quarta-feira, 10 de abril de 2013

Movimento que resiste ao Projeto do DNOCS é recebido por ministros em Brasília

Secretaria Geral da Presidência da República e Ministério do Desenvolvimento Agrário recebe agricultores apodienses.
Na quinta feira (04) da semana passada integrantes dos movimentos campesino do estado do Rio Grande do Norte e do país estiveram em uma extensa agenda em Brasília/DF. 
Na oportunidade o presidente do STTR, Edílson Neto e a Vice-Presidente do STTR, Antonia de Lima ou Kika como é mais conhecida, estiveram fazendo parte da comitiva, onde discutiram o projeto de irrigação da Chapada do Apodi/RN colocando as dificuldades vivenciadas pelas famílias da chapada perante ao que vem sendo proposto pelo DNOCS.
 
Ministro do MDA - Pepe.
O movimento camponês foi atendido pelo  Ministro do Desenvolvimento Agrário – Pepe Vargas por volta das 14h00min. Já o atendimento no Gabinete do Secretário Geral da Presidência da República – Gilberto Carvalho se deu por volta das 17h00min.
O estudioso da UFRN professor João Abner esteve também acompanhando a comitiva e apresentou o Projeto Alternativo que viabiliza a utilização das águas da Barragem de Santa Cruz para o fortalecimento da Agricultura Familiar de Apodi e região.
Secretário Geral - Gilberto Carvalho
Foi entregue o Dossiê denuncia que aponta erros técnicos gravíssimos do Projeto que está sendo proposto pelo DNOCS, em meio a tantos destaca-se aincapacidade hídrica da Barragem de Santa Cruz, a não citação no RIMA na presença de comunidades e pessoas que estão morando na área onde está sendo desapropriada, a falta de uma política de "re-manejo" das famílias desapropriadas para outras localidades.
Os ministros se prontificaram em dialogar e transmitir as informações repassadas pelos campesinos a presidente da república Dilma.


Ambas audiências foram acompanhadas de representantes do STTR de Apodi/RN, CUT/RN, ASA-Potiguar, CPT, FETARN, MMM, MST e UFRN-Professor João Abner.

Abaixo mais fotos das reuniões: 




Por: Agnaldo Fernandes

3 comentários:

Anônimo disse...

sem o projeto de Irrigação toda Chapada se tornara do Agronegocio para produção de melão coisa q ja ta acontecendo onde as empresas ja compraram tanta terra q esbarraram na delimitação da area do projeto, significa dizer q ser contra o projeto é a favor dos japoneses e contra os agricultores.

Agnaldo Fernandes disse...

Não seria ao contrário nobre anônimo, tu não tem censo crítico pra perceber que as empresas do melão estão só aguardando a chegada da água para de fato tomarem de conta da chapada... Para o povo permanecer na terra é que não é esse projeto, porque estão retirando as pequenas familias através de desapropriação.
E não tem essa história de que as famílias vão receber pequenos lotes, elas tem que seguir a Lei Nacional de Irrigação que é através de Edital de Concorrencia, processo seletivo, e aí quem garante que o agricultor que teve sua "educação escolar" negada pelo estado brasileiro?
Caro anônimo você tem todo o direito de defender o Projeto, faça isso, só não fique iludido com idéias fracassadas de projetos já falidos, e aconselho que se identifique, afinal de contas não há que temer, você está do lado dos Grandes, quem deveria temer alguma coisa aqui seriamos nós. Em fim, arrume outra justificativa para defender este projeto, por que essa que você hora coloca não tem sustentação nenhum, parta pra outra estratégia, essa sua não é uma boa, discurso enfadado e sem sutentação!
Grato pelo Espaço Janio Duarte.

Anônimo disse...

Em um Pais de vergonha,A chapada do APODI já estava irrigada à CEM ANOS.......