sábado, 8 de dezembro de 2012

[veja] Escola pública no interior do Piauí é considerada a melhor de ensino médio do País

[veja] Terra Viva: 15 anos de existência em Apodi



O Centro Terra Viva comemorou 15 anos de existência em Apodi, na sexta feira, dia 07 de dezembro último. O local da comemoração foi na ACDA, a festa que contou com a decoração bem rústica (lembrando o sertão nordestino) de Gildo Porto e a boa musica de Dário Oliveira.

Agradeço o convite da coordenadora institucional Cláudia Mota. Parabéns a todos do Terra Viva em Apodi.

por Jânio Duarte

[leia] Flaviano concede entrevista a TCM e a TV Tropical

Nesta última sexta-feira (07), o prefeito eleito de Apodi professor Flaviano Monteiro concedeu entrevista a TCM e a TV Tropical.

A eleição de Flaviano levou o município de Apodi ao cenário político estadual, devido a forma como desenvolveu a construção da sua candidatura vitoriosa. Tanto o repórter da TV TROPICAL Fabiano Morais, quanto os ancoras do PROGRAMA CENÁRIO POLÍTICO da TCM, Juliermes Torres e Carol Ribeiro, focaram a entrevista na quebra do modelo político predominante em Apodi há 20 anos.

Outros pontos abordados diz respeito à gestão, quais as prioridades do novo Governo e a situação do município de Apodi, que segundo eles deveriam estar em outro patamar de desenvolvimento devido as suas potencialidades econômicas, turística, mineral, entre outras.
  
Nunca na História política do Apodi um prefeito eleito foi tão procurado pela imprensa estadual quanto o professor Flaviano.

Com essas entrevistas faz com que Apodi passe a ser mais respeitado a nível regional e estadual, haja vista que a desenvoltura do prefeito eleito nas abordagens dos repórteres, mostra ter conhecimento sobre os problemas existentes no município que vai gerenciar a partir de Janeiro de 2013.


Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.

[leia] Blogs de Apodi e região do Médio Oeste são homenageados na Festa de 15 anos do Centro Terra Viva

E ontem que esteve nos holofotes, foram os nobres blogueiros, que foram convidados de honra do Centro Terra Viva na comemoração de seus 15 anos, os blogueiros receberam uma “comenda de honra” pelos trabalhos de divulgação das ações da Agricultura Familiar do Sertão do Apodi. Os blogs convidados e que compareceram foram:

ApoDiário - Apodi
Marmota Apodiense – Apodi
Correio do Oeste – Apodi
Tudo de Apodi – Apodi
Jornal DeFato, Jota Paiva – Mossoró
ApodiBaixo doPano – Apodi (não compareceu)
Blog do Caramuru Paiva – Campo Grande
Entre outros.

Mais uma vez, nos sentimos honrado de está presente nesses 15 anos de história de luta vivenciados pelo Centro Terra Viva.

Fonte: Marmota Apodiense com Jerlândio Moreira.

[veja] Na Chapada do Apodi/RN, 800 famílias resistem a um mega projeto

[leia] Apodi encerra festa de Nossa Senhora da Conceição neste sábado (08)

A Paróquia de Apodi encerra neste sábado, 08, a festa de Nossa Senhora da Conceição. Dando continuidade ao dia da padroeira, às 4h da manhã, aconteceu a “motoromaria” onde vários motoqueiros saíram em procissão passando por oito pontos da cidade, rezando e acendendo uma vela que iluminará toda a cidade numa simbologia de proteção e devoção.

A moto romaria foi encerrada na missa de 06h, onde o padre esteve dando a benção nos motoqueiros de Apodi. Às 17h, haverá procissão pelas ruas da cidade até a matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde haverá benção do Santíssimo Sacramento, arreamento da bandeira e apresentação do resultado parcial da festa.

[leia] Vasco completa três meses sem salários e atletas podem apelar à FIFA

A situação financeira do Vasco começa a alcançar níveis alarmantes. O time completa três meses de salários atrasados nesta sexta-feira e já pode sofrer com a ação de atletas insatisfeitos com a falta de pagamento. Os descontentes poderão encaminhar uma apelação à FIFA para conseguir a rescisão de seus vínculos contratuais com o Cruz-Maltino.

A confirmação dos 90 dias de salários atrasados partiu do meio-campista Fellipe Bastos. O jogador esteve em São Paulo na última quinta-feira para a disputa de um jogo beneficente, no Pacaembu. Descontente com a forma como o Vasco encerrou a temporada nacional, o atleta admitiu que a brusca queda de rendimento na reta final do Brasileiro foi motivada pelo descumprimento dos acordos da diretoria com o elenco.

“Nós tentamos esquecer, mas a situação fica difícil com o atraso de salários e premiações. O jogador precisa abstrair isso da cabeça, porque atrapalha muito”, comentou Fellipe Bastos, em entrevista à Gazeta Esportiva.net. “O Vasco tem seus problemas judiciais e de receitas. A gente entende o lado deles, mas todo trabalhador quer receber. O grupo sabe que a diretoria está se esforçando, mas é claro que ficamos chateados com isso tudo”.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

[leia] Flaviano e Zé Maria realizam primeira reunião com equipe de secretários

Hoje pela manhã, o prefeito eleito, Flaviano Monteiro, e o seu vive, José Maria, se reuniram com a equipe de secretários para falar sobre a filosofia de trabalho a ser implantada pela nova gestão e traçar diretrizes para o planejamento dos primeiros 100 dias de trabalho.

A humanização do atendimento em todos os setores da gestão municipal foi a recomendação expressa do futuro prefeito. “A equipe tem o dever de tratar bem todos os que procurarem os nossos serviços e mostrar interesse pelo problema apresentado, mesmo não sendo possível a solução imediata”, ressaltou Flaviano.

Questões como o conhecimento do contexto político e histórico do município para a definição do planejamento de cada secretário, a integração das secretarias, a criatividade e o bom relacionamento com a população, com a câmara municipal e com os partidos políticos foram colocados em pauta por Flaviano e Zé Maria.
Para inteirar os secretários de todas as parcerias que já foram encaminhadas pelos futuros gestores, Flaviano fez uma retrospectiva de todos os contatos já realizados por ele e Zé Maria, visando a concretização de ações que venham beneficiar o município logo no início da gestão. “Não podemos nos limitar aos recursos da prefeitura. Temos que buscar parcerias externas”, disse Flaviano.

“Já buscamos a parceria de órgãos como o SEBARE e a FIERN, para realizar capacitação profissional; com a clínica AGO, para facilitar o atendimento da população de Apodi e municípios vizinhos, além de fortalecer o nosso comércio; com o IFRN, na área da educação; com a Secretaria de Recursos Hídricos, para melhorias nas estradas, perfuração de poços, aquisição de cataventos e dessalinizadores, entre outros benefícios”, destacou Flaviano.
O prefeito eleito também falou da viagem que fez a Brasília, com José Maria, e dos contatos importantes que conseguiram para facilitar futuros projetos a serem enviados aos ministérios. “Os recursos existem, mas só são liberados com projetos. Portanto, temos que trabalhar na elaboração de projetos”, recomendou.

Apesar de reconhecer as dificuldades iniciais da gestão, Flaviano e Zé Maria se mostraram confiantes no trabalho da equipe escolhida e solicitaram um relatório com as ações que cada secretaria pretende desenvolver nos primeiros meses de gestão, a ser apresentado no próximo dia 14, quando haverá reunião com a consultoria do SEBRAE.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Flaviano e Zé Maria.

[leia] Está Chegando o Dia: 24horas de Ação Feminista pelo Mundo, #SOMOSTODASAPODI

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

[leia] Tribunal afasta vereador do cargo de prefeito interino do município de Felipe Guerra

O Tribunal de Justiça do Estado afastou o vereador Pedro Alves Cabral do cargo de prefeito interino do município de Felipe Guerra, cargo que estava ocupando devido a decisão do próprio TJRN afastando o prefeito Brás Costa, o vice-prefeito e o presidente da Câmara Municipal, denunciados por desvios de recursos públicos da Prefeitura Municipal.

Ocorre que neste mesmo processo, o vereador Pedro Alves Cabral também figura como réu. Só que como ele não tinha relação direta com a gestão municipal, não foi afastado do cargo na primeira decisão do Tribunal de Justiça. Entretanto, ao assumir o cargo, o procurador geral de Justiça Manoel Onofre Neto, questionou o fato de que ele agora tem gerência direta.

[leia] Duas mil mulheres se unem em defesa da Chapada do Apodi

Cerca de duas mil mulheres irão se reunir na próxima segunda-feira (10), das 8h às 13h, em Apodi, para dizer “não” ao projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi. A atividade, denominada “24 Horas de Ação Feminista”, será realizada concomitantemente em outros lugares do país, dentro das atividades em conjunto de integrantes da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, onde todas estarão apoiando as mulheres e famílias apodienses na luta pela defesa da Chapada do Apodi.

A ação tem como objetivo fortalecer a solidariedade entre as mulheres e, ao mesmo tempo, dialogar com a sociedade mostrando os prejuízos provocados pelo projeto caso ele seja colocado em prática. “Como é uma ação engajada pelas mulheres vai aliar o fortalecimento do movimento feminista à luta pelas famílias camponeses da Apodi”, destaca a militante da MMM, Rejane Medeiros.

O projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi está sendo movido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e prevê entregar as terras da região e a água da barragem de Santa Cruz a cinco grandes empresas da fruticultura irrigada causando a desapropriação de famílias camponeses apodienses.

[leia] Empresa aproveita mão de obra carcerária de apenados do CDP de Apodi

Enquanto poucas empresas contratam detentos por causa do preconceito, em Apodi a Empresa Cristalina do Oeste que atua no campo da industrialização de Água Mineral, tem dado bom exemplo e vem contribuindo para a ressocialização dos apenados do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), aproveitando a mão de obra carcerária, contratando os reeducando que cumprem pena no regime semi-aberto na Comarca apodiense. Destaca o Jornal Vale do Apodi.

De acordo com o gerente da Empresa Cristalina do Oeste, empresário, Bráulio Ribeiro, as contratações são realizadas de acordo com as necessidades da empresa. “Já fizemos varias contratações e posso dizer que ate agora nem um dos reeducandos que contratamos causou problemas, muito pelo contrario a exemplo dos demais funcionários, tem mostrado determinação e vontade de trabalhar”, comentou Bráulio Ribeiro.

Atualmente no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) existem cerca de 30 apenados cumprindo pena no regime fechado e 12 no semi-aberto. Todos recebem tratamento digno. Todos os Agentes Penitenciários da unidade tem trabalhado pela ressocialização dos apenados. O CDP de Apodi é coordenado pelo agente Airton Lucena do Carmo, que com o apoio de todos os agentes tem realizado uma excelente gestão.

[leia] Hoje no Circo do Fuxiquinho presença confirmada do Palhaço Caçarola

O Circo do Fuxiquinho apresenta hoje (07), o ícone das parodias, o Palhaço Caçarola. Um show de piadas e parodias das músicas que fazem mais sucesso no momento numa versão bem humorada.

Lembrando que o Circo começa sempre às 21h00min e estar localizado na praça do Bairro Cohab, portanto, cheguem cedo para garantir os melhores lugares. 

Aproveitem os últimos dias do Circo em Apodi para anunciar sua Empresa em nossos Espetáculos. Contato pelo telefone 84 - 9148 1040 falar com Emanuel Silva.

Emanuel Silva, da Assessoria de Comunicação do Circo do Palhaço Fuxiquinho.

[leia] A importância da equipe de transição

A criação da equipe de transição é o primeiro passo para um processo de auditoria das contas públicas. A atuação da Equipe de Transição visa assegurar suficientes garantias à elaboração de uma demonstração contábil confiável e dentro dos parâmetros legais, necessárias a regular transição. A instalação dos gabinetes de transição não é obrigatória, mas o acesso aos dados da gestão deve ser garantido.

O gestor municipal deverá disponibilizar, entre outros documentos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) relativos ao exercício 2013, os termos de conferência de saldo em caixa, de verificação de saldo bancário, conciliação bancária, relação de valores pertencentes a terceiros, balancetes mensais, demonstrativo da dívida fundada e inventário atualizado dos bens patrimoniais.

O atual prefeito terá ainda que especificar ao gestor eleito a relação dos servidores municipais, com referência aos servidores estáveis, pertencentes ao quadro suplementar, admitidos através de concursos públicos, e os admitidos por prazo determinado a partir de 2 de janeiro de 2009. Além disso, o gestor anterior deverá disponibilizar o demonstrativo das obras em andamento, com resumo dos saldos a pagar e o percentual que indique o seu estágio de execução, a relação dos precatórios a serem pagos nos exercícios futuros e os contratos que venceram até o final do exercício de 2012, correspondentes ao fornecimento de produtos e serviços, como combustível, merenda escolar, medicamentos e vigilância.

No Estado da Paraíba a equipe de transição tem como base legal a Resolução Normativa 09/2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), aprovada no último dia 17 de outubro, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, que tem como escopo assegurar uma transferência de governo pacífica, tranquila, harmônica e sem nenhum tipo de solavanco. A orientação do TCE-PB é para que gestores atuais e os eleitos devam cumprir a resolução normativa da Corte de Contas. O objetivo da Corte de Contas é dar tranquilidade aos prefeitos que assumem o novo mandato, assim como a toda população, estabelecendo regras que garantem a transparência das contas públicas.

As regras de final de mandato previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estão relacionadas com o último ano do mandato municipal. De acordo com a norma, nos últimos 180 dias do mandato dos prefeitos e presidentes de câmaras municipais, não é lícito aumentar os gastos com pessoal. O gestor municipal fica impedido de antecipar receita, por meio de operação de crédito durante todo o último ano de mandato municipal.

Os atuais gestores precisam nomear servidores para dialogar com a equipe de transição do prefeito eleito, para tratarem dos assuntos da administração, do ponto de vista financeiro, contábil, dos recursos humanos existentes, dos convênios e contratos em andamento, enfim, dos assuntos concernentes à gestão do município. O prefeito não pode se negar a atender aquele que vai administrar a cidade a partir de janeiro. Os atuais prefeitos têm que fazer a transição para não prejudicar a coletividade.


Abdias Duque de Abrantes 

Advogado - Pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP) e Jornalista

[leia] TRE/RN aprovam contas de Flaviano e Zé Maria

TRE/RN - DJe nº 1079/2012 Divulgação: 06/12/2012 Publicação: 07/12/2012 Página 343

Prestação de Contas nº. 361-28.2012.6.20.0055
Interessados: FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO e JOSÉ MARIA DA SILVA

EMENTA: Prestação de Constas. Eleições Municipais. Candidatura de Prefeito e Vice-Prefeito. Aprovação.

- Não detectadas inconsistências que comprometam a prestação de contas de campanha para cargo eletivo, deve ocorrer a sua aprovação pelo reconhecimento de sua regularidade segundo a normativa eleitoral. Vistos etc.

Prestação de contas de campanha de FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO e JOSÉ MARIA DA SILVA, que concorreram nas eleições de outubro de 2012, ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente, do Município de APODI, sob o número 65.
As contas foram processadas pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE, nos termos do artigo 44 da Resolução TSE n. 23.376/2011.

Após processamento de estilo, teve emissão de relatório técnico conclusivo onde não restou detectado erros formais e materiais que comprometessem as contas apresentadas, ex vi da inteligência contida nos artigos 48 e 49 da Resolução TSE n. 23.376/2011.

Interveio o Ministério Público ofertando opinamento, conforme artigo 50 da Resolução n. 23.376/2011. É o que importa relatar, decido.

Com efeito, consoante se observa do compulsar dos autos, não restaram detectadas inconsistências, irregularidades ou impropriedades que comprometam a legalidade das contas de campanha apresentadas, sendo a hipótese de julgamento nos termos do inciso I do artigo 51 da Resolução TSE n. 23.376/2011, verbis:

Art. 51. O Juízo Eleitoral verificará a regularidade das contas, decidindo (Lei nº 9.504/97, art. 30, caput):

I – pela aprovação, quando estiverem regulares;
Assim, diante dos documentos que instruíram a prestação de contas de campanha e o conteúdo do relatório final de análise técnica emitido nos autos, tem-se que assiste razão ao Ministério Público Eleitoral quando compreende atendidas as determinações da Lei n. 9.504/97 e Resolução do Tribunal Superior Eleitoral n. 23.376/2011; devendo, assim, restarem as contas aprovadas, tudo com o fito de surtir os seus jurídicos e legais efeitos.

Diário da Justiça Eletrônico. Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, podendo ser acessado no endereço eletrônico http://www.tre-rn.gov.br/dje.

Isto posto, em conformidade ao entendimento do Ministério Público Eleitoral e análise técnica bastante, julgo aprovada a prestação de contas ofertada por FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO e JOSÉ MARIA DA SILVA, tudo o que procedo com fundamento no artigo 30, inciso I, da Lei n. 9.504/1997 e artigo 51, inciso I, da Resolução/TSE n. 23.376/2011.

Publique-se, registre-se e intime-se.
Com o trânsito em julgado arquive-se com baixa.
Apodi, 6 de dezembro de 2012. MARCIO SILVA MAIA
Juiz da 35ª Zona Eleitoral

[humor] Eis a gata da semana do blogue. É de matar qualquer um! Arre égua!!!


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

[leia] Olé Cheiro Verde está eliminado da I Copa Arena Sports de Futsal

Equipe Olé Cheiro Verde
O time apodiense Olé Cheiro Verde foi eliminado na noite desta quinta feira 06 de dezembro, nas quartas de finais da I Copa Arena Sports que está sendo realizada na cidade de Patu-RN, o time do professor Keiber Roberto não soube jogar com a vantagem e após está ganhando pelo placar de 4x1 acabou cedendo o empate e foi eliminado pela equipe da cidade de Rodolfo Fernandes nos penaltys. Agora só resta ao Olé erguer a cabeça e continuar o bom trabalho e acabar com algumas brigas internas que teve no elenco durante o jogo da primeira rodada contra o time de Belém. Focar a cabeça nos Jogos Pré-carnavalescos de Apodi.

[leia] 44 minutos

Os mais experientes em eleições na Câmara Municipal de Apodi têm dito e repetido, à exaustão, que a prática tem demonstrado que, apesar das démarches que antecedem o pleito, a escolha da Mesa Diretora só se dá mesmo aos 44 minutos do segundo tempo de jogo.

Pra muitos já tem o presidente...

... A eleição só acontecerá no dia de 1˚ de janeiro de 2013.

Só acho!

por Jânio Duarte

[convite] Apodi: Comemoração de 15 anos Centro Terra Viva

O Centro Terra Viva em Apodi - RN, através da coordenadora institucional Cláudia Mota convida você para prestigiar a comemoração de 15 anos em nossa cidade.

Terra Viva - é uma Organização não governamental (ONG) que trabalha junto a Agricultura Familiar, Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável Rural.

DATA DO EVENTO: 7 de dezembro
LOCAL: ACDA
HORAS: 19:00
ANIMAÇÃO: Dário Oliveira e Forró do Villa
DECORAÇÃO: Gildo Porto
CERIMONIAL: Leylla Carla
BUFFET: Josué de Mossoró.

por Jânio Duarte

[leia] O polêmico projeto de irrigação da Chapada do Apodi

O blog O Conceituando com Lyneker Morais pretende abordar um assunto um tanto quanto polêmico, o Projeto de irrigação da Chapada do Apodi, chamado por opositores de “Projeto da Morte”. Pois bem quero deixar bem claro que não pretendo posicionar-me a favor e nem contra o projeto, o intuito é tão somente aprimorar e levantar debates com relação ao referido tema. Gostaria também de deixar claro que apenas levarei em consideração argumentações pertinentes, dizeres como: “sou contra porque foi o deputado tal que trouxe” ou “sou contra porque o meu grupo político é contra” ou mesmo, “sou a favor porque foi meu candidato que trouxe” serão bem-vindos a não participar da discussão.

Primeiramente, gostaria de levantar pontos positivos e negativos, levando em consideração sempre uma perspectiva de quem está alheio as discussões, e que não tem nenhum lado definido. Pois bem, segundo o DNOCS a implantação do distrito irrigado tornará possível a criação de cerca de 12 mil empregos, acredito que este seja um ponto positivo, visto que a cidade ao qual será privilegiada conta com uma população de pouco menos de 35 mil habitantes (censo 2011), essa larga geração de empregos tanto beneficiaria a cidade no âmbito de que seus moradores poderão ocupar essas vagas, como a atração de trabalhadores de outras localidades, trazendo consigo o consumo no mercado local. Há também a questão do ICMS, visto que algumas grandes empresas estarão se instalando na cidade, é provável que um alto valor de impostos entre nos cofres da prefeitura para serem usados em obras de infra-estrutura, por exemplo. Com relação a utilização das águas da barragem, acredito que colocaria fim nos fortes problemas enfrentados pela região da chapada em decorrência de seguidas secas, se existe o potencial hídrico para ser usado, então que assim seja, não acredito que alguém ache correto que os recursos hídricos sejam estagnados e represados, sendo que tanta gente precisa desse bem.

Saiba mais AQUI.

[leia] Museu de Soledade passa por reforma externa

Na última semana a Fundação dos Amigos do Lajedo de Soledade (Fals) realizou uma reforma externa na estrutura física do Museu de Soledade, deixando o local mais visitado de Apodi de cara nova, tornando-o mais aprazível para os centenas de turistas que semanalmente visitam o local.

Foi realizada uma pintura em toda estrutura de alvenaria, foi feita ainda a reposição de toda iluminação externa deixando o local apreciável aos visitantes, que também poderão visitar o local à noite. Foi realizada também a limpeza do canteiro e a reforma do paisagismo no local.

Os responsáveis pela obra afirmaram que uma reforma interna deverá acontecer no primeiro semestre de 2013, através de uma parceria com o IFRN Apodi que fará o projeto arquitetônico, e a Petrobras que destinará os recursos que serão aplicados na reforma, que também inclui a construção de um mini-auditório com local para receber até 50 pessoas, entre outras coisas que deverão ser apresentadas ao projeto.

[leia] Prefeitura de José da Penha (RN) abre concurso para 95 vagas

Cargos são de nível fundamental, médio e superior. O salário é a partir de R$ 622.

A Prefeitura de José da Penha (RN) abriu processo seletivo para 95 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. O salário para nível fundamental e médio é de R$ 622. Já para nível técnico e superior, o valor será referente ao plano de cargos e salários do município e, no caso dos professores, ao plano municipal de valorização do magistério.

Os cargos de nível superior são para professor nas disciplinas de matemática, história, geografia, ciências (química /física/biologia), artes e filosofia, professor de educação básica I (pedagogo), professor educação básica II (pedagogo supervisor), médico PSF, odontólogo PSF, enfermeiro PSF, enfermeiro urgência hospital municipal, técnico enfermagem PSF, médico veterinário, assistente social para educação, psicólogo e técnico de enfermagem - hospital municipal.

Saiba mais AQUI.

[public] Curso de extensão FVJ: Libras – Linguagem Brasileira de Sinais

A Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) está abrindo em Apodi o curso de extensão: Libras – Linguagem Brasileira de Sinais. Conteúdo:
  • Introdução aos conceitos básicos: Surdez
  • Deficiência auditiva
  • Cultura e identidade surda
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Conceitos
  • História da língua de sinais
  • Sinais em contexto gramatical
  • Introdução a Libras – aspectos linguísticos
  • Características da língua, seu uso, variações regionais, sociais e históricas
  • Noções básicas da LIBRAS: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, direção, expressões não manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo, de horas, datilografia
  • Prática introdutória em Libras:
  • Diálogo e conversação
  • Expressão viso-espacial
  • Vocabulário geral e específico
  • Legislação específica
OBJETIVOS: Capacitar profissionais de diferentes áreas de conhecimentos, mediante o aprofundamento e articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva da forma de comunicação e expressão dos alunos surdos ou com deficiência auditiva, objetivando desse modo, que através do ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS possam compreender a importância de assegurar a esses portadores de necessidades especiais o acesso à comunicação, à informação e à educação, bem como, a sua efetiva integração na vida em sociedade.

Público Alvo: Professores, qualquer pessoa interessada em aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e conhecer a cultura surda.

Carga Horária: 180h/a Valor: R$ 60 reais, aulas a cada 15 dias, somente aos sábados.

Informações: Iara Poliana (84) 9169-4526

[quadro] Túnel do Tempo (parte 106). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

O ‘retrato’ de hoje trás um garotinho e uma garotinha. O registro é de 2002. Quem aparece no retrato?

Resposta: Blogueiro dos bons Lyneker Morais (O Conceituando) e sua irmã Georgia Ingrid.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

[leia] Apodi: Morre ex-vereador Vilmar Marcolino

Colaboração de Abner Vagner
Morreu no começo da manhã desta quarta-feira (05) o ex-vereador apodiense Vilmar Marcolino de Oliveira. Ele estava internado no Hospital Regional Hélio Morais Marinho – HRHMM.

Vilmar Marcolino, como era conhecido por todos apodienses, exerceu mandato na legislatura, de 1997 a 2000. Durante a sessão de amanhã o presidente da Câmara, Evangelista Menezes deverá prestar homenagem a Vilmar Marcolino (PMDB). Antes de encerrar a sessão, também deve fazer um minuto de silêncio em homenagem ao ex-vereador.

[leia] Ministra da Cultura recebe Flaviano e Zé Maria

A Ministra da Cultura Marta Suplicy recebeu os futuros gestores de Apodi, Flaviano e Zé Maria em Brasília na semana passada.

Na pauta, constava o apoio para fomentar a Cultura Popular no município de Apodi. Flaviano pediu a Ministra recursos para criar o Museu do Sertão, além de programas desenvolvidos pelo Ministério de apoio a Cultura Popular.

Marta se comprometeu em estudar a solicitação e dar uma resposta em uma próxima visita dos gestores a Brasília.    

[leia] TCE convoca prefeitos, prefeitos reeleitos e prefeitos eleitos

Todos os atuais prefeitos, prefeitos reeleitos e prefeitos eleitos estarão reunidos na próxima segunda feira em Natal a convite do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte.

Esclarecimentos…

[leia] Câmara de Apodi votará orçamento de 2013 na próxima quinta

A Câmara Municipal de Apodi aprecia na próxima quinta-feira (06), o Orçamento do Município para 2013. Na sessão posterior, os vereadores apreciarão projetos ainda em tramitação na Casa.

No dia 13 o Orçamento irá a segunda votação, a partir de quando o legislativo encerra dos trabalhos em 2012.

"Amigo o orçamento é de 58.700,680,00 (cinquenta e oito milhões, setecentos mil e seiscentos e oitenta reais) para o ano de 2013 e amanhã votaremos 40 emendas que totalizam 6 milhões em emendas dos Vereadores", destacou Evangelista Menezes ao blog.

[leia] Você pediu e o Circo do Fuxiquinho fica mais uma Semana em Apodi

Devido ao grande sucesso do Circo em Apodi a direção se reuniu e decidiu passar mais uma semana em sua Cidade.

O Circo estar com uma promoção Especial valida até quinta-feira (06), arquibancada R$ 3,00 e cadeira R$ 5,00.

E aguarde nesta Sexta-feira (07), o Circo tem uma atração Especial para Apodi.

Em breve divulgaremos !!!

Você empresário que quiser divulgar sua Empresa em nossos Espetáculos é só entrar em contato pelo telefone 84 - 9148 1040 falar com Emanuel Silva...

Emanuel Silva, da Assessoria de Comunicação do Circo do Palhaço Fuxiquinho...

[leia] Resistência ao Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi será discutido em Seminário realizado pela UFERSA

O Centro de Referência em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, em parceira com o Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – GEDIC, a INCUBOESTE/UFERSA, assim como com o Ministério Público Estadual Sertão e outras entidades estão promovendo a partir de hoje, 04, até o dia 06 de dezembro o “Seminário de Direitos Humanos do Semiárido: Construindo uma cultura de direitos”. A abertura do evento será hoje, 04, às 18h, no Auditório Amâncio Ramalho, localizado no Prédio da Reitoria da UFERSA Mossoró.

Segundo o Coordenador do GEDIC e do curso de Direito da UFERSA, professor Daniel Valença, o objetivo do encontro é discutir temáticas referentes aos Direitos Humanos no Semiárido. “A abordagem será no contexto do Agronegócio, Agrotóxicos e as violações decorrentes do modelo de produção rural atual, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos, de modo a contribuir na construção de uma cultura de direitos no estado”, frisou. Já o professor Thiago Dias, coordenador da INCUBAOESTE, destaca a importância da economia solidária como modelos alternativos para o desenvolvimento rural.

O evento contará com duas mesas, com a participação de diversos nomes nacionais e locais da área de Direitos Humanos, Agroecologia, História, Psicologia e do Ministério Público como Frei Gilvander (CONEDH-MT), a Socióloga Alzira Medeiros, a Profa. Jovelina Santos (História/UERN), além da participação do Promotor da Infância e Juventude Sasha Alves (MP/RN). Após as plenárias vão haver momentos de discussão em GD’s sobre diversas temáticas no âmbito dos Direitos Humanos.

A primeira mesa debaterá o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi/RN onde o DONCS tem proposto desapropriar 13.800 ha de terras atingindo cerca de 800 famílias tradicionais que sobrevivem na Chapada do Apodi/RN.

Clique aqui e continue lendo.

[leia] Eleição de Poti Júnior garante mandato a Kelps Lima

Com o resultado da eleição do deputado Poti Júnior (PMDB) para conselheiro do Tribunal de Contas, a Assembleia passa a ter nova composição.

Sai Poti Júnior, entra Kelps Lima, em definitivo.

[leia] Oficina SEI EMPREENDER - SEBRAE está em Apodi!!!‏


A Oficina Sei Empreender é voltada pra os Micro-empreendedores individuais e visa proporcionar consultorias junto com as oficinas e varias áreas como compra, venda, controle financeiro, entre outros são 6 oficinas está localizada em frente a CDL - Apodi para mais informações ligue 3333-2427 / 9926-8597 ou se dirija a CDL Apodi.

[leia] Sandra Rosado destinará emenda no OGU/2013 para Apodi

Na visita que fizeram a Brasília na semana passada, o prefeito e vice eleito de Apodi Flaviano e Zé Maria estiveram no gabinete da Deputada Federal Sandra Rosada. Na oportunidade os futuros gestores solicitaram a parlamentar o apoio para a futura gestão de Apodi

"Destinarei uma emenda no Orçamento Geral da União/2013 para o município de Apodi. Estarei a disposição de Flaviano e Zé Maria para ajudar a administrar Apodi, município importante do nosso Estado," frisou a Deputada Sandra Rosado.

Os futuros gestores estão buscando apoio tanto a nível estadual, quanto a nível federal para administrar a segunda cidade mais importante do Oeste do Estado.

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.

[leia] Cultivo de arroz vermelho é tema de aula da Pós em Fitotecnia da UFERSA

Alunos do curso de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido tiveram a oportunidade de conhecer o cultivo do arroz vermelho conduzido sob técnicas orgânicas realizado por pesquisadores da UFERSA e da Embrapa. A aula aconteceu na comunidade de Baixa Fechada, situada no município de Apodi, e faz parte da disciplina de Agroecologia, ministrada pela professora Vânia Porto.
Na ocasião, os estudantes presenciaram as exposições realizadas pelo professor da UFERSA, Neyton Miranda, e pelo engenheiro agrônomo, José Flaviano Barbosa de Lira, em uma Unidade demonstrativa de arroz vermelho e no Ensaio de cultivares de arroz vermelho que estão sendo conduzidos em sistema orgânico de produção. Estas ações fazem parte de um projeto de pesquisa da UFERSA, coordenado pelo professor Neyton Miranda, e financiado pelo CNPq, em parceria com a EMBRAPA Meio Norte, SEAPAC, APAVA, Coopervida e STTR de Apodi.
“Atividades como essas possibilitam o contato dos estudantes de Mestrado e Doutorado com estudos desenvolvidos para reduzir os impactos ambientais da produção e com alternativas viáveis de desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e social”, frisou o professor Neyton Miranda. Segundo ele, entre as alternativas está a difusão de tecnologias sobre a cultura do arroz orgânico para as famílias agricultoras do Vale do Apodi e de outros municípios.
O encerramento das atividades ocorreu na sede da Associação dos Produtores de Arroz Vermelho do Vale do Apodi - APAVA, e contou com a presença do presidente da Associação e de membros da diretoria que discorreram sobre a organização da comercialização, a gestão da associação e os tipos de mercado nos quais a APAVA atua, entre eles o Programa de Aquisição de Alimento - PAA do Governo Federal. Também foram abordados assuntos como o custo da produção, logística da produção, assessoria técnica, importância da cultura para região, políticas publicas voltadas para o desenvolvimento da cultura, e sobre o sistema orgânico de produção.
Fonte: Site da UFERSA

[public] Aviões do Forró - 10 anos - senhas antecipadas


GARANTA SEU PASSAPORTE PARA O SHOW MAIS ESPERADO DO ANO, AVIÕES 10 ANOS EM APODI!!! - INGRESSOS ANTECIPADOS: R$ 30,00 PISTA / R$: 60,00 FRONTSTAGE VIP. - VENHA FAZER PARTE DA FESTA MAIS TOP DO RN!

[veja] Eu leio o ApoDiário: Georges Lucas - Parabéns pra você!

Parabéns pra você!
“Olha eu aqui!!!”

Eu leio o Blog ApoDiário: Edson, Kaliana e Georges Lucas

Quem tá de parabéns é o Georges Lucas, filho do casal Edson e Kaliana.

O blog deseja muita saúde, paz, felicidades e que Deus ilumine sempre sua caminhada... Que as bênçãos de Deus estejam sempre sobre Georges Lucas. Amém!

Quer participar do quadro. Eu leio o ApoDiário: envie sua foto para opirataapodi@gmail.com  

Lembre-se de colocar o nome de quem aparece na foto e o lugar, caso apareça mais pessoas na imagem.

[leia] Deputado Fábio afirma Fábio Faria diz que problema da seca é agravado pela demora e burocracia em ações governamentais

A grave situação enfrentada pelos produtores rurais do semi-árido nordestino foi tema de discurso do deputado federal Fábio Faria (PSD) ontem na Câmara, em Brasília. Ele revelou depoimentos de prefeitos do Rio Grande do Norte que reclamam falta de apoio do governo federal e do Estado. Essa é considerada a maior estiagem dos últimos 40 anos na região e atinge cerca de 10 milhões de pessoas.

“A demora e a burocracia nas ações governamentais anunciadas para socorrer esses nordestinos que vivem no Semi-árido, e são os que mais sofrem os efeitos da seca, tem agravado a situação. É preciso agilidade. Os animais estão morrendo por falta de água, por falta de pasto. Os prejuízos são incalculáveis e, apesar dos vários programas e ações anunciados pelo governo federal e, no Rio Grande do Norte, pelo Governo do Estado, boa parte da ajuda não chegou às vítimas da seca”, relata Fábio Faria, que cobra sensibilidade das autoridades públicas.

O principal problema apontado pelos produtores é a falta alimento para os animais, o que está causando a morte do rebanho. A criação de gado, ovinos e caprinos representa a renda de grande parte dos sertanejos, mas muitos estão abandonando animais, que morrem de fome à beira das estradas. No Rio Grande do Norte, a estimativa é que 65% do rebanho morra, ou seja, vendido antes da hora para abate.

[leia] Jogo Amistoso‏: Escolinha Univap X Escolinha de Caraúbas


Dia 08/12/12 (Sábado), às 07:00 horas, no Estádio Antônio Lopes Filho, Escolinha Univap X Escolinha de Caraúbas. Categorias: Pré-Mirim (9, 10 e 11 anos) e Mirim (12 e 13 anos).

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

[leia] Um novo modelo de gestão

No dia 01 de janeiro próximo, o prefeito eleito Flaviano Monteiro iniciará um novo modelo de gestão em Apodi.

Serão 4 anos. 48 meses. 208 semanas. 1.461 dias. Tenho certeza que Apodi vai aplaudir o desempenho deste professor.

Serão muitos os que vão apostar no insucesso deste novo grupo, até desejam isso, mas Flaviano sairá muito bem.

A Prefeitura de Apodi estará em boas mãos!

por Jânio Duarte

[veja] Banda Catolicu’s de Apodi




Apresentação da Banda Católicu's de Apodi, durante a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição – 2012 em Apodi – RN.


por Jânio Duarte

[leia] PMDB já está rompido com o governo Rosa

O ministro Garibaldi Filho, do PMDB, já reclamou do governo Rosalba Ciarlini…

Ao Blog da Thaisa Galvão, confirmou que poderá receber cobranças de cima para baixo, referindo-se ao Palácio do Planalto, para retirar o apoio ao governo democrata – único do Brasil, inclusive.

O deputado estadual Walter Alves, líder do PMDB na Assembleia, já fez críticas ao governo…
O deputado-líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, criticou o governo Rosa, chegando a dizer que ficou mais rouco do que é… mas não foi ouvido…

E agora é o deputado e ex-candidato a prefeito de Natal, Hermano Morais, quem critica o governo Rosa.

Em entrevista ao JH, Hermano disse que “não é salutar para o Rio Grande do Norte quando suas principais lideranças, desejosas de colaborar e ajudar com o projeto de desenvolvimento do Estado, sequer são ouvidas para opinar sobre as correções de rumo que precisam ser feitas pelo atual governo para melhorar o seu desempenho”

E disse mais: “esse silêncio, além de demonstrar aparente apatia, revela uma frieza com relação ao partido que tem grande expressão no Rio Grande do Norte e em nível nacional, e que sempre demonstrou boa vontade em colaborar para que o governo acerte”

Para bom entendedor… PMDB já rompeu com o governo Rosa. Você também acha?

O partido não tem uma palavra de apoio… só de crítica… e ainda diz que vai re-pensar a relação?

O partido, na verdade, ainda vai arrastar a dúvida até primeiro de fevereiro, quando o deputado Henrique Alves espera ser eleito presidente da Câmara Federal.

Com os votos do DEM... claro.

[leia] Site de notícias potiguar, Nominuto.com, fecha após cinco anos de existência no Rio Grande do Norte

Mais um veículo de comunicação fecha as portas no Rio Grande do Norte. Desta vez, o portal Nominuto.com, do jornalista Diógenes Dantas. A notícia do fechando de uma empresa jornalística é sempre triste para a comunicação potiguar, além de ser um grande transtorno para o grande número de profissionais que ficam sem emprego após isto. Diógenes Dantas informou hoje pelo seu twitter pessoal o fechamento do Nominuto, veja:

“Eu encerrei hoje um ciclo. Virei uma página. O Nominuto não existe mais. De modo definitivo. As dificuldades do mercado da comunicação no Rio Grande do Norte são conhecidas. Para o portal Nominuto, pequenino, elas ficaram intransponíveis. Vou guardar os bons momentos destes cinco anos de atividades. Sem dúvida alguma, foram muitas realizações. Muitas experiências. É hora de olhar adiante e seguir. Obrigado a todos pela audiência. Um dia a gente se vê por aí.”

[leia] Flaviano e Zé Maria viajam de Brasília à Natal com Ministro do Esporte

O prefeito eleito, Flaviano Monteiro (PCdoB), e seu vice, Zé Maria (PSD) , estiveram em Brasília, na última semana, visitando deputados e senadores na busca por emendas para Apodi.

Na volta, Flaviano e Zé Maria viajaram de Brasília até Natal no Avião da Força Aérea Brasileira, na companhia do ministro do esporte, Aldo Rebelo (PCdoB).

Durante a viagem, Flaviano solicitou do ministro uma atenção maior em relação a projetos do município voltados para o esporte, como a implantação do programa Segundo Tempo e outros relacionados ao esporte, lazer e juventude. No entanto, o  empenho maior será em  realizar  um grande sonho apodiense, que é a construção de um Estádio de Futebol Municipal.

Flaviano Monteiro é o único prefeito do estado que pertence ao PCdoB, mesmo partido do ministro Rebelo, e o contato entre os políticos poderá render frutos à nova administração.

"Nosso encontro com o ministro foi informal, no entanto, foi uma oportunidade única. É muito gratificante saber que teremos acesso direto a todos os escalões do governo federal. Aldo Rebelo foi muito educado, nos recebeu muito bem. Fizemos algumas reivindicações extra-oficiais, mesmo porque ainda não assumimos a prefeitura, mas foi suficiente para expormos nossos projetos dentro do esporte apodiense. Assim que assumirmos a prefeitura iremos enviar ao ministro o projeto para construção do estádio municipal. Tenho certeza que Apodi terá uma atenção especial do ministro do PCdoB.", disse Flaviano Monteiro.

O prefeito eleito comentou com o ministro que uma das características da Nova Geração é a cobrança por projetos que beneficiem a população e que irá outras vezes 'bater à porta' do ministério.

"Nesse caso vamos diminuir o trabalho de vocês, já que sempre irão encontrar nossas portas abertas." Finalizou o Ministro, deixando Flaviano muito confiante na parceria.

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.

[leia] Diplomação de Flaviano, Zé Maria e vereadores ocorrerá dia 14 de dezembro

E já tem data marcada para que os novos eleitos sejam diplomados.

Segundo o chefe do cartório apodiense, Thiago Capistrano, a diplomação do prefeito eleito Flaviano Monteiro, do vice José Maria da Silva, e dos 13 novos vereadores acontecerá na sexta-feira da próxima semana, dia 14 de dezembro.

As informações foram repassadas por Ramonyer Morais do blog Contexto Político.

[leia] Igreja de Cristo comemora 80 anos de organização

A Igreja de Cristo se prepara para comemorar 80 anos de organização no Brasil. Aqui em Apodi, a Igreja de Cristo da Praça da Redenção vai fazer uma festa daquelas. 

Entre as atrações já anunciadas para a comemoração destacam-se: Deus em primeiro lugar, depois vem o nome de Alice Maciel e Chagas Sobrinho como cantores e o pastor Gilvan Rodrigues como pregador. 

Dois grandes cultos de ação de graça serão realizados pelos 80 anos de organização da Igreja de Cristo nos dias 13 e 14 de Dezembro de 2012 no Terminal Turístico da Lagoa do Apodi. Não perca. Deus tem uma benção para sua vida.

[veja] Encontro anual da Batucada Feminista acontecerá em Apodi/RN

Clique no cartaz para ampliar

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

[leia] Equipes de transição do governo em Apodi fazem primeira reunião oficial

Equipes técnicas discutem transição em Apodi. Reunião de hoje foi formalizada a instalação!

Na primeira reunião técnica, as equipes de transição da prefeita Goreti Pinto (PMDB) e do prefeito eleito Flaviano Monteiro (PCdoB) se concentram para ficar a par de todos os prazos a fim de garantir a continuidade de projetos e contratos.

Equipe de transição da prefeita

A portaria já foi publicada, em seu artigo 11, da Resolução nº 027/2012, de 08 de novembro de 2012, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. “Queremos realizar uma transferência de dados fundamentais para facilitar o desenvolvimento dos programas, projetos e ações, ainda a preservação da continuidade dos serviços públicos, visando atender o interesse da população do nosso município”, destaca o secretário de administração Júnior Souza.

Equipe de transição do prefeito eleito

“Não é de hoje que estamos recebendo as primeiras instruções para determinar nosso plano de ação no sentido de garantir a continuidade dos serviços no início da nova administração. Esperamos que seja de forma tranquila e organizada, procurando seguir os roteiros estabelecidos nesta reunião”, disse o coordenador do prefeito eleito, Dr. Paulo Viana.

“Todo o trabalho é feito em parceria para não interromper o serviço prestado à comunidade. Alguns documentos foram solicitados e já entregues à equipe do futuro prefeito. E a atual garante que não vai deixar de prestar nenhum tipo de informação para o próximo governo. Nosso objetivo é assegurar que o prefeito eleito possa receber todas as informações e dados necessários para exercer a função assim que tomar posse”, frisou o coordenador da prefeita Izauro Camilo de Oliveira (Vêra).

A reunião aconteceu hoje pela manhã na Secretaria de Educação. O calendário de reuniões ficou assim estabelecido pelas equipes, nas próximas sextas feiras (14, 21 e 28), sempre às 10 horas da manhã.

[leia] Apodi: Promotor de Justiça Dr. Sílvio Brito convida os cidadãos para assistirem às sessões plenárias do Tribunal do Júri

CONVITE
TRIBUNAL DO JÚRI

A PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE APODI CONVIDA TODOS OS CIDADÃOS DA NOSSA COMARCA PARA VIREM ASSISTIR ÀS SESSÕES PLENÁRIAS DO TRIBUNAL DO JÚRI QUE ACONTECERÃO NOS SEGUINTES DIAS E HORÁRIOS:

Dia 06/12/2012; às 09:00h; HOMICÍDIO DE Francisco Elói Rodrigues de Souza, conhecido como "Chico de Zé do Leite”, e Alisson Henrique da Silva Rosário; RÉU Nerivaldo Araújo de Oliveira, conhecido por “Galego”, e Manoel Cícero de Freitas, conhecido por “Pelado”.

Dia 07/12/2012; às 09:00h; HOMICÍDIO DE Francinildo da Silva, conhecido por “Nildinho”; RÉU Elizaud Bezerra Mendes, conhecido como “Buda”.

Dia 10/12/2012; às 09:00h; HOMICÍDIO DE Maria das Graças Maia Targino; RÉU Antônio Cézar da Silva Cruz.

Dia 11/12/2012; às 09:00h; HOMÍCIDIO DE Rosélia Maria Dantas; RÉU José Wilson de França, conhecido como “Zezinho”.

Dia 12/12/2012; às 14:00h; HOMICÍDIO DE Deocesar Batista de Lima; RÉU Josean Quirino Noronha.

SE VOCÊ NÃO SE CONFORMA COM A VIOLÊNCIA QUE ASSOLA NOSSO PAÍS, NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE DE PRESENCIAR A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA.

[leia] Flaviano e Zé Maria participaram da reunião da Bancada Federal que destinou Emendas para o RN no OGU/2013

Flaviano e Zé Maria participaram da reunião da bancada federal do RN que definiu as emendas no Orçamento Geral da União OGU/2013 para o RN.

“Estamos aqui para reivindicar recursos no OGU/2013 para o Campus da UERN de Apodi. A nossa presença aqui demonstra as classes políticas do Estado que estamos atentos a todos os possíveis recursos que possam contemplar o nosso Apodi”, disse o prefeito eleito Flaviano Monteiro.

Mais uma vez o deputado federal Fábio Faria (PSD) se comprometeu com a construção de uma Universidade para Apodi, ao destinar uma emenda individual para o Campus da UERN.

“Ao estarmos presente aqui em Brasília, mostramos que Apodi quer seu espaço no rateio das emendas destinadas ao Rio Grande do Norte”, frisou o vice prefeito Zé Maria. 

Fonte: Assessoria de comunicação Flaviano Monteiro.