sábado, 23 de fevereiro de 2013

Segundo a FAERN, perdas na agropecuária potiguar superam R$ 3 bilhões



A expedição “Retratos da Seca”, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), chegou a Apodi neste sábado (23). Segundo presidente da FAERN, José Álvares Vieira, a intenção é mostrar o imagem da agropecuária que está sendo devastada. Participam de evento entidades parceiras como sindicatos e associações rurais, Banco do Nordeste, o prefeito Flaviano Monteiro, presidente da câmara Evangelista Menezes e Terceiro Melo presidente da Codern.

“Estamos trazendo toda a imprensa do Rio Grande do Norte justamente para mostrar à sociedade que esta é uma seca diferente das últimas décadas, pessoas não estão indo para a cidade saquear os armazéns, mas estão perdendo o seu rebanho e todo seu patrimônio que é a atividade rural”, disse José Álvares.

Como resultado da expedição, será montado um documentário e encaminhado ao governo do estado e à presidência da República. “Queremos acordar o governo para fazermos uma operação de guerra e salvar a atividade produtiva. A apicultura, por exemplo, acabou praticamente no estado por causa dessa seca”, continuou o presidente da FAERN.

São estimadas perdas R$ 3 bilhões, mas esse quadro tende a se agravar, já que o período de estiagem ainda não acabou. “Nós precisamos de planos de médio e longo prazo, assistência técnica adequada, crédito desburocratizado e o endividamento rural seja resolvido de forma definitiva”, concluiu ele.

Secretaria de Obras deflagra operação “Soledade Iluminada e Segura”

A Secretaria Municipal de Obras iniciou nesta sexta-feira (22), a primeira etapa da operação “Soledade mais Iluminada e Segura”, que prevê a substituição de dezenas de luminárias na comunidade de Soledade, outras comunidades também receberam novas lâmpadas: Aurora da Serra e Poço de Isauro.

Nesta primeira etapa, após levantamento realizado pela equipe da secretaria sobre a questão da reposição das lâmpadas, foi realizado um levantamento prévio detectando mais de 50 postes que não contavam com hastes, ou seja, o braço que dá sustentação as luzes, mas que o setor de licitação da prefeitura já teria iniciado o processo para compra do material, e que em breve colocaria em todos os postes que estão nessa situação.

Esta operação “Soledade mais Iluminada e Segura” chegará às demais comunidades, assim como também nos bairros da cidade, é mais uma ação integrada da prefeitura de Apodi com vistas a melhorias e preparação da cidade para um novo impulso no desenvolvimento econômico e turístico.

O blog aproveitou e entrevistou alguns moradores, destacando que o principal problema da comunidade era a quantidade lixo e a falta de luminárias. 

Alcivan Paiva é agricultor. Ele resumiu o sentimento dos moradores da localidade. “Já reclamei várias vezes no ano passado os problemas envolvendo a nossa comunidade. Agora estou sentindo uma mudança, pois os responsáveis pela prefeitura já estiveram aqui e realizaram um verdadeiro mutirão de limpeza, retirando mais de 80 caçambadas de lixo, agora estão colocando novas lâmpadas, depois vão calçar novas ruas, agora chegou as benfeitorias que tanto necessitamos. Sei que a nossa população ficou sofrendo por muito tempo e agora chegou a nossa vez de receber melhorias aqui na nossa pequena e humilde localidade”, disse.

“Ficou muito bom a limpeza realizada aqui em menos de 60 dias de gestão, agora as ruas estão limpas. Foi realizado um mutirão de limpeza nunca visto, hoje está chegando novas luminárias, visto que às ruas se encontravam às escuras. O distrito de Soledade agradece a atenção do secretário de obras Samuel Nogueira e o prefeito Flaviano Monteiro”, destacou o morador José Inácio Targino.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Janio Duarte

Vem aí mais dois "amarelinhos". Rsrs...

Apodi: "Palestra combate as drogas" acontece hoje no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

CONVITE!

Convidamos toda sociedade apodiense a participarem de uma palestra no combate as drogas de nossa cidade que acontecerá neste sábado, dia 23 de fevereiro, às 19:30hs no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

O objetivo do projeto é incentivar a população a se prevenir contra as drogas, os cuidados e meios para impedir que esse mal chegue até o ser humano.

Uma parceria entre a Polícia Militar e o ECC. Apoio total do comandante da 2ª Companhia de Polícia, 2º BPM - Capitão Brilhante Filho Araújo.

Secretaria de Agricultura realiza estudo topográfico no Rio Apodi




A equipe da secretaria de agricultura esteve nesta semana visitando as margens do rio Apodi, na altura da pedra de amolar para realizar o estudo topográfico do projeto da transposição do rio Apodi/Umari.

“Na verdade chamamos de interligação das águas do Rio Apodi/Umari para os riachos da região leste do Vale do Apodi, beneficiando 5 mil hectares de terras”, explica o engenheiro agrônomo Damião Inácio.

Na última quinta feira (21), o secretário de agricultura Charton Rêgo e o coordenador de recursos hídricos Edivan Mendes Fernandes (Van Van) estiveram acompanhando a equipe que está realizando o estudo topográfico e a elaboração do projeto, através do Dr. Edilson Feitosa técnico e topógrafo (Dnocs), e o engenheiro agrônomo Damião Inácio representando a secretaria de agricultura.

por Jânio Duarte

Kelps Lima entra na Justiça com pedido para deixar o PR

Quem deverá deixar o partido da República nos próximos dias será o deputado estadual Kelps Lima. O deputado entrou  na Justiça Eleitoral com pedido de desfiliação por justa causa.

Kelps Lima assumiu a titularidade na Assembleia Legislativa com a renúncia de Poti Júnior, que foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

No entanto, para não perder o mandato, ele aguarda o julgamento da justa causa na Justiça Eleitoral.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A gata da sexta feira plantando bananeira, tarados! Pra quem gosta de fetiche…

Prefeitura de Apodi recupera estradas rurais

Márcio proprietário do Bar Máximo Gama
A Prefeitura Municipal de Apodi, através da secretaria de obras tem recuperado diversas estradas na zona rural do município. O blog conversou com alguns moradores relatando a melhoria nas estradas vicinais do Vale do Apodi.

“Muito bom o material colocado nestas estradas, melhorou cem por cento, antes os clientes reclamavam do acesso ao meu estabelecimento, hoje os moradores da comunidade agradecem o serviço feito pelo secretário de obras Samuel Nogueira”, destaca Márcio proprietário do Bar Máximo Gama na comunidade do Caboclo.

A direita o comerciante Toinho de Sérgio
“Agradecemos ao prefeito Flaviano Monteiro pela rapidez no serviço de recuperação das estradas, em tão pouco tempo conseguiu melhorar esta importante via de acesso ao Vale do Apodi”, frisou o comerciante Toinho de Sérgio que mora no Sítio Carpina.

“Foi colhido amostra do material, através de estudo granulométrico e foi comprovado que o material é adequado para uma boa compactação”, afirmou ao blog o engenheiro Emanuel Tôrres.

“Vamos dá continuidade com este trabalho, seguindo determinação do prefeito Flaviano Monteiro, em manter as estradas vicinais em boas condições de uso, tanto para o transporte de estudantes, como para o escoamento da safra agrícola”, frisou o secretário de obras Samuel Nogueira.

Uma prova para testar sua capacidade interpretativa

Escutei alguns comentários acerca da presença dos guardas da polícia estadual de trânsito aqui em nossa cidade. Cheguei a ouvir numa emissora de rádio local um parlapatão induzindo os filhos do Apodi à crença de que o atual prefeito - FLAVIANO, havia prometido em discurso – no período da campanha - que isso jamais aconteceria em seu governo. Mandava inclusive que os cidadãos buscassem no Youtube o vídeo que nele estaria a prova do que dizia nos microfones da rádio.

Não precisei fazer isso, pois, tinha o vídeo em casa, e além do mais, sou citado no mesmo pelo então candidato a prefeito. Estava ao seu lado naquele momento ímpar da campanha de 2012. Rally da liberdade no Vale do Apodi.

Fiz questão de transcrevê-lo para que os filhos do Apodi possam também tirar suas próprias conclusões.

(...) Vocês do Vale sabem de um recente problema nosso. Há bem pouco tempo, a sorte é que chegou a eleição, viu vereador, Jr Carlos! Você sabe, Pedro! Você sabe, vereador... Chico de Marinete. A questão do transporte: Há bem pouco tempo atrás aqui tava a polícia estadual aqui correndo atrás dos filhos do Apodi pra prender a moto e levar pra Mossoró. Há bem pouco tempo atrás. Parou por causa da eleição. Mas ninguém sabe depois da eleição, se isso não vai voltar.

A Nova Geração não é contra a “ilegalidade”. Se é uma coisa legal, tudo bem. Agora o meu questionamento, vereador Jr Carlos. É por que não se fez isso em Severiano Melo, em Rodolfo, em Itaú, em Caraúbas??? Por que só com Apodi??? Por quê só essa discriminação com os filhos do Apodi??? E Zé Maria, você é comerciante, sabe do prejuízo que causa a Apodi quando aqueles amarelinhos, azulzinhos estão dentro da cidade. Você sabe... os azulzinhos, né? Agora é azul a farda deles... Vocês sabem que os amarelos não “dá” prejuízo a ninguém, dá liberdade...! E nós vamos enfrentar isso. Aqui quem vai mandar no governo de Flaviano e Zé Maria, sabe quem é que vai mandar no governo de Flaviano e Zé Maria? O povo do Apodi. E aqui vai ter dono. A partir de 1º de janeiro. E quem manda aqui “é” os filhos de Apodi. E polícia estadual que vier perseguir filho do Apodi no governo de Flaviano e Zé Maria nós vamos perguntar a ele se o Rio Grande do Norte é só Apodi. Prá ele perseguir filho do Apodi, ele tem que perseguir também os outros filhos do Rio Grande do Norte. Se não, saia da nossa cidade que quem manda “é” os filhos do Apodi. Vamos pensar dessa forma. Não indo contra a “ilegalidade”, que nós não apoiamos a ilegalidade. Agora discriminação, imposição, falta de respeito com o povo, nós vamos enfrentar isso. Porque nós vamos defender vocês. A real essência de estarmos aqui nesse dia todo, “É” vocês, o povo, os filhos do Apodi, sofrido, abandonado, sem assistência, morando em casa de taipa, sem estrada, sem saúde, sem universidades para os nosso filhos.(...)

Responda de acordo com o texto e não com o seu ponto de vista político partidário.
1. O candidato, ao discursar, diz que no seu governo polícia Estadual de trânsito será proibida por ele de entrar em nossa cidade?
(        ) sim
(        ) não

2. Quanto ao questionamento do candidato Flaviano Monteiro sobre a presença dos guardas de trânsito em Apodi, ele se mostrou de acordo?
(        ) sim
(        ) não

3. O candidato acha que a presença dos guardas de trânsito em nosso município tem sido uma discriminação com os filhos do Apodi?
(        ) sim
(        ) não

4. O então candidato é a favor do que é legal quanto ao transito...
(        ) desde que a legalidade seja cobrada em todo o Rio Grande do Norte.
(        ) deve ser cobrada só em Apodi.

5. O candidato se mostrou contente com a presença dos amarelinhos/azulzinhos em nossa cidade?
(        ) sim
(        ) não

6. O candidato da época, hoje é o prefeito exercendo mandato. Seu discurso de candidato vai de encontro a sua prática como gestor no tocante ao tema?
(        ) sim
(        ) não

7. O candidato disse que em seu governo iria enfrentar esse problema. Que sugestão você tem sobre o assunto?

8. A palavra ilegalidade foi utilizada no discurso. Que figura de linguagem poderia ser associada à ela no texto?

Prof. Pedro Filho

Cortes de energia estão sendo feitos na zona rural para identificação de uso indevido

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de obras tem recuperado diversas estradas na zona rural de Apodi.

“Muito bom o material colocado nestas estradas, melhorou 100%, antes os clientes reclamavam do acesso ao meu estabelecimento, hoje agradecemos o serviço feito pelo secretário de obras Samuel Nogueira”, destaca Márcio proprietário do Bar do Máximo Gama na comunidade do Caboclo.

“Agradecemos ao prefeito Flaviano Monteiro pela rapidez no serviço de recuperação das estradas, em tão pouco tempo conseguiu melhorar esta importante via de acesso ao Vale do Apodi”, frisou o comerciante Toinho de Sérgio.

“Foi colhido amostra do material, através de estudo granulométrico e foi comprovado que o material é adequado para uma boa compactação nas estradas”, afirmou o engenheiro Emanuel Tôrres.

Visando a redução de gastos excessivos que possam comprometer o investimento em obras que beneficiem a população, o prefeito Flaviano Monteiro autorizou a Cosern a cortar a energia de prédios particulares que eram pagos pela prefeitura, assim como de poços na zona rural, que eram pagos de forma indevida.

Na zona urbana, o motivo para os 27 cortes realizados pela Cosern, foi a falta de identificação ou registro regular de muitos prédios nos documentos da prefeitura. Como resultado, verificou-se que apenas seis prédios onde foram realizados os cortes, estavam sob responsabilidade legal da prefeitura. 

Nesses prédios, o religamento foi rápido, demorando no máximo 48 horas. Os demais locais onde houve corte precisam de regularização junto à prefeitura para que a mesma continue efetuando o pagamento da conta; caso não haja manifestação, entende-se que a assistência de energia para esses locais não cabe à gestão municipal.

Já na zona rural, os servidores da prefeitura estão visitando os locais onde há poços e demais prédios que pertencem à PMA, para verificar os gastos com energia. “Algumas instalações de poços estão com conta de energia alta, por isso a necessidade de verificar os motivos do aumento, mas os cortes só serão feitos se for diagnosticado o uso indevido da energia”, justificou  o tesoureiro Josivan Alves.

A Prefeitura de Apodi gasta em média 63 mil reais com energia, incluindo os prédios, poços e imóveis alugados das zonas rural e urbana. Com os cortes que foram realizados e os ajustes que ainda serão feitos haverá uma economia significativa. A porcentagem de economia será diagnosticada a partir do mês de março.

Fonte: Ascom Apodi

Prefeitura do Apodi prestará contas do Carnaval 2013

Clique para ampliar

É hora dos novos prefeitos aposentarem o retrovisor

Líderes da base aliada de Rosalba irão colocar “os pratos limpos na mesa”

Os líderes dos partidos da base aliada do governo Rosalba Ciarlini irão colocar “os pratos limpos na mesa”. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira (24), na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, em Brasília, às 20h.

Notícia dada em primeira mão no “Território Livre”, da jornalista Laurita Arruda Câmara.

A pauta, evidentemente, exclusivamente política, com 2014 na mesa.

Estarão presentes os líderes do DEM, PMDB, PMN, PR.

Empossado os novos membros do comitê da bacia hidrográfica do Rio Apodi



Os Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (CBH-Apodi-Mossoró), foram empossado no início da noite desta quinta- feira (21), numa cerimônia que aconteceu no auditório Jornalista Dorian Jorge Freire na Estação das Artes.

Na sexta-feira (22), os membros empossados participarão de uma oficina sobre o funcionamento de comitês de bacia, que será ministrada por um técnico da Agência Nacional de Águas (ANA). Em seguida ao treinamento, acontecerá a primeira reunião ordinária do colegiado, onde será eleita e empossada sua diretoria. A aprovação do Regimento interno do Comitê também será tema desta reunião. Presentes diversas autoridades entre elas a governadora do estado Rosalba Ciarlini e a prefeita de Mossoró Claudia Regina, a prefeita agradeceu aos prefeitos presente e falou da importância da criação do comitê na preservação do rio que gera vida para a região e falou que a partir do dia primeiro de março quando tomar posse como presidente na AMORN sua bandeira de luta será a bacia hidrográfica.

A governadora agradeceu aos prefeitos e secretários municipais presente ao evento, bem como a todos que estava no evento que segundo ela trata de assunto importante que gera vida, e que para garantir uma qualidade melhor nos rios da região que durante o seu governo sanear no máximo 80% das cidades do estado do Rio Grande do Norte e criar comitê de bacias em toda região onde é banhada por rios. A governadora falou que sua próxima visita a região será para da ordem de serviços da construção da adutora que vai beneficiar 52 cidades da região Oeste e que em breve irá construir adutora em Apodi que vai beneficiar 22 comunidade.

Fonte: Erivan Silva

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Prefeitura divulga resultado de processo seletivo para a Assistência Social


PROCESSO SELETIVO – EDITAL 001/2013 - SECRETARIA
 MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E ASSITÊNCIA SOCIAL

VAGA: ASSITENTE SOCIAL
NÚMERO DE VAGAS: 7

RANKING
NOME
SITUAÇÃO
VALÉRIA SAMANTHA PEREIRA DA COSTA
APROVADO
ROSANE MILENE TORRES DE QUEIROZ
APROVADO
MÁRCIA TALITA FERNANDES COSTA
APROVADO
KALLEN YASMINE AMARAL
APROVADO
LUZILÂNDIA BERNARDINA DE ALMEIDA
APROVADO
PAULA CLEOPATRA ALVES DE OLVEIRA
APROVADO
NAYARA RAFAELA RAYANE CAMPOS COSTA MAIA
APROVADO
GALVÂNIA DÁRIA MATOSO GALVAO
CLASSIFICADO
AILA MAGNA DA SILVA MELO GURGEL
CLASSIFICADO
10º
NEUCIRA BARBOSA DE MORAIS
CLASSIFICADO
11º
ISIANY ALINY DE MEDEIROS NOGUEIRA
CLASSIFICADO
12º
FABRICIA KAREM CÂMARA RODRIGUES
CLASSIFICADO

VAGA: ADVOGADO
NÚMERO DE VAGAS: 1

RANKING
NOME
SITUAÇÃO
JOSÉ DE ALBUQUERQUE RÊGO
APROVADO
MARIO WILLS MOREIRA MARINHO
CLASSIFICADO
ELIUDE EMMANUELLE PINHEIRO DE FRANÇA TÔRRES
CLASSIFICADO
GLADSON ROVERLLAND DE OLIVEIRA E SILVA
CLASSIFICADO
RAVARDIERISON CARDOSO NORONHA
CLASSIFICADO
GUSTAVO FRANCISCO DINIZ JUNIOR
CLASSIFICADO

VAGA: PSICÓLOGO
NÚMERO DE VAGAS: 5

RANKING
NOME
SITUAÇÃO
ELISÂNGELA PINTO DE ALMEIDA
APROVADO
NIKÉLIO KÊNIO MAIA MONTEIRO
APROVADO
FRANCISCA SONARA SILVA SOUZA
APROVADO
ANA CARLA CARLOS PAIVA
APROVADO
JOSÉ CARLOS BARRETO DA SILVA
APROVADO
TEREZA GEORGEANA PINTO DE OLIVEIRA
CLASSIFICADO
LILIANE MARIA BARBOSA DE MEDEIROS LIMA
CLASSIFICADO
FRANCISO MAYCOR PASSOS COSTA
CLASSIFICADO
ÉRIKA PRISCILA FRANÇA AUGUSTO
CLASSIFICADO
10º
IRINEIDE ALMEIDA DE SOUZA
CLASSIFICADO

VAGA: ORIENTADOR SOCIAL
NÚMERO DE VAGAS: 03

RANKING
NOME
SITUAÇÃO
FRANCISCA LEANDRA DE MORAIS OLIVEIRA
APROVADO
KERLIANE ALVES FERNANDES
APROVADO
ISABEL CRISTINA DUARTE DE MORAIS
APROVADO
MARIA DE FÁTIMA SOUZA PORTO
CLASSIFICADO
JANES DE OLIVEIRA FERNANDES
CLASSIFICADO
FRANCISCA BEZERRA DE LIMA NETA
CLASSIFICADO
MARIA ODERLANIA DE FREITAS SOARES ALVES
CLASSIFICADO
WIDNA CLAUDIA AIRES DE CARVALHO
CLASSIFICADO