12, que a correção do valor do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério seguirá a lógica da Lei 11.738, porém, que por decisão de Governo, o reajuste só será anunciado em meados de fevereiro, a exemplo do que ocorreu em 2011.

A sistemática mantém relação com o custo aluno do Fundeb, conforme determina a Lei 11.738, devendo ser assegurado para o ano de 2012 um percentual de 22,22%. Existem, porém, algumas divergências entre o MEC e a CNTE sobre o valor do Piso, em 2012, o valor defendido pela CNTE é de R$ 1.937,26 contra R$ 1.450,75 que o MEC deverá anunciar em fevereiro próximo.

No final dos trabalhos legislativos na Câmara Federal, houve uma tentativa de alterar o cálculo do reajuste do piso salarial, o que reduziria para algo um pouco acima de 5%, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos deputados, abortada por um recurso apresentado pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, ao Plenário da casa. Segundo Fátima, “existe uma grande pressão de governadores e prefeitos contra o percentual de reajuste de 22,22%, razão pela qual a categoria deve manter-se mobilizada para fazer valer esse direito, conforme a CNTE vem orientando”.

O recurso da deputada evitou mais um ataque ao cumprimento da lei do piso. Para o senador Cristóvão Buarque, um dos líderes da Frente Parlamentar em Defesa do Piso, que é presidida pela deputada: “O Brasil tem uma dívida muito grande com a deputada federal Fátima Bezerra quando ela colocou a emenda na Lei do Piso Salarial do Magistério definindo o limite da carga horária em sala de aula para o professor. Agora, tem uma dívida ainda maior pela vitória que ela teve em levar para o plenário da câmara dos deputados a proposta de Lei que define o reajuste do piso salarial. Se não fosse a luta difícil que ela levou nestas duas últimas semanas, os professores ficariam com o reajuste abaixo da inflação. Ela conseguiu uma grande vitória em levar o projeto para o plenário”.

[veja] Jammil e Uma Noites - JEGUE FOLIA - Marcelino Vieira-RN - 06.01.2012 - TV OESTE

[humor] "Curso intensivo de "Nordestinês" ! E a palavra do dia é: "BOTAR BUNECO" !

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

[leia] Poluição Sonora em Apodi - Determinação do Ministério Público

RECOMENDAÇÃO nº 01/2012 – PMJA

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, com fundamento no art. 6o, Inc. XX, da Lei Complementar Federal nº 75/93, combinado com o art. 80 da Lei Federal nº 8.625/93;

CONSIDERANDO que incumbe ao Ministério Público expedir recomendações visando ao efetivo respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover, fixando prazo razoável para a adoção das providências pertinentes;

CONSIDERANDO as constantes reclamações trazidas até esta Promotoria de Justiça a respeito da prática de poluição sonora na Comarca de Apodi, por donos de potentes equipamentos sonoros, principalmente nos fins de semana, o que vem causando sérios problemas à população circunvizinha;

CONSIDERANDO o que a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, assegura que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”;

CONSIDERANDO que constitui contravenção penal a perturbação do sossego alheio, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, nos termos do art. 42, Inc. III, do Decreto-lei nº 3.688/41;

CONSIDERANDO que compete à Polícia Militar à preservação da Ordem Pública (Art. 144 da CF/88) e que o descumprimento desse dever, a par de deixar a toda a comunidade vulnerável, pode vir a configurar crime de Prevaricação e ato de Improbidade Administrativa, tipificados respectivamente no Código Penal e na Lei nº 8.429/92;

RECOMENDA aos Senhores Comandantes de Guarnição da Polícia Militar da Comarca de Apodi que combatam o uso abuso de aparelhos de som, adotando, entre outras, as seguintes providências:

1) Inicialmente, orientação aos donos de aparelho de som e aos proprietários de estabelecimentos onde haja apresentações musicais para que limitem o volume do som de modo a não perturbar o sossego alheio, abaixando o volume ou desligando o equipamento sempre que necessário; e

2) Caso os infratores se recusem a baixar ou desligar o som ou voltem a aumentar ou ligar após o afastamento dos policiais, insistindo em perturbar o sossego da comunidade, que se apreenda o equipamento de som, remetendo-o junto com o infrator à Delegacia de Polícia Civil desta Comarca, para lavratura do termo circunstanciado de ocorrência;

Os aparelhos de som apreendidos só poderão ser liberados com autorização judicial.

Notifique-se os Comandantes de Guarnição da Polícia Militar da Comarca de Apodi, para que cumpram e façam cumprir a presente recomendação, afixando-a em local visível de suas unidades.

Envie-se, ainda, cópia da presente recomendação ao Ilustre Delegado de Polícia Civil de Apodi, para conhecimento, e aos jornais e blogs desta Comarca para divulgação, se assim desejarem.

Publique-se no Diário Oficial do Estado.

Apodi/RN, 12 de janeiro de 2012.


SÍLVIO RICARDO GONÇALVES DE ANDRADE BRITO
Promotor de Justiça

[leia] Crise local

A empresa responsável pela produção dos Refrigerantes Forró, sediada em Apodi, está atravessando uma crise. O empresário Adriano Trovo tem buscado sócios para o seu fortalecimento.

Os Refrigerantes Forró têm boa aceitação no mercado regional e merece receber o devido estímulo. Avante!

Gilberto Sousa

[leia] Centrais

O novo secretário de Justiça do Rio Grane do Norte, Fábio Holanda bem que poderia tomar algumas providencias com relação às Centrais do Cidadão, tá uma verdadeira bagunça.

[veja] Governadora entrega mil titulos de terra em Apodi




Rosalba diz que fará todo esforço para garantir sustentabilidade ao campo.

[leia] Rosalba visita Escola Zenilda Gama em Apodi





Depois de visitar a unidade de produção, na qual assinou a ordem de serviço, a governadora Rosalba Ciarlini foi ver a reforma da Escola Maria Zenilda Gama.

A escola terá 8 laboratórios, uma sala multiuso e 8 salas de aula reformadas.

Governadora anunciou uma quadra de esportes para a escola e reafirmou o campus da UERN para Apodi.

[veja] Governadora assina protocolo de intenção com a empresa de granito Limestone do Brasil, em Apodi



Governadora assina protocolo de intenção com a empresa de granito Limestone do Brasil, em Apodi.

Financiamento de 75% do ICMS permitira aumento de produção.

[humor] Em Pau dos ferros foi assim... E Apodi como sera???

[leia] Governadora Rosalba Ciarlini visitando o Hospital Hélio Morais Marinho

Gracinha Freire, Rosalba Ciarilini, Ivanildo Lima e Goreti Pinto

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini já se encontra em Apodi.

A gestora do DEM, neste momento visita o Hospital Regional Hélio Morais Marinho.

Foto: Capacidade - Batista Araujo

[humor] O Ano eleitoral tá só começando…

[humor] A profissão mais bonita...

[veja] Aviões no Caldeirão de Verão

[humor] A gata da sexta chegou... Fim de semana de verão com praia, cerveja bem gelada... Divirtam-se galera!!!


[leia] Vergonha da bancada

A nossa bancada federal está fazendo o Potiguar de Idiota. Por que não consegue 10% dos recursos de Oiticica para saúde?

Nossa bancada tá empenhada em liberar 320 milhões para Oiticica e apenas 3 milhões para o Walfredo Gurgel.

Se no Walfredo Gurgel está como está, alguém calcula quantas pessoas já morreram por falta de assistência?

Ponha na conta da bancada. Afinal eles foram eleitos pra representar o povo.

[leia] Novas indústrias em Apodi e Mossoró

No final da tarde desta sexta-feira (13/1), a governadora Rosalba Ciarlini se reunirá com a prefeita Fafá Rosado, no salão dos Grandes Atos da Prefeitura Municipal, onde discutirá a instalação de mais uma unidade empresarial na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. 

“Um grupo de empresários tem interesse em investir aqui e nesta sexta-feira a gente vai conversar com a prefeita. Vamos trabalhar para que Mossoró continue no embalo do desenvolvimento”, disse a governadora. 

Rosalba Ciarlini comentou que o investimento e a atração de indústrias e empresas para o Rio Grande do Norte se volta para todas as regiões do Estado.

Segundo ela, 19 indústrias já se instalaram no RN sob atuação do atual governo, por meio de incentivos fiscais. 

Nesta sexta-feira (13), aqui em Apodi, a governadora assinará protocolo de intenções com a empresa Limestone Mármore do Brasil LTDA, que instalará uma indústria de extração de mármore e granito. 

A governadora informou que a indústria vai gerar 300 empregos diretos e cerca de mil indiretos. “Estamos trabalhando para desenvolver o Rio Grande do Norte, gerando emprego e renda. Com isso, teremos uma economia mais forte e, consequentemente, mais recursos para investir em saúde, educação e segurança.”

Fonte: Assessoria

[leia] Camarotes do carnaval de Apodi a venda com Leylla Carla

Atenção folião que quer brincar o carnaval de Apodi nos camarotes. Restam pouquíssimos...

Corra e garanta já o seu com Leylla Carla do Correio do Oeste.

[veja] Apodi já tem congestionamento!


Foto: João Valério

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

[leia] João Maia aceita convite de Rosalba Ciarlini e estará em Apodi amanhã

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) convidou, e o deputado federal João Maia (PR) aceitou o convite e vai acompanhá-la na agenda que cumprirá nesta sexta-feira (13), em Apodi. Será o primeiro compromisso oficial dos dois, depois de conversas em torno de uma aliança entre os dois partidos, DEM e PR. Até agora o deputado não confirmou, de público que o PR passou a integrar a base de apoio do governo.

Mas, além do senador José Agripino ter dito ontem que, a aliança já estava consumada, agora é o novo secretário de Justiça e Cidadania quem dá o tom do discurso: “O PR, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, trabalha em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A aliança do DEM e PR é para o bem do Rio Grande do Norte”. Rumo a Apodi, João Maia viajará com o deputado federal Henrique Alves (PMDB) e o principal articulador da adesão do PR ao governo, o senador José Agripino (DEM).

Por Marcos Dantas

[leia] Acredite se quiser: Prefeitos cassados irão bancar novas eleições

O governo cobrará dos prefeitos cassados nos últimos anos as despesas geradas pelas eleições suplementares convocadas justamente porque os mandatos dos candidatos eleitos são posteriormente suspensos por crimes eleitorais ou seus registros de candidatura definitivamente indeferidos.

Desde 2008, os eleitores de 176 municípios tiveram de voltar às urnas para substituir prefeitos cassados, cujos crimes acabaram por gerar também a anulação das eleições. Outros quatro municípios ainda vão escolher novos prefeitos antes das eleições de 2012. Os gastos com essas votações suplementares podem chegar a R$ 5 milhões.

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai processar os prefeitos cassados e tentará tirar do bolso deles os gastos que a União teve com as novas eleições. O acordo entre TSE e AGU, que vale por cinco anos, serve também de recado para os candidatos que disputarão as eleições municipais deste ano.

O candidato que for eleito em outubro, mas que tiver praticado crimes eleitorais e for cassado por isso, será processado e ter de arcar com os custos de uma nova eleição. Pelo convênio, depois que prefeitos forem cassados em definitivo pela Justiça Eleitoral, os tribunais regionais eleitorais ou o TSE acionarão a AGU para que adote as medidas necessárias para cobrar judicialmente as despesas geradas pela nova votação.

“Trata-se de mais um instrumento de penalização para quem viola a cidadania e a própria democracia e através de fraudes obtém um resultado favorável no processo eleitoral”, afirmou o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. “O contribuinte brasileiro não pode ser responsabilizado por pagar os custos que o Estado não deveria ter, gerados por fraude no processo eleitoral”, acrescentou.

As eleições suplementares são convocadas sempre que o candidato eleito com mais de 50% dos votos tiver o registro de candidatura indeferido ou tiver seu mandato cassado por algum crime eleitoral, como compra de votos, abuso de poder político ou econômico. (Estadão)

[veja] Professor apodiense faz um tour pela Europa


O jovem professor Bruno Coriolano está realizando um tour pela Europa. Bruno visitará Portugal, Espanha, Itália, França, entre outros países.

[leia] SAMU perto de ser implantada em Apodi

Segundo o coordenador do SAMU, a Prefeitura do município selecionado terá que disponibilizar uma base de apoio para a ambulância (local coberto) e para o pessoal (uma copa e uma sala de espera) que irá trabalhar no serviço nos municípios que vão receber o serviço. O Estado entra com o médico, a ambulância, combustível, manutenção da ambulância e a contratação do motorista (do município) e a capacitação dos profissionais em Mossoró ou Natal.

Além disso, a Prefeitura terá que disponibilizar para cada ambulância cerca de 3 técnicos em enfermagem, que terão salários pagos pelo município, e 3 motoristas, que serão pagos pelo Governo do estado. Depois os seis irão passar por um treinamento em Mossoró. O serviço será regulado a partir da base de Mossoró.

Por fim, o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, afirmou, também via Twitter, que quer implantar o SAMU regional em Apodi, Pau dos Ferros, São Miguel, Caraúbas, Areia Branca e Baraúna ainda este ano. As Ambulâncias, que passaram por manutenção, estão no pátio do Corpo de Bombeiros em Mossoró há vários meses.

“Vamos avançar mais em Apodi. Depois da ampliação no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, queremos implantar o SAMU até o fim do ano”, informou uma fonte ao blog.

Luiz Roberto informou que a parte do Estado já está feita, agora falta a contrapartida do município.

Nota do blog: aguardamos os últimos detalhes para a instalação do serviço Samu 192 em Apodi.

[humor] Todo início de ano é assim…

[veja] Aqui não tem mar, mas o pôr-do-sol também é lindo — em Apodi


Foto: Israelly Sena

[humor] Acabo de ter um bloqueio neurotransmissor a partir de ondas de calor. Falta equilíbrio, falta raciocínio para pensar. Rsrsrs...

[leia] Prefeitura de Caraúbas agora tem seu site oficial


O vizinho município de Caraúbas agora tem seu site oficial.

Este meio de comunicação tem o objetivo de divulgar as principais notícias e informações sobre o município, assim como as ações da atual gestão municipal.

Ainda têm espaço para a imprensa, comentários, contato, entre outros serviços...

[leia] Um dia sai


Entra dia e sai dia e as obras do Complexo Turístico ou Calçadão da Lagoa do Apodi continuam se arrastando.

Um dia termina.

[leia] Planejamento é a palavra de ordem

Estamos preparando os partidos da NOVA GERAÇÃO para campanha de 2012, planejamento é a palavra de ordem. Muitas novidades!!

Palavras do professor Flaviano Monteiro.

[veja] Relógio Bola

Este Relógio Bola dá-lhe uma forma divertida e única de ver que horas são. As bolas no topo duas rampas representam os minutos e as bolas na rampa inferior representam as horas.

[veja] Prefeitos do RN precisam fazer a lição de casa antes de sonharem em continuarem “na casa”

[leia] Túnel do Tempo (parte 62). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?


Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

O ano é por volta de 1986. Festa dançante na ACDA. Quem aparece no retrato? Resposta: Joãozinho irmão de Ferreirinha, Dedé das Malas bordadas de Apodi, Gorete sua esposa, Prof. Francisco Fernandes e esposa (irmão de Albinha), e Chico de Nita com a namorada.

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com   

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

[leia] Senador José Agripino confirma que DEM e PR estão se aliando para o pleito 2012

O senador José Agripino Maia confirmou que o DEM, partido que preside, está se alinhando com o PR, do deputado federal João Maia, para o pleito municipal 2012. “Já tivemos muitas conversas sobre as eleições municipais. Tentaremos nos aliar no maior número de municípios possíveis”, destacou o senador José Agripino Maia.

Os dois líderes partidários estiveram reunidos para discutir alianças municipais. Além deles, também no encontro o marido da governadora Rosalba Ciarlini, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, e o secretário estadual de Articulação com os Municípios Esdras Alves. A presença desses dois últimos provou que a governadora Rosalba avaliza as negociações feitas entre o presidente nacional do DEM e o líder do PR.

Por Anna Ruth

[leia] Wilma perdeu para Sandra

NATAL, no amanhecer desta quarta-feira 11 de janeiro de 2.012 - Aproveitando o recesso político que se está tornando tradicional em janeiro, o comando regional do PSB procurou lançar uma enorme cortina de silêncio sobre a luta intestinal que atingiu o apogeu na passagem do ano, quando a presidência da república ungiu a indicação do engenheiro e empresário Pedro Terceiro Melo, ex-presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica, para presidir a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), porque o que houve no processo enfraqueceu a presidente do diretório potiguar da agremiação.

De acordo com o portal NoMinuto. Indicado pela deputada federal Sandra Rosado, considerada um dos parlamentares que mais atuam no Congresso Nacional e cada vez mais próxima da presidente Dilma Rousseff, Pedro, que tomará posse no próximo dia 20, atropelou a candidatura de um irmão de Wilma.

Esta seria pelo menos a terceira derrota que a presidente regional perde em indicações do PSB para cargos federais. Wilma sobrou nas curvas da nomeação do Superintendente da Sudene e para o preenchimento de uma diretoria do Banco do Nordeste, e foi cotada para ocupar outros cargos na administração de Dilma.

Principal integrante do PSB potiguar a exercer mandato eletivo, Sandra tem sido mencionada como o nome que o Palácio do Planalto gostaria de ver presidindo o diretório regional.

Nota do blog: Em 2012 o empresário Pedro Terceiro de Melo subirá no palanque que a deputada Sandra Rosado tiver em Apodi.

[leia] Carnaval de Apodi: Algumas bandas já foram fechadas, outras faltam detalhes

A comissão do Carnaval de Apodi começa a divulgar os nomes das bandas que animarão a festa de momo em nossa cidade:

Bandas já confirmadas: Banda Inala, Banda Bakulejo, Swing Arretado e Bonde do Maluco.

Outras bandas que estão bem adiantadas: Thábata, Donna Donna, Axé Meu Rei e outras do vizinho estado do Ceará.

O cantor baiano Ricardo Chaves 90% fechado.

A baiana Margareth Menezes – na próxima quarta feira Amorim Produções se reunirá com a cantora em Natal.

O cantor baiano Tatau, ex-Araketu é outro que pode vir animar o carnaval de Apodi, mas nada de concreto.

Nota do blog: Solteirões do Forró não vem tocar no carnaval de Apodi. Apesar de constar no site da banda.

[leia] Planejamento 2012

A prefeita Goreti Silveira deverá reunir este mês o secretariado para o planejamento das atividades de 2012, último ano da gestão.

A principal prioridade da prefeita deverá ser a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Soledade. A obra física ainda não foi concluída.

Outro ponto a ser debatido por Klinger, é que ele quer saber dos ‘aliados’. “Como é vai ficar com a gente ou vai pular fora”?

Vereadores, articuladores e leitores estarão sendo ‘indagado’ em breve por Klinger Pinto.

[leia] PEC pode proibir nepotismo em todas as instâncias da administração pública

Poderá entrar na ordem do dia do Plenário do Senado, a partir de fevereiro, proposta de emenda à Constituição que proíbe a nomeação de parentes de autoridades para cargos em comissão. A PEC 49/03 é de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Se lograr êxito no Legislativo e for promulgada, a proposta determina que, a não ser por concurso público, será vedada a contratação de parentes até o terceiro grau, seja por consangüinidade, afinidade ou adoção, em todos os poderes e níveis da administração pública.

[leia] Governadora Rosalba Ciarlini veta projeto de cotas para Portadores de Necessidades Especiais na UERN

Aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, o projeto de Lei de cotas para Portadores de Necessidades Especiais ingressarem na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) foi vetado pela governadora Rosalba Ciarlini.

O deputado Gustavo Carvalho, é o autor projeto de lei que destinando 5% das vagas dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), sendo que a deficiência apresentada pelo candidato deverá ser compatível com o exercício da profissão para a qual o curso pretendido se destina.

O projeto foi bem aceito em varias camadas da sociedade recebendo o apoio de representantes de vários segmentos da sociedade como professores, Assistentes Sociais e outros.

Se tivesse sido sancionada pela governadora, Rosalba Ciarlini, a proposta do deputado estadual Gustavo Carvalho que cria cota de 5% das vagas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da UERN para alunos com necessidades especiais beneficiara anualmente cerca de 150 novos alunos que passaria a ter espaço garantido na UERN.

RAZÕES DE VETO – A governadora Rosalba Ciarlini, vetou integralmente o PROJETO DE LEI N.º 185/2011, constante dos autos do Processo n.º 2.019/2011 – PL/SL, que “Dispõe sobre a reserva de 5% das vagas para pessoas Portadoras de Necessidades Especiais nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN em todas as suas unidades de ensino e dá outras providências”, de iniciativa do Deputado Estadual GUSTAVO CARVALHO, aprovado pela Assembléia Legislativa, em Sessão Plenária realizada no dia 24 de novembro de 2011. A decisão esta na edição de 20 de dezembro de 2011 no Diário Oficial do Estado. A Governadora alegou inconstitucionalidade no projeto.

[leia] Prefeitos já não são indutores de voto como antes

A eleição de um número significativo de prefeitos este ano é importante para os partidos, disso ninguém tem dúvida e nisso apostam as legendas ao investir no crescimento com vista à eleição de presidente, governadores, deputados e senadores em 2014.

Mas, cresce entre os políticos a percepção de que o efeito de uma vitória substancial agora não significa necessariamente que as estruturas municipais lhes garantirão uma colheita de votos tão boa quanto, daqui a dois anos.

Isso porque os partidos vêm notando que os prefeitos já não são indutores de voto – principalmente o majoritário – como foram em outras épocas. Perdem relevância eleitoral.

E por vários motivos: o primeiro é que nas grandes e médias cidades o eleitor forma sua opinião independentemente da posição política do chefe do Poder Executivo local, com base nas informações dos meios de comunicação e, não raro, na conjuntura nacional.

Nesses casos o mais comum é ocorrer o oposto: o prefeito é quem embarca na tendência da maioria e se deixa conduzir por ela.

Outro fator é a mudança de posição, ou mesmo de partido, do prefeito que, aliado a um determinado grupo na eleição, muitas vezes se transfere com a máquina municipal para outra ala que lhe pareça mais forte, politicamente vantajosa, alegam as famosas razões de governabilidade e um abraço.

Por Dora Kramer

[leia] Prefeita visita famílias na zona rural

Comunidade – Melancias


Comunidade - Trapiá

A prefeita Goreti Silveira, secretário Laete Oliveira, secretária Itamara Sena, assistente social Iziane e o coordenador Edivar Mendes visitaram familiares de Idosos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Idoso e beneficiários dos programas sociais, PETI, PROJOVEM e CRAS, programas implantados na zona rural pela prefeita Goreti e secretário Laete.

Durante a visita foi feita avaliação da administração, por sinal bem avaliada e elogiada por todos, e as novas perspectivas para o futuro.

Além da visita e da mensagem de boas vindas a 2012, a prefeita e o secretário levaram de brinde, para os beneficiários dos programas sociais, uma cesta como presente de virada de ano.

[leia] IV Jogos Pre-Carnavalescos de Verão de Apodi

A Prefeitura Municipal de Apodi via Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer está programando a VI edição dos Jogos Carnavalescos de Verão.  De acordo com o Secretário Jairo Cezar o evento acontecerá de 22 de janeiro a 12 de fevereiro do ano corrente e contarão com modalidades como Futsal, Handebol, Vôlei de Dupla e um Rally com a participação dos blocos carnavalescos de Apodi e região.

Para quem desejar participar dos torneios basta procurar a referida secretaria efetuar as inscrições de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio dia. Lá serão entregues fichas de inscrições e regulamentos até o dia 16 de Janeiro para as Modalidades e para o Rally até o dia 10 de Fevereiro.

ASCOM - PMA

[leia] Henrique e a Rosa em Apodi

Na próxima sexta feira (13), estarão visitando Apodi. A governadora Rosalba Ciarlini e o deputado federal, Henrique Alves.

Os dois estarão entregando títulos de propriedade a mil agricultores.

[leia] Sai calendário de pagamento do Estado

A governadora do estado do RN anunciou o calendário de pagamento para do servidor público estadual. De acordo com informações colhidas junto ao governo estadual o pagamento do servidor estadual  para o ano de 2012, será realizado nos dois últimos dias úteis de cada mês, como ocorreu durante todo o ano de 2011.
MêsMatrícula (Final)Data
Janeiro1, 2, 3, 4 e 530
6, 7, 8, 9 e 031
Fevereiro1, 2, 3, 4 e 528
6, 7, 8, 9 e 029
Março1, 2, 3, 4 e 529
6, 7, 8, 9 e 030
Abril1, 2, 3, 4 e 527
6, 7, 8, 9 e 030
Maio1, 2, 3, 4 e 530
6, 7, 8, 9 e 031
Junho1, 2, 3, 4 e 528
6, 7, 8, 9 e 029
Julho1, 2, 3, 4 e 530
6, 7, 8, 9 e 031
Agosto1, 2, 3, 4 e 530
6, 7, 8, 9 e 031
Setembro1, 2, 3, 4 e 527
6, 7, 8, 9 e 028
Outubro1, 2, 3, 4 e 530
6, 7, 8, 9 e 031
Novembro1, 2, 3, 4 e 529
6, 7, 8, 9 e 030
Dezembro1, 2, 3, 4 e 528
6, 7, 8, 9 e 031

[humor] Coisas do Brasil…

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

[leia] Conhecendo as cidades do RN em um conto

Cumpade PEDRO VELHO me diga como você anda? Inda ta trabaiando muito? E como anda cumade NÍSIA FLORESTA? Caba veio tou puraqui meio perdido, é uma histórameia adoidaiada mai se o senhor me ouçar desbatarei sem arrudei. Eu vinhe pra essas bandas buscar um TOURO chamado GUAMARÉ, pra levar lá pru ALTO DO RODRIGUES. Meu patrão seu ANTÔNIO MARTINS comprou o bichinho a seu MESSIAS TARGINO, meu patrão é abastado, é um homem bom e influente, foi amigo de infânça de RUY BARBOSA. Ele vive muito bem, agora eu cumpade, é que ando com uma maruzia e uma azalação da mulinga.

Cumpade ultimamente eu ando meio os imboléus, já fiz inté prumessa e já rezei pra SÃO PEDRO, SÃO FERNANDO e inté para SÃO VICENTE, pru mode eles falar com meu BOM JESUS pra eu ter BOA SAÚDE. Asto dia eu fui ao DOUTOR SEVERIANO e ele me arreceitou um lambedor de JAÇANÃ. Inda disse mai, que era bom pra eu viajar, ir pra outros lugares, ele inté me idicou BARCELONA, MACAU, EQUADOR ou se não quisesse sair do Brasil fosse pra PORTALEGRE ou pru ESPÍRITO SANTO. Sabe o que eu fiz? Eu fui foi pro PARANÁ, mas pense cumpade cumaé pequeno, é um PARAZINHO! Mai purlá tem um TABOLEIRO GRANDE com uma AREIA BRANCA, bem pru lado tem uma SERRA NEGRA DO NORTE, na verdade é uma SERRINHA!, Só que lá enriba cumpade tem uma PEDRA GRANDE e é uma PEDRA PRETA e purriba dela tem uma NOVA CRUZ feita de ANGICOS. Mai lá cumpade é tão quente, tão quente que parece o ceará, um CEARÁ-MIRIM, claro.

Cumpade prosiando e atencionando as coisas purcá mai que BAÍA FORMOSA, é muita bunita. Me alembrei de seu LUIZ GOMES, ele inda mora pru trai daquelas MONTANHAS? E seu PEDRO AVELINO, ainda é morador de seu AFONSO BEZERRA? São um povo muito prestativo.

Cumpade! Tou me alembrando que tenho uma conta a acertar, é umas PENDÊNCIAS com seu SEVERIANO MELO, tou só esperano baixar a IPUEIRA pra  ir cobrar meus GALINHOS que ele trouxe lá da SERRINHA DOS PINTOS. ITAJÁ na hora de a gente acabar com esse quelelé esse EXTREMOZ, esses CARNAUBAIS de desavenças,acabar de vez com essa picuinha.

Cumpade, cortei esse chãozão de uma ponta a outra, em todo canto ta uma caristia danada, as coisas tá pelo oio da cara. Cumpade vou te dizer uma sabença, do jeito que a coisa tá rumando só vai piorar, prumode de que ultimamente passei uma fome danada. O senhor me imagina que nessa sumana só comie uns peixinhos, Uns ACARI pequeno que parecia um BODÓ. PATU ver JAPI di inté a SANTO ANTÔNIO e a SÃO MIGUEL uma boa forragem pru bucho, pidi com tanta esperança que chega fechei os oios e imaginei o rango, e falei arto e GROSSOS, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO!!!!!Mudando o prosiado o cumpade se alembra da fazenda siridó? Pois bem, tá bunita,lá fizero CURRAIS NOVOS, só de PAU DOS FERROS duro feito ASSÚ e de CARNAÚBA DOS DANTAS, lá daquela LAGOA DANTA. Cumpade foi trabaiada danada os morão foram tudim cortado pur seu FRANCISCO DANTAS e o empregado dele seu JOSÉ DA PENHA.

Cumpade ficou de primera, lá tem o mai bunito JARDIM DO SERIDÓ. O padroeiro da fazenda é um santo de casa, é SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, e a padroeira não pudia ser de outro lugar e esculhero SANTANA DO SERIDÓ, mai dizem as más línguas, Cá pra nós,que ela num tá fazendo nenhum milagre não, tão inté quereno jogá lá no mato. Já tem inté gente chamando, ver se pode, de SANTANA DO MATO. Desse jeito tá rim já pensou cumpade, se o padroeiro não fizer milagre, e quiserem jogalo naquele CAMPO REDONDO, imagine só cumpade aquele CAMPO GRANDE, vão bem apilidar de SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE. Magina só? Mai cumpade cum toda buniteza o lugar tá sem um pé de vida, logo adispois que seu BENTO FERNANDES bateu as botas, os filhos RAFAEL FERNANDES e RODOLFO FERNANDES quisero vender as terras, inda chegaro a vender uma parte para ALMINO AFONSO, que fez um SÍTIO NOVO, que vai do RIACHO DA CRUZ inté o MONTE DAS GAMELEIRAS. Cumpade num vendero todinha pruque seu MARCELINO VIEIRA e seu FERNANDO PEDROSA cuma era os moradores mai an tigo se intrumeteram. Tavam brabos e eles diziam: o resto vocês não vendem, o pai de vocês era um santo já esqueceram? Vocês deveriam era fazer uma igreja para o pai de vocês, pra noise as terras inda são daquele santo. E a SERRA DE SÃO BENTO ninguém toca, e do jeito que eu tou me agarru cum cobra piso inté em cascavel e CERRO CORÁ.Cumpade a confusão foi grande demai, era tanta da fofoqueira na fazenda, pisano purriba das plantas e se rindo, que parecia um JARDIM DE PIRANHAS. O qui qui foi maior quando FRUTUOSO GOMES falou que as TIMBAÚBA DOS BATISTAS tava sendo irrigado do OLHO DÁGUA DO BORGES. Minina cumpade, quando MARTINS oiçou foi logo dizeno: quero ver irrigar lá do meu MONTE ALEGRE, pruque lá é uma LAGOA SALGADA! Nisso cumpade, chega RAFAEL GODEIRO trazendo o CORONEL EZEQUIEL e o TENENTE ANANIAS. Cumpade quando os homi chegaru, inté a CRUZETA, feita de OURO BRANCO, fincada na entrada da fazenda, num pé de BARAÚNA, ficou sem ENCANTO. O estrelado foi lo go falando: e essas mueres VIÇOSA não têm nada que VENHA VER aqui. Nesse momento cumpade, ele espiou pra eu, que me tremie todinho, logo ele cumpade que me achava caipira e só me chamava de CAIÇARA DO NORTE. Ai Ele preguntou o que é que eu fazia ali. A voz ficou entalada mai eu resmunguei tempodispois: vim rezar pra SÃO BENTO DO NORTE. Ele chega muchou e com um olhar macriado disse: aqui só tem rezatório só se for pra SÃO BENTO DO TRAIRI, vá simbora percurar outro santo. Arribe para o oeste lá tem muitos, talvez você encontre um SÃO FRANCISCO DO OESTE. Não precisou nem terminar a pronunciada, sai em t oda disparada, parecia inté que agora eu nadava e vuava que nem um CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS.Cumpade! Cumpade! Fui muito azilado, na carreira bati num palanque que tava o GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, o SENADOR ELOI DE SOUSA e mesmo na horinha que o SENADOR GEORGINO AVELINO tava se pronunciando. Quando os povos me viro nacarreira em direção ao palanque, pensava que eu ia matar os chefes políticos. Nisso o CORONEL JOÃO PESSOA me viu, no aperreio que eu tava eu nem pensava,daquele jeito eu merguiaria inté no RIO DO FOGO. Cumpade quando eu espio pru lado o MAJOR SALES e o TENENTE LAURENTINO já vinha nos meus carcanhar pega num pega.

Ai foi que eu corri, inda mai com o tiro zunindo no peduvido, pulei por riba de uns PILÕES e sai com a gota serena. Escutei na carreira quando dona LUCRÉCIA disse, é guerra, FELIPE GUERRA! Felipe venha pra casa meu fio, SÃO JOÃO DO SABUGÍ pruteja meu fio. Não parei cumpade de correr, se eles me pegam eles iam JUNDIÁ de eu. Dei um pitú nos homi e sai meio escundido pru trai de uma LAJES PINTADA, peguei um RIACHUELO e sai sem deixar ra sto. Vie de longe uma VÁRZEA e ai eu fui em busca do PORTO DO MANGUE que era menos perigoso. Quando cheguei purlá só tinha PASSAGEM na canoa TIBAU DO SUL. A TIBAU já havia saído, elas chegam em PARELHAS mas uma sai meia hora antes. Ai cumpade eu pensei desse jeito num dá, sou nortista, no sul num vou agüentar.

Então cumpade eu sai por um BREJINHO e vi um filete dágua conhecido, era do RIACHO DE SANTANA uma ÁGUA NOVA e tumei logo umas goipada. Adispois cheguei a uma BAIXA VERDE e vi muita arvures agrandaada fui andando pra lá, cumpade pense num lugar bem sombraiado paricia um JARDIM DE ANGICOS. Pensei ter escapado dos homi mai a armadia foi pior. Sai bem no meio de uma aldea dos índios JANDUIS e MOSSORÓ, continuei andano como se num tivesse percebido nada. Foi quando ouvi o pajé MAXARANGUAPE dizer pra dois índios assim: IPANGUAÇU, PARNAMIRIM corram atrás e PARAÚ e tragam para mim, eles realmente me pararu, me amarraru e me colocaru em uma LAGOA DE PEDRAS e adispois em um POÇO BRANCO. Cumpade o corpo todo tremia, a voz já não saia, os cabelu nem sentava no casco. Foi quando eu a lembrei de SANTA MARIA e do meu anjo da guarda, SÃO RAFAEL, e cumecei a rezar,nisso o pajé me olhou da cabeça aos pés e disse: UMARIZAL, TAIPÚ vá buscar CANGUARETAMA.

Cumpade pense numa agonia danada enquanto eles saia eu me borrava todo nas calças. Quando vortaru o pajé falou: veja filha se esse serve? Enquanto eu espiava aqueles cabelus e oios  pretu feito a casca de uma CARAÚBAS, ela tapava o nariz e balançava a cabeça em negação. Entonce JUCURUTU me soltou e APODI disse aqui é PASSA E FICA mai você num vai ficar. O pajé com um oiar dar uma ordem e ARÊS trai um jumento, ITAÚ inda diz: o nome dele é nema. Aí me ajuda a muntar no burro, e espanca o animal que sae em toda carreira, enquanto eles gritam aqui num é lugar pra covardes.

Cumpade o burro curria e eu agradecia pru céu, o meu estoque de santo já tinha acabado, mai inda restava alguns, então comecei a agradicer, a SÃO PAULO DO POTENGI, SÃO GONÇALO DO AMARANTE e SÃO JOSÉ DO MIPIBÚ. Fiz o sinal da SANTA CRUZ e sai me escurregando nos espinhaço do burro, que começa a desembestar e a pular devido a catinga, e eu gritano aperriado upa, upa, UPANEMA, pare meu bichinho. Nisso só ouvir a burduada cai estatelado no tronco de um pé de MACAÍBA, e ali mesmo adormecie todo duido. Acordei com o canto dum CAICÓ e dum TANGARÁ.despertei adispois de uma madorna boa e sai andano a pé com o bucho roncando que parecia um trovão, a vista já tava escura de sede, num via mai nada. Só sei que cheguei numa LAJES e caminhei até achar uma LAGOA NOVA pra me banhar, e bem na frente encontrei uma LAGOA DE VELHOS.

Pedi cumida e me derum umas GOIANINHAS, preguntei onde estava, e eles disserum na SERRA DO MEL, então sai por entre umas plantaiada que formava uma FLORÂNIA e que parecia uma VILA FLOR. Segui as abeias e achei uma JANDAIRA, e que mé, foi um SÃO TOMÉ. Rumei para o oeste e dicie a SERRA CAIADA na noite de NATAL. Foi lá que vi a beleza e a PUREZA de ALEXANDRIA, chamei um menino pru nome de IELMO MARINHO e pedi um favor. Só pra dar um recado aquela donzela que meu coração amou. Mas o minino olhou e disse: Deus que me livre meu sinhor, aquela muier bunita é fia de seu JOÃO DIAS e ele é o lampiã da regiã.

Te juro cumpade, em nome da VERA CRUZ, aquela muier inté os anjos seduz. Tudo que hoje eu mai quiria era com ela casar, e se isso um dia vier a acontecer, pode ter certeza, pra eu será o trofé do meu TRIUNFO POTIGUAR.

* Conto Poético de Lino Sapo ( Andrelino da Silva) em homenagem e respeito a todas as Cidades que pertencem ao estado do Rio Grande do Norte.

** Acesse: http://linosapovidaeobra.blogspot.com/2010/06/biografia.html e conheça mais sobre o poeta Lino Sapo.

Fonte: Blog da Professorinha

[leia] Apodienses se despedem de Dom José Freire de Oliveira Neto



Por volta das 10h de hoje (10/01) o corpo do bispo emérito Dom José chegou na Igreja Matriz de Apodi. Muita gente participou da missa de corpo presente, que foi transmitida pelas rádios Luta FM, Cidade FM, Vale do Apodi AM, Rural de Mossoró e FM Santa Clara de Mossoró.

O Jornal Gazeta do Oeste e a Inter TV Cabugi também acompanharam a missa, que foi celebrada pelo Padre Flávio da Diocese de Mossoró. Familiares, parentes, amigos e o povo em geral se despediram de Dom José Freire, que veio pela última a sua terra natal.

Depois da missa, o corpo do bispo continuou sendo velado na Igreja Matriz de Apodi até as 13h30min, em seguida, retornou para Mossoró, onde está sendo velado na Catedral de Santa Luzia.

O sepultamento do bispo Dom José Freire de Oliveira Neto está previsto para acontecer amanhã às 9h, na própria Catedral de Santa Luzia, em Mossoró - RN.

Clique aqui para ver mais fotos. Fotos Erivan Morais.

[leia] Prefeitura de Apodi inicia calçamento de 6 Ruas no Bairro Bico Torto

A Prefeitura de Apodi não se cansa de trabalhar por um município cada vez melhor para se morar. A prefeita Goreti Pinto via Secretaria de Obras iniciou o calçamento em seis ruas do Bairro Bico Torto. “Estamos trabalhando para dar mais qualidade de vida para os apodienses”, comentou Goreti.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da municipalidade as Ruas que receberão o benefício são: José Valentim de Freitas, Mãe Rainha, Neto da Saúde, Frei Damião, Travessa João Martins Filho e a marginal da BR – 405. “Todas essas ruas somam seis mil metros quadrados de calçamento só neste bairro, nós estamos atendendo o povo com seus pleitos".

O calçamento dessas ruas anunciadas é a concretização de um sonho de vários moradores da localidade. A reivindicação vinha arrastando-se ao longo de várias administrações, e o governo da prefeita Goreti Pinto colocou em prática o desejo desses moradores.

Fonte: ASCOM - PMA

[espaço do leitor] Que mundo é esse?

Que as pessoas não são capazes de entender que o amor é a força mais positiva que existe e que com ela o mundo poderia ser bem melhor? Que mundo é esse que a falta de união é vista por onde existe a violência aonde o sangue se faz presente nas cicatrizes do coração? Que mundo é esse que as pessoas esquecem que Deus é a maior força que existe, o caminho e a verdade que todos precisam ter? Que mundo é esse em que as pessoas são criticadas por causa da sua cor, religião e nível social, se somos todos iguais e mesmo assim há tantas desigualdades? Que mundo é esse que às vezes o dinheiro chega mais rápido para um e as outras mil pessoas são prejudicas? Onde estão as oportunidades? Porque tantos sonhos são fracassados por falta de incentivo, de fé, força de vontade e dedicação? Que mundo é esse onde a maldade acaba com várias vidas e ainda assim é liberta para estragar vários caminhos percorridos? Que mundo é esse onde pessoas são felizes ao verem alguns passarem por fracassos, tropeços e erros, se essas pessoas também já tentaram vencer? Cadê a consciência de quem maltrata animais, batem em idosos e violentam crianças? Porque as pessoas não se lembram da grandeza da natureza e só sabem contemplar a beleza dos 40% que vêem, se os outros 60% estão passando por desmatamento e queimadas, sabendo que os 100% são fundamentais para a vida humana? Porque as pessoas cuidam tarde demais do que poderia ser protegido, amado, recuperado, vivido e valorizado? Porque, às vezes, as pessoas desistem rapidamente de sonhos, objetivos e planos, se são capazes de ganhar até o mundo com a bondade, amor, alegria, persistência e tendo na frente Deus como o guia e a perseverança como virtude?  Porque muitos são criticados por sua humildade e simplicidade de viver, se assim são felizes e realizados? Cadê o sentimento de doação nas pessoas? Salvar uma vida é importante, possa ser de uma pessoa, animal ou o que for, é essencial. Cadê a vontade de ajudar, pois sabemos que existem várias pessoas sem casa, comida e carinho, o que custa lembrar-se dessas pessoas que também precisam do mundo e mesmo assim o mundo fecha as portas para elas? Porque não dar o ombro amigo para o outro chorar e assim acalmar as dores compartilhando a união de um abraço, sendo a maior fonte de proteção humana? Porque alguns jovens hoje em dia esquecem-se de dar amor a quem tanto os amam e que querem o seu melhor, estou falando dos ‘pais’,  tesouro de Deus. Porque as pessoas não escutam, pensam e agem com precisão, antes de cometerem um erro e deixarem alguém passar pela vida como se não tivesse importância? Porque é tão fácil dizer ‘eu te amo’ no momento de emoção, e difícil pedir ‘desculpas’ quando é necessário, para ter a pessoa que ama por perto essas palavras terão o mesmo sentindo, só basta ter visão do momento.

Enfim... Mundo, pessoas, porque, cadê e onde, estão ligados a uma observação necessária que cada um deve ter. Possa ser fácil dizer o porquê de cada coisa, mas pode ser difícil agir conforme o certo. O mundo precisa de mais amor, fé, oportunidades, igualdade, união, alegria, DEUS e força. As pessoas precisam colocar Deus a frente de tudo, lembrar do que é essencial para vida, valorizar a simplicidade, compartilhar emoções sinceras, pensar no próximo, ajudar, amar e dar a volta por cima de qualquer problema. Todos devemos acreditar nos nossos sonhos, se somos capazes de sonhá-los é porque existe uma força inabalável dentro do nosso coração (DEUS) que estará presente em todos os momentos para nos ajudar, acredite, Deus nunca te abandonará, ELE te ama! Vamos fazer serem grandiosos os nossos melhores momentos, vamos dar mais amor a quem nos ama e sermos mais humildes nos nossos atos, que os abraços sejam sempre a união verdadeira de dois corações que se merecem, que os amigos sejam sinceros até quando a verdade magoe, mas que a dignidade e honestidade sejam grandes qualidades nesse e em todos os momentos. Que os pais sejam tratados com muito carinho e admiração, porque eles sim merecem. Que cada pessoa dê motivos e lute para termos um mundo melhor, feliz e digno de respeito, alegria, união e igualdade.

Que essa mensagem seja algo bom para todos, às vezes não percebemos que podemos engrandecer todas as coisas boas que existem em nós, mas acreditem, podemos ir além de tudo, só basta termos por perto os sentimentos, pessoas que acreditem em nós e Deus presente em tudo!

Feito por: Flávia Daniele, em 10 de janeiro de 2012, às 14h11min.

* Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando neste endereço:

* Acompanhe o Blog também pelo Facebook clicando neste endereço:

[leia] TV Apodi realizará uma serie entrevistas com os pré-candidatos


O blog recebeu um convite hoje para participar de uma série de entrevistas juntamente com a TV Apodi pela Internet. A TV Apodi entrevistará postulantes ao palácio Francisco Pinto, entrevistas que devem começar amanhã (11), pelos coordenadores da TV Apodi os irmãos Jefferson e Jeberson Gama.

Estarei participando das entrevistas com Goreti Pinto, Flaviano Monteiro, Berg Motos e Dr. Pinheiro Bezerra que nesse momento figuram como pré-candidatos em 2012, que serão gravadas e depois de editadas e expostas em telões em bairros de nossa cidade, segundo os coordenadores da TV Apodi.

Amanhã acontecerá a primeira entrevista com o pré-candidato Berg Morais e subseqüentemente os demais postulantes serão convidados, e nós com muita honra estaremos participando dessas mesas redondas que premiam a democracia apodiense.

Muito obrigado pelo convite e desde já avisamos que iremos reproduzir as entrevistas em nosso Blog.

[leia] Jogo jogado

É antipático um partido tentar interferir em outro partido?

É. Porém, é preciso reconhecer que o grupo da Nova Geração, ao trabalhar pela unificação dos partidos oposicionistas em torno de Flaviano Monteiro, está exercendo o direito de fazer política.

As estratégias fazem parte do jogo eleitoral, que começa a ser jogado. E o grupo da Nova Geração tá jogando direitinho.

[leia] Exclusivo - Maurílio Pinto da nota 7 para Segurança do RN

O Vale do Apodi - Dr. Maurílio, como é depois de 47 anos de serviço na atividade policial, estar aposentado?
MP: “Eu estou estranhando muito, não consegui me adaptar ainda. Como tenho minhas limitações, estou fazendo fisioterapia nas segundas, quartas e sextas e nos outros dias faço visitas à policiais antigos, já aposentados, amigos meus e também estou aproveitando pra ler. Estou lendo três livros simultaneamente - o “Rio Grade do Norte- Os notáveis dos 500 anos” de Jurandyr Navarro, “Um certo delegado de captura”, do comandante da polícia militar de Minas Gerais e “autopsia do medo” do jornalista Percival de Souza.”

O Vale do Apodi - O senhor continua recebendo informações sobre localização de bandidos?
MP: “Mesmo aposentado, eu continuo recebendo pessoas, inclusive vindas do interior, aqui em casa para me dar informações. Algumas até eu passei para a polícia e eles conseguiram fazer umas apreensões, mas nenhuma prisão. Mas eu sempre estou passando essas informações.”

O Vale do Apodi - Que nota o senhor dá para a segurança pública do estado do Rio Grande do Norte em 2011?
MP: “Para a segurança pública eu dou nota sete, não to falando que a criminalidade e a violência diminuíram, mas o que vem sendo feito em relação ao combate ao crime, eu acredito que está nessa faixa de sete, sete e meio. Essa é a minha opinião.”

O Vale do Apodi - Qual a principal dificuldade que a polícia civil enfrenta?
MP: “A principal é a falta de interesse de alguns policiais, tanto agentes, quanto escrivães e delegados, que são acomodados. Antigamente eles eram mais profissionais, eles tinham a vocação.“

O Vale do Apodi - O que é preciso para ser um bom policial?
MP: “Eu acho que existem três fatores para ser um bom policial: A honestidade, o faro policial e a coragem. Eu me emociono quando vejo policiais com atitudes honestas.”

O Vale do Apodi - Como o senhor vê a atuação do delegado geral?
MP: “Fábio Rogério é um delegado jovem, quem vem se destacando, principalmente quando conclama a todos os policiais a trabalharem para dar credibilidade à policial civil junto à população.“

O Vale do Apodi - Qual o principal problema da polícia civil?
MP: “A falta de compromisso de alguns policiais, que recorrem ao apadrinhamento político, tiram licença médica para não trabalhar. Na verdade alguns policiais só trabalham onde lhe interessam, se colocar em um setor que interessa a ele, ele trabalha feito um bicho, mas se colocar numa delegacia de menor importância, ele não tem tanta dedicação, quando na verdade isso não deveria acontecer.”

O Vale do Apodi - Foi acertado lotar os novos policiais no interior do estado?
MP: “Colocar esses novos policiais para atuar no interior foi um grande acerto, não tenho a menor dúvida, pois a meta é interiorizar a polícia Civil. E a gente vê a situação dificílima do interior, principalmente alguns delegados assumindo diversas delegacias, e os agentes e escrivães que nem tem no interior. Então existe realmente uma necessidade de interiorizar a polícia civil.”

O Vale do Apodi - Como o senhor viu o ano de 2011 para a polícia civil?
MP: “Apesar de uma greve longa, a polícia civil teve um saldo positivo com a realização de grandes operações, com certeza realizou a maior operação de sua história em número de prisões quando prendeu em um único dia 91 pessoas. Isso mostra que as ações coordenadas pelo delegado geral, estão no caminho certo. E o caminho certo é: investigar e encontrar os culpados e colocá-los na cadeia.”

Fonte: Jornal Vale do Apodi com Marcio Morais

[public] Oferta de emprego em Apodi


Atenção!!!

Você que está disponível ao mercado de trabalho.

Duas vagas de emprego: 1 Vendedor(a) Balconista e outra pra Design ou conhecimento no Corel, deixar o curriculum lá na INFODIGITAL.


[leia] Prefeita de Apodi decreta 3 dias de luto pela morte de Dom Freire

A prefeita de Apodi, Goreti Pinto decretou três dias de luto oficial pela morte do Bispo Emérito de Mossoró, Dom José Freire de Oliveira Neto, 83 anos, o segundo bispo filho da diocese, natural do município de Apodi, RN. De acordo com o decreto Nº103 de 10.01.2012 o município terá três dias de luto oficial.

A prefeita Goreti Pinto não pode participar da missa que velou o corpo de Dom Freire por encontrar-se em agenda administrativa na capital do estado. Mas designou seus secretários e assessores para que prestigiassem o momento. Os três dias de luto oficial é um reconhecimento pelo mérito de Dom José Freire de Oliveira Neto.

[leia] Correção salarial

O MEC já publicou a correção do custo aluno em 2012 e a expectativa da categoria, agora, gira em torno da correção do Piso Salarial, que deverá ser publicada até o dia 15 deste mês. De acordo com a portaria nº 1809/29/12/201, os municípios e estados irão receber R$2.096,68 por aluno. A dúvida do momento é sobre que caminho o MEC seguirá. Se o Ministério considerar os cálculos deixados para trás, recompondo a linha de raciocínio das entidades sindicais, a categoria terá uma correção de 22,22% para um piso salarial que corresponde a 40h, nível médio. Com isso, o valor do piso passará a ser de R$1.937,26, como defende a CNTE.

Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, no nosso caso, o valor a ser estipulado atenderá a proporcionalidade das 30h, uma vez que o STF não tratou desse aspecto e considerou a interpretação dos gestores, que é a proporcionalidade da jornada de trabalho. A sindicalista disse ainda que é possível fazer algumas projeções: para a CNTE o valor do piso de 2012 para nível médio, com jornada de 40h é de R$1.937,26. Esse valor considera as perdas dos anos anteriores da correção do piso salarial. Já o MEC, poderá fazer outro cálculo: utilizando os 22,22% ou, ainda, outro percentual. Em relação a Estados e Municípios, só será possível fazer projeções após a publicação da correção do Piso Nacional para 2012

Fonte: Pádua Campos