sábado, 3 de novembro de 2012

[leia] Prefeitos eleitos se reunirão para discutir “transição e a fiscalização do TCE”

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), através do conselheiro Paulo Roberto Alves anunciou que, no dia 10 de dezembro, a Escola de Contas vai realizar um encontro com os gestores eleitos no último pleito municipal para tratar da “transição e a fiscalização do TCE”, orientando os novos prefeitos como proceder a transição de forma transparente, sem maiores percalços.

E o encontro será realizado em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente do TCE, conselheiro Valério Mesquita, informou que a Consultoria Jurídica do TCE está elaborando um documento de orientação aos novos gestores, que deverá ser divulgado durante o encontro.

[leia] O Nordeste tem a pior seca dos últimos 50 anos

A seca no semiárido nordestino é gravíssima. Segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil, são 1.171 municípios em situação de emergência por conta da prolongada estiagem na região. Em alguns casos, há regiões onde não cai chuva há mais de um ano.

Muitos municípios nordestinos estão enfrentando colapso no abastecimento de água, e cresce o número de comunidades nas zonas rurais que recebem carros-pipa. Por conta da falta de alimentos e água, muitos animais estão morrendo nos pastos, assim como produções inteiras foram perdidas nos últimos meses.

Os nordestinos não têm dúvida que a situação tem se agravado ao longo dos últimos meses. Se não chover até o final do ano, o negócio será muito complicado. 50% do gado do semiárido irá morrer de fome e sede. Até o mandacaru que ficava de pé mesmo na seca, já arriou. A água que ele guardou na chuva gastou.

[link] Blog Santa Rosa 1 News com Cassinho Morais



[veja] Flaviano e Zé Maria participam de comemoração no Sítio Rio Novo


O prefeito eleito Flaviano Monteiro e seu vice Zé Maria participaram de mais um churrasco em comemoração a vitória da Nova Geração.

Mais uma grande festa realizada pelas famílias de Alderi Gomes no Sítio Rio Novo e na casa de Teta de Gregório.

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.

[veja] Jesus na Cabana: evento 100% gospel - dia 15 de novembro


[leia] Festa 51 vai acontecer hoje no Calçadão da Lagoa do Apodi



O evento que está percorrendo todo nordeste, tem sido o maior sucesso nas cidades por onde passa, levando alegria, música de qualidade e muita diversão a toda população.

O evento se apresenta com uma superestrutura de trio elétrico, e duas bandas: Magnatas do Forró de Recife/PE, e Forró do Villa de Apodi/RN.

A FESTA 51, que acontece de forma gratuita, começa às 21hs, e conta com o apoio total da polícia militar, sob o comando do capitão Brilhante, que promete fazer a segurança do evento.

O evento chega a Apodi, numa parceria, entre Itamaracá Produções, Cachaça 51 e Leylla Carla Produções.

[leia] Já terminou a campanha 2012

Boa parte das de pessoas ainda não percebeu que a campanha eleitoral em Apodi chegou ao fim. Faltam 4 dias para um mês. Chega de tanta picuinhas, lengalenga, mágoas, ódios, ressentimentos, troca de ofensas e provocações bobas.

Querendo ou não, uma parte da cidade precisará conviver com a realidade das urnas. Tem que admitir perdas, para se habilitar a merecer ganhos. E, quem votou ou foi votado vitoriosamente, não pode ser parte de uma cidade dividida que olha os demais de cima para baixo – ridicularizando-os.

Fora desse contexto de análise e comportamento, Apodi estará submetida a uma primitiva divisão entre vencidos e vencedores, e isto não é bom para o município. Se não é possível para muita gente ensarilhar armas, que pelo menos celebre um armistício.

Será muito bom para Apodi de todas as cores.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

[veja] Flaviano participou da Marcha da Juventude Católica e festa na Comunidade dos Grossos



O prefeito eleito de Apodi, Flaviano Monteiro participou da Romaria e Marcha da Juventude Católica no Lima, na cidade de Patu – RN, logo após prestigiou a festa na Comunidade dos Grossos na casa de Antonio Bajoso.

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

[leia] Para fazer um blogueiro feliz...

Amigo, tudo bem? É, eis agora a ducentésima septuagésima (isso mesmo, número 270) crônica do blog ''As Crônicas do Gabriel''. Além de o blog estar perto de cerca de 300 crônicas, ele também está perto de completar 20.000 acessos (isso mesmo, 20.000). Bem, tive sorte de me tornar um blogueiro abençoado. Sabe por que abençoado? Abençoado porque tive um blog de boa repercussão, um blog que foi de Apodi (minha cidade natal) até a Holanda e um blog que chamou a atenção de muita gente. Fico feliz e sei que sou sortudo por conseguir isso.

Agora o meu pedido é sério e vou pedir isso em nomes de todos, mas todos os autores e blogs do mundo: Faça um blogueiro feliz. Comente. Comente em qualquer blog. Mostre que você curte e aprova esse blog. Comente, pois você fará um blogueiro pular saltitante de felicidade. Sei o que é sentir isso. Já foram vários comentários postados no blog. A cada comentário, pulei de alegria. Amigo, essa emoção de pular de alegria é essencial para um blogueiro.

Olhe, amigo, comente. Sim, comente. Faça um blogueiro feliz. Comente. Comente sem moderação. Por favor. Não abra mão. Não custa nada comentar. Faça um ser ficar radiante, ou melhor, faça um blogueiro ficar radiante. Faça, por favor. Sei a verdadeira sensação desse blogueiro que recebe inúmeros comentários.  Se você fizer isso que te pedi, ah, brechas de felicidade se abriram e sorrisos se abrirão rapidamente. Só depende de seu comentário.



Eu apoio. Faça um blogueiro feliz. Comente!

[veja] Há um Lugar- Ítala, Pedro, Maykel


Projeto evangelístico voltado para redes sociais gravado na cidade de Apodi-RN na Catedral da Esperança da Igreja de Cristo pastoreada por David Marroque. Na ocasião os(ãs) irmãos(ãs) Ítala Lima, Pedro Paulo e Maykel Samuel interpretam a canção "Há um Lugar" de Heloisa Rosa e em seguida faz uma breve reflexão da palavra de Deus com base no texto de Mateus 11: 28-30.

Nota do blog: Apodi e seus valores, parabéns pelo excelente grupo, hino perfeito!

[leia] Convite à população: Debate Sobre o Aproveitamento das águas da Barragem de Santa Cruz

Professor Dr João Abner - Estudioso da área de Recurso Hídricos

Movimento Campesino de Apodi irá apresentar Projeto Alternativo para a agricultura familiar de Apodi e região, em contra-ponto ao Perímetro Irrigado que o DNOCS quer instalar na Chapada do Apodi.

Convite

Os Movimentos do campo do Rio Grande do Norte e o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi vem através deste Convidar Vossa Senhoria para participar de uma palestra que tratará DO PROJETO ALTERNATIVO PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE APODI versus  PERÍMETRO IRRIGADO DA CHAPADA DO APODI,que estará acontecendo no dia 06 de Novembro de 2012, a partir das 18h00min no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi.

Na oportunidade o professor Dr. João Abner Guimarães da UFRN fará uma exposição sobre a viabilidade do aproveitamento das águas da Barragem de Santa Cruz de Apodi forma economia, ambiental e socialmente correta.

Sua presença é de suma importância para o Fortalecimento da Agricultura Familiar de Apodi/RN.

SERVIÇO:
O que é? APRESENTAÇÃO DO PROJETO ALTERNATIVO PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE APODI versus PERÍMETRO IRRIGADO DA CHAPADA DO APODI.

Quando? No dia 06 de Novembro de 2012, a partir das 18h00min.

Aonde? Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi, Rua Pe. Benedito Alves – Centro.

[veja] Vendedores agradecem Acema por mais uma grande palestra em Apodi



A Associação Comercial e Empresarial de Apodi (ACEMA) realizou ontem (31) no auditório da Casa de Cultura Popular mais uma excelente palestra com Rafael Demetrius – Vendedor de Palavras (Escritor), de gestão (Consultor) e de Ideias (Palestrante) das áreas de Vendas e Marketing.

“Queremos expressar nosso profundo agradecimento pela palestra ministrada por nosso parceiro Rafael Demetrius aqui no nosso município, a qual abrilhantou e nos ensinou de forma espetacular, graças a Deus o público compareceu, mesmo acontecendo outros eventos na cidade, creio que pela manifestação da maioria dos vendedores que assistiram à palestra: ‘O Maior Vendedor do Mundo’ ficaram maravilhado com o aprendizado e saíram satisfeito”, destacou o presidente da Acema - o empreendedor Flávio Carvalho da InfoDigital.

[leia] Ufersa oferece cursos de informática em Apodi e mais dois municípios

Dando continuidade às ações do Projeto “Uso de ferramentas tecnológicas e comunicação para a gestão e comercialização profissional dos empreendimentos incubados”, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró da UFERSA realiza, a partir deste mês de novembro, cursos de informática voltados para jovens de bairros carentes e pessoas com vínculo as empresas incubadas pela IAGRAM dos municípios de Apodi, Serra do Mel e Angicos.

Ofertado inicialmente em Mossoró, a capacitação agora se estende a outros municípios potiguares. “O curso está previsto para iniciar no próximo dia 10 de novembro nesses municípios. A expectativa é formar 18 turmas até o final do projeto. Logo mais, vamos abrir uma nova turma para jovens de bairros carentes de Mossoró na Escola Duarte Filho, que fica perto da UFERSA”, afirmou o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes.

[leia] Por causa da seca, CAERN orienta potiguraes a fazerem racionamento de água

A orientação dos técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é que a população use água de forma racional, pois a falta de chuvas está fazendo os mananciais de captação baixarem de volume. A estiagem, agravada pela evaporação dos reservatórios, reforça a importância do bom senso no uso do líquido. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um dos organismos que acompanha o período de seca no Nordeste, divulgou esta semana que o volume de chuva nas principais bacias da região é o pior em 83 anos.

O poder público estadual tem realizado diversas ações para o enfrentamento da seca. Com recursos dos governos federal e estadual, e do Banco Mundial, a Caern em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizam investimentos em adutoras e sistemas de abastecimento que envolvem R$ 536,8 milhões. Desse valor, R$ 329,5 milhões estão sendo aplicados em obras em andamento. Quinhentas mil pessoas padecem no Rio Grande do Norte no atual período de estiagem. Segundo dados do Governo do Estado, a falta de chuvas no Estado atinge 83% do rebanho bovino e 92% da população de ovinos e caprinos do território potiguar.

Independentemente de o usuário ser do interior ou da capital, a postura de acabar com o desperdício deve ser cotidiana, um exercício diário para não jogar pelo ralo um produto que recebe tratamento, de alto custo, para chegar às torneiras de mais de 800 mil famílias, e tem a nobre missão de matar a sede de mais de 2 milhões de potiguares. O gerente de qualidade do Produto e Meio Ambiente, Afonso Holanda, lembra que a equipe de Educação Ambiental da Gerência de Qualidade da Água e Meio Ambiente (GQM) tem desenvolvido diversos trabalhos educativos para conscientizar a população.

[veja] Hoje tem, hoje promete, hoje Apodi vai balançar!


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

[leia] Flaviano e Zé Maria prestigiam aula de campo dos alunos de Agroecologia e Agronomia no Vale do Apodi

Os alunos do curso de Agroecologia do IFRN de Ipanguaçu e os de Agronomia da Ufersa Mossoró estiveram ontem terça feira (30) visitando a comunidade Baixa Fechada no Vale do Apodi.

Os alunos assistiram aula pratica sobre a cadeia produtiva no Arroz na região da várzea do Apodi, onde na oportunidade foi focado a questão da produção do Arroz Vermelho de forma orgânica, sendo que a Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi está tentando viabilizar a produção sem o uso de agrotóxicos na cultura.

“A partir de janeiro do próximo ano Flaviano e Zé Maria vão trabalhar pela coletividade, nós temos quase 40 mil habitantes, por isso, vamos sentar e ouvir as prioridades de cada associação ou comunidade, e vocês trabalhadores rurais estão inseridos como forma de ampliar a produção do Arroz Vermelho ou Arroz da Terra, assim como o trabalho da agricultura familiar, ampliando e fornecendo a alimentação nas escolas municipais”, destacou Flaviano Monteiro.

Este projeto contém o emprenho do Prof. e agrônomo Flaviano Barbosa, do Prof. Neilton Miranda – pesquisador da Ufersa e do Francisco Gama – Presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi (Arpava).

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.

[leia] Maior seca em 83 anos põe reservatórios do Nordeste em alerta

Os reservatórios da Região Nordeste estão em estado de alerta. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apresentados durante reunião do Programa Mensal de Operação, o volume de chuva que tem caído nas principais bacias da região é o pior dos últimos 83 anos – o que tem dificultado a recuperação dos reservatórios. Para complicar a situação, nem todas as termoelétricas definidas pelo ONS conseguiram entrar em operação.

De acordo com o Estadão, só em outubro, o nível de armazenamento do Nordeste despencou 8,2 pontos porcentuais, de 42,6% para 34,4%, o menor nível desde 2003. Os reservatórios estão apenas 5,8 pontos acima do limite de segurança para o abastecimento do mercado – um mecanismo de alerta criado pelo governo após o racionamento de 2001. A esperança é que as chuvas de novembro e dezembro sejam mais consistentes e consigam recompor os lagos das hidrelétricas. “A formação do El Niño provocou uma seca muito forte no Nordeste e depreciou o nível dos reservatórios. Mas ele está perdendo força”, avalia Paulo Toledo, sócio da comercializadora Ecom Energia. Para ele, é cedo para falar em desabastecimento.

[leia] Deputado Getúlio Rêgo garante emenda parlamentar no valor de 300 mil para a cidade de Apodi

Em recente visita ao gabinete do deputado estadual Getúlio Rêgo, o prefeito eleito de Apodi, Flaviano Monteiro, juntamente com o seu vice José Maria, além da reivindicação do sinal da TV Assembleia para o município, pleiteou ainda junto ao deputado, recursos no orçamento do Governo do Estado para o ano de 2013, na ocasião da elaboração do orçamento anual.

O deputado Getúlio Rêgo se manifestou favoravelmente, garantindo o empenho de uma Emenda Parlamentar no valor de 300 mil reais, emenda esta de sua autoria, objetivando a utilização em infraestrutura no município.

Flaviano Monteiro agradeceu pela atenção ao pleito e por oportuno, solicitou ao deputado a devida mobilização para agilizar a liberação dos recursos empenhados, que deverão ser usados na construção de um novo açougue público para o município de Apodi.

Fonte: Assessoria de comunicação Flaviano Monteiro.

[leia] Chance para o Décimo

Luz no fim do túnel para os prefeitos com dificuldade para pagar o décimo terceiro salário vem da coluna de Ancelmo Góis, no Globo:

“Até dezembro, o governo deve anunciar uma renegociação na dívida dos municípios. Tem prefeitura sem caixa para o 13º”.

[veja] Festa de lançamento do portal de notícias Felipe Guerra

Clique para ampliar

terça-feira, 30 de outubro de 2012

[leia] Líder do PMDB discute votações da câmara dos deputados com base aliada

Os líderes da base aliada ao governo, entre eles, Henrique Eduardo Alves (RN), líder da bancada do PMDB, retomaram as reuniões para discutir as matérias que poderão entrar na pauta de votação da Câmara dos Deputados nas próximas sessões.  

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também participou do encontro. A reunião desta terça-feira, 30, em Brasília, foi a primeira realizada após o segundo turno das eleições municipais. O encontro foi realizado no gabinete do líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). 

Entre os assuntos mais polêmicos da pauta está a nova partilha dos royalties do petróleo entre os estados. A proposta inicial teve como relator  o deputado Henrique Alves.

Assessoria de Imprensa
Liderança do PMDB
Câmara dos Deputados
Twitter: @HenriqueEAlves

[leia] Eleições asseguram DeMolays no campo político


Finalizado o pleito 2012, com eleições para prefeito e vereador, a Ordem DeMolay começa a ampliar a participação de Seniores no cenário político brasileiro, ainda que em eleições municipais. Apesar de não haver uma contabilidade precisa, dois estados, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte, concretizaram ver membros da Ordem DeMolay ocupando funções no Executivo e Legislativo, situação comum nos Estados Unidos, porém ainda pouco conhecida em território nacional.
 
Em julho, o Supremo Conselho introduziu o deputado federal Rodrigo Grilo, de Minas Gerais no rol da fama, um dos primeiros parlamentares da Ordem DeMolay no Congresso Nacional. Agora, com o resultado da eleição 2012, outro membro da instituição se tornou deputado, porém estadual, no Rio Grande do Norte, Kelps Lima, que ocupava a primeira suplência e passou a ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa. Essa, entretanto, foi uma situação em que a eleição 2012 auxiliou um membro da Ordem DeMolay indiretamente. Em outras cidades, o resultado foi direto, levando DeMolays à chefes do Executivo e a Câmaras de Vereadores.
 
O próprio Rio Grande do Norte fez dois prefeitos membros da Ordem DeMolay, Naldinho, em São Paulo do Potengi, e Flaviano Monteiro, em Apodi. Outra conquista potiguar foi a eleição de Francisco Junior, ou Junior de Alice, para a Câmara Municipal de Martins, como o vereador mais votado da cidade. Já no Mato Grosso do Sul, o resultado das urnas não teve DeMolays eleitos como prefeito, mas garantiu três vereadores, em cidades distintas.
 
Alan Guedes, Past Mestre Conselheiro Estadual do Mato Grosso do Sul, foi o quarto vereador mais votado em Dourados (MS). Em sua segunda eleição, Guedes tentou ser deputado estadual em 2006 e, em 2012, obteve êxito como o segundo vereador mais votado da sua coligação. Outro sul-mato-grossense que voltou as urnas e acabou eleito no pleito de 2012 foi Johnny Guerra Gai, em Coxim, também como segundo mais votado da própria legenda.
 
Em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte possuem uma outra característica em comum, além de eleger membros da Ordem DeMolay nos municípios. Martins e Ribas do Rio Pardo, sendo mais exato. Assim como aconteceu com Junior de Alice, Diony Erick foi o escolhido pela população rio-pardense como o vereador mais votado, completando o rol dos Seniores DeMolays que obtiveram êxito nas eleições 2012.
 
Conhece outros Seniores DeMolays eleitos no pleito 2012? Envie um e-mail para ascom.scodrfb@demolaybrasil.org.br. O Supremo Conselho divulgará no Facebook para que todos conheçam quem faz parte da Ordem e atua na comunidade, como vereador, prefeito ou deputado – e no futuro senador, governador ou presidente da República.

[leia] Prefeitos eleitos de Apodi e Umarizal conversam sobre parcerias


O prefeito eleito de Apodi Professor Flaviano Monteiro e o da cidade de Umarizal Mano estiveram conversando sobre os dois municípios, haja vista que ambos irão governar a partir de Janeiro de 2013. 

Os recém-eleitos pretendem formar uma parceria administrativa para melhorar a qualidade de vida dos moradores das duas cidades vizinhas, e que os filhos destes dois municípios possam desfrutar de uma atenção especial nas fronteiras. 

Mano e Flaviano ficaram de marcar um encontro para ampliar as conversas nesse sentido. Flaviano tem procurado os prefeitos(a) da região do Médio Oeste para discutir juntos os problemas que assolam a região, e construir uma pauta de lutas em defesa do Médio Oeste.

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano Monteiro.

[leia] Apodi realiza Jornada Pedagógica - Educação Especial


A 13ª Diretoria Regional de Ensino – DIRED e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC, realiza uma Formação Pedagógica para profissionais da Educação, objetivando discutir a implantação de ações relacionadas à inclusão do aluno com Necessidades Especiais.
  

“A marcha tem a sua importância para ampliar a divulgação do nosso trabalho, a inclusão destes alunos com necessidades especiais chama mais atenção de toda sociedade, a marcha serve para consolidar ainda mais o nosso trabalho. Garante o aprendizado de forma correta a estes alunos que tem necessidades especiais”, comentou Márcia Maria Ribeiro Peixoto (Subcoordenadora de Educação Especial).
  

“Antes os municípios de Apodi e Mossoró não tinham este trabalho do centro dos alunos com Necessidades Especiais no ano de 2003, logo em seguida estas cidades começaram com o trabalho e hoje são referencias na região Oeste do estado. Graças ao trabalho da equipe que coordena o centro, na pessoa de Erineide Paiva e a diretora da 13ª Diretoria Regional de Ensino – DIRED, Raimunda Ferreira Freire que estão sempre em contato com a coordenação estadual. Ninguém cosegue educar sozinho, por isso, foi de fundamental importância a colaboração de todos os apodienses que ajudaram a construir o Centro de Educação Especial Geovania Andrade aqui em Apodi”, destacou a Prof. Dr. Susana Maria Cardoso da Costa Lima (assessoria Pedagógica da SUESP).     
  

“Construir coletivamente novos conceitos que oportunize melhoria na qualidade da atuação do profissional de Educação Especial com foco na aprendizagem do aluno especial”, acrescentou a Prof. Mundinha Freire – diretora da 13ª DIRED de Apodi.

[leia] Flaviano e Zé Maria cumprem intensa agenda neste final de semana

No último final de semana o prefeito eleito e vice de Apodi, professor Flaviano e Zé Maria, cumpriram uma agenda intensa participando de eventos na zona urbana e rural.

Aproveitando a oportunidade para agradecer aos eleitores pelo voto depositado no pleito deste ano.

 Aniversário de Ana Júlia

 2 e 3 Inauguração da loja de Berg Motos

 4 e 5 Assentamento Portal da Chapada (Encerramento da festa da padroeira Nossa Senhora Aparecida)

6 e 7 Festa de Júnior Carlos Sítio Juazeiro

Fonte: Assessoria de comunicação Flaviano Monteiro.

[leia] Semana Global de Empreendedorismo. Realização: CDL Apodi‏


Prezado associado,

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi vem através deste, convidá-lo a participar da  Semana Global de Empreendedorismo que se realizará dia 14/11/2012.

Atenciosamente,

GEORGE PEREIRA GURGEL
Presidente

[leia] Prefeito eleito de Apodi começa a discutir o carnaval 2013

Com pouco tempo para preparar o primeiro grande evento social de sua administração, o prefeito eleito Flaviano Monteiro (PCdoB) já começa nesta semana a discutir o Carnaval de 2013.

Nesta semana Flaviano se reunirá com a comissão que está cuidando da nossa festa de momo, “ainda não recebemos nada da atual gestão para traçar um planejamento que viabilize esta importante festa cultural que é tradição em nossa cidade”.

Flaviano também deverá se reunir com diretores dos blocos ou turmas, veículos de comunicação, iniciativa privada e demais segmentos que participam diretamente do carnaval, que é considerado um dos melhores do Rio Grande do Norte Nordeste.

Fonte: Assessoria de comunicação Flaviano Monteiro.

[leia] Segundo plano: Escola Gerson Lopes. E aí Apodi?

Foto: Vinícius Noronha

A comunidade escolar ainda espera por uma ação rápida da Secretaria Estadual de Educação que solucione o problema da Escola Estadual Prof. Gerson Lopes, aqui em Apodi, acredito que é a segunda mais antiga do município.

Uma tristeza ver uma escola que é referência em nosso município abandonada. Definitivamente a educação não é prioridade aqui no Rio Grande do Norte.

Essa é mais uma prova que a Educação não é levada a sério mesmo. Uma pena!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

[leia] Mudanças no Governo Rosalba, Carlos Augusto é nomeado para o Gabinete Civil, José Anselmo vai para Controladoria

Agora é oficial. O marido da governadora Rosalba Ciarlini, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, foi nomeado para a secretaria chefe do Gabinete Civil.

José Anselmo Carvalho, que ocupava a pasta, é o novo Controlador Geral do Estado. No Diário Oficial dessa terça-feira, estão as nomeações e também a exoneração de Francisco de Melo, que era o controlador desde o início do Governo Rosalba.

por Anna Ruth

[leia] Artigo: País rico, municípios pobres

Alguém já se perguntou como estão os cofres públicos? Será que as verbas do Governo federal estão comprometidas? Faço esse questionamento ao analisar a realidade de nosso país: redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); renúncia fiscal relativa a não resolução da “guerra fiscal” do ICMS; impacto financeiro de legislações nacionais, como a Lei do Piso do Magistério; constantes aumentos do salário mínimo muito acima da inflação. Todas essas situações, e outras, resultado de iniciativas do Governo federal, provocam um expressivo aumento de gastos. De onde a nossa presidenta está tirando tanto dinheiro para arcar com essas renúncias?

Se você acha que ela está economizando, reduzindo gastos internos, ou que a União tem uma poupança invejável, você está enganado. Quem está arcando com essas despesas são as administrações municipais ao terem R$ 6,9 bilhões cortados de seus orçamentos e uma redução na receita no valor de R$ 10,4 bilhões em 2012 na relação a 2011. Somente o corte do IPI custou aos cofres municipais R$ 1,458 bilhão.

Não bastasse o “calote” que os municípios vêm tomando com a perda da arrecadação, as prefeituras ainda enfrentam outro problema: falta de pagamento dos convênios já firmados com a União para a realização de investimentos. Não é por nada, mas se um cidadão comum firma um acordo com uma instituição, ele deverá cumpri-lo. O que dá o direito ao Governo federal, que deveria ser o exemplo para a sociedade, de não cumprir com seus contratos? Hoje, acumulam-se R$ 18,2 bilhões de restos a pagar devidos aos municípios, sendo, em 45,2% dos casos, referentes a ações já iniciadas pelas administrações públicas, como demonstra pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Vale lembrar que essas realizações não poderão ser canceladas.

Ser lembrado como o governo que mais aumentou o salário mínimo é uma maravilha. Afinal, o partido da presidenta é conhecido por ser o partido do povo. O que o povo não sabe é que a folha de pagamento teve um aumento de R$ 2,6 bilhões, em grande parte arcado pelas prefeituras. Mas a arrecadação não aumentou, pelo contrário. Conclusão: as pessoas estão sendo melhor remuneradas, porém as demissões irão aumentar, como já vem acontecendo em algumas cidades.

Atraso no pagamento de funcionários e fornecedores, provocado pela falta de repasses do Governo federal, via convênios, e do Fundo de Participação do Município (FPM) e total incapacidade das prefeituras de cumprirem a exigência da implantação do Piso Nacional do Magistério são alguns dos problemas que as administrações municipais estão enfrentando atualmente e que estão longe de uma solução. Não é possível que haja crescimento sem que se fortaleçam as bases da sociedade – os municípios. E para isso é preciso que as prefeituras, que são as que garantem, entre outros benefícios, remédios, atendimento médico, educação e infraestrutura para a população, tenham condições de investir em melhorias e no crescimento das cidades.

Ao contrário do que se vende, o país não está mais rico. Ele está, lentamente, caminhando para a falência das cidades. E, com isso, da população mais pobre. Pergunto-me se não é hora de discutirmos o percentual repassado pela União, para que os municípios tenham mais autonomia e não fiquem à mercê de questionáveis decisões de governos.

*João Vitte, prefeito de Santa Gertrudes, no interior de São Paulo

[veja] 10ª Semana Espírita de Apodi. Período de 05/11/ à 10/11/2012


[leia] Palestra: "O Maior Vendedor do Mundo". Realização: ACEMA


[leia] Vitória de Carlos Eduardo mexe com o tabuleiro do xadrez para 2014…

Com a derrota de Hermano Morais (PMDB) para prefeito de Natal a coisa fica feia para o lado dos deputados federais Henrique Eduardo Alves (PMDB) e João Maia (PR) que sonhavam em disputar uma vaga para o senado nas eleições de 2014 tem como ponto de partida o principal reduto eleitoral do Estado: Natal. Derrotados por Carlos Eduardo Alves (PDT), Wilma de Faria (PSB) e Robinson Faria (PSD), principalmente, eles agora deverão repensar seus projetos políticos.

Se é que tinham esse desejo mesmo. O negócio ficou de bom tamanho para a ex-governadora Wilma de Faria, para o vice-governador Robinson Faria e para a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

E o resultado não deve ter sido do agrado do senador José Agripino Maia (DEM). A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ficou neutra. Não participou da campanha. O jogo de xadrez para 2014 está lançado.

Governo… Senado… Câmara Federal… Ai ai ai… ui ui ui…

[leia] Dilma deverá troca PR de João por PSD de Robinson Faria em um de seus ministérios

O Partido Republicano (PR), presidido no Rio Grande do Norte pelo deputado federal João Maia, está cada vez mais perdendo o prestígio com a presidente Dilma Rousseff (PT). Depois de perder o ministro Alfredo Nascimento, ligado a João, a presidente nomeou Paulo Sérgio Passos, também do PR para a vaga, mas segundo fontes palacianas a presidente deverá entregar a pasta a partir de 2013 ao PSD, presidido no RN pelo vice-governador Robinson Faria.

Dilma Rousseff e Lula têm dito aos mais próximos que o PSD poderá ficar à frente da pasta e que o melhor nome seria o do atual prefeito Gilberto Kassab.

Fonte: Robson Pires

[leia] Patu recebeu milhares de jovens em mais uma romaria da juventude

A  Diocese de Mossoró juntamente com toda juventude católica esteve realizando  a 16ª Romaria, que esse ano aconteceu neste dia 28, domingo, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no Lima/RN. O tema deste ano foi “Que Vida vale à pena ser vivida?“

A Romaria da Juventude 2012 celebra o Dia Nacional da Juventude e um grande incentivo para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Santo Papa. A expectativa do setor diocesano de juventude é que cerca de 8 mil jovens de toda a Diocese de Santa Luzia estiveram presentes no Santuário do Lima. “A expectativa foi muito grande, pois em todos os encontros percebemos os jovens bem motivados “, garante Paula Dantas, do setor de Juventude.

domingo, 28 de outubro de 2012

[leia] Flaviano Monteiro terminará outubro com poucas definições em seu secretariado

O mês que marcou a vitória de Flaviano Monteiro vai terminar sem ele definir quase nada da equipe que lhe ajudará a administrar a segunda maior prefeitura da região Oeste.

Flaviano tem adotado cautela na definição de sua equipe. Diz que vai ouvir os partidos que lhe ajudaram na eleição, mas não abrirá mão de exigir um perfil mais técnico, sem deixar o político de lado. Não podemos colocar um professor para responder pela Saúde, nem um médico para responder pela educação”, disse Flaviano recentemente ao blog.

Apesar de Flaviano evitar qualquer confirmação, tem alguns nomes até agora que são dados como certos na ocupação dos principais cargos da prefeitura. “Divulgaremos a lista do secretariado na hora certa, não queremos tomar decisões precipitadas”, acrescentou Flaviano.

Sem pressa para definir a equipe, Flaviano se concentra neste momento na transição, que deverá ser iniciada nos próximos dias, com uma equipe pequena, com cinco escolhidos, porém com ampla experiência.

Fonte: Assessoria de comunicação Flaviano Monteiro.

[leia] Felipe Guerra continua no escuro, sem aula, merenda e transporte escolar

Por pura pirraça do prefeito Brás Costa, o município de Felipe Guerra, que tem pouco mais de 6 mil habitantes, continua escuro, sem aula, merenda e transporte escolar. Só funciona o hospital, porque tem um servidor que pega medicamento emprestado em outros.

Os servidores também estão com vários meses de salários atrasados. A energia foi cortada no dia 23 passado. O transporte escolar já havia sido suspenso por falta de pagamento, tanto do combustível como dos motoristas com carros locados.

A merenda escolar, segundo relatos ao promotor Sílvio Brito, não havia processo licitatório para comprá-la. Ao que tudo indica, o próprio prefeito ou alguém ligado a ele, vinha em Mossoró, no Atacadão, e comprava, pagando em espécie.

Além destes erros, o Ministério Público de Apodi tem cerca de 50 inquéritos investigando desmandos na Prefeitura de Felipe Guerra, entre eles um que mostra o prefeito Brás Costa simulando obras e desviando R$ 1,3 milhão dos cofres da Prefeitura.

Veja AQUI. AQUI e AQUI.

Diante do descaso, a pedido do Ministério Público, a Justiça bloqueou todos as contas da Prefeitura. Para poder pagá-las, o prefeito Brás Costa deveria apresentar as contas de luz, folha de pagamento, etc., em juízo e assim ter autorizado o pagamento no banco.

Entretanto, Brás Costa não apresentou. Preferiu ir ao Tribunal de Justiça tentar desfazer a decisão da Justiça de Apodi. Não conseguiu. Agora apresentou as contas de energia, que estão sendo analisadas e possivelmente serão pagadas na próxima semana.

Apresentou também folhas de servidores em atraso. O juiz mandou fechar a folha do mês de setembro, apenas setembro, para ser paga com o dinheiro que tem em conta, o que deve acontecer também, segundo o vereador Ubiraci Pascoal, na próxima semana.

O prefeito eleito Haroldo Ferreira, do PSD, disse que o quadro é de muita preocupação, considerando que os serviços nas escolas estão parados e os alunos correm sério risco, inclusive de perder o ano. A limpeza pública também foi suspensa.

por César Alves – Jornal DeFato.

[leia] Flaviano Monteiro faz solicitação de transmissor da TV Assembleia para Apodi-RN


Em recente visita ao Deputado Getúlio Rêgo em seu gabinete na Assembleia Legislativa, o prefeito e o vice prefeito eleitos de Apodi, Flaviano Monteiro e José Maria, respectivamente, acompanhados por Pedro Júnior, mantiveram contato com o Senhor Maurício Pandolphi, Diretor da Rádio e TV Assembleia, oportunidade em que reivindicaram a instalação de um receptor de imagens via satélite para transmissão do canal da TV Assembleia na cidade do Apodi.

“Nossa ideia diretor, é que além do acesso à programação da TV Assembleia em nossa cidade, possa ser criada um espaço para que Apodi e demais municípios do nosso Estado, que tem acesso ao canal, possam ter uma programação local, mesmo que semanalmente”, argumentou Flaviano.

Assessoria de comunicação Flaviano Monteiro.

[veja] Apodiense apresenta peças do período da Idade da Pedra Polida

Peças do período Neolítico (Idade da Pedra Polida) dos índios de Apodi.

Nação Tarairiú Tapuias paiacus "Tenho o sangue desa raça. Invisto no resgate e preservação dessa Historia."
Lúcia Tavares.
                                                                                                 ApodiBaixo doPano