sábado, 7 de abril de 2012

[leia] Bastidores da política apodiense

A Nova Geração – grupo político composto inicialmente pelos partidos PCdoB, PSD e pelo PDT começará nos próximos dias uma discussão sobre um possível nome que deverá compor como pré-candidato a vice prefeito na chapa majoritária que será lançada na convenção municipal que acontece no mês de junho.

Os membros da Nova Geração afirmam que o nome de um pré candidato a vice prefeito da chapa majoritária que lançarão em junho deverá ser de alguém que congregue com o discurso e com a atitude política do grupo.

A imprensa de nossa cidade (blogs) noticiou ultimamente que os partidos – grupos políticos de nossa cidade se afastaram da mídia.  No tocante ao PCdoB e Nova Geração, continuamos fazendo o que deve ser feito. Na hora certa e como determina a lei eleitoral apresentaremos ao povo de Apodi um projeto político administrativo para ser apreciado por todos. 

Na verdade todos os partido voltarão de fato a mídia no período de 10 a 30 de junho quando poderão realizar suas convenções partidárias. A Nova Geração está tranquila quanto ao processo eleitoral que se aproxima e está agindo com os pés no chão.

Fonte: Apodi Político

[leia] Jairo César se licencia e aguarda definição para possível candidatura

O comunicador Jairo César de Araújo Freire, durante o programa Panorama Político desta quinta-feira (05) de abril na Rádio Vale do Apodi, fez declaração referente a sua saída da secretaria de Esporte, Juventude e Lazer na gestão da prefeita Goreti Silveira.

Usando os microfones da emissora, Jairo falou sobre todo esse período que esteve na pasta e agradeceu a todos que colaboraram com tudo que foi desenvolvido neste espaço de tempo. “Estou com o pensamento de parte do dever cumprido, sei que algumas coisas que gostaria de ter feito não foi realizado por motivos de algumas dificuldades que todo secretário enfrenta, mas saio de cabeça erguida e com a sensação da minha parcela de colaboração realizada". Declarou ao blog da Rádio Vale do Apodi.

Jairo também aproveitou para agradecer aos membros da sua equipe na secretaria, que colaboraram para que vários projetos fossem colocados em prática.

No tocante a uma possível candidatura ele falou o seguinte: "Estou aguardando que meu partido DEM, que vai se reunir nos próximos dias e tomar a decisão da minha participação ou não nas eleições deste ano como candidato a vereador, sou homem de partido e vou acatar a melhor decisão sobre esse assunto". Comentou Jairo César “que também vai conversar com a prefeita Goreti Pinto sobre um possível apóio em aliança na proporcional”.

[public] Show Tirullipa em Apodi. O filho do deputado Tiririca


Mesas para 4 pessoas - 50,00 reais
Senha individual arquibancada - 10,00 reais

Além daquela cerveja SKOL estupidamente gelada, na ACDA tem cozinha agora, completa com cardápio variado com os melhores pratos para você.

Maiores informações é só ligar para: 9423-2817 ou 9914-2229.

[public] Volta às aulas com sabor de pizza

quinta-feira, 5 de abril de 2012

[veja] Super Deliciosa Semana Santa no Palheiro's


[leia] PCdoB: Conferência Municipal da Mulher em Apodi


O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está realizando em todo o Brasil a Conferência Municipal da Mulher. E em Apodi não vai ser diferente, no próximo dia 14 de abril a partir das 16:00 horas na sede da Câmara Municipal de Apodi acontecerá este importante evento para as mulheres de Apodi e região.

Com o tema “Emancipação Política e Humana da Mulher”, o enfoque é a respeito dos 80 anos do voto feminino no Brasil. Os membros da Nova Geração esperam receber no auditório José Bevenuto de Paiva cerca de 500 mulheres neste grande evento.

Confira a lista das conferencistas: Maria Auxiliadora (Dodora), Eveline Guerra, ex-vice prefeita do município de Natal e militante do (PCdoB) e a deputada federal, Fátima Bezerra (PT).

[veja] Semana Santa em Apodi


Dentro da nossa paróquia, sob o comando do padre Maciel Rodrigues da Silva uma programação de reavivemento de fé dos cristãos está sendo realizada nesta quaresma.

Encerrando toda programação religiosa acontecerá no patamar da igreja durante esta semana santa, a encenação da paixão e morte de Jesus Cristo, feita por atores de nossa cidade. Um momento para se refletir sobre a nossa vida. Toda população é convidada a assistir este ato!!!

Correio do Oeste com Leylla Carla.

[leia] Programação da Semana Santa


DIA 31 DE MARÇO - SÁBADO
17h Missa dos Ramos Capela N.S. de Fátima Soledade

DIA 1 DE ABRIL - DOMINGO DE RAMOS
6h Missa de Ramos Capela São José  - Conj. IPE
7h30 Celebração de Ramos na Praça da Redenção                                                                                  Coleta Nacional de Solidariedade da CF 2012
16h Missa de Ramos Capela de S. Sebastião - Melancias
19h Missa de Ramos - Igreja Matriz

DIA 2 DE ABRIL - SEGUNDA SANTA
18h30 Mutirão de Confissão  - Igreja Matriz

DIA 3 DE ABRIL - TERÇA  SANTA 
6h Missa dos Comerciantes -  Santuário
19h Adoração e Louvor ao S.S. Sacramento

DIA 4 DE ABRIL - QUARTA SANTA
18h30 Procissão do Encontro
· Senhor dos Bons Passos (Homens): Saindo da Delegacia: atravessa a BR e sobe na Gov. Diet Rosado Chegando em Frente a Igreja Matriz (Encontro)
· N.S das Dores (Mulheres): Saindo do Colégio 12 de outubro e sobre na Rua Benjamim Constante; entra na Rua Nonato Mota; atravessa a Rua João Pessoa e sobe na Rua N.S. da Conceição chegando em Frente a Igreja Matriz (Encontro)
19h Missa da Misericórdia na Igreja Matriz

DIA 5 DE ABRIL - QUINTA SANTA 
9h Missa do Crisma - Benção dos Santos Óleos   
     Catedral de Santa Luzia de Mossoró
17h Missa da Santa Ceia na Capela N.S. de Fátima - Soledade
20h Missa da Santa Ceia na Igreja Matriz
21h30 Translado e Adoração ao S.S. Sacramento até meia noite.

DIA 6 DE ABRIL - SEXTA SANTA DA PAIXÃO
7h Via Sacra pela Rua Antônio Lopes Filho: Ponto de Encontro: Em frente ao cemitério S.J. Batista (Centro)
15h Celebração da Paixão - Igreja Matriz
16h Procissão do Silêncio com a imagem do  Senhor Morto (da Igreja Matriz ao Santuário São Francisco)

DIA 7 DE ABRIL - SÁBADO SANTO
17h  Missa da Vigília Pascal na Capela N.S. de Fátima - Soledade.
20h Vigília Pascal - Igreja Matriz

DIA 8 DE ABRIL - DOMINGO DE PÁSCOA
6h Missa de Páscoa Capela São José - Conj. IPE
8h Missa de Páscoa – Capela de São Sebastião
16h Missa de Páscoa Capela de São Pedro
19h Missa de Páscoa- Igreja Matriz

[leia] É bom refletir

Frase do dia:

“Vai aí três doses de omelete com duas de pena urubu”.

[quadro] Túnel do Tempo (parte 74). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?


Clique na imagem para ampliar!


Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Este garotinho tinha 11 anos nesta foto. Quem aparece nesta relíquia?

Qual aluno(a) que não tirou um retrato deste no colégio?

Resposta: Sargento Aldessandro Alves aos 11 anos de idade.

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com   

[leia] Professores de Itaú em greve

É isso mesmo, que vai acontecer a partir desta terça-feira (10), se o Prefeito Municipal de Itaú, Edson Melo (Baiba), NÃO CUMPRIR o Piso Salarial Profissional Nacional – Lei nº 11.738, de 16/7/2008, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, regulamentando disposição constitucional (alínea ‘e’ do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).

“Desejamos, com isso, que se faça valer a Lei do Piso Salarial Nacional, cujo pagamento, em nosso município, encontra-se ‘desatualizado’, ou seja, sem que a Prefeitura Municipal nos pague com os aumentos dados, pelo MEC, nos anos de 2011 (15,86 %) e 2012 (22,22%) e, ainda, no mês de fevereiro/2010.

Que ele (o Baiba) obedeça a Lei do Piso Salarial Nacional, caso contrário é um FORA DA LEI.

"Estamos cumprindo com as nossas ações docentes, quando já demos essas aulas, com o compromisso de recebermos, legalmente, por elas" – diz um professor “indignado” e que pede anonimato, por medo de represália política, por parte da Prefeitura Municipal.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

[leia] Os personagens mais comuns ao poder

O poder sempre atrai pelo menos quatro espécies de vermes:

- O pérfido, o fariseu, o vassalo e o conspirador.

Às vezes, todos num só personagem.

E, quando o poder ganha dimensão absolutista, avançando muito no tempo, eles multiplicam-se em proporção estelar.

Por Carlos Santos

[leia] Todo homem deve ler

“É melhor você ter uma mulher engraçada do que linda, que sempre te acompanha nas festas, adora uma cerveja, gosta de futebol, prefere andar de chinelo e vestidinho, ou então calça jeans desbotada e camiseta básica, faz academia quando dá, come carne, é simpática, não liga pra grana, só quer uma vida tranqüila e saudável, é desencanada e adora dar risada.

Do que ter uma mulher perfeitinha, que não curte nada, se veste feito um manequim de vitrine, nunca toma porre e só sabe contar até quinze, que é até onde chega a seqüência de bíceps e tríceps.

Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite? O senso de humor compensa.
Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira. Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, mas e daí?

Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução. Mas ainda não criaram um remédio pra futilidade!!!”

Por Arnaldo Jabor

[leia] Apodi vai ganhar nova indústria de água mineral

Clique na imagem para ampliar!

A cidade de Apodi vai ganhar mais um grande empreendimento, trata-se de mais uma indústria de água mineral.

A logomarca acima tem por objetivo decidir o nome da nova indústria de água mineral de Apodi, é o mais novo empreendimento do empresário José Maria da Silva, totalmente de nossa terrinha Apodi.

Por isso, pedimos o apoio do melhor blog de Apodi na divulgação tendo em vista que vai dar a oportunidade a vários irmãos de Apodi gerando emprego e renda.

(Essa campanha dará como brinde 6 meses de internet grátis... Vai durar até dia 9 de abril de 2012. Na logo acima explica como o público pode participar, mas se os leitores quiser mandar por comentários pra este blog não tem problema desde que se identifique pra gente saber quem possivelmente terá o nome escolhido).

[leia] Candidatos têm de cumprir prazos de desincompatibilização até o sábado de Aleluia

Os magistrados, defensores públicos, secretários estaduais e municipais que pretendem concorrer ao cargo de vereador em outubro deste ano devem sair de suas funções até este sábado (7), ou seja, seis meses anteriores à eleição, ou podem ser decretados inelegíveis, de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990. Para disputar a prefeitura, quem exerce essas funções deve sair de seus cargos nos quatro meses anteriores ao pleito.

Na eleição municipal, são inelegíveis o cônjuge do prefeito e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, que pretendem concorrer na mesma cidade do chefe do Executivo. A regra também vale para quem tiver substituído o prefeito dentro dos seis meses anteriores à eleição, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição. CLIQUE AQUI e confira a tabela dos prazos de desincompatibilização para candidatos a vereador e a prefeito.

Quem tem que sair até sábado

Os parlamentares que querem concorrer à prefeitura não precisam sair do Congresso Nacional e nem das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais. Os profissionais que têm atividades divulgada na mídia, como atores e jogadores de futebol também não precisam interromper suas atividades para se candidatar a prefeito.

Em 7 de junho deste ano, quatro meses antes da eleição, devem sair de seus postos aqueles que almejam uma vaga de prefeito e são ministros de Estado, membros do Ministério Público, defensores públicos, magistrados, militares em geral, secretários estaduais e municipais, os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública, os que são chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República e os dirigentes sindicais, entre outros. A três meses do pleito municipal, ou seja, em 7 de julho, quem tem de se afastar dos respectivos cargos para concorrer à prefeitura são os servidores públicos em geral, estatutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta.

Por Marcos Dantas

terça-feira, 3 de abril de 2012

[leia] Fechou ou não?


- O jovem @RamonyerMorais perguntou a @BatistaAraujo25: o DEM de Apodi fechou com a prefeita de Apodi?

- E o presidente do democratas de Apodi respondeu: Vamos conversar com quase todos, tem que se articular.

Segundo, Batista Araújo ainda não fechou!

[leia] Tibúrcio abri mão de candidatura e apóia o irmão

O secretário municipal Tibúrcio Marinho vai abrir mão de sua candidatura ao legislativo nas próximas eleições.

Quem vai disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Apodi é o seu irmão Alderivan Marinho. Tibúrcio vai cuidar da campanha da prefeita Goreti Pinto.

[leia] Prefeita Goreti está reunida neste momento com o DEM de Apodi

Mais uma reunião sobre as eleições vindouras, desta vez é o grupo da prefeita Goreti Silveira (PMDB) está reunida com o (DEM) do nosso amigo Batista Araújo.

A pauta da reunião eleição municipal em outubro.

[leia] Eleições 2012: O prefeito deve manter conselhos municipais

Na hora de analisar o trabalho do atual prefeito e escolher o próximo, é importante prestar atenção nos órgãos que devem ser criados para que a sociedade participe da gestão pública.

É dever da prefeitura manter organismos como o Conselho Municipal do Fundeb. Ele é composto de docentes, diretores, pais, alunos, representantes do poder executivo, do conselho tutelar e do Conselho Municipal de Educação (se houver).

Esse grupo heterogêneo deve acompanhar de perto a aplicação dos recursos destinados à Educação.

ApoDiário de olho nas eleições.

[leia] Prefeita de Apodi visita comunidade do Góis

A prefeita de Apodi, Goreti Silveira esteve na comunidade do Sítio do Góis no último domingo acompanhada de vários secretários e foi muito bem recebida.

O secretário de administração Júnior Souza, que também acompanhou a prefeita, admirou a empolgação das pessoas que ali estavam e a disposição de se deslocarem para uma comunidade tão distante da sede do município. 

Um almoço foi servido por Fábio de Albeni, que trabalha na Secretaria Municipal de Agricultura e admira as pessoas que fazem parte da administração.

Confiras as imagens:


[leia] Membros da Univap visita legislativo apodiense




Em reunião realizada na manhã da última, quinta-feira (29), na Câmara Municipal de Apodi, representantes de instituições esportivas e culturais do nosso município (ACDA, FUNDEVAP E UNIVAP), apresentaram para os vereadores, um Projeto para a revitalização do nosso futebol e de melhorias na estrutura do Estádio Antônio Lopes Filho. 

Em suas explanações o presidente da UNIVAP, professor Francisco Gama, ressaltou a importância daquela Casa para a viabilização de toda e qualquer iniciativa esboçada em favor da coletividade apodiense. Em seguida fez um relato dos objetivos pretendidos e das razões que os levaram àquela entidade: pedir o apoio da nobre Casa para a viabilização da participação da UNIVAP no Campeonato Estadual de Futebol 2012, na categoria Sub-18, que terá início em 12 de maio; como também, apoio para a melhoria da infra-estrutura do Estádio Antônio Lopes Filho, uma vez que, tanto as equipes visitantes quanto o torcedor, merecem um maior conforto durante as partidas.

Ao final, todos os vereadores presentes confirmaram o apoio irrestrito às causas mencionadas e o presidente João Evangelista, de pronto, dentre outras, já disponibilizou o transporte para a viagem de Mossoró. Já o Vereador Nilson de João Lucas prometeu agendar uma reunião desta mesma equipe, vereadores e a prefeita Goreti Silveira.

[leia] Critiquei e vou criticar de novo alguns atos da Prefeitura de Apodi. Mas este aqui é pra elogiar. Fantástico!




Nesta sexta-feira 30/03/12, realizou-se mais uma grande festa de lazer da terceira idade na sede do Núcleo de Apoio ao Idoso, o evento já é tradicional e acontece todas as sextas-feiras, o evento é uma das muitas atividades realizadas pelo programa, para garantir o direito de cidadania, melhor qualidade de vida, prevenção a saúde e conhecimentos aos nossos idosos.

Os Idosos beneficiados pelo programa faz muitos elogios a equipe envolvida neste trabalho, a prefeita Goreti Silveira, o secretário Laete Oliveira, o coordenador Edivar Mendes e todos que fazem a equipe do Núcleo de Apoio ao Idoso.

Nesta sexta 30/03, os Idosos presente foram pegos de surpresa quando o secretário Laete Oliveira informou que esta seria a sua última participação como secretário nesta gestão já que o mesmo teria que se afastar por motivo legal. O secretário declarou que aprendeu muito com os idosos e que acima de tudo aprendeu a amá-los e que era uma decisão muito difícil para ele esse afastamento, agradeceu ao apoio que recebeu da prefeita Goreti nas realizações dos trabalhos realizados, enalteceu a dedicação do coordenador Edivar Mendes assim como toda a equipe, Rita Cavalcante, Marluce Oliveira, Rita Miranda e Ducarmo Diógenes, que fazem parte do Núcleo de Apoio ao Idoso.

O secretário chorou em momentos de emoção, durante seu discurso, pelo motivo da despedida com os Idosos, mas também no momento em que falou de uma grande tristeza que lhe tomava naquele momento, o secretário falava de uma enorme perca que teve a sua pessoa como também toda comunidade evangélica e familiares de seu grande amigo Manoel Pereira coopastor da Assembléia de Deus, que falecera quinta-feira 29/03/12, vítima de uma AVC.

Edivar Mendes fez muitos elogios a forma como o secretário conduz os seus liderados, e agradeceu por todo apoio dado para que as melhorias que realizaram-se no Núcleo de Apoio ao Idoso tenha acontecido.

Idosos fizeram uso do microfone e declararam gratidão e carinho pelo secretário Laete e, pediram-lhe para que não deixe de visitá-los e de continuar na luta por melhoras para todos. desejaram-lhe muito sucesso e, também se emocionaram muito.

[leia] Candidatos eleitos poderão ter que frequentar curso de formação

De acordo com o blog do Robson Pires diz que Tramita na Câmara projeto que torna obrigatória a frequência em cursos de formação de candidatos eleitos aos cargos de senador, deputado federal e distrital, vereador e prefeito. Pela proposta (Projeto de Lei 3317/12), do deputado Edson Pimenta (PSD-BA), os currículos dos cursos deverão conter as disciplinas Administração Pública, Ciência Política, Regimento Interno, e Direitos Constitucional, Eleitoral e Partidário.

“Trata-se de providência que visa a dotar a pessoa que exerce o mandato popular de formação necessária para o exercício da política e da gestão pública”, afirma o autor.

Nota do blog: Boa parte dos políticos de Apodi com certeza precisaria deste curso de formação.

[leia] ABIME-RN sorteará dois fins de semana em Martins-RN e Tibau do Sul-RN para participantes do Seminário Potiguar de Mídias Sociais

Anunciado ontem pela a Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME-RN), o sorteio de dois fins de semana no Hotel Serrana na cidade de Martins e na Pousada Toca da Coruja na cidade de Tibau do Sul-RN.

O sorteio acontecerá no segundo dia do Seminário Potiguar de Mídias Sociais, acontecendo nos dias 15,16 e 17 de Maio de 2012 no Garbos Recepções e Eventos na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.

Os ganhadores (as) poderão levar acompanhantes e terão direito a café da manhã, almoço e jantar de sexta-feira a domingo.

Já na abertura do Seminário Potiguar de Mídias Sociais estará acontecendo o sorteio de dois tablets da marca Samsung Galaxy P7500 c/ Android 3.1 Tela 10 Wi-Fi 3G e 16GB, valendo lembrar que as inscrições para o Seminário Potiguar de Mídias Sociais são limitadas e o valor da inscrição de R$ 100,00(Cem Reais) está sendo parcelado em dois pagamentos.

As cidades turísticas de Martins e Tibau do Sul estão localizadas no estado do Rio Grande do Norte, sendo que a primeira na região Serrana e a segunda-feira na região litorânea e tem a praia de Pipa, considerada um dos cinco destinos mais visitados do Rio Grande do Norte e uma das praias mais belas do Nordeste Brasileiro.

Para concorrer aos dois fins de semana em Martins-RN e Tibau do Sul as inscrições são feitas no site da ABIME-RN no endereço eletrônico http://www.abimern.com.br/

[veja] Projeto do Riso apresentou pra você Hiran Delmar. Confira as fotos nas lentes de Leylla Carla


[leia] Difícil de combater

A corrupção é um mal que está inserido dentro do sistema capitalista e que dificilmente será banido, haja vista as pessoas valorizarem mais o dinheiro colocando-o em primeiro lugar, não importando quais as atitudes que devam tomar sem se preocuparem com as consequências, pelo menos é assim que pensa a maioria.

Por isso que há enorme entrave para se combater a corrupção com mais eficácia, principalmente nos órgãos públicos nos quais boa parte dos servidores só pensa em se dar bem de qualquer jeito, deixando os seus deveres para tirar proveito do cargo, muitas vezes em função de receberem baixos salários e outras por falta de escrúpulos mesmo.

O certo é que a sociedade brasileira valoriza e admira aquelas pessoas que possuem dinheiro mesmo sendo elas "fora da lei". Aqui os que tentam "andar na linha" são chamados de "bestas", ou seja, a nossa sociedade não valoriza quem é direito e vive de forma simples por respeitar as leis e cumprir os seus deveres. 

EM TEMPO

Gosto de lembrar a frase célebre do velho comunista Francisco Jácome, que morreu aos 100 anos desencantado com a política: “Tudo é mentira”.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

[veja] Procissão e Missa Domingo de Ramos em Apodi. Eita! Lotado hein...

[leia] Grupo de Vandinho não participará da chapa da prefeita Goreti


Foi feita uma reunião ontem à noite entre Erione, Elson e Vandinho (destaque na foto), e ficou decidido que o ex-prefeito Vandinho e o grupo dele não participará da chapa de Goreti...

[leia] Genildo Cardoso começou a divulgar seu CD na região Oeste

O comunicador e cantor, Genildo Cardoso começou a divulgar seu primeiro cd na região Oeste.

Genildo visitou a Rádio Vida de Martins, na qual participou do programa Brega Total com Chico Filho da Rádio Vida de Martins, a entrevista aconteceu ontem (domingo) primeiro de abril.

Depois seguiu para Portalegre, Itaú e Severiano Melo onde foi entrevistado na rádio FM Bom Lugar. Na próxima semana, Genildo Cardoso visitará os municípios de Mossoró, Caraúbas, Umarizal, Pau dos Ferros e Rodolfo Fernandes. 
Genildo Cardoso e o locutor Chico Filho da Rádio Vida de Martins
Genildo Cardoso e o locutor Chico Filho da Rádio Vida de Martins

[leia] Zona Rural recebe política de assistência e desenvolvimento social



A política de capacitação iniciada na gestão do secretário Laete Oliveira, já beneficiou mais de mil famílias carentes com capacitação profissional, através da profissionalização muitos benefícios são gerados para o cidadão capacitado, para sua família e para toda sociedade, pois gera oferta de trabalho, emprego, mão de obra qualificada no mercado de trabalho e o combate a muitas mazelas sociais como: o envolvimento com drogas, furtos, prostituição e outros.

A prefeita Goreti Silveira vem dando forte apoio para a concretização dessa política de capacitação, juntamente com o secretário Laete Oliveira, pois compreendem que investir no cidadão é o melhor investimento que um gestor pode fazer com o dinheiro público.

Nesta quinta-feira 29/03/12, o secretário esteve com a prefeita encerrando mais um desses cursos, foi na Lagoa Rasa, o curso referido é o BENEFICIAMENTO DO DERIVADO DA MACAXEIRA, foram várias receitas de comidas que podem serem preparadas a partir da macaxeira.

Os moradores das localidades, Lagoa Rasa, Santa Rosa e Água Fria, atendidos com o curso ficaram muito felizes e gratos pela iniciativa, pois a macaxeira é um produto muito cultivado na região e serão muitos benefícios que os mesmos terão, tanto no consumo familiar como na comercialização.

O curso foi uma parceria entre: Prefeitura, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Senar e Sindicato Rural. Este não foi o primeiro curso realizado na zona rural, já houveram muitos outros, pois faz parte da política social desenvolvida pelo secretário a ampliação dos serviços públicos para zona rural e, esse objetivo está sendo alcançado pois muitos benefícios já foram levados através da implantação de programas sociais na zona rural do nosso município.

[leia] Saúde ameaça greve no RN

Os servidores estaduais da saúde entram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, dia 2 abril. Eles se concentram em frente ao Walfredo Gurgel em um Ato Público de 9h às 10h, onde devem sair em passeata com parada de 10 minutos na Unicat, com mais uma parada de 10 minutos no João Machado, e mais 10min no Hemonorte, com encerramento às 11h30. À tarde deverá haver reuniões por local de trabalho, organização da greve e escolha do comando de greve. A paralisação foi decidida em assembleia dos servidores do dia 16 de março. Na audiência ocorrida no dia 19 de março não houve avanços nas negociações e ultima, marcada para o dia 28 de março, foi desmarcada pelo governo.

A pauta pede o pagamento de plantões trabalhados entre agosto de 2010 e março de 2011 que até hoje não foram pagos, reajuste de 14,92% (referente a inflação dos últimos dois anos), implantação de uma tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações, contratação de pessoal e melhores condições de trabalho para diminuir a sobrecarga dos servidores. A pauta também pede a finalização das reformas nos hospitais Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró. Entre outros pontos.

Fonte: Pádua Campos

[leia] Sem repercussão. Infelizmente!

A cidade de Apodi completou 177 anos de emancipação política no último dia 23 de março, mas parece que pouca gente conhece a data das comemorações da prefeitura que mesmo realizando eventos não conseguiu atrair um bom público, uma falha no marketing que não vem trabalhando de forma abrangente, deixando a desejar, principalmente nas datas comemorativas.

É preciso melhorar nesse aspecto, afinal Apodi já se tornou um grande município e merece ter um destaque maior da sua imagem na região, caso contrário continuará sendo vista como uma cidade sem expressão.


domingo, 1 de abril de 2012

[leia] DEM de Apodi divulgará em breve as diretrizes do partido para as eleições 2012



“Após as reuniões com o Democratas em Apodi, divulgaremos as diretrizes do nosso encontro de hoje com o Senador Agripino”. Comentou o presidente dos Democratas de Apodi, Batista Araújo ao blog.

[leia] Um Monumento para Apodi

"Morte do Padre Philipe Bourel", de autor desconhecido da Escola Portuguesa do Seculo XVIII, 
é a primeira tela da mencionada Escola que registra uma paisagem do Brasil

Um povo que não olha para o seu passado não entenderá o hoje, pois rompeu com a sua história e se perderá no caminho do futuro por suprimir elos que deveriam liga-los, como um quebra-cabeça que lhe falta as peças para a sua armação. Uma cidade histórica que não tem monumento, marcos, bustos, estátuas, obeliscos, arcos, etc é uma borracha no seu passado. 

É voltando ás páginas amarelecidas, recapitulando, encaixando os acontecimentos mais longínquos dos primórdios imemoriais que só através dos alfarrábios conseguimos nos deparar com vultos e passagens louváveis do povoamento das terras de Apodi, que com certeza insofismável extrapola a nossa circunscrição municipal e, nos projeta no cenário estadual, até mesmo no nacional. Quem leu o livro do jornalista Laurentino Gomes (1822), um dos mais vendidos do Brasil em 2011, vê que o autor se detém reportando a Chapada do Apodi sobre a lenda mítica da Labatut. Essa é outra história que dará mais um monumento, vamos explorá-la futuramente. 

Um monumento para Apodi será um marco indelével como registro de quão importante é o seu passado, para isso se faz necessário resgatá-lo e historiar, não só aos seus filhos, mas para o campo fértil do turismo. Sim, ergam o monumento, por que já fazemos parte do conjunto das muitas cidades deste país com passado enriquecido ao longo das datas, porém rompido com o antes e o depois, por não termos sequer um monumento erguido em suas vias e logradouros. Para não olvidar e ser injusto há um acanhado busto do ex-chefe político, Francisco Pinto, chantado na pequeníssima praça de mesmo nome. 

O que ora aqui faço, nada mais é o eco do nosso historiador Walter de Brito Guerra, que nos denunciava a falta de monumentos e a não preservação desses, como o do Bicentenário da Paróquia, demolido antes de concluído como fora projetado. É revendo a história de Apodi que encontramos nos compêndios de Olavo de Medeiros Filho (Notas para a História do RN, 2001 e Ribeiras do Açu e Mossoró, 2003), o registro e ressurreição do episódio da morte do padre Felipe Bourel, a quem os apodienses devem justas homenagens. Tal fato se sobressai, ao da primeira tela pintada no Rio Grande do Norte, em 1709, em terras de Apodi, que retrata a morte do fundador da Missão de São João Batista da Ribeira de Apodi, por consequência de embate aguerrido entre índios Paiacus e Janduís. 

Por um monumento clamamos a ser erguido às margens da lagoa de Apodi, no trecho conhecido por Calçadão, doravante: complexo Turístico Lacustre – Padre Felipe Bourel e contendo a fixação, em grandes dimensões, da réplica do quadro original que se encontra no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e cópia no Instituto Histórico e Geográfico do RN. Estendemos os parabéns pelos os que estão engajados nessa luta, à Câmara Municipal de Apodi, principalmente ao edil Evangelista, por acatar esse ideal brilhante partido de cidadãos apodienses comuns. A idealização veio da iniciativa do senhor Railton Dantas que me pediu uma sugestão de nome de ente da nossa história para nomear aquele calçadão construído com verbas do governo federal. Nada mais correto, lógico e pertinente o nome do missionário Felipe Bourel por aldeiar os índios naquele espaço e, consequentemente, pela história que se desdobra. Agrupa ainda, com este ideal participando de reunião, os professores César Silva e Ozamir Souza, o advogado Pedro Martins, o técnico em eletrônica, Francisco Noronha e o pároco Maciel. Ainda, Adonias Sousa, Antônio Lopes, Roberto Hellinsk, Raimundo Marinho Pinto e tantos outros e entidades jurídicas que apoiam e incentivam a proposta. Os que omitimos seus nomes foi por falta de espaço neste escrito. 

Um monumento para Apodi dependerá, também, do poder executivo municipal sancionar o projeto aprovado pelo legislativo, emplacando-o e se fazer erguer o marco colosso imbatível as intempéries, de magnificência beleza arquitetônica, já que a história requer e está à altura, para que seja contemplado pelos olhos dos visitantes, unindo com a visão agradável da lagoa à arquitetura do monumento e, sem ficar para trás, a riqueza da nossa história. 

Então, parece-nos que nesta contextura a própria história do Apodi conspira a favor, coincidentemente, hoje, temos uma historiadora de formação acadêmica – prefeita – par unir o útil ao agradável. 

Registre-se! Ergam-no, perpetue à posteridade! 

Natal, 22 de março de 2012. 

Nuremberg Ferreira de Sousa 
Licenciado em Geografia


(Artigo originalmente publicado n'O Jornal de Hoje, no dia 31.03.12)

[leia] Grupo de Vandinho não subirá no palanque da atual prefeita em 2012

O grupo do ex-prefeito de Apodi, Evandro Marinho de Paiva, mas conhecido por Vandinho decidiu em reunião realizada ontem (31), que não mais subirá no palanque da atual prefeita, Goreti Pinto (PMDB).

“Nos reunimos ontem com o grupo de Vandinho, e decidimos por não mais apoiá-la nestas eleições, vamos caminhar em lado opostos neste pleito vindouro”, afirmou Fanfanta Duarte ao blog.

[leia] José Agripino recebeu lideranças do DEM de Apodi

O presidente dos Democratas apodiense, o empresário Batista Araújo postou em seu twitter que estaria a caminho de uma reunião com o líder do partido no estado, Senador José Agripino onde o partido deve definir quais rumos seguirá nas eleições 2012.

Uma reunião interna local aconteceu há cerca de uma semana onde vários nomes do partido se colocaram a disposição para um embate majoritário, inclusive o do próprio presidente local, Batista.

"A reunião acontece na capital do estado logo cedo", e segundo o próprio Batista "essa reunião será decisiva para tomada de decisão do partido e sua participação nas eleições de outubro próximo".

Fonte: Josenias Freitas

[public] Dia 1º de Abril tem Noite do Riso com Autarquias do Humor