sábado, 2 de fevereiro de 2013

Falta de sinalização causa transtornos no trânsito de Apodi

A maioria dos condutores da cidade de Apodi com certeza já se deparou com dúvidas sobre quem tem a preferência em diversas ruas da cidade, principalmente devido à falta de sinalização em muitas delas. Recentemente em conversa no Facebook surgiu a duvida num dos principais cruzamentos da cidade que é o que se encontra em frente à igreja Matriz. O problema da falta de sinalização foi agravado principalmente pela reforma da praça em frente à igreja, e diariamente são várias as "confusões" que só não se transformam em acidente devido à baixa velocidade com que a maioria dos veículos transitam na região.

Para ajudar a desfazer a confusão, vamos recorrer ao código de trânsito. Segundo o mesmo no artigo 29, inciso III tem-se que:

Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá PREFERENCIA de passagem:

a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;

Logo, no referido cruzamento (em frente à igreja matriz), como não há sinalização tem-se:

1 - Caso A e C estejam transitando na via, A tem preferência sobre C. Logo, C tem que dar a preferência para o condutor A.
2 - Caso A e B estejam transitando na via, B tem preferência sobre A. Logo, A tem que dar a preferência ao condutor B.

Mas por via das dúvidas a melhor solução para evitar tantos transtornos seria sinalizar a via com placas de DÊ A PREFERÊNCIA ou PARE, que com certeza reduziria e muito a quantidade de problemas que ocorrem no local.

O Conceituando

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu mesma já me choquei com uma moto e enfim , não sabíamos os dois de quem seria a preferencial.pois as plantas estava tomando a visão de ambos.e foi exatamente nesse local,eu ia em sentido A e ele do B para o C.absurdo:

Anônimo disse...

esse problema é velho os governantes do nosso APODI só se preocupa com o bem estar deles entra um sai outro e nossa cidade fica do mesmo jeito na PIOR

Anônimo disse...

Antes tinha uma placa de PARE no sentido do condutor A.

Anônimo disse...

Amigo Janio o q/ eu me lembro é q/ antes da construção da praça tinha uma placa de PARE na calçada do canteiro da praça, do lado do correio,porém com a derrubada da praça a placa tb foi retirada. logo o pessoal q/ vem no sentido do correio q/ deve PARAR.