quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Pessoal do Tarará em Felipe Guerra e Janduís

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará chega em Felipe Guerra e Janduís, com o espetáculo Sem Palavras. Nesta quinta-feira, 25, o grupo mossoroense apresenta espetáculo em Felipe Guerra, no Teatro de Arena, em praça pública, às 19h, numa parceria com o projeto Abelhar. Na sexta-feira, ainda em Felipe Guerra, O Pessoal do Tarará apresenta o espetáculo em uma comunidade. No sábado, 27, será a vez da população de Janduís assistir Sem Palavras, dentro da programação de aniversário da Companhia Ciranduís, de Janduís.

Sem Palavras é um espetáculo onde O Pessoal do Tarará dá prosseguimento ao seu projeto de pesquisa, em cima de uma dramaturgia do corpo, onde abre mão da linguagem verbal, sendo, para o grupo, a conclusão de uma pesquisa anterior, iniciada no espetáculo O Pulo do Gato (2009).

A montagem é feita para apresentação nos mais variados espaços, desde circos, rua, sala e até palco italiano. São vários quadros, onde O Pessoal do Tarará investe, desta vez, numa comédia com tom de desenho animado, sendo influenciado pelos desenhos do Pateta, do Tom e Jerry, e da revista em quadrinho, que pode ser percebida nos corpos dos atores.

O Pessoal do Tarará neste espetáculo abusa de seu dedicado e delicado trabalho de ator, já que tudo o que chega ao público, é produzido pelo próprio ator. Sem Palavras é um espetáculo onde O Pessoal do Tarará dispensou o uso da linguagem verbal, de elementos cênicos, mas que não perdeu uma de suas marcas, que é a verdade de seus atores. Portanto, o espetáculo não dispõe de um texto escrito, mas de um texto apropriado pelo ator, que se dá pela via corporal.

É deste desta pobreza de elementos cênicos, que nasce um espetáculo rico, a partir do corpo do ator. Durante o espetáculo, o roteiro que os atores cumprem levam o público a criar sua própria dramaturgia, à medida que as cenas acontecem.

Ficha Técnica:
Espetáculo Sem Palavras (ou Uzkra D’ku Nupal Kunu)
Direção: Dionízio do Apodi
Elenco: Igor Moreira e Maxson Ariton

Nenhum comentário: