sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ações de enfrentamento dos efeitos da estiagem pela gestão Apodi Terra Querida

Corte de terra:
Modalidade: Terra Pronta (parceria com a PETROBRAS)

Na gestão Apodi Terra Querida, o Programa Corte de Terra, em Parceria com a Petrobras, já beneficiou 457 agricultores de 12 comunidades, oferecendo mil quinhentos e oitenta e quatro horas de preparo da terra, nas quatro regiões do município

Modalidade convencional
Cortamos 689 horas beneficiando 459 agricultores das associações comunitárias, destaque para sensibilidade da gestão que mesmo com um inverno atípico ainda implementou ações dessa natureza.

Modalidade irrigado (Parceria com Agricultor)
Cortamos 2.450 horas nas 04 regiões beneficiando agricultores que trabalham com irrigação de diversas culturas, destaque para o plantio de feijão e Arroz no vale do Apodi.

Parceria com agricultor na ensilagem de ração animal
Em Parceria com agricultores do município, 45 toneladas de ração animal foram ensiladas para alimentação do rebanho, beneficiando diretamente 170 agricultores.

Garantia Safra
Com o programa Garantia Safra, 882 agricultores do município de Apodi já foram beneficiados. Em parceria com o agricultor, Governo do Estado e Governo Federal a prefeitura já investiu, com recursos próprios, 24.111,00 para que o homem do campo possa ter acesso a esse beneficio. Para 2014 solicitamos 1.500 quotas e estamos cadastrando agricultores interessados.

Destinação de recurso para convivência com os efeitos da estiagem
Preocupado com a Convivência dos agricultores com a seca, o prefeito Flaviano destinou R$: 100.000,00 (cem mil reais) para atender as prioridades do homem do campo, com destino a ser discutido pelo Fórum das Associações, dando autonomia ao Associativismo.

Aquisição de dessalinizadores
A aquisição de dessalinizadores tem beneficiado comunidades que tinham dificuldades para ter acesso à água potável. Na gestão de Flaviano e Zé Maria, já foram instalados 04 dessalinizadores novos e outros 02 foram recuperados.

Aquisição de milho junto a CONAB
Atendendo solicitação das comunidades, a prefeitura disponibilizou automóvel para transporte de milho da CONAB, de Mossoró a Apodi, num total de 16 toneladas transportadas, para apoio aos criadores.

Abastecimento d’água
O abastecimento d’água nas comunidades rurais continua sendo feito na gestão de Flaviano e Zé Maria. Mais de mil trezentas pipas já foram distribuídas nas comunidades, obedecendo calendário e evitando o deslocamento dos agricultores até a  secretaria de Agricultura. Um investimento que custou 88.841,00 aos cofres do município. (esses dados devem ser complementados com informações da defesa civil, pois a gestão do programa hoje é feita por lá).

Escavação de buracos de cisternas
Nos oito meses de gestão de Flaviano e Zé Maria, já foram escavados 216 buracos de cisternas nas 04 regiões do município, conforme demanda levantada no cadastramento feito pelas comunidades.

Construção de barragens subterrâneas
Em parceria com EMATER, a prefeitura fez o cadastramento da construção de 100 barragens subterrâneas nas regiões da Pedra e da Areia.

Balde Cheio
No Programa Balde Cheio, que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira, em parceria com o SEBRAE, o BNB e a EMPARN, a prefeitura investiu 16.000,00, beneficiando diretamente 12 criadores.

Perfuração de Poços nas comunidades
Na gestão de Flaviano e Zé Maria, já foram perfurados 13 poços de caráter comunitário, em parceria com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH. Já está em andamento a perfuração de mais 12 poços novos e a instalação de outros 17.

Nota do blog: Ações da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

2 comentários:

Anônimo disse...

É igual a ex: prefeita Gorete só tem propaganda

Anônimo disse...

É uma das poucas secretarias que vem mostrando alguma coisa, parabens aos homens que fazem essa secretaria funcionar, principalmente Clebson e Edjarles.