sábado, 5 de janeiro de 2013

A assistência social do município precisa de assistência

Não muito diferente da realidade encontrada nas demais secretarias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social também precisa de assistência. 

Ao adentrar na Secretaria no último dia 2, a secretária Aloma Tereza e o secretário adjunto João Valério encontraram uma série de situações que impedem um atendimento a contento da população. 

“Temos notícias de que muitos programas estão sem funcionar há algum tempo. Os recursos existem, não sei porque não estão funcionando. Nossa meta é reativá-los o mais rápido possível. A população precisa desse cuidado”, disse Aloma Tereza. 

Ao adentrar em cada cômodo foi possível perceber a falta de zelo com a coisa pública. Além da sujeira, o mau acondicionamento de arquivos, documentos e equipamentos. 

“Encontramos vários equipamentos novos e velhos (centrais de ar, televisores, dvd’s...) guardados dentro de um banheiro na sala do gabinete do antigo secretário. São equipamentos que deveriam ser utilizados em benefício da população, mas que estavam ali esquecidos. A primeira medida que tomaremos é garantir a utilização de todos esses equipamentos para oferecer mais comodidade aos usuários dos programas e da Secretaria de Assistência Social”, completou a secretária. 


De acordo com uma das responsáveis pela limpeza que preferiu não se identificar, a limpeza do local só estava sendo feita com água. “Não tinha material de limpeza. O jeito que tinha era limpar com água”. Então que o mais absurdo foi encontrar, num depósito aos fundos que mais parecia um lixão, material de limpeza vencido acondicionado no meio de muito cupim. 


Noutro depósito foram encontrados documentos da secretaria e dos programas jogados ao chão, como numa montanha de papel. Para adentrar no depósito é preciso pisar nas pilhas de papel. Não se devia nem saber o que tinha ali. 

“A primeira impressão que se tinha quando entrava na Secretaria é que estava tudo em ordem. Ao abrir cada porta e gaveta é que passamos a ter noção da situação”, disse João Valério. 

No momento em que estavam vistoriando a Secretaria, a equipe de secretários foi abordada por muitos usuários do Programa Bolsa Família que estavam ansiosos pelo recadastramento. “O prazo era até o dia 31 de dezembro, mas eles disseram que só seria feito na nova gestão. Estamos com medo que o benefício seja bloqueado”. Os secretários acalmaram os usuários e pediram que aguardassem os avisos da Secretaria para o recadastramento. 

Não houve transição na Secretaria. As chaves foram entregues por um funcionário, que teve dificuldade em explicar o andamento da Secretaria. “A meta agora é sair daqui o quanto antes e colocar essa secretaria em ordem. Só aí vamos conseguir planejar e colocar os programas pra funcionar. Também não assinaremos nenhum relatório sem antes conferir item por item das relações”, afirmou Aloma. 

Em apenas três dias a equipe de funcionários e secretários providenciou a mudança para a nova sede e está correndo contra o tempo para começar a atender a população. 

Uma das providências tomadas de imediato pela secretária de Assistência Social foi a retirada da Defesa Civil e do Conselho Tutelar de dentro da sede da Secretaria. “A Defesa Civil não é responsabilidade da Assistência, nem temos interesse em manter aqui. Nosso objetivo é trabalhar de forma eficiente os vários programas da Assistência. Quando nos dedicamos a coisas paralelas, deixamos de dar atenção ao que está ao nosso alcance, ao que é de nossa responsabilidade. Quanto ao Conselho Tutelar, órgão autônomo, voltará a funcionar em sede específica. Apodi inteira sabe que o Conselho Tutelar tinha sede própria e que deixou de ter nesta gestão”

“Para que haja uma gestão pública eficiente é necessário também que haja fiscalização, que os conselhos atuem. Dentro da Assistência Social temos conselhos que não atuam. Vamos ativá-los e dar condições de trabalho. Recebemos aval do Prefeito pra isso”, finalizou a Secretaria. A nova sede da Secretaria de Assistência Social está localizada à Rua Padre Benedito Alves, entre o CDL e a Escola Ferreira Pinto, no centro da cidade.

8 comentários:

Anônimo disse...

QUE secretário organizado o anterior hein? entregou tudo projetado pra o FUTURO NE?
KKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

O professor da rede pública de ensino básico poderá ter assegurado o direito à alimentação escolar, sem prejuízo do auxílio-alimentação. A medida está prevista no Projeto de Lei 4.427/12, que altera a lei que trata do atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos Alunos da Educação Básica (Lei 11.947/09).

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk é tão bom ler esse blog pq me divirto com vcs bando de desocupado.

Anônimo disse...

pois voce é mais desocupado ainda, que fica bisbilhotando os blogs, é porque quer saber do que ta acontecendo mesmo, parabens blogueiros continuem ocupando as pessoas com informações pertinentes..mostrem a verdadeira face do apodi, entregue como que foi projetada para o futuro... bem organizadazinha.ouvi dizer que faltou ate as xicaras e as garrafas de cafe,os bebedouros, computadores,etc etc imagine o resto...

Anônimo disse...

ta bom estao falando q nao tinha nada mais ainda nao mostraram nada que tenha sido adquirido por flaviano e estao trabalhando com o que encontraram e olha tem muita coisa la eu vir.

Anônimo disse...

Mas uma prova da administração que projetou Apodi para o futuro.
Gorete fez, Gorete faz!

Anônimo disse...

Vixiiii...ainda tem tudo isso? eu lembro de um prefeito que deixou os pobres dos funcionários (os pobres mesmo) sem receber tres meses de salário. Imagine como não ficaram as secretarias, o que faltou. Pena que naquele tempo não a internet ainda não era tao popular pra ter os blogs pra mostrar.

Anônimo disse...

FALARAM DESSE PREFEITO E TENTARAM FAZER A MESMA COISA, ABANDONANDO A CIDADE ÀS TRAÇAS, COMO DIZ O DITADO, LINGUA FALOU ... PAGOU.FALTOU SO O ATRASO NOS PAGAMENTOS MAS JA TA APARECENDO GENTE COM CHEQUES SEM FUNDOS QUE O BANCO NAO QUER TROCAR DE JEITO NENHUM, AGUARDEMOS AS NOTICIAS.