A falta de professores e o desinteresse dos
alunos são os dois principais problemas que comprometem os desempenhos das
escolas, representando, respectivamente, 35,9% e 28,2%, de acordo com os
gestores das escolas pesquisadas. A desmotivação dos professores (25,6%) e
falta de acompanhamento dos pais (17,9%) também aparecem entre os principais
motivos. Considerando apenas Natal, segundo dados do último Ideb (2011), há 39
escolas de ensino fundamental, entre a rede estadual e municipal, com Índice
3,0 e menos. Em oito destas, essa média foi atingida nos anos iniciais (5º ano)
e repetiu-se nos anos finais (9º ano) do ensino fundamental.
Por outro lado, em todo o Estado possui
apenas 51 escolas de ensino fundamental da rede pública – estadual e municipal
– com Ideb a partir de 5,0. De acordo com a pesquisa aplicada nestas
instituições, o principal fator que contribui para o bom desempenho escolar é a
qualidade da equipe pedagógica, o que representou 68,3%, seguido pelo projeto
político-pedagógico (29,4%) tido como relevante pelas escolas
pesquisadas.
Um comentário:
e no municipio de apodi só o que tem é professor fora de sala de aula
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