sábado, 21 de abril de 2012

[leia] A imprensa livre deve prestar contas ao leitor

"Uma imprensa que não se antecipa a compartilhar com a sociedade os seus critérios editoriais, os seus métodos e as suas condutas operacionais tem menos chances de ser defendida ativamente pelo seu próprio leitor. É ele, o público leitor, que tem direito à imprensa livre - é, portanto, a ele que a imprensa livre deve prestar contas. O cidadão tem mais apreço pelo jornalismo quando é convidado a compreendê-lo, a fiscalizá-lo e a sustentá-lo. No mais, uma imprensa que não pratica a transparência tem menos autoridade para cobrá-la do Estado." 

(Eugênio Bucci, jornalista, professor da ECA-USP e da ESPM)

[leia] Professores fantasmas vão perder salários

Mais de um terço dos professores da rede estadual que foram convocados pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) para justificar o motivo de estarem recebendo salário sem trabalhar ignoraram o chamado. Dos 1.755 profissionais identificados no censo realizado pela SEEC em conjunto com a Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), exatamente 670 não se apresentaram dentro do prazo de duas semanas, que expirou no dia 13 deste mês, para esclarecer sua situação.

Hoje, no Diário Oficial do Estado, foi publicada uma relação com os nomes de todos os faltosos. Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da SEEC, Ivonete Bezerra, esses servidores permanecerão com o pagamento mensal suspenso até entrarem com um processo administrativo junto à Searh para prestar esclarecimentos sobre sua situação. Eles terão um prazo de dez dias, contando a partir de hoje, para preencher um documento que será analisado pela secretaria.

Já os que se apresentaram e mostraram documentos regulares para comprovar que estavam afastados por motivos justificáveis, como terem sido cedidos a outros órgãos públicos ou estarem de licença médica, terão sua situação regularizada e voltarão a receber os salários normalmente. O pagamento referente ao mês de março, que havia sido suspenso para todos os 1.755, será restituído na folha suplementar do mês de abril. Dentre os 1.085 se apresentaram, foram constatados 20 em situação irregular. A maioria dos casos envolvia professores que se mudaram do estado sem dar qualquer aviso à SEEC. Um deles, inclusive, estava morando na Europa.

Fonte: Novo Jornal

****** *****

[leia] População está de olho nos Pinóquios da política apodiense

Se a famosa história de Pinóquio se torna-se realidade, tinha alguns políticos no Apodi que não conseguiriam nem dobrar mais a esquina com o tamanho do nariz. Tudo, para conseguir passar por cimas de outros e alcançarem a tão sonhada cabeça da chapa na disputa do pleito deste ano.

Mas…

O que estes políticos não sabem é que tudo depende do "eleitor" e depois do “criador”.

Ora…

Se Gepeto fez  e desfez o boneco de pau, por que o padrinho político não poderá desfazer? Ou mais além, quem sabe o eleitor poderá descobrir “a banda podre”?

Cuidado políticos “caras de pau”, a coisa pode não ser tão fácil assim!

Com informações do irreverente Robson Pires.

[leia] Tiradentes: o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional

Joaquim José da Silva Xavier, este é o nome do único heroi brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional.Nasceu no ano de 1746, na Fazenda do Pombal, distrito de São João del Rey, em Minas Gerais. Porém, não há registro da data de seu nascimento, apenas do seu batismo, em novembro daquele mesmo ano.

Ao contrário do que seu apelido insinua, Tiradentes não suportava arrancar dentes. Ele era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Porém, quando arrancar era irremediável, ele colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi, que ele mesmo fabricava.

Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.

Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Ele nunca usou barba e cabelos longos como é pintado e caracterizado em alguns livros. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792.

Ironicamente, 30 anos depois de ter projetado essas melhorias, Dom João VI mandou fazer a canalização do rio, seguindo os planos de Tiradentes. Em 1889, exatamente 100 anos depois, o engenheiro André Paulo de Frontin canalizou as águas da Serra do Tinguá, dentro dos mesmos moldes arquitetados pelo inconfidente.

Tiradentes não foi considerado um herói tão logo morreu e só passou a ser cultuado 98 anos após a sua morte. Como defendia idéias iluministas republicanas e antimonarquistas, durante o período imperial brasileiro, seu nome quase não era citado.

Em 1870, o movimento republicano o elegeu como mártir cívico-religioso e antimonarquista. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890. A primeira pintura oficial também data deste ano, de autoria de Décio Villares, que apresenta Tiradentes como Cristo, com barbas e cabelos longos.

Eu vi no site História Digital

[leia] Agentes penitenciários fazem paralisação de advertência

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram realizar uma paralisação de advertência por dois dias, em virtude do não cumprimento da pauta de reivindicações da categoria por parte do Governo do Estado. Com isso, neste fim de semana, o efetivo irá desenvolver a operação padrão, cortando, por exemplo, a revista na alimentação dos presos.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, Vilma Batista, a categoria teve uma reunião com o secretário interino de Justiça e Cidadania, Aldair da Rocha, no entanto, nada de concreto foi resolvido. “Ele ficou de tentar marcar um encontro nosso com a Casa Civil, mas isso não foi feito. Então, decidimos em assembleia de emergência deflagrar essa paralisação de advertência”, afirma.

A assembleia dos agentes penitenciários foi realizada na tarde desta sexta-feira (20). A expectativa da categoria é que alguma resposta para os pleitos fosse dada até hoje, como isso não foi feito, eles decidiram fazer a mobilização. Vilma Batista explicou que foram apresentadas 11 pautas, que passam pela melhoria no sistema carcerário como também pelo reajuste salarial.

“Fomos a única categoria de servidores do Governo que não foi atendida em nada. Apresentamos nosso reajuste salarial e encaminhamos para eles e, até agora, nenhum resposta foi dada. Ou seja, estão ignorando os agentes penitenciários”, completou a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN.

Vilma Batista ressalta que a categoria não queria chegar ao ponto de fazer uma paralisação, entretanto, precisa pressionar o Governo, tendo em vista que nem mesmo um novo secretário de Justiça foi nomeado, após a saída do advogado Fábio Hollanda. Após a mobilização feita neste sábado e domingo, os agentes voltam a se reunir em assembleia na próxima quarta-feira (25).

[veja] Missa da Juventude hoje na Igreja Matriz. Oferte 1kg de alimento


sexta-feira, 20 de abril de 2012

[leia] Seca mata gado e afeta lavouras no Rio Grande do Norte

A falta de água este ano já afeta o homem do campo no Rio Grande do Norte que não tem o recurso natural para o seu consumo e nem tão pouco para os animais.

Com a falta de pasto os animais acabam morrendo de sede e de fome, já que muitos dos produtores não tem como pagar a alimentação suplementar vendida nos armazéns. Já é possível perceber nos acostamentos das pistas do território potiguar várias cabeças de gado mortas.

Já os produtores que suportam a estiagem, tem uma queda na produção de leite que precisam também do pasto para complementar a alimentação dada dos armazéns.

Em alguns municípios já foram inclusive decretado estado de emergência onde a Governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini já discutiu o assunto em Brasília e busca convênios para sanar o problema.

Alguns gestores municipais já estão mandando carros pipas para as comunidades rurais mais distantes  que não tem poços artesianos na comunidade.

A situação é preocupante!

[leia] Na busca de parcerias: Univap e Fundevap prosseguem apresentando projetos





Em reunião que aconteceu ontem (16/04), às 19h30, no auditório da CDL de Apodi, dirigentes da UNIVAP e FUNDEVAP, estiveram reunidos com vários segmentos da sociedade apodiense, para apresentar projetos de revitalização do futebol apodiense.

Todas as instituições de Apodi (públicas, privadas e filantrópicas), desportistas, atletas e ex-atletas foram convidados oficialmente para o evento, uma vez que, segundo o diretor presidente da UNIVAP, Professor Francisco Gama, “toda a sociedade apodiense precisa tomar conhecimento acerca dos projetos”.

Trata-se de dois projetos distintos, porém interligados.

O primeiro diz respeito à principal praça esportiva da cidade, o Estádio Antônio Lopes Filho, cuja estrutura de alvenaria se encontra má conservada. Paredes externas que ameaçam desabar pelo lado da Rua Luis Jacinto; vestiários que necessitam de reformas; cabines de rádio e banheiros para o torcedor que precisam ser construídos; e estacas do alambrado que necessitam de consertos.

O segundo projeto faz referência à retomada de participação do futebol da região em competições do calendário norte rio-grandense, e têm como ponto de partida e imediato, o Campeonato Estadual de Futebol 2012, na categoria sub 18. Esta competição acontecerá durante os meses de maio a setembro do corrente, com a participação de nove equipes, inclusive a UNIÃO VALE DO APODI – UNIVAP, que estreia em 16/05/12, em Goianinha/RN.

Em suas explanações, o professor Francisco Gama expôs as dificuldades da viabilização dos dois PROJETOS, uma vez que a UNIVAP não dispõe de receitas. No entanto, frisou que com o envolvimento de todos na busca de objetivos comuns, os obstáculos certamente serão ultrapassados. A conversa de procedeu de maneira bastante democrática, com os participantes fazendo suas intervenções, apresentando sugestões, parabenizando pela iniciativa e, ao final, se disponibilizando para contribuir no que for possível.

Por último, todos os participantes foram convidados a se tornarem sócios da UNIVAP. Para isso, a entidade agendará uma data para a oficialização do evento.

[humor] Recados insanos passa a sua arte. Você remove? Sim ou não?


[leia] Perguntar não ofende!

Alguém, equilibrada e inteligentemente, poderia prever para onde os Democratas apodiense do nosso parceiro Batista Araújo se encaminhará nessa eleição?

[humor] Vexame da Urubuzada na Libertadores 2012

[espaço do leitor] Reclamação no Bairro São José

O agricultor Antônio cobra da Prefeitura de Apodi a limpeza das Ruas do Bairro São José (Conjunto IPE). Há quinze dias não é limpa. Segundo a denúncia, quando a Prefeitura demora em fazer parte, o lixo se acumula no local.

Está correto reclamar da Prefeitura e pedir que a limpeza das ruas seja feita periodicamente. Mas a população também devia ser cobrada. Ora, se a limpeza faltar uma semana o lixo se acumula, é sinal que a população está colocando o lixo onde não deveria.

[leia] UERN recebe selo da OAB

Como chanceler da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a governadora Rosalba Ciarlini fez questão de acompanhar o reitor Milton Marques de Medeiros na solenidade de entrega do selo “OAB Recomenda”, no plenário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.

O curso de Direito da UERN entrou num seleto grupo de 80 dos 1.240 cursos em funcionamento nas universidades brasileiras. “É motivo de orgulho a nossa universidade estadual ter um curso de excelência. O exercício do saber jurídico forma uma boa justiça”, conceituou a governadora. O mesmo pensamento tem o reitor Milton Marques. “O RN viveu um momento especial. São três universidades do nosso Estado com cursos de Direito recomendados pela OAB”, declarou a governadora.

[humor] A gata da semana tarados de plantão. Tem coragem de encarar marmanjos? Rsrs...



Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Show de bola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[veja] Atelier da artesã Lúcia Tavares – história dos Índios - Tapuias Paiacus em Apodi‏

[leia] Fábio Faria e Romário definem jogo em benefício do PROERD/RN

Mais de 20 deputados federais já confirmaram presença no Jogo Beneficente que será realizado quinta-feira (26), no estádio Nazarenão, em Goianinha. Toda a renda será revertida para um projeto do Programa de Educação Contra as Drogas (PROERD), executado pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O time dos deputados terá a presença de Romário, Acelino Popó, Fábio Faria e mais 22 parlamentares.

"Entraremos em campo para apoiar uma causa social, uma causa que eu defendo e também todos os meus colegas integrantes da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, que presido. Por isso, as duas equipes entrarão em campo com a mensagem 'Diga Não ao Crack' nas camisas", afirma Fábio Faria.

A equipe adversária será comandada pelo ex-jogador Moura Dourado e será formada prioritariamente por pessoas da região Agreste. "Estamos montando um time sem profissionais, de acordo com o nível físico e técnico do time dos deputados", explica Moura, ao lembrar que em campo, defendendo a Câmara dos Deputados, estarão pessoas que veem o futebol como um instrumento de socialização, não uma carreira profissional.

APOIO - O Jogo de futebol beneficente conquistou apoios importantes para sua realização, como a Prefeitura Municipal de Goianinha, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), a Sport Master patrocinando o uniforme dos deputados, a DodySport, que está cedendo bolas e camisas alusivas ao jogo para convidados.

****** *****

[leia] Rogério: Em 10 anos, governo federal investiu apenas 1,1% em educação

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) revelou que o governo federal só investiu, em média, 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação entre 2000 e 2010, sendo o poder público que menos contribuiu para o setor neste período. Os governos municipais e estaduais aplicaram, respectivamente, 1,9% e 2,19% do PIB por ano, nesta mesma época.

Os números foram revelados pelo parlamentar durante discurso realizado na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17), após levantamento realizado pela assessoria técnica da executiva nacional do PSDB. Segundo o estudo, o investimento em educação dos três níveis de governo, entre 2000 e 2012, manteve-se, na média, em 5,2% do PIB brasileiro.

“A sociedade precisa exigir um esforço maior do governo federal no investimento relativo ao PIB em educação. É vital alcançarmos 10% de investimento do PIB em educação, isto com uma participação mais efetiva do maior arrecadador de recursos públicos que é o governo federal”, disse Rogério Marinho, que é coordenador do PSDB na Comissão de Educação da Câmara.

Ainda de acordo com parlamentar, a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) é a chance do governo federal “sair do consenso retórico para a prática e fazer valer seu discurso, a sua propaganda de prioridade para a educação”.

Para Rogério, não basta apenas aumentar a destinação de recursos, mas é preciso encontrar uma forma que “aumente a participação do governo federal no investimento geral. Precisamos checar se o governo federal reserva alguma prioridade para a educação, como o faz em seus discursos e propagandas”.

Por fim, o deputado acrescentou que além da luta por um investimento maior e mais equilibrado, o país precisa se esforçar para aplicar com melhor qualidade o dinheiro público. “Ou seja, temos tudo por fazer: aumentar o investimento, melhorar os processos e aplicar programas e projetos em busca da correção de rumos, sair do atoleiro vergonhoso da falta de qualidade em que se meteu a educação nacional”.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

[leia] Alunos da Escola Alcivan Pinto visitou o Estande com a história dos Índios Tapuias/Paiacus

Professor Marcos Magalhães, Salete Marinho e Lúcia Tavares


Professora Suzana e suas alunas

Vitória e Heitor


Os alunos da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, do turno vespertino visitaram nesta tarde (19/04) Dia do Índio um estande que foi montado na Praça Getúlio Vargas pela pesquisadora “Lúcia Tavares”.

Na visita, os estudantes conheceram, que os Índios viviam de caça, pesca e lutaram para defenderem as suas terras.

Os Índios também tinham costumes de dormirem de rede, comiam tapioca, beiju, peixe assado, frutas de carnaúba e gostavam da flor de água-pé.

Também foi mostrado aos alunos, que os Índios tinham objetos como: chocalho, que fazia barulho de água corrente, cabaça, pedra para cortar, cestos, arupembas e outros.

Segundo Lúcia Tavares, muitos objetos e informações, ela colheu na cidade de Aquirás-CE e que o povo de nossa terra deve saber dessas informações, porque é a história dos que deram origem a Apodi.

Em sua amostra, Lúcia apresentou fotos e vídeos da viagem que fez em Aquirás, onde a mesma visitou a aldeia dos Índios Jenipapos Canidés, tribo indígena de mesmo grupo racial dos Índios Tapuias Paiacus, que deram origem a Apodi.

Marcos Magalhães "Pedagogo" também estava com Lúcia e soube relatar a verdadeira história do Índio. 

Fonte e fotos: nosso amigo/irmão Erivan Morais.

[leia] Encontro Regional Cooperativista em Apodi‏


O Sistema OCB/SESCOOP/RN tem a honra de convidar vocês para participar do ENCONTRO REGIONAL COOPERATIVISTA, que ocorrerá no dia 27 de Abril do corrente ano, no Auditório da Pousada APODI em Apodi/RN.

Segue anexo o folder do Encontro Regional para sua apreciação.

As inscrições serão GRATUITAS realizadas até o dia 25/04/2012, através do site www.sescooprn.org.br, e-mail: gerplan@sescooprn.org.br e fone/fax: (84) 3605-2531/2532.

Desde já, contamos com a sua importante participação neste evento e agradecemos pela atenção.

Sônia Maria de Sousa Rocha
Superintendente

Fanfanta Duarte
Celular  84 9972 3914   Escritório 84 3333 2107 

[leia] Apodi é exemplo de combate a dengue no interior

Damião, coordenador de endemias do município
O município de Apodi tem conseguido excelentes resultados na constante batalha contra o mosquito da dengue. A Prefeitura de Apodi via Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado o combate ao mosquito transmissor da doença, como consequência a municipalidade vive momentos tranquilos em relação à doença não correndo nenhum risco de infestação.

De acordo com a assessoriada PMA. O trabalho conjunto administrado pela prefeita Goreti Pinto e pelo Secretário de Saúde Genilson Gurgel e acompanhado de perto pelo coordenador de endemias do município ‘Damião’ tem surtido excelentes efeitos. Enquanto restante do estado tem figurando na mídia com a grande quantidade de registros da doença, Apodi vive momentos de conforto com relação ao assunto.

Tudo isso graças a um trabalho coordenado, contanto com os agentes de saúde como fortes aliados na luta contra o mosquito. Portanto em Apodi a dengue se combate todos os dias.

[leia] Capitão da PM de Natal visita delegacias da região Oeste

No início da tarde de hoje a DP de Severiano Melo recebeu a visita/inspeção de 2 juízes, juntamente com um Capitão da Polícia Militar de Natal.

Delegacias de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú, passaram por inspeção de Juízes e ficaram abismado com o que viram.

[leia] Atelier da Lúcia Cará hoje em frente à praça matriz








Apodi tem tantos valores que até o seu povo desconhece. É o caso da artesã Lúcia Maria Tavares, mais conhecida por Lúcia Cará. Decoração e criação de peças artesanais como camisetas, bolsas, entre outros produtos...

“O Atelier ou UTI das Roupas de Lúcia Maria Tavares traz em seu conceito a arte dos tempos antigos, onde cada peça tem seu valor único, aliada a praticidade dos dias atuais unindo detalhes antigos a formas modernas e arrojadas”.

O professor Flaviano Monteiro convidou e entrevistou na noite de hoje no programa Observador Político, Lúcia Maria Tavares. Ela trabalha com costuras, camisetas, bolsas, consertos, tudo é artesanal. Todas com caricaturas dos índios Tapuias Paiacus – que foram os primeiros habitantes de Apodi às margens da lagoa. De acordo com Lúcia ela pretende transformar numa marca apodiense.

Professor Flaviano Monteiro indagou o que a levou a trabalhar com caricaturas dos índios. Qual sua relação com os índios?

“Os índios são bacanas, humildes, simples, tenho um fascínio pelos índios e se é de homenagear algo que está longe de nossa realidade, por que não homenagear os índios em meu trabalho”? Afirmou.

A artesã apodiense que já morou em São Paulo, disse na entrevista que realizou uma viagem até Mato Grosso e lá conheceu uma tribo indígena. E por lá falou muito bem de suas origens, destacando a vida dos índios Tapuias Paiacus que habitaram nossa queria Apodi. Mas, antes de deixar Apodi, Lúcia destacou as inúmeras vezes que tomou banho na Lagoa do Apodi. “Como vocês deixaram aterrar nossa lagoa daquele jeito” reclamou Lúcia Tavares durante a entrevista.

Lúcia Tavares estará expondo seu trabalho em barracas de Camping amanhã (19), dia do Índio no centro da cidade. Prestigiem o belíssimo trabalho desta artista apodiense.

Atelier ou UTI das Roupas: Rua Marques de Herval, 52 (por trás da Igreja Batista) – Centro Apodi-RN. Contato: (84) 9231-0032.

Matéria publicada neste blog em: 18/04/2011

[leia] Reação de Agripino

O líder e presidente do DEM, senador José Agripino (RN), disse que a sociedade não vai aceitar que a CPI investigue os adversários do governo e proteja os seus:

— A base governista não terá condições políticas de ocultar investigações perante a sociedade.

****** *****

[leia] Convite Missa de 30º dia (Dona Marinete)

Os familiares de dona Marinete Pinheiro de França convidando toda população para missa de 30º dia de saudades que mandarão celebrar no domingo, dia 22 de abril, na Fazenda Carrasco, às 10 horas.

[quadro] Túnel do Tempo (parte 76). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?



Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Quem este garotinho que aparece no retrato?

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com   

Resposta: é o amigo, blogueiro e PM Jakson França.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

[leia] Presidente de Honra do PCdoB ‘garante’ Flaviano Monteiro como candidato


No último sábado (14), aconteceu a Conferência da Mulher que teve como tema 'Emancipação Política e Humana da Mulher', com enfoque para os 80 anos do voto feminino no Brasil.

Ao final do evento, o presidente de honra do PCdoB local Gilvan Alves, destacou a história de luta do partido e agradeceu a presença de todos(as) presentes.

O ponto alto da conferência foi quando Gilvan Alves garantiu que temos pré-candidatura nestas eleições, e o nome é do Prof. Flaviano Monteiro, arrancando aplausos de todos os presentes. Vamos a luta camaradas!

[leia] Encontro do PSDC é adiado

Caro Jânio,

Venho através desta informar ao mesmo, como a toda população Apodiense que o encontro do PSDC que seria realizado no próximo dia 21 teve que ser cancelado em virtude de problemas de saúde (cordas vocais) enfrentado pelo nosso presidente estadual, o Dr. Joanilson de Paula Rêgo.

Provavelmente o encontro será realizado no mês de Maio, quando definirmos a data lhe informarei.

Abraço! 

FLAUBER PEIXOTO SOARES LINS
OAB/RN 7063

[leia] Nervosismo entre DEM e PMDB?

Há indicações dando conta que o clima entre o PMDB e o Democratas em nível estadual é de nervosismo.

As grandes lideranças não estão se entendendo entre os processos sucessórios na maioria dos municípios pólos.

Vem sendo difícil manter essa aliança até 2014. É aguardar. 

[humor] O facebook e os políticos….Rsrs...


[leia] Sesap divulga novos números da dengue no RN

A secretaria de Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), divulgou, nesta terça-feira (17) os dados mais recentes sobre o panorama da doença no Rio Grande do Norte. Até a Semana Epidemiológica 13, o Rio Grande do Norte contabilizou 6.864 casos notificados de dengue, dos quais 1.164 foram confirmados.

Atualmente 84 municípios do RN apresentam baixa incidência da doença, enquanto 23 encontram-se com média, 19 registram alta e 41 estão com incidência silenciosa. De acordo com a Coordenadora do PECD, Kristiane Fialho, para combater a propagação da dengue no Estado, o programa tem realizado reuniões técnicas nas Regionais de Saúde, discutindo a importância das ações de vigilância epidemiológica e de prevenção. Nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), a equipe técnica da Sesap esteve na III Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), sediada em João Câmara, e, nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), visitará a V Ursap, em Santa Cruz.

****** *****

[leia] Governadora convoca prefeitos dos municípios em estado de emergência

A governadora Rosalba Ciarlini vai se reunir na próxima segunda-feira, às 14h, com os prefeitos dos 139 municípios que estão em estado de emergência por causa da seca. No encontro que será realizado no Hotel Praiamar, o governo colocará toda estrutura da Emater para ajudar os municípios que sofrem com a estiagem.

Rosalba anunciará as novas medidas emergenciais que serão adotadas pelo governo do Estado e o resultado da audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com a presença da bancada federal e dos secretários Gilberto Jales (Recursos Hídricos) e Betinho.

O governo do Estado vai dar assessoramento aos prefeitos para a criação das Comissões de Defesa Civil. “Dos 167 municípios apenas 26 tem essa comissão que representa requisito básico para o credenciamento dos municípios para captação de recursos e outras ações de enfrentamento da seca junto ao governo federal”, esclarece a governadora.

[leia] Câmara discutirá PEC sobre cumprimento de metas de campanha

Será instalada hoje (18) a comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/11, do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP). A proposta obriga prefeitos, governadores e o presidente da República a cumprir um plano de metas de gestão com base nas propostas da campanha eleitoral registradas na Justiça Eleitoral.

De acordo com a proposta, denominada PEC da Responsabilidade Eleitoral, os titulares do Executivo terão o prazo de 120 dias, após a posse, para encaminhar à câmara municipal, à assembleia legislativa ou ao Congresso Nacional, conforme o caso, o plano de metas plurianual de sua gestão. Caso algum deles não cumpra os objetivos previstos no documento, ficará inelegível.

Fonte: Blog do Robson Pires

[veja] Eu leio o ApoDiário: José Maria - Parabéns pra você!


Parabéns pra você!
“Olha eu aqui!”

Eu leio o Blog ApoDiário: José Maria da Silva  
        
Que a “Luz Divina” ilumine sempre a sua caminhada e que nela permaneça a humildade e sabedoria...

Muita saúde, paz e sucesso. Parabéns e feliz aniversário!!!

Janio Duarte e Família!!!

Quer participar do quadro. Eu leio o ApoDiário: envie sua foto para opirataapodi@gmail.com   

[humor] Eu tenho 2 milhões no banco e você? Rsrs...


terça-feira, 17 de abril de 2012

[leia] João Maia: um político em permanente mudança

Considerando a curta vida política do deputado federal João Maia – já que nem completou o segundo mandato – ele já coleciona uma lista razoável de aliados que viraram adversários e vice-versa.

Só para começar: Em Caicó, os irmãos Vivaldo (deputado estadual) e Bibi Costa (prefeito); Jardim de Piranhas a família Macaco, que tem como principais nomes o prefeito Antonio e o presidente da Câmara, Luiz Macaco; o ex-prefeito de Jardim do Seridó, Edimar Medeiros; na cidade de Parelhas, João se afastou do projeto político de Romildo Azevedo – Formiga Preta; a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, a quem ajudou a eleger; e no plano estadual os ex-governadores Iberê Ferreira e Wilma de Faria, para quem fez campanha em 2010.

E para onde foi João Maia? Em Caicó, vai apoiar o pré-candidato do PMDB a prefeito, Roberto Germano; Jardim de Piranhas assistiu a adesão do republicano ao pré-candidato Rogério Couro Fino; em Jardim do Seridó, o prefeito Jocimar Dantas (PMDB) receberá o seu apoio na disputa pela reeleição; e mais recentemente, o deputado seridoense aliou-se ao governo Rosalba Ciarlini, mesmo tentando derrotá-la em 2010.

O blog pergunta: entre idas e vindas, quem mudou mais foi o deputado João Maia? Ou todos esses outros políticos mudaram a sua forma de fazer política?

[leia] Cosern reajusta tarifa de luz em 6,05%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (17) o reajuste das tarifas de energia elétrica de cinco distribuidoras: Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Energisa Sergipe, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), AES Sul e Usina Hidrelétrica Nova Palma.

Para a Cosern, o aumento será 6,05% para as residências e 7,35% para as indústrias, a partir do próximo domingo (22). A concessionária atende a 1,16 milhões de unidades consumidoras em todo o Rio Grande do Norte.

[leia] Governadora Rosalba reunirá bancada federal potiguar amanhã em Brasília

A governadora Rosalba Ciarlini reunirá amanhã a bancada federal potiguar em Brasília. A temática do encontro será a seca que assola 139 municípios potiguares. Segundo a governadora, serão discutidas ideias e propostas ao enfrentamento da seca, com foco direcionado às obras que podem ser antecipadas – e que são fruto da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal – em 80% do Rio Grande do Norte.

“Vamos reunir a bancada para tentar agilizar, junto ao Governo Federal, a liberação de recursos para obras que estamos fazendo em parceria. Estamos, em nível de governo estadual, fazendo levantamento de como agilizar todas as obras que estavam planejadas para este ano e para que possamos iniciar. Em muitas, vai precisar que o Governo Federal agilize a liberação de recursos”, comentou Rosalba.

A governadora exemplificou as obras de saneamento, para as quais o Rio Grande do Norte tem R$ 400 milhões assegurados junto ao Governo Federal, e espera a verba para iniciar os serviços. Além da questão do saneamento, a governadora vai tratar sobre a possibilidade de que todos os projetos aprovados na área habitacional (no programa Minha Casa, Minha Vida, mantido pelo Governo Federal) tenham os recursos liberados para que os serviços possam ser iniciados.

“Vamos tentar, juntamente com a bancada, com que todas as obras que priorizem 80% do Estado, o que correspondem às 139 cidades, que possam gerar emprego e renda. São obras que garantem emprego e possibilitam o enfrentamento e à convivência com a seca”, afirmou a governadora.

[leia] A preferência de cada um


O garotinho Gabriel Víctor escreveu em seu blog As Crônicas do Gabriel que cada pessoa tem sua preferência. A preferência é um direito, não dever. Não é obrigado você ter a mesma preferência dos seu amigo. Não é obrigado você ter a mesma de uma autoridade. Você tem a sua. Se cada um tivesse que preferir o mesmo que uma pessoa, o mundo não teria graça. Você faria coisas que não gosta.

No dia a dia, você escolhe o que vai assistir, a sua religião, os candidatos em que você vai votar, o colégio de seu filho, o seu time de futebol, o que você vai ver na internet, os livros que você vai ler, o que você irá escrever numa folha, brincar com seu filho... Já pensou se todo mundo fizesse o que uma só pessoa faz? Não iria ser legal.

Algumas crônicas minhas fazem a gente lembrar de algumas coisas que não paramos para pensar. Sabe por quê? O cotidiano não deixa!


[veja] CDL Apodi 20 anos: Abri inscrições do curso de informática. Chega de perder tempo!!!


[leia] Mais de 2.000 prefeitos devem tentar reeleição em 2012, diz CNM

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (16) pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) mostra que, dos 5.563 municípios do país, em 3.302 (59,35%) os atuais prefeitos podem concorrer a um novo mandato.

Desse total, segundo o levantamento realizado em março, 2.418 (73,13%) anteciparam que pretendem concorrer; outros 500 (15,14%) não concorrerão e 333 (18,88%) ainda estão indecisos. Em 51 municípios, a CNM não conseguiu contato com os atuais prefeitos.

Nas eleições municipais anteriores, a quantidade de prefeitos que se candidataram à reeleição foram: em 2000, 62%; em 2004, 63,3%; e em 2008, 76,9%.

“A análise por Estado indica que a proporção nacional se repete na maioria das unidades da federação. A média dos atuais prefeitos que pretende concorrer fica em torno de 70%”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

[leia] Vereadores encaminham parecer das contas da prefeita


E hoje pela manhã na Câmara Municipal de Apodi, a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) encaminharam um parecer das contas da prefeita referente ao ano de 2009, onde fora encontrado irregularidades na prestação de contas.

A comissão é formada por:

Presidente: Vereador Chico de Marinete
Relator: Vereador Ângelo Suassuna
Membro: Vereador Arnaldo Costa

ADM Jerffeson Gama

Dpto. Marketing 

Assessoria do Vereador Chico de Marinete

[humor] Nunca seque a barriga para fazer charme. rsrsrsrs…


[leia] Justiça ratifica decisão que bloqueio de verbas do Estado

O desembargador Saraiva Sobrinho negou seguimento do Agravo de Instrumento interposto pelo Estado em face da decisão da Vara da Fazenda Pública de Mossoró, a qual determinou o bloqueio de verbas públicas com vistas ao pagamento do tratamento médico do paciente. Na decisão interlocutória, o magistrado determinou o pagamento das despesas médico-hospitalares no importe de R$ 14.968,33.

Insatisfeito o Estado entrou com recurso alegando que a decisão ofende a ordem administrativa, o princípio da reserva do possível, desfalcando o erário de aporte financeiro com o intuito de atender uma única pessoa e que o bloqueio representa grande risco para a economia pública e proximidade de prejuízos à população.

De acordo com o desembargador Saraiva, a determinação do juiz (bloqueio de verbas públicas) advém do descumprimento por parte do Estado de decisão antecipatória (pagamento de tratamento ambulatorial). Ela só foi adotada para dar efetivo cumprimento à ordem judicial anterior.

“Daí, não viola, por conseguinte, quaisquer dos princípios invocados, seja da ordem administrativa, reserva do possível e/ou economia pública. Pelo contrário, se encontra em perfeita correspondência com as cláusulas pétreas dispostas na Constituição Federal (direitos humanos fundamentais à vida, à saúde e à dignidade da pessoa humana), consoante se depura da jurisprudência já sedimentada nesta Corte de Justiça”, destacou o desembargador.

Quanto ao sitiamento de verbas, hoje constitui entendimento consolidado do STJ ser plenamente legítimo "o bloqueio de verbas públicas para o fim de garantir o fornecimento de medicamento à pessoa que dele necessite, quando houver o risco de grave comprometimento da saúde do demandante", como no caso em questão.

Agravo de Instrumento Com Suspensividade nº 2012.004437-7

Fonte: TJRN

[leia] PSDC realiza encontro em Apodi

O Partido da Social Democracia Cristã em Apodi vai realizar no dia 21 de abril, na Câmara Municipal, o seu encontro local.

Na ocasião a legenda discutirá a participação no processo sucessório e a manutenção do nome do proprietário de uma empresa da cal, Elson Marinho de Paiva como pré-candidato a prefeito de Apodi.

A assessoria do partido ainda não confirmou se virar alguma liderança a nível de Estado e nem o horário.

Nota do blog: Elson vislumbra como nome forte para compor chapa na oposição... Aguardaremos o desenrolar dos fatos.

[leia] A Presidente Dilma, assinou ou não a Ordem de Serviço?

Brasília/Apodi - Foi numa sexta-feira 13 que a presidente Dilma Rousseff assinou a ordem de serviço para fazer o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi sem modificações, contrariando as intenções dos movimentos sociais da região, que queriam algo voltado à agroecologia. A informação da assinatura da ordem de serviço foi passada, via Twitter, pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB. "Agora é começar já", empolga-se o deputado.

O projeto de desapropriação e instalação do Distrito Irrigado da Chapada do Apodi está orçado em R$ 280 milhões. Inicialmente, prevê produção irrigada numa área de 5,2 mil hectares, com água da Barragem de Santa Cruz, que armazena até 600 milhões de metros cúbicos de água. Para levar água para a chapada, será necessário construir estrutura de alvenaria para elevar a água 60 metros e distribuí-la em canais, como é feito nos distritos irrigados do Ceará.

Apesar da grandiosidade do investimento e do possível benefício, os movimentos sociais, tendo à frente os sindicatos, são contra o projeto nos moldes propostos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Dizem que neste modelo vai beneficiar somente o agronegócio, que usa agrotóxico em suas produções em grande escala. Alegam que se passar a usar agrotóxico na chapada, vai prejudicar diretamente a produção de mel de abelha no município, uma das maiores do país.

Outro argumento usado pelos movimentos sociais é que a barragem de Santa Cruz não tem vazão suficiente para atender a demanda de consumo do Distrito Irrigado da Chapada do Apodi. Outro argumento dos pequenos agricultores contrários ao investimento beneficiando o agronegócio é que o custo de energia seria muito alto, inviabilizando-o. Mostram como exemplo o fracasso de dezenas de distritos irrigados feitos na região Nordeste.

Os pequenos produtores rurais de Apodi, segundo os sindicatos em notas divulgadas na imprensa, defendem que o projeto tome como modelo a estrutura existente em Alagoas, que produz sem agrotóxico. Entretanto, segundo Henrique Alves, a ordem de serviço foi assinada pela presidente Dilma Rousseff e não houve mudança no projeto. Disse que foi discutido com os moradores de Apodi, que foi aprovado por Lula e agora é começar.

A estudante Kelly Regina perguntou ao deputado sobre os prejuízos ambientais com o uso de agrotóxico e a exigência dos movimentos sociais para mudar o projeto pela estudante. Henrique Alves respondeu: "Atenciosamente para sua melhor informação: é o mesmo projeto de antes, aprovado pelo presidente Lula. Vitória de todo o Rio Grande do Norte". Respondendo ao policial militar Genivan Sousa, o deputado explicou que "o projeto foi debatido, inclusive aí em Apodi e com todas as autoridades e agricultores".

O curioso é que na Superintendência do Dnocs em Fortaleza (CE) e na sede do órgão em Natal não havia qualquer informação a respeito da ordem de serviço para fazer o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi. O assessor de comunicação da superintendência em Fortaleza pediu ao DE FATO para contactar a diretoria do Dnocs em Natal. O diretor Eduardo Wanderley disse, inclusive, que na semana passada esteve em Brasília (DF) e lá não soube qualquer informação sobre essa ordem de serviço. Mas admitiu a possibilidade de a informação ainda se encontrar no Ministério da Integração Nacional, ao qual o Dnocs é subordinado.

Fonte: Jornal de Fato

segunda-feira, 16 de abril de 2012

[leia] Carlinhos Cachoeira será transferido do RN para presídio da Papuda, no DF

BRASÍLIA - O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, será transferido de Mossoró (RN) para Brasília nos próximos dias. O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Tourinho Neto, aceitou o pedido de transferência feito pelos advogados de Carlinhos Cachoeira. De acordo com o TRF, o desembargador afirmou, em sua decisão, que Cachoeira não cometeu nenhum crime hediondo e não representa alto risco para a sociedade.

Os advogados de Cachoeira argumentavam que não havia necessidade de seu cliente ficar no presídio federal de Mossoró, onde a rotina de segurança foi apontada como desnecessária, já que seria a primeira vez que ele era preso.

Além disso, os advogados afirmavam que tinham dificuldades para despachar com o cliente e que a família de Cachoeira tinha problemas para visitá-lo, devido à distância. Ele ficará na área reservada a presos federais no presídio da Papuda, no Distrito Federal.

Fonte: Estadão

[leia] Mais um mutirão para Construção do Centro de Evangelização em Apodi




A Associação Religiosa Palavra Boa (ARPA) realizou ontem domingo (15/04), mais um mutirão em prol da construção do “Centro de Evangelização Padre Theodoro Snijders e da casa de apoio aos dependentes químicos de Apodi e região”.

Os membros da Associação, do ECC, do Terços dos Homens e amigos não mediram esforços de trabalhar na “Obra do Senhor” em pleno domingo, durante quase todo o dia debaixo de um sol forte. Lembramos que esta obra está sendo realizada somente através de doações, além de muita força de vontade e coragem dos membros da Associação Religiosa Palavra Boa.

Em nome da Associação Religiosa Palavra Boa gostaria de agradecer aos irmãos que foram ontem: Cortez, Joel, Uberlânio, Carlinhos, Lázaro, Valdez e Antônio Machico.  

O Centro de Evangelização funcionará no Sítio Santa Rosa onde acontecerá: eventos religiosos, retiros espirituais para casais, encontros de jovens, retiro de carnaval, entre outros eventos religiosos.

O próximo passo será a aquisição da madeira e as telhas para cobrirmos o centro. E você pode nos ajudar fazendo doações.

Muito obrigado aos irmãos que já doaram: Pedro Elói (filho de João de Neném) pela doação de um saco de cimento e a Luiz Lima (Luizinho do carro de som) pela doação do feijão que serviu para a feijoada. Valeu meus irmãos!!!

Pra finalizar, como diz o nosso Padre Maciel Rodrigues, “Deus abençoe a todos no Amor”.

Junte-se a nós nesta luta!!!

Nota do blog: Sentimos falta do nosso irmão “meu nome é trabalho”. Rsrs…

[leia] Atenção pré-candidatos! Saibam o que está proibido. A justiça tá de olho!!!

As novidades na legislação eleitoral, relacionadas à propaganda e a prestação de contas, foram discutidas na manhã de hoje, durante evento promovido pela Assembleia Legislativa. O 2º Seminário de Direito Eleitoral – Eleições 2012, organizado pelo Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) reuniu possíveis candidatos ao pleito deste ano e cidadãos interessados em conhecer as particularidades da legislação que rege o processo eleitoral. Outros cinco municípios receberão o Seminário até o final de maio, são eles Açu (23 de abril), Pau dos Ferros (30 de abril), Caicó (07 de maio), Santa Cruz (14 de maio) e Nova Cruz (21 de maio).

O primeiro palestrante do evento foi o ex-juiz eleitoral Jarbas Bezerra, que esclareceu pontos sobre a propaganda eleitoral. Segundo ele, uma grande inovação do pleito deste ano é a resolução 23370, que trata dos candidatos que são cantores, atores ou apresentadores. Fica estabelecido que tais postulantes aos cargos e que exercem alguma dessas profissões, não poderá utilizar sua arte para fazer propaganda eleitoral. “O eleitor deve compreender que está elegendo um prefeito, um vereador, e não um artista. Ele deve possuir habilidades de homem público, deve apresentar propostas de governo. Poderá exercer sua profissão normalmente, mas não na mesma hora em que estiver em campanha”, disse.

Entre os pontos abordados pelo ex-juiz estão as datas para início da veiculação de propaganda. Ele lembrou que apenas a partir do dia 6 de julho é que os candidatos poderão começar a fazer suas campanhas. Jarbas Bezerra falou ainda sobre as diversas proibições, como a entrega de brindes e a afixação de cartazes em postes, viadutos, cavaletes, passarelas, entre outros lugares. Outro ponto lembrado por Bezerra foi a obrigatoriedade do número de CPF ou CNPJ nos “santinhos” de candidatos.

[leia] Atletas da UNIVAP se reuniram no último sábado



Neste sábado 14/04/2012, foi realizado mais uma reunião com todo o elenco da UNIVAP sub-18.

A reunião serviu para mostrar o projeto da UNIVAP, quais as metas do clube para a competição, os critérios, dificuldades, e principalmente as regras da UNIVAP para todos os atletas.