quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Chapada do Apodi e Barragem de Oiticicas serão pauta de reunião de bispos potiguares em Caicó

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanof Pereira se reunirão na próxima sexta-feira, 16, às 9 horas,  no Centro Pastoral Dom Wagner, na cidade de Caicó. A reunião, convocada pelo Arcebispo de Natal, terá a finalidade de discutir a situação da construção da Barragem de Oiticicas, no município de Jucurutu, e da Chapada do Apodi, na região Oeste do Estado.

A barragem de Oiticicas, quando construída, abrangerá também parte do território dos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas, no leito do rio Piranhas-Assú, na Região do Seridó. A obra está orçada em R$ 350 milhões e será gerida pelo governo do estado. Uma das principais preocupações da Igreja é a relocação dos moradores da comunidade Barra de Santana, em Jucurutu, principalmente no tocante às indenizações e retiradas das famílias para outra área.

O outro ponto da pauta da reunião dos bispos será a situação das famílias residentes na Chapada do Apodi. Famílias de agricultores, a Igreja e entidades de classe estão preocupadas com o futuro de mais de seis mil pessoas que continuam na luta para tentar impedir a instalação do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi. No dossiê-denúncia, entidades locais, nacionais e moradores da região apontam diversas violações que serão implementadas caso o projeto seja concretizado.

Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário: