terça-feira, 20 de agosto de 2013

UBS do Sítio Góis promove palestra sobre doença de Chagas

Na manhã de ontem (19/08), a equipe da UBS do Sítio Góis promoveu uma palestra, com a enfermeira Adriana Diaz, de esclarecimento e prevenção da doença de Chagas que tem como principal transmissor o barbeiro.

Nas palavras de abertura, a enfermeira informou que a UBS receberá o nome de Antônia Eudoxia de Morais, uma parteira da região da Chapada. A homenagem proposta por Projeto de Lei encaminhado pelo vereador Chico de Marinete e aprovado pela Câmara Municipal.

Sobre essa homenagem, Chico de Marinete proferiu algumas palavras de reconhecimento do trabalho realizado pela parteira, conhecida por Dona Antonete e disse que a palestra sobre doença de Chagas era importante porque “a gente não pode curar, mas podemos informar como prevenir as doenças”.

Na palestra, a enfermeira falou sobre o inseto transmissor de doença de Chagas, apresentou dados da doença a nível nacional e a infecção através de animais hospedeiros. Em seguida, a veterinária Maressa Souza, mestranda da UFERSA – contribuiu significativamente falando sobre os cuidados que devem ser tomados para que os animais não sejam infectados pela doença e, dessa forma, os seres humanos sejam também protegidos. “É importante cuidar bem dos animais para evitar a disseminação da doença de Chagas”, destacou.

O trabalho não foi apenas informativo. A veterinária coletou sangue de dois cachorros para exames diagnósticos da doença de Chagas e outras coletas serão feitas nas próximas semanas. Cerca de 50 pessoas participaram da palestra e interagiram fazendo perguntas e tirando as dúvidas sobre a doença.

No final, Gilvaneide Holanda informou sobre as medidas que estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde sobre a prevenção da dengue. Estavam presentes na palestra, a secretária de saúde Nikellyne Monteiro, o vereador Chico de Marinete, os coordenadores Roberto Hellinks e Gilvaneide Holanda. 

Nenhum comentário: