sexta-feira, 15 de março de 2013

Governo orientará municípios na elaboração dos Planos Plurianuais

Uma equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Finanças (SEPLAN) receberá treinamento em Brasília, na primeira quinzena de abril, para orientar as prefeituras do Rio Grande do Norte na elaboração dos seus Planos Plurianuais (PPAs), para que haja uma melhor identificação dos problemas municipais e montagem de estratégias de desenvolvimento.

Em reunião hoje (14), na Seplan, técnicos da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), do Ministério do Planejamento, apresentaram ao pessoal da SEPLAN a estratégia para adequação dos PPAs Estaduais e Municipais ao Federal.

A reunião coordenada pelo Secretário-Adjunto de Planejamento e Finanças, José Lacerda Felipe, faz parte da adesão do Governo do Estado ao acordo de cooperação técnica, firmado entre o Ministério do Planejamento e o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais. O acordo prevê a construção de agendas de desenvolvimento territorial e de apoio à adequação dos PPAs municipais.

O treinamento de uma semana de duração será ministrado por professores da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Técnicos indicados para o curso apresentarão, na ENAP dados sobre os municípios potiguares, de forma a contribuir para a montagem de uma estratégia de desenvolvimento estadual.

Atualmente, por falta de pessoal treinado e de identificação dos problemas municipais, muitas prefeituras encaminham PPAs copiados de municípios vizinhos ou inadequados à própria realidade. Após o treinamento do pessoal em Brasília, a SEPLAN promoverá reuniões regionais para transmitir às prefeituras os novos mecanismos de montagem dos Planos Plurianuais.

Nenhum comentário: