sábado, 14 de setembro de 2013

Secretaria promove ação de saúde no Assentamento Edivan Pinto

Preocupada com o bem-estar dos acampados no Assentamento Edivan Pinto, a Secretaria de Saúde realizou na manhã de ontem, uma ação de prevenção e promoção de saúde no local do acampamento.

Os profissionais da UBS Soledade, liderados pela enfermeira Kelly Praxedes, verificaram a pressão arterial dos assentados, distribuíram medicamentos receitados e conversaram sobre prevenção de doenças. O médico Luigi Paolo Freire consultou por cerca de 30 pessoas e receitou alguns remédios. Já os Agentes de Saúde contribuíram registrando os pacientes que chegavam a todo instante na cobertura de alvenaria feita no local.

Segundo informações de um dos líderes do Assentamento, cerca de 800 famílias montaram barracos no local e aproximadamente 40 delas estão vivendo ali permanentemente. São crianças, jovens, adultos e idosos que cozinham, lavam, dormem e mantém tudo organizado no acampamento. Por se tratar de uma luta por terra, os assentados não dispõem de água encanada, energia elétrica e carecem de cuidados apropriados com a saúde.

Numa conversa informal com o sem terra Francisco Antônio, ele declarou que o atendimento médico e de enfermagem nunca tinham sido realizados no Assentamento. “O médico me atendeu muito bem. Falei do meu problema no estômago e ele verificou uns ferimentos no meu pé. Já tive acampado noutro assentamento e lá não teve isso não. É a primeira vez que vejo atendimento de saúde num assentamento. Melhor que isso, não tem”, declarou o assentado.

A equipe do Programa de Saúde da Família – PSF Soledade realizou um trabalho muito importante para as famílias acampadas no Assentamento. A ação que durou toda a manhã e recebeu as visitas da secretária Nikellyne Monteiro e a coordenadora Gilvaneide Holanda que levaram alguns materiais necessários para uma ação eficaz. 

“A Prefeitura está preocupada com a saúde de todos que vivem no território do município; por isso, solicitou que a Secretaria de Saúde promovesse essa ação aqui no Assentamento Edivan Pinto. A alegria nos rostos das pessoas atendidas é gratificante. Eles não esperavam uma ação como essa”, enfatizou Nikellyne Monteiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS PRA TODOS! É REALMENTE UM BELO TRABALHO!! FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE OS MAS HUMILDES TAMBÉM SÃO BEM ATENDIDOS!!

Anônimo disse...

cade o trabalho do educador fisico do nasf o mesmo que foi aprovado na seletiva ?

cade o seu trabalho de prevençao e orientaçao por uma vida saúdavel ?