sexta-feira, 3 de maio de 2013

Presidente da Câmara dos Deputados participa de encontro de ministros com prefeitos do RN

Natal (RN) – O deputado federal, Henrique Eduardo Alves, participou nesta sexta-feira (3), em Natal, do 7º Encontro de Prefeitos. O evento foi  realizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em parceria com o governo potiguar e a Federação dos Municípios do rio Grande do Norte (femurn).

O encontro, na Escola de Governo do Estado, reuniu a maioria dos prefeitos do Rio Grande do Norte e os ministros Ideli Salvatti, das Relações Institucionais; Garibaldi Filho, da Previdência Social; Fernando Bezerra, da Integração Nacional e Aguinaldo Ribeiro, das Cidades. A governadora Rosalba Ciarlini também participou do encontro de prefeitos, além de deputados federais e estaduais. 

Cada ministro falou dos programas e projetos disponibilizados pelo governo federal em parceria com os municípios através de convênios e repasse de recursos. O presidente da Femurn, Benes Leocádio, ressaltou o exemplo do programa Minha Casa, Minha Vida que chegou aos pequenos municípios, com menos de 50 mil habitantes, graças ao emprenho do então relator da matéria, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O projeto original beneficiava apenas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Henrique Alves participou da entrega de máquinas distribuídas aos municípios. O deputado foi enfático ao defender os prefeitos e projetos para o Rio Grande do Norte. “Eles estão sofrendo junto aos nossos produtores rurais, quebrados pela seca no sertão”, lembrou o deputado. “Agora a senhora está percebendo porque eu ‘brigo’ tanto pelo meu estado”, disse Henrique Alves, diante das cobranças dos prefeitos e demais autoridades locais. “Esses prefeitos não vão me perdoar, nem eu me perdoo, se eu não for capaz de fazer mais pelo meu estado. Tenho consciência de que devo ser um presidente isento, mas se hoje eu estou sentado lá é porque esses prefeitos e o Rio Grande do Norte já me fizeram deputado 11 vezes”, ressaltou o deputado em reconhecimento ao trabalho dos prefeitos potiguares.

O deputado anunciou a vinda da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte ainda neste mês de maio para anunciar uma série de obras do governo federal. A maior delas é a duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró ligando o Rio Grande do Norte e o Ceará. Outra obra de grande porte e importante para a região Seridó é a barragem de Oiticica. Também está prevista a recuperação da Rampa na Ribeira, em Natal, onde irá funcionar o Museu da II Guerra Mundial. A presidente ainda deverá assinar o convênio de inclusão do Rio Grande do Norte no programa Brasil Seguro, do Ministério da Justiça, que vai destinar ao estado recursos e equipamentos para enfrentar a violência e o crime organizado e até o envio de tropas federais, se for necessário. “Essa é, tem de ser e será a hora e a vez do Rio Grande do Norte resgatar o seu desenvolvimento”, concluiu Henrique Alves.

Nenhum comentário: