terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prefeitura verificará se aterro causa dano ambiental

Boa noite, Carlos Santos!

Gosto muito do seu Blog, que é uma referência no Estado, pela credibilidade e imparcialidade. Continuo uma grande admiradora do seu trabalho.

Assumi a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apodi e estamos à disposição para o esclarecimento de qualquer fato relacionado à gestão municipal.

Em relação à matéria veiculada sobre um suposto crime ambiental praticado pela Prefeitura de Apodi, como o próprio advogado Marcos Pinto (Crime contra a Lagoa do Apodi) reconhece o prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB) desconhece tratar-se de um crime o que está sendo praticado pela Secretaria de Urbanismo, que é o órgão responsável pelo serviço de limpeza da cidade.

A colocação de entulho naquela localidade, final da rua João Pessoa, próximo às margens da Lagoa, foi uma reivindicação de moradores daquele local, que têm suas casas ameaçadas pela irregularidade do terreno. Os entulhos estão servido para aterrar o terreno que provoca deslizamento de terras no período de chuvas.

Com a perspectiva de inverno, os moradores que têm suas casas ameaçadas de desabamento, caso as chuvas se intensifiquem, procuraram o secretário de Urbanismo, Reginaldo Ponciano, e solicitaram que os entulhos que estão sendo retirados das construções sirvam de aterro para o terreno.

O prefeito Flaviano Monteiro acreditava estar melhorando as condições de moradia dos cidadãos que residem naquela rua, mas se o aterramento do referido terreno está causando poluição à lagoa, o que vai ser verificado pelos órgãos competentes, e se há ilegalidade na medida, o prefeito não terá nenhum constrangimento em suspender a ação.

Como abnegado defensor da preservação da lagoa do Apodi, Flaviano jamais compactuaria com algo que viesse a prejudicar o meio ambiente e o nosso maior patrimônio.

Agradecemos a sua atenção.

Jornalista Iêda Silva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apodi.

Nota do Blog do Carlos Santos – Boa noite, Iêda. Obrigado por suas palavras. Feliz por você cumprir esse ingente papel, o que deixa a prefeitura e a nova gestão bem-arrimadas.

Já escrevi que tenho a impressão que Flaviano, a quem conheço apenas superficialmente, em contatos episódicos, caminha para fazer um governo diferenciado, divisor de águas na gestão pública do Apodi.

Espero estar certo.

A atenção ao alerta do advogado apodiense Marcos Pinto, é um bom sinalizador. Espero que o caso chegue a bom termo.

Abração.

9 comentários:

Marcos pinto disse...

Tenho profunda estima e respeito à minha estimada Confreira IEDA SILVA, sobre quem recai percuciente capacidade profissional e ilibada postura/compostura pessoal e profissional. No entanto, vejo como muito preocupante o fato de que o nobre Prefeito e também Confrade da AAPOL (Academia Apodiense de Letras) tenha apresentado sua manifestação acerca do óbvio crime ambiental (A foto por sí só tutela a assertiva do crime ambiental), afirmar desconhecer ser CRIME AMBIENTAL. Lembro-me que o Flaviano foi o primeiro defensor da preservação da biodiversidade da lagoa, tendo inclusive feito grande movimentação que culminou na interdição da Br 405, nas imediações da ponte, saída para as cidades do alto Oeste. Fico muito triste pela apatia referencial do meu Amigo Flaviano, por quem torcí pelo sucesso eleitoral, (E torço por êxito administrativo) tenha declinado de sua capacidade administrativa para atender pleitos inconsistentes e atentatórios de conterrâneos insensatos à preservação de nossa mãe-lagoa. Consta na legislação pertinente à espécie, que os rios, lagos, lagoas, ilhas, arquipélagos, compõem o patrimônio da união. Neste diapasão, amanhã estarei ajuizando a competente ação junto à Justiça Federal para que esta, em caráter liminar, notifique o IBAMA, IDEMA e o município de Apodi, por seu representante legal, para que adotem as medidas imprescindíveis para sanar o crime ambiental, devendo o Sr. Prefeito cumprir, se concedida a tutela antecipada, retirar imediatamente o aterro feito no leito da lagoa. Conheço aquele terreno como a palma da minha mão – como se diz no meu sertão, onde me criei até os 15 anos, palmilhando todos os dias aquele trecho para desfrutar de aprazíveis banhos matinais. Espero que amanhã eu não venha ter que conviver com as paralelas da decepção com a tão almejada desenvoltura administrativa do Amigo Flaviano.

Marcos pinto disse...

Confesso que não entendí o trecho da nota em que faz a assertiva: “RECONHECE o Prefeito Flaviano Monteiro (PcdoB) DESCONHECE tratar-se de crime ambiental” . Texto ambíguo, suscitador de dúvidas. Reconhece ou desconhece ?.

LG disse...

De acordo com a Resolução do CONAMA 307/2002 (Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos
para a gestão dos resíduos da construção civiL).
No Art 4°
§ 1º Os resíduos da construção civil não poderão ser dispostos em aterros de resíduos sólidos
urbanos, em áreas de "bota fora", em encostas, corpos d'água, lotes vagos e em áreas protegidas por
Lei.

A não ser que essas áreas sejam devidamente licenciadas.

Anônimo disse...

Jânio. Vivi dentro de uma igreja católica. É um homem tremendamente invejoso.

Anônimo disse...

esse problema é velho agora os governantes faz que não sabe de nada

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o prefeito q teve a frente de um forum de entidades desconhece agora o q é um problema ambiental,kkkkkkkkkkkkkkk esaa é boa.

Anônimo disse...

E dona Ieda Silva Assessora de Comunicação Irma de Paulo de Hildo ISSO NAO E NEPOTISMO? MAIS UMA PILAR POSTO A BAIXO.

Anônimo disse...

Mais um fato que acaba emperrando qualquer administração que queira avançar. Eu acho que esses problemas deveriam ser resolvidos, semelhante ao dos funcionários que nunca foram trabalhar, enquanto existem outros que se matam fazendo o serviço de mais de um. Quero deixar uma dica: sejam coerentes com as situações, vejam o que realmente está errado, porque existem problemas que pensamos ser fácil de resolver, mas a forma errada de resolvê-los pode levar a outro maior. O exemplo desse aterramento é um deles.

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ CADE O NEPOTISMOS IEDA IRMA DE PAULO