quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Prefeitura trabalha para melhorar o atendimento no Centro de Saúde

O Centro de Saúde de Apodi tem contribuído significativamente para a promoção e prevenção da saúde da população. O atendimento oferece diversos serviços que amparam a saúde da família através da atenção básica.

O clínico geral Dr Mesquita atende cerca de 60 pessoas nos dias úteis semanais e nas segundas, Dr Ramon, também atende como clínico geral. A enfermeira Ana Paula atende 18 mulheres nas segundas, quartas e sextas com exames preventivos e 16 mulheres nas terças e quintas com exames de pré-natal.

O enfermeiro Edgar faz atendimentos de CID-10 (Exame de rotina de saúde da criança) nas segundas, pré-natal nas quartas e quintas e nas sextas atende uma demanda livre com receitas, apresentação de alguns exames, atenção aos hipertensos e diabéticos que recebem orientações através do Sistema HiperDia.

O dentista Dr Adelino atende cerca de 40 pessoas nas segundas e terças com obturações, raspagens e limpeza. A visitadora sanitária Maria da Paz faz o acompanhamento das pessoas com tuberculose que fazem parte do programa TB.

O Teste do Pezinho é realizado todas as sextas no Centro de Saúde, que dispõe de sala de curativo, sala de vacina, sala de planejamento familiar, laboratório, farmácia básica e a sala do PACS – Programa dos Agentes Comunitários de Saúde. Essas salas estão abertas ao atendimento durante o horário de expediente e todos os dias da semana, de segunda a sexta.

Atualmente a Centro de Saúde está funcionando das 7h às 13h, funcionar nos dois turnos. “Devido a reclamações feitas pela população e acatando recomendação da Câmara Municipal, o Centro de Saúde voltará a funcionar nos dois horários (matutino e vespertino). Entretanto, para que isso aconteça, estão sendo providenciados materiais, equipamentos e medicamentos para que o atendimento realmente aconteça nos dois horários”, explicou a secretária Nikellyne Monteiro.

A preocupação da secretária é poder atender de forma satisfatória nos dois horários. "Quando tudo estiver organizado e abastecido, a Secretaria de Saúde informará a data do retorno do atendimento diurno”, concluiu.

4 comentários:

Anônimo disse...

pelo amor de DEUS conserte esse erro absurdo q disseram aí, o enfermeiro Edgar faz atendimento de C e D e nao de CID-10, CID-10 é um código de uma patologia, por gentileza antes de escrever qualquer matéria busque saber o significado de alguns termos técnicos para não mais acontecer isso.

Eu fiquei ate envergonhado com essa matéria, e olhe sou do sistema.

Anônimo disse...

Não tenho duvidas de que mudanças estruturais no centro de saúde são necessárias e melhoram demais o serviço, porém as mudanças no processo de trabalho das equipes que ali atuam, precisa urgentemente ser ajustadas! Com esses dois avanços, com certeza o centro de saúde será um serviço de referência na atenção básica!

Anônimo disse...

Muito bem prefeito, à saúde merece grande atenção.

Anônimo disse...

ENVERGONHADO? vocês criticam muito, mesmo com os avanços, vocês não tem nem coragem pra elogiar!! SISTEMA? num existe isso não!, existe é TRABALHO!!!!