sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Você sabe em quem votar?

Tem uma coisa que me deixa inconformado. Aliás, tem um monte de coisas que me deixa assim, mas se eu fosse ficar aqui falando, hoje, de todas elas, não iriam caber nesse espaço…

Estamos em ano pré-eleitoral: as pessoas falam e “respiram” política já que o próximo ano o pleito é para escolher o presidente da República, senador, deputado federal, Governador e deputado estadual.

Mas o que danado você tem haver com isso?

Pois bem…

A frase dita por Pelé até hoje persiste na memória do brasileiro: “o brasileiro não sabe votar”. Tornou-se uma verdade absoluta para todo mundo,  que teimam em eleger políticos  para cargos que exigem exatamente o oposto disso.

O problema da tal frase é que ela culpa a população por uma coisa que ela não fez.
Veja bem…

Se um candidato chega para você e fala que, quando for eleito, vai roubar o que puder dos cofres públicos, que vai aceitar propinas para aprovar projetos, que vai dar emprego só para seus parentes, você vota nele?

É claro que não vota. Nem você, nem brasileiro nenhum.

Mas se o cara chega para você e diz que vai investir na educação construindo novas escolas e aumentado o salários dos professores, que vai melhorar a merenda escolar, que vai asfaltar todas as estradas do país e que vai lutar com todas as suas forças contra a corrupção e a roubalheira na política, você vota nele?

Vota e com toda a razão, porque o que ele está oferecendo é exatamente o que você quer para o seu país.

Agora, é culpa sua se, depois de eleito, o candidato em quem você votou não faz nada do que prometeu?

É culpa sua se ele não investiu um centavo na educação, nem asfaltou nada, e acabou flagrado com um monte de dinheiro escondido na cueca?

Pois não é culpa sua, nem de brasileiro nenhum. Você simplesmente acreditou que um candidato às eleições no Brasil não podia mentir tanto assim, sem correr o risco de sofrer alguma punição.

Então, podem até dizer que nós, brasileiros, somos bastante ingênuos por acreditar nesse sistema eleitoral esquisito. Mas dizer que não sabemos votar, aí também já é demais.

4 comentários:

Anônimo disse...

DIGA NÃO A ESSES CORRUPTOS VOTE NULO EX: 999999 E ETC.

Anônimo disse...

Eu vou tira o brasileiro dessa historia é colocar apenas o nosso RN
vejamos como estão as coisas dizem que ate quebrado o estado está uma situação caótica e que estamos fazendo? nada! será que o gigante acordo e está pisando em cima do elefante? a nossa governadora foi eleita de incontestável agora o grupo que deu apoio vai escolher uma outro candidato é agente vai sem questionar e não somos nós que escolhemos? a acontece apenas entre aqueles que esses grupos escolhe ou não é será que ainda não deixamos de ser provincianos?

Anônimo disse...

sem a UERN em Apodi não vou votar em ninguem e ponto final.

Anônimo disse...

SO NÃO VOTO MAIS EM FLAVIANO.