terça-feira, 10 de setembro de 2013

Prefeito Flaviano apoia pescadores na luta pela liberação de água para Lagoa

  
O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, recebeu ontem (09) no gabinete os membros da Colônia de Pescadores e Aquicultores Afins de Apodi (Z-48), vazanteiros e o superintendente do DNIT Dr. Walter Fernandes. O objetivo da reunião foi para discutir meios legais para liberar água da barragem com o objetivo de encher a Lagoa do Apodi que se encontra com volume muito abaixo da sua capacidade de armazenamento.

O prefeito não só apoia o movimento em prol da lagoa, mas precisa de mecanismos legais para transportar a água necessária, o que exige liberação de órgãos ambientais. "Nós precisamos da força de vocês e parabenizo pela iniciativa de lutar incansavelmente pela categoria. A necessidade de vocês será o instrumento de conseguir a legalidade dessa ação., disse Flaviano.

“O Projeto do nosso Saneamento Básico está pronto, os 30% que cabe a CAERN eles vão executar e os 70% que custa pouco mais de 18 milhões estão praticamente assegurados. Quero que vocês pescadores formem uma comissão para nos acompanhar nesta luta, vamos revitalizar nosso principal manancial”, acrescentou o prefeito.

“Com abertura do canal, os peixes ficarão livre para entrarem na lagoa, sabemos que não vai encher de uma para outra, mas diminuiria um pouco o sofrimento de várias famílias que sobrevivem da pesca”, disse Anael pescador.

“Nunca tinha visto tanto pescadores reunidos”, brinca o superintendente do DNIT Dr. Walter Fernandes, que aproveitou para parabenizar a associação dos pescadores de Apodi. “A água é essência para a vida, a preocupação de vocês é válida, temos que está fundamentado para viabilizar este projeto. Esta obra beneficiará todos cidadãos, percebo o clamor popular desde a última vez que estive aqui. Por isso, não podemos barrar este tipo de obra de ‘economia solidária’ que garantirá o sustento de diversas famílias”, destacou o superintendente do DNIT.

O Movimento também conta com o apoio do vice-prefeito de Apodi, José Maria e do presidente da Câmara, João Evangelista e o vereador Genivan Varela, que representaram os vereadores na reunião. “Entendemos essa reivindicação dos apodienses, porque queremos ver a beleza da nossa lagoa ser resgatada, mas é preciso observar os mecanismos legais e iremos lutar por essa legalidade”, garantiu o vice-prefeito.

Um comentário:

CARLOS disse...

Uma ótima notícia para a nossa população. Revitalização da nossa bela lagoa e saneamento básico, parabéns a luta do nosso prefeito e dos nossos pescadores.