quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prefeitura de Apodi realiza ações de promoção à saúde do homem no Novembro Azul


A Prefeitura de Apodi está sempre muito sensível às questões sobre a saúde da família. O mês passado foi dedicado principalmente à promoção da saúde da mulher, através das ações do Outubro Rosa. Já no mês atual, o foco e a saúde do homem.

O Novembro Azul objetiva orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA* para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas Saúde da Família (PSF), promoveram palestras, encontros de discussão, exames e consultas voltados para o público masculino.

Na manhã de quinta (21/11), o PSF do Córrego realizou um encontro especial com os homens da comunidade para conversar e orientar sobre os cuidados com a saúde. Na oportunidade, foi realizada uma palestra sobre câncer de próstata e as carteiras de vacinação foram atualizadas. Toda a equipe do PSF estava engajada para dar as orientações necessárias e diminuir o preconceito existente com o exame de toque retal.

Já na UBS de Soledade, o encontro com os homens da comunidade aconteceu na última segunda (25/11). A ação em prol da saúde masculina foi composta por palestras sobre câncer de próstata, tabagismo e alcoolismo. Os homens que participaram do encontro tiveram a oportunidade de serem consultados e foram submetidos ao exame de toque da próstata. Além disso, houve avaliação da situação vacinal e as vacinas atrasadas foram aplicadas.

Nenhum comentário: