terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Prefeitura de Apodi adere ao Projeto Bioágua Familiar

Foto: Jânio Duarte
Aconteceu na manhã desta terça feira (10), a reunião entre a equipe do Projeto Bioágua Familiar Ana Paula da Silva Oliveira (Dom Helder) e Robson (ONG ATOS), e Secretarias de Agricultura e Educação. As comunidades contempladas em Apodi foram Sítio do Góis e Água Fria.

O Projeto Bioágua Familiar foi implantado no Território do Sertão do Apodi-RN, e se trata de uma estratégia integrada de desenvolvimento rural sustentável, entre a ONG ATOS, Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) / MDA / FIDA / GED; Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA; associações comunitárias / assentamentos atendidos pelo projeto, sendo uma cão financiada pelo Programa Petrobras Ambiental.

O projeto tem por objetivo consolidar o sistema Bioágua familiar de reuso da água cinza (doméstica) como alternativa para a produção de alimentos e redução da contaminação ambiental nos quintais das famílias agricultoras da região semiárida brasileira.

Pensando desta forma que a equipe do Projeto Bioágua Familiar, uma iniciativa pioneira através de uma tecnologia simples de reuso de água cinza adaptada a realidade do semiárido nordestino e voltada para os agricultores familiares, busca articular o universo da escola com o tema transversal da educação ambiental e tornar os alunos e professores agentes de uma transformação social e ambiental em sua região.

Para as ações de educação ambiental é importante uma parceria entre a Secretaria de educação de cada município e equipe do projeto a fim de tornar possível a execução das atividades planejadas.

Nenhum comentário: