sábado, 23 de março de 2013

Fábio Faria participa de encontro dos prefeitos do Médio Oeste sobre a convivência com a seca


Mais de 20 prefeitos da região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte se reuniram neste sábado (23) em Apodi para discutirem ações que permitam uma melhor convivência do pequeno produtor rural com a estiagem. O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Fábio Faria, participou dos debates e assumiu o compromisso de levar as reivindicações dos agricultores ao governo federal.

"O Nordeste vive mais um período de forte estiagem com efeitos devastadores especialmente para os pequenos produtores rurais. Estamos em Brasília lutando por maiores benefícios, aprovamos semana passada emenda para que a Conab adquira 550 mil toneladas de milho para alimentar o rebanho de ovinos, caprinos e bovinos, mas sabemos que ainda há muito o que fazer", disse Fábio Faria.

O encontro foi presidido pela prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que preside a AMORN-Associação dos Municípios do Médio Oeste, ao lado do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, e contou com a presença do deputado estadual Getúlio Rego, prefeitos, vereadores e representantes dos agricultores e trabalhadores rurais de toda a região.

Fábio Faria recebeu do Fórum do Campo Potiguar um documento com as principais reivindicações do agricultor familiar a serem levadas ao governo federal, incluindo: migração das famílias do programa Bolsa Estiagem para o Garantia Safra; disponibilização, pela Conab, de um kit de ração animal ao preço de custo para alimentação do rebanho; desburocratização para acesso aos benefícios previstos pelo governo.

INVESTIMENTO - O município de Apodi comemora 178 anos de emancipação política neste sábado (23). O deputado federal Fábio Faria relatou que a cidade polo do Médio Oeste, está sendo beneficiada pelo seu mandato com a instalação de um Campus da Universidade Estadual (UERN), construção de passagem molhada na comunidade Queimadas, reforma de postos de saúde e infraestrutura urbana. "Temos uma parceria forte com Apodi e queremos ajudar o município a retomar o caminho do desenvolvimento", completou.

sexta-feira, 22 de março de 2013

5˚ Encontro da Campanha da Fraternidade 2013 no Bairro Bico Torto com presença do Padre Maciel

Saiba como acompanhar convênios liberados do seu município

Quer receber dados sobre liberações de recursos de convênios para seu município?

Clique AQUI e confira.

Desaceleração da atividade petrolífera tem provocado demissão de trabalhadores e afetado a economia do estado

O setor de Transportes Rodoviários também sofreu baixas
Destaque na editoria de economia da Tribuna de hoje... A desaceleração da atividade petrolífera no Rio Grande do Norte tem provocado a demissão de centenas de trabalhadores e afetado a economia do estado. Só o Sindicato dos Petroleiros homologou 1.130 demissões de terceirizados da Petrobras entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2013. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil homologou 1,5 mil demissões de pedreiros, carpinteiros, serventes, soldadores que prestavam serviço para a estatal, entre outubro de 2012 e fevereiro deste ano.

O setor de Transportes Rodoviários também sofreu baixas. O Sindicato que representa a categoria homologou 258 demissões de terceirizados da Petrobras nos últimos 13 meses e espera novas homologações para os próximos dias. "Todas as 12 empresas associadas ao nosso Sindicato estão com funcionários de aviso prévio", informou Francisco de Assis de Medeiros, presidente do Sintrom. Todas as demissões foram registradas em Mossoró, principal polo produtor de petróleo. A demissão dos terceirizados já repercute no mercado.

Vamos preservar para não faltar! - 22 de março, Dia Mundial da Água

Para evitar que transações gerem demanda em excesso, valor mínimo para transferir dinheiro entre bancos cai

A partir de hoje, o valor mínimo para a realização de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) cai de R$ 2 mil para R$ 1 mil, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). "Os clientes pessoas físicas e jurídicas terão acesso ampliado a um meio prático, ágil e seguro de realizar transferências de recursos entre bancos diferentes", diz a Federação. A TED faz com que o crédito entre na conta do destinatário no mesmo dia em que a transferência é solicitada.

Em outras formas de movimentação financeira, como o Documento de Crédito (DOC), é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação. Segundo a Febraban, os bancos estabelecem um valor mínimo para esse tipo de transferência para evitar que a TED gere uma demanda em excesso e sobrecarregue os sistemas de pagamento e de compensação das transações financeiras.

Henrique repete ações e obras estruturantes que pretende trazer como presidente da Câmara dos Deputados

Henrique: “O que eu quero agora, como presidente da Câmara, é botar pra quebrar no RN"
Quem observa atentamente os discursos do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, nota que ele não fala como se fosse disputar à reeleição no próximo ano. Henrique tem dado demonstrações que poderá alçar voos maiores em 2014.

Hoje na sessão solene em homenagem aos 47 anos do PMDB, na Câmara Municipal de Natal, Henrique voltou a mencionar que estava trabalhando para trazer ao Estado, obras e ações como Barragem de Oiticica, conclusão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, duplicação da Reta Tabajara e da BR 304, que liga Natal e Mossoró... “O que eu quero agora, como presidente da Câmara, é botar pra quebrar no Rio Grande do Norte”, disse Henrique, lembrando que na terça-feira vai agendar uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha para relatar o que o Hospital Walfredo Gurgel está precisando para melhorar o atendimento de urgência e emergência do povo potiguar.

Henrique em defesa do amigo: “Não existe acusação contra Elias Fernandes”

A imprensa da capital abordou o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves sobre a Operação Cactus, que envolve o ex-deputado Elias Fernandes, que é vice-presidente do PMDB potiguar e foi indicado pelo líder peemedebista para ser diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Denocs).

“Não existe acusação contra Elias (Fernandes)”, disparou Henrique, que acredita não acredita que Elias Fernandes esteja envolvimento no esquema fraudulento do Dnocs. “Elias está disposto e colaborando com toda investigação”, argumentou Henrique.

Apodi receberá reunião da Amorn amanhã

Em comemoração aos 178 anos de Emancipação Política de Apodi, que acontecerá amanhã, dia 23, a cidade estará recebendo prefeitos da região Oeste para participarem da segunda reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN), presidida pela Prefeita de Mossoró Claudia Regina.

O evento acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 11h, e contará com a presença de vários prefeitos da região. O principal tema tratado será a seca e as ações que a AMORN poderá desenvolver no sentido de buscar soluções para melhorar a atual situação dos municípios, frente a este fenômeno da natureza. 

Residencial Carpe Diem em Apodi




HOJE DIA 22 de março, (sexta-feira), A M&E Construções, abre as portas para apresentar a sociedade apodiense seu primeiro condomínio, o residencial CARPE DIEM, que significa "aproveite o momento" ou "colha o dia".

Para a ocasião acontecerá uma solenidade as 18hs,  para saudar os novos moradores e convidados, com uma benção feita pelo Padre Maciel Rodrigues. Em seguida será servido um coquetel a todos.

O empreendimento imobiliário chega através da visão da M&E CONSTRUTORA, do casal Márcio Valdevino e Erivânia.

O Residencial CARPE DIEM, conta com 15 casas, constituídas de 3 quartos, sendo 1 suíte, banheiro social, sala, cozinha, área de serviço e garagem individual.

Além de todo conforto, que as casas oferecem, as famílias desfrutarão de área de lazer com piscina, churrasqueira e play graund para a criançada, segurança 24hs, guarita com portão automático, clima agradável.

O residencial Carpe Diem, é o lugar onde você sempre quis está, afinal de contas, faz bem viver bem.

Venha conhecer a casa decorada e aproveite porque as vagas são limitadas.
As vendas podem ser feitas pelo programa minha casa minha vida da caixa econômica. 

Ultimas vagas, é bom correr e reservar já o seu ligando:  9108-0382 / 9108-0389 / 9670-1470 / 9663-1248. Endereço: Rua: Parque de Vaquejada, 103 – Bairro São Sebastião - Apodi/RN.

Ô baitola!!! Tá olhando pra onde pôrra? Tú é abestado, é? Parece que é flamenguista...

quinta-feira, 21 de março de 2013

RN faz “rodízio” de alunos na rede de ensino

Folha de São Paulo

Com um número insuficiente de professores, a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte decidiu adotar um “rodízio” de alunos.

Ao longo da semana, em geral, os alunos têm passado três dias em sala de aula e os outros dois em casa. O “rodízio” atinge principalmente adolescentes dos últimos anos do ensino fundamental.

O sindicato potiguar dos professores estima em cerca de 20% os estudantes do Estado atingidos pela medida. A rede tem cerca de 280 mil alunos -destes, 56 mil no rodízio, segundo o sindicato.

Nesta semana a Folha visitou algumas dessas escolas.

Veja matéria completa AQUI.

Convite: Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres apresenta Projeto Apodi, Fatos e Nomes


O Projeto Apodi, Fatos e Nomes é uma iniciativa da professora de Cultura do RN Leila Maia com o apoio dos demais professores, gestores e apoio pedagógico da Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, da comunidade de Córrego, Apodi RN.

Trata-se de um projeto histórico sócio-cultural, onde os alunos serão orientados a pesquisar e expor sobre a história do município de Apodi e busca mostrar os valores da nossa terra, isto é, os nomes que fizeram parte da cultura do nosso município. 

Os alunos do 6º ao 9º ano serão acompanhados e orientados pelos professores, onde cada turma de ensino ficará com um tópico para pesquisar, coletar dados e informações que serão socializados no final do projeto com uma exposição que no dia 22 de março, turno vespertino, na escola. Na oportunidade os alunos irão mostrar com detalhes tudo o que aprenderam sobre a nossa Terra Querida Apodi.

Programação:

14:00hs - Abertura: Boas Vindas
  • Início das apresentações – Valores da Terra;
  • Cantar o Hino de Apodi;
  • Declamação de uma Poesia Poetisa Popular (Deusinha);
  • Declamação de uma Poesia mãe de uma aluna;
  • Apresentação de violeiros, mostrando versos sobre a nossa Terra (Janailson Cardoso e Nilson);
  • Declamação de uma poesia por uma aluna (Vitória). A poesia é Ada Escritora Apodiense Maria Luiza Marinho;
  • Conversa descontraída, convidado Sr. Alaires (conhecido como seu Lalá);
  • Abertura das salas para visita as exposições sobre o nosso Município e oficinas culturais.

 Sala 1 (9˚ Ano) – História de Apodi.

Sala 2 (8˚ Ano) – Escritores e valores da terra e cordéis.

Sala 3 (7˚ Ano) – Economia, indústria, comércio e agricultura.

Sala 4 (6˚ Ano) – Geografia e pontos turísticos.

Sala 5 (5˚ Ano) – História do Primeiro Prefeito.
Sala 6 (Amigos da Escola) – Oficinas: Giz Escolar (Marcos Leite); Objetos de Papelão (Projeto Criança Cristalina); Palha (pessoas da comunidade); Confecção de terços (seu Lalá) e Pinturas (alunos do 8˚ ano Geago e Gabriela).  

16hs30min – Encerramento. 

Alunos de escola pública de Apodi recebem diploma de honra ao mérito da governadora por 1º lugar na Febrace



O auditório Angélica Moura, na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, recebeu na manhã desta quinta-feira (21) os alunos que foram premiados na maior mostra de ciências para estudantes pré-universitários do país, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini homenageou, em conjunto com a secretaria da SEEC, Betânia Ramalho, os estudantes com o diploma de honra ao mérito pelo 1º lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias.

A pesquisa apresentada na 11ª edição do evento pelos alunos da Escola Estadual Professora Zenilda Gama, em Apodi, foi sobre o uso de cera de abelha no Revestimento de Frutos. O estudo foi desenvolvido por Antônio Torres Geracino, Francisco Joel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, que cursam o Ensino Médio. A orientação foi da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira.

Na SEEC, a governadora Rosalba Ciarlini assistiu a uma exposição dos trabalhos dos estudante, filhos de agricultores, e desenvolveram o estudo para conservação das proteínas, peso e qualidade dos frutos. Além disso, a chefe do Executivo Estadual visitou estandes com projetos de lava jato sustentáveis, uso da palma para fabricação de produtos para o semiárido, uso do biodiesel a partir de óleos residuais de frituras e aplicação da casca do juazeiro para limpeza bucal. Todos os projetos foram apresentados na feira e selecionados dentre 1.898 trabalhos.

Rosalba Ciarlini se disse feliz com a competência e inteligência dos alunos e professores, e destacou o projeto campeão, cujos estudantes são residentes da zona rural de Apodi e que apenas se reuniam na Escola para dar continuidade ao estudo com a cera de abelha. “As escolas estaduais do RN estão avançando. A cada ano, mais trabalhos de todas as regiões do estado representam o RN lá fora. Estamos levando projetos importantíssimos e sendo premiados. Isso é fruto do estímulo e incentivo do Governo, que deu condições para que eles possam avançar em pesquisa e inovação”, declarou.

PROJETO

Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós-colheita. Agora, os alunos potiguares deverão publicar a pesquisa na revista Inciência e apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia.

Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico foram expostos durante a 11ª FEBRACE. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos apresentados em 65 feiras afiliadas em todo o país. Do Rio Grande do Norte, oito projetos científicos de estudantes e professores da rede estadual de ensino foram apresentados. O investimento do Governo do Estado com passagens, hospedagem e alimentação, para que os oito grupos de estudantes da rede pudessem participar da feira, foi de R$ 80 mil.

I Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola

Clique na imagem para ampliar

Cursinho preparatório para o IFRN 2014

Clique no cartaz para ampliar

Decreto de desapropriação do terreno para reforma da feira livre é votado pelo legislativo apodiense

Erramos ao publicar ontem, que na sessão de hoje, na Câmara Municipal, seria votado, a doação definitiva do terreno para a construção do campus da UERN em Apodi. Na verdade, o projeto já havia sido aprovado na sessão que aconteceu no distrito de Soledade. 

O que está sendo votado hoje pelo legislativo apodiense é o Decreto de desapropriação e indenização do terreno vizinho ao açougue municipal, no valor de 230 mil reais, que permitirá a reforma e a ampliação da feira livre de Apodi. 

O prefeito Flaviano Monteiro tem urgência na aprovação e sanção do decreto porque os recursos já estão liberados, dependendo apenas da aprovação para que os trâmites legais sejam providenciados e a construção dessa obra seja iniciada o mais rápido possível.

A compra do terreno para ampliação do açougue municipal foi possível graças à contenção de gastos que o prefeito vem imprimindo à administração municipal, para ter recursos próprios e investir em obras que beneficiem a população. Além dessa compra, a prefeitura precisa dispor de mais 200 mil para dar a contrapartida do município na obra de revitalização da feira livre, que está orçada em 2 milhões, já disponíveis para serem aplicados.

Prefeitos devem participar nesta quinta-feira do seminário “Gestão Municipal e Desenvolvimento Econômico” na Fiern

Acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 8h30, no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria, o seminário “Gestão Municipal e Desenvolvimento Econômico”, que contará com a participação do diretor-presidente do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe D’Avila.

O evento será aberto com pronunciamentos dos presidentes da Fiern, Amaro Sales, da Femurn, Benes Leocádio, e da governadora Rosalba Ciarlini. O Sistema FIERN, com apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) promove o evento, que deve reunir prefeitos de todo o Estado.

Nota de falecimento da Senhora Anailde de Freitas Melo

NOTA DE FALECIMENTO A FAMÍLIA MELO LAMENTA PROFUNDAMENTE O FALECIMENTO DA SENHORA ANAILDE DE FREITAS MELO (ESPOSA DO SR. GONZAGA MELO).
A FAMÍLIA ENLUTADA E CONSTERNADA COM O SEU FALECIMENTO CONVIDA PARENTES E AMIGOS PARA O SEU SEPULTAMENTO QUE ACONTECERÁ HOJE NA CIDADE DE NATAL/RN, ÀS 18 HORAS.
O CORPO ESTÁ SENDO VELADO NO CEMITÉRIO MORADA DA PAZ EM NATAL.

COMUNICA, GONZAGA MELO E FAMÍLIA.

Passeata do arrependimento?

Um assunto que ganha repercussão nas rodas de conversas quando a pauta é a política felipense, é a possível organização de uma "passeata do arrependimento". A ideia já conta com o apoio de muitos que votaram 55 e que não andam nada satisfeitos com o início da gestão de Haroldo Ferreira.

Até músicas e coreografia já estão sendo ensaiadas, caso se concretize, a expectativa é de que um grande público participe, famílias tradicionais que sempre seguiram grupo que hoje ocupa o poder, bem como lideranças políticas  que se empenharam na campanha do atual prefeito. 

Você iria a "passeata do arrependimento"? 

Fonte: Erinaldo Silva.

Túnel do Tempo (parte 121). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

A fotografia cedida para o quadro "Túnel do Tempo" de hoje é datada do ano de 1989. O ‘retrato’ de hoje trás um garotinho. Quem aparece no retrato?

Resposta: O blogueiro Jair Gomes reforço do ApodiBaixo doPano.

quarta-feira, 20 de março de 2013

II Auto da Paixão de Cristo, dia 31 de março às 20hs no Adro da Matriz de Apodi



A Associação Raimunda Dantas – ARD, hoje referência da arte e da cultura de Apodi, concretiza o sonho de está realizando o Auto da Paixão de Cristo. Uma caminhada de reveses, de planejamento e de despertar de um sonho de realização comunitária. Quando faltaram recursos e as possibilidades tornaram-se frustradas, o povo, a igreja, os jovens, adolescentes, crianças, adultos, comércio, entidades, abraçavam a campanha: “Paixão por Paixão” – doe um lençol.

O impacto foi imediato. A comunidade como um todo, doando lençóis e o que pode, para que esse espetáculo aconteça. Retratou que a fé, torna-se uma validade quando o bem é requerido de coração doador, que respeitou a fé, a arte e possibilitaram a realização de tamanho evento.

Apodi: Polícia Militar realizará ronda nas escolas municipais

Inácio Brilhante comandante da Companhia de Polícia Militar de Apodi determinou e a corporação está elaborando um 'mapa estratégico' das escolas do município.

A intenção do capitão Brilhante é desenvolver uma rota para as viaturas que farão rondas nas proximidades das escolas. O objetivo é manter a segurança dessas instituições de ensino e criar uma barreira de proteção contra a presença de drogas nas escolas. 

“A medida pode ser considerada como uma extensão do projeto "Sou vencedor: Não uso drogas", frisou o soldado Jakson França idealizador do projeto.

Percurso da 13ª Corrida de Rua da Emancipação Política de Apodi

Clique na imagem para ampliar

Emenda de Fábio Faria garante grãos para trabalhadores rurais

A emenda do deputado Fábio Faria (RN), 2º vice-presidente da Câmara, que garante grãos de milho para trabalhadores rurais atingidos pela seca, foi aprovada pelo plenário da Câmara.
A proposta foi incorporada à Medida Provisória 587/12.

“Em 2012, a região Nordeste, mais afetada, passou por umas das piores secas nos últimos 40 anos. A situação gera dificuldades para o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais no local”, analisa Faria.

Em seu texto, o parlamentar propõe que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquira, em 2013, 550 mil toneladas de milho para contornar as dificuldades dos pequenos criadores de animais que sofreram com a estiagem.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SNDC), 68% dos municípios nordestinos confirmaram situação de calamidade climática.  Faria afirmou que os prejuízos econômicos da região ultrapassam R$ 16 milhões. “O momento é difícil, mas acredito que conseguiremos amenizar os problemas”.

O deputado Edson Pimenta (BA) coordenou, pelo PSD, a aprovação da MP. Segundo ele, a situação climática brasileira exige a intervenção do governo federal. Pimenta destacou que a proposta concede pagamento adicional de R$ 280 reais para o Fundo Garantia-Safra, além de um auxílio emergencial financeiro para agricultores familiares atingidos pela seca.

Júlio César (PI) elogiou a aprovação da matéria. “A medida é muito oportuna nesse momento em que o Nordeste está sofrendo”. O texto segue para análise do Senado.

Convite: 178 anos de Emancipação Política Apodi

Clique para ampliar

Obras importantes terão projetos votados pelo legislativo apodiense na sessão de amanhã

Na sessão de amanhã, os vereadores terão dois importantes projetos para serem votados, que irão concretizar antigos sonhos da população apodiense: a doação definitiva do terreno para a construção do campus da UERN e a compra do prédio vizinho ao açougue municipal, no valor de 230 mil reais, que permitirá a reforma e a ampliação da feira livre de Apodi.

O poder Executivo já enviou os projetos e pediu urgência na votação porque os recursos das duas obras já estão liberados, dependendo apenas dessas aprovações para que os trâmites legais sejam providenciados e essas construções sejam iniciadas ainda neste semestre.

13ª Corrida de Rua da Emancipação Política de Apodi

Clique para ampliar

Apenas 8% dos municípios regulamentaram a Lei de Acesso à informação

A Lei de Acesso à Informação não foi regulamentada em 92% dos municípios brasileiros, segundo informou nesta segunda-feira a ONG Contas Abertas. O levantamento foi feito com base no Mapa da Transparência, produzido pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Em vigor há quase um ano, a lei obriga o Executivo, o Legislativo, o Judiciário, os estados e os municípios a prestarem informações ao cidadão.

Eleição para reitor da UERN acontece hoje; três candidatos concorrem ao posto máximo da Universidade

A Universidade do Estado  do Rio Grande do Norte (UERN) define hoje quem será seu próximo reitor. Três candidatos disputam a vaga na universidade. Pedro Fernandes, candidato representante da atual gestão, Ana Dantas, candidata de centro, e Gilton Sampaio, candidato oposicionista, disputam a maior quantidade de votos a ser obtidos. O vencedor será empossado no segundo semestre deste ano, no dia 28 de setembro.

Ainda hoje, será definido também o novo nome a ocupar o cargo de vice-reitor da universidade. Apesar de os candidatos se apresentarem em chapas, a escolha das funções é totalmente independente, podendo ser eleito reitor e vice de chapas diferentes.

Sem acordo, Senado adia votação de fundo estadual para depois da Semana Santa

Sem acordo sobre a divisão dos recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados), o Senado adiou para depois da Semana Santa a votação do projeto que cria novos critérios para a distribuição dos recursos do fundo.Os parlamentares vão tentar, até abril, buscar uma proposta consensual para evitar futuros questionamentos judiciais dos Estados que discordarem das novas regras.

A votação tinha sido marcada esta terça-feira (19) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mas há resistência de diversos senadores que temem a perda de receitas de seus Estados com as mudanças.Diante da falta de acordo, Renan colocou em votação apenas o pedido de urgência para análise do projeto do senador Walter Pinheiro (PT-BA) sobre o FPE, que reúne apoio da maioria dos senadores.A aprovação da urgência permite a votação do projeto diretamente no plenário, sem passar por comissões. A proposta de Pinheiro mantém os valores repassados no ano passado para os Estados nos próximos cinco anos (até 2017).

terça-feira, 19 de março de 2013

[public] Loja Moda Havaiana em Apodi


A Loja Moda Havaiana em Apodi tem os mais variados tipos de Sandálias especialmente pra você. Passe lá e escolha seu modelo favorito!

Promoção sandálias havaianas por R$ 14,99

Rua: Margarida de Freitas. Bem no centro comercial de Apodi.
Lojas em Apodi e São Miguel - RN
Organização: Janice Angela

Segunda parcela do FPM vem com queda, mas prefeitos já estão sendo informados que abril vai subir 34%

O segundo repasse de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vai ser depositado nas contas das prefeituras nesta quarta-feira (20). Cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostram que este repasse é menor do que o estimado pela Receita Federal no início do mês. Se comparado com o mesmo período do ano passado, a redução é de 7,7% em termos reais - descontando a inflação.

Mas, de acordo com a previsão da Receita Federal, abril deve ter um crescimento de 34% em relação a março, portanto R$ 6,8 bilhões. E para maio, a previsão de crescimento é de 8% em comparação a abril, em valores isso corresponde a R$ 7,4 bilhões. No acumulado de janeiro a maio, o FPM deve chegar a R$ 34,1 bilhões. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, a Receita espera um crescimento de 10,9%.

Jovens cientistas de Apodi recebem prêmio em Feira de Ciências na USP

A pesquisa Uso de Cera de Abelha no Revestimento de Frutos foi classificada em primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias, durante a 11ª. Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada na USP, na semana passada. A equipe, também, foi convidada para publicar a pesquisa na revista Inciência e para apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos, do ensino médio, Antonio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, sob a orientação da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira, da Escola Estadual Professora Zenilda Gama, em Apodi.

Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que, o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós colheita. Este ano, para representar o Rio Grande do Norte, na 11ª. Febrace, foram expostos nove trabalhos. Do total, oito fazem parte do Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, um programa de extensão da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido e da UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

Por Cristina Pavarini
Assessora de Imprensa

Apodi sediará Encontro Regional Cooperativistas

 
ENCONTROS REGIONAIS – APODI

Tema: COOPERATIVISMO – FORTALECENDO A ECONOMIA POTIGUAR

Programação: 
  • 08:00 ás 09:00 – Credenciamento (com coffe)
  • 09:00 ás 09:30 – Abertura Oficial
  • 09:30 ás 11:00 – Mesa Redonda com representantes do BNB, MDA e CONAB: FINANCIAMENTOS E PROGRAMAS DE GOVERNO PARA A ECONOMIA SOCIAL. 
  • 11:00 ás 12:00 – Palestra: COMERCIO EXTERIOR – UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO, com um breve momento para questionamentos. 
  • 12:00 ás 13:00 – Almoço no Local 
  • 13:00 ás 14:00 – Palestra: COOPERATIVISMO – O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO, com um breve momento para  questionamentos. 
  • 14:00 – Considerações Finais
O evento acontecerá na próxima sexta (22) na Churrascaria do Humberto. 

RN tem potencial para produzir 20 mil toneladas de tilápia

Apesar do baixo volume produzido atualmente, o Rio Grande do Norte tem condições de ampliar de cerca de 800 para 20 mil o número de gaiolas para criação de tilápias em 13 reservatórios públicos liberados para a atividade. Isso representaria um salto produtivo de 20 mil toneladas do pescado por ano, já seguindo a nova instrução normativa da Lei Estadual de número 8.769/2005, que disciplina o uso das águas interiores no estado.

A projeção é do Sebrae no Rio Grande do Norte e foi apresentada pelo diretor técnico da Instituição, João Hélio Cavalcanti Júnior, nesta segunda-feira (18), durante o seminário Pesca, Aquicultura e Carcinicultura, que faz parte da série Motores do Desenvolvimento do RN, promovida pelo jornal Tribuna do Norte.

Emparn prevê chuvas em todas as regiões do RN no dia de São José

Segundo do site oficial da Emparn, o dia de São José será de céu parcialmente nublado com ocorrência de pancadas de chuvas em todas as regiões devido à presença de instabilidades associadas à zona de convergência intertropical e a circulação ciclônica dos ventos em altos níveis da atmosfera.

5˚ Encontro da Campanha da Fraternidade 2013: quinta às 19hs30min no Bairro Bico Torto


CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2013 – APODI/RN

21/03/03 – 19hs30mim – 5° ENCONTRO –----- BICO TORTO.
29/03/03 – 06:00 h – VIA SACRA –--------- GARILÂNDIA

Nota do blog: Convidamos toda Igreja.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Parceria garantirá implantação de agroindústria em Apodi

Agroindústria de processamento vai beneficiar nove grupos produtores da região
A estiagem que atinge o Rio Grande do Norte desde o ano passado, e provoca prejuízos em vários setores da economia estadual, deixou em alerta a produção agrícola voltada para a monocultura. Mas na cajucultura, um dos segmentos mais prejudicados com a seca, novas perspectivas já começam a surgir.

Para diversificar a produção, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) em parceria com a Fundação Banco do Brasil, implantará, no município de Apodi, uma agroindústria de processamento de polpas e frutas. Nove grupos de agricultores familiares serão beneficiados. Os recursos para a execução do projeto, na ordem de R$ 150 mil, já estão alocados.

A boa notícia, apresentada durante o Encontro do Comitê Gestor da Cajucultura, realizado nos últimos dois dias, em Apodi, deixou os produtores otimistas quanto à possibilidade de diversificar a produção, agregar valor ao produto e aumentar a renda familiar. As frutas produzidas atualmente pelos produtores familiares atendidos pelo Sebrae e Fundação Banco do Brasil são vendidas in natura.

"É com muita satisfação que recebemos esta boa nova. Os produtores terão um ganho muito grande com a venda dos produtos já com valor agregado, pois, como ainda não temos esse benefício, vendemos o que produzimos in natura, e isso diminui os nossos lucros", comemora Manoel Cristiano, presidente da Associação de Produtores.

Fonte: OMossoroense