segunda-feira, 4 de março de 2013

Agentes de saúde recebem capacitação sobre o câncer


Os agentes de saúde do município participaram de capacitação ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde, com membros da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró, visando um maior esclarecimento sobre o câncer.

Na ocasião, foi apresentado o projeto da associação de Mossoró e todo o seu trabalho de apoio aos doentes e seus familiares, que disponibilizam duas casas para hospedagem de crianças e adultos de outros municípios, oferecendo também o tratamento completo e gratuito da doença na cidade de Mossoró.

O câncer de mama foi o foco desse primeiro encontro, onde foram apresentados seus sintomas, suas causas, e formas de tratamento, como também formas de mapeamento de grupos com maiores possibilidades de ocorrência dessa doença.

No encontro, foi ressaltada a importância do trabalho dos agentes de saúde em seus respectivos setores, para que eles possam conscientizar as mulheres, quanto à importância do diagnóstico precoce com o autoexame da mama e da mamografia a partir dos quarenta anos de idade.

Os agentes foram orientados a tratarem os portadores de doenças em geral, de forma humanizada, levando em consideração a pessoa e não apenas a doença. Eles puderam tirar duvidas e expor dificuldades encontradas em suas funções, para que através dessa troca de vivências possam chegar juntos a soluções para a essas dificuldades.

O secretário adjunto de Saúde, Ramonyer Morais, agradeceu o comparecimento de todos, e parabenizou o trabalho dos agentes de saúde, pois sabe das dificuldades enfrentadas por eles no seu trabalho diário e se comprometeu, em nome da secretaria, a proporcionar outras capacitações.

"Quero desde já dizer que vocês podem contar com todo o empenho da secretaria de saúde, para uma melhor qualidade nas condições de trabalho, refletindo assim, em uma melhora na saúde de todo o município", afirmou Ramonyer.

A equipe de capacitação foi composta por uma mastologista, uma a assistente social, uma fisioterapeuta e um enfermeiro, todos membros da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer da cidade de Mossoró.

Fonte: Ascom Apodi 
Foto: Jânio Duarte

Um comentário:

Anônimo disse...

e quando sai o resultado do processo seletivo na area da saude?