sexta-feira, 5 de julho de 2013

Orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, inicia monitoramento nas escolas municipais de Apodi


O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC é um acordo firmado entre Governo Federal, Governos Estaduais, Distrito Federal e Prefeituras Municipais. O mesmo tem a finalidade de enfrentar um dos maiores desafios da educação brasileira: A Alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização, ou seja, alfabetizar as crianças de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, até os 8 anos de idade. Para isso, o PNAIC envolve as seguintes ações: 
  • Formação continuada dos professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
  • Distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais;
  • Avaliação sistemática de aprendizagem das crianças;
  • Gestão educacional, controle social e mobilização.
No Estado do Rio Grande do Norte temos como Instituição Formadora a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a qual é responsável pela formação dos Orientadores de Estudo.

No Município de Apodi temos como Coordenadora do PACTO a Professora Cecy Fernandes de Souza Valério e como Orientadores de Estudo os Professores Formadores José Nilson de Freitas e Maria Aleane de Morais Silva. Atendemos uma demanda de 52 Professores alfabetizadores e os apoios pedagógicos das escolas municipais, relata a professora Cecy Fernandes.

Em nosso município o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, teve início dia 22 de abril de 2013, quando na oportunidade tivemos a abertura na Casa de Cultura e contamos com diversas atividades. O início da formação aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2013, onde trabalhamos com os professores alfabetizadores os seguintes temas: Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças; Educação Especial, com a técnica da Secretaria Municipal de Educação Maria Adriana de Souza; Alfabetização e Letramento no Campo: desafios e perspectivas; Avaliação no Ciclo de alfabetização e o tema Direitos de Aprendizagem. Foram desenvolvidas diversas atividades, como: Leitura Deleite, estudo dirigido de textos, apresentação de trabalhos entre outras.

A segunda formação se deu nos dias 30 e 31 de maio de 2013, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os temas em pauta foram: Planejamento de Ensino, Direitos de Aprendizagem em História, Recursos Didáticos, Rotinas de Aprendizagem numa perspectiva de letramento. As Orientações encaminhadas para serem desenvolvidas em sala de aula pelos professores alfabetizadores foram: Elaboração dos perfis das turmas e dos alunos, elaboração do calendário sociocultural da Escola e o relatório das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Nesse direcionamento, visando diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos professores alfabetizadores na sua prática docente iniciamos o Monitoramento no dia 06 de maio de 2013 em diversas Escolas da Zona Rural e Urbana do município. Nesse monitoramento são observados diversos critérios tais como: Perfil das turmas, perfil dos alunos, utilização dos recursos didáticos pelo professor, o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a utilização dos livros do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca nas Escolas), também é observado o ambiente escolar, se o mesmo oferece um ambiente alfabetizador, entre outros critérios, relata os orientadores de Estudo Aleane Morais e Nilson Freitas.

Portanto, para dar suporte a todo esse trabalho, contamos com o apoio incondicional do Prefeito Flaviano Moreira Monteiro, da Secretária Mara Marlizete e do seu Secretário Adjunto Pedro Bandeira, sendo que, por meio desse apoio tivemos condições de realizar os Encontros de Formação mesmo sem o envio pelo Ministério da Educação do material destinado a formação dos professores alfabetizadores. O referido material foi providenciado em tempo hábil pela Secretaria Municipal de Educação e disponibilizado para os Orientadores de Estudo e Professores alfabetizadores.

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