sábado, 4 de maio de 2013

Zona Rural de Apodi - RN

"Que imagem de fim de tarde, traz uma paz né? essa é a imagem vi sentado do alpendre da casa do Professor Zequinha no Sítio Arção", escreveu Samuel Nogueira - via Facebook.

Punição de menor por crime dura menos tempo no Brasil

O Globo – Apesar de ter a maioridade penal igual à do Brasil, um grupo de países da Europa e das Américas possui em suas leis possibilidades de punições mais severas para adolescentes que cometem infrações graves. Há casos em que o tempo de privação de liberdade para menores de 18 anos pode chegar a 15 anos, sem contar países nos quais o que vale é a gravidade do crime, como no caso da Inglaterra. No Brasil, a punição máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é de três anos de internação.

Capacitações da CGU terão início na segunda-feira, dia 06

As capacitações promovidas pela Unidade Regional da Controladoria Geral da União (CGU) em Apodi, através do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública terão início nesta segunda-feira (06), no auditório do IFRN e se estenderão até a sexta-feira (11).

O município de Apodi foi um dos sorteados do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, iniciativa do governo federal, que visa inibir a corrupção entre gestores de qualquer esfera da administração pública.

O Programa de Fortalecimento da Gestão Pública  visa contribuir para boa e regular aplicação dos recursos públicos e oferece cursos sobre temas como planejamento de ações de controle, licitações, pregões e sistemas de controle interno.

As capacitações oferecidas pela CGU, são destinadas a agentes públicos de municípios com até 50 mil habitantes e preveem a participação a participação de no mínimo quatro prefeituras.

Secretaria de Esportes e Juventude realizará I Taça Apodi de futebol de campo

A Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer logo no início da gestão de Francisco Gama, apresentou um calendário de eventos com eventos esportivos que contemplam modalidades pouco praticadas no município, como também modalidades que são muito apreciadas, mas têm pouco incentivo.
A Taça Apodi de Futebol de Campo foi acrescentada ao calendário e acontecerá de 11 de maio a 22 de junho/2013. A Secretaria  já definiu as chaves e as equipes participantes serão: Soledade, IPE, Severiano melo, Cerâmica, Bacural I, Revelação Lagoa Seca, Felicidade, Resto do Mundo, Frei Damião, Poço Tilon, Bernaldes e Leite ILA.
O Objetivo da Taça Apodi de Futebol de Campo é selecionar um grupo de jogadores entre os times participantes, que formará a base do time de Apodi para participar da 2ª divisão do Campeonato Estadual.
Grupos da Taça Apodi de Futebol de Campo
CHAVE “A”
CHAVE “B”
Soledade
Cerâmica
IPE
Bacurau I
Severiano Melo
Revelação Lagoa Seca
CHAVE “C”
CHAVE “D”
Felicidade
Poço Tilon
Resto do Mundo
Bernaldes
Frei Damião
Leite ILA

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Apodi realizará a etapa municipal dos JUVERN’S 2013

Apodi realizará a etapa municipal dos Jogos Escolares da Juventude (JUVERN’s) nos dias 06, 07 e 08 de maio, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. As modalidades serão Futsal, Vôlei de Dupla, Handebol, Atletismo (100 e 200 metros rasos, salto em distância e salto em altura), Xadrez e Natação.

Os Jogos Escolares da Juventude é um evento do Governo Federal que tem etapas municipal, regional e estadual. Essas etapas, que antecedem a etapa nacional, são coordenadas pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer – SEEL através do JUVERN’S.

Os JUVERN’S têm como objetivos: fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos desportivos nas instituições de Ensino, desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-atleta como ser social, autônomo, democrático e participante.

O congresso técnico para a realização dos JUVERN'S - Etapa Municipal, acontecerá amanhã, dia 04 de maio às 9h na sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, com a participação de professores de Educação Física das Escolas.

Os cochichos de Henrique e Carlos Eduardo

Na Escola de Governo, o prefeito em bate-papo com o presidente da Câmara - Foto: Márlio Forte
Primeiro o presidente da Câmara dos Deputados esteve fazendo uma visita de cortesia ao Palácio Felipe Camarão... Depois foi o prefeito de Natal que esteve no gabinete da presidência da Câmara, em Brasília... Nos bastidores, os primos Henrique Alves e Carlos Eduardo Alves estão se entendendo... Ou pelo menos tentando.

Na política, Henrique e Carlos Eduardo não se entendem há 10 anos. Em 2002, o hoje prefeito de Natal abandonou o PMDB para apoiar o projeto de Wilma ao Governo. Já Henrique só votou em Carlos Eduardo quando ele foi vice de Wilma em 2000. Nas campanhas de 2004 e 2012, Henrique ficou com os adversários do primo. E em 2014? Aí vamos testemunhar a continuidade da história...

Presidente da Câmara dos Deputados participa de encontro de ministros com prefeitos do RN

Natal (RN) – O deputado federal, Henrique Eduardo Alves, participou nesta sexta-feira (3), em Natal, do 7º Encontro de Prefeitos. O evento foi  realizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em parceria com o governo potiguar e a Federação dos Municípios do rio Grande do Norte (femurn).

O encontro, na Escola de Governo do Estado, reuniu a maioria dos prefeitos do Rio Grande do Norte e os ministros Ideli Salvatti, das Relações Institucionais; Garibaldi Filho, da Previdência Social; Fernando Bezerra, da Integração Nacional e Aguinaldo Ribeiro, das Cidades. A governadora Rosalba Ciarlini também participou do encontro de prefeitos, além de deputados federais e estaduais. 

Cada ministro falou dos programas e projetos disponibilizados pelo governo federal em parceria com os municípios através de convênios e repasse de recursos. O presidente da Femurn, Benes Leocádio, ressaltou o exemplo do programa Minha Casa, Minha Vida que chegou aos pequenos municípios, com menos de 50 mil habitantes, graças ao emprenho do então relator da matéria, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O projeto original beneficiava apenas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Henrique Alves participou da entrega de máquinas distribuídas aos municípios. O deputado foi enfático ao defender os prefeitos e projetos para o Rio Grande do Norte. “Eles estão sofrendo junto aos nossos produtores rurais, quebrados pela seca no sertão”, lembrou o deputado. “Agora a senhora está percebendo porque eu ‘brigo’ tanto pelo meu estado”, disse Henrique Alves, diante das cobranças dos prefeitos e demais autoridades locais. “Esses prefeitos não vão me perdoar, nem eu me perdoo, se eu não for capaz de fazer mais pelo meu estado. Tenho consciência de que devo ser um presidente isento, mas se hoje eu estou sentado lá é porque esses prefeitos e o Rio Grande do Norte já me fizeram deputado 11 vezes”, ressaltou o deputado em reconhecimento ao trabalho dos prefeitos potiguares.

O deputado anunciou a vinda da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte ainda neste mês de maio para anunciar uma série de obras do governo federal. A maior delas é a duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró ligando o Rio Grande do Norte e o Ceará. Outra obra de grande porte e importante para a região Seridó é a barragem de Oiticica. Também está prevista a recuperação da Rampa na Ribeira, em Natal, onde irá funcionar o Museu da II Guerra Mundial. A presidente ainda deverá assinar o convênio de inclusão do Rio Grande do Norte no programa Brasil Seguro, do Ministério da Justiça, que vai destinar ao estado recursos e equipamentos para enfrentar a violência e o crime organizado e até o envio de tropas federais, se for necessário. “Essa é, tem de ser e será a hora e a vez do Rio Grande do Norte resgatar o seu desenvolvimento”, concluiu Henrique Alves.

Gestão discutirá PPA com a sociedade em plenárias que terão participação popular

A gestão do prefeito Flaviano Monteiro vem se consolidando como um governo que prima pelo diálogo com a sociedade. Prova disso, é a realização do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) que terá a participação ativa do povo no planejamento da administração das políticas públicas.

As plenárias do PPA Participativo terão início no próximo dia 06 e serão encerradas dia 17, quando acontecerão 10 encontros pelas quatro regiões do município, onde a sociedade representada pelos diversos segmentos, irá participar da elaboração das políticas públicas do município.

“É a primeira vez, na história política de Apodi, que a sociedade organizada irá discutir com a gestão o planejamento para a elaboração das políticas públicas do município para os próximos anos, de forma democrática”, lembra o prefeito Flaviano Monteiro.  

O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento que definirá as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhados nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e saberá como gastar melhor os recursos públicos durante a gestão.

A Participação da sociedade nestas discussões se dará nas plenárias que serão realizadas nas comunidades rurais e na zona urbana, em locais estratégicos, onde as associações e entidade civis enviarão representantes para discutir as prioridades de cada localidade.

“O Plano Plurianual Participativo (PPA-P) é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões”, explica o secretário de Administração, Elton Alves.

A primeira plenária acontecerá na segunda-feira (06), no sítio do Góis, com a participação de representantes de assentamentos da Chapada. As demais plenárias serão: Córrego, Melancias, Santa Rosa, Arção, Soledade, Juazeiro, IPE, Lagoa Seca e Bacurau I.

Apodi participa da 1ª Copa Escolar Garoto Bom de Bola

A 1ª Copa Escolar “Garoto Bom de Bola”, promovida e organizada pela Secretaria Estadual do Esporte, em parceria com o Fórum dos Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer do RN está mobilizando 1.800 alunos/atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, de 90 municípios do Rio Grande do Norte.

A equipe de Apodi participou da fase inicial que aconteceu nos dias 13 e 20 de abril com partidas de ida e volta. A segunda fase terá início neste sábado, dia 04 de maio, no Ginásio Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes às 16h. O jogo será disputado entre Apodi e Lucrécia e a equipe apodiense espera contar o apoio da torcida para passar à fase de grupos.

Na primeira fase, Apodi venceu a equipe de Severiano Melo com um placar de 7 x 0. No sábado seguinte, dia 20, aconteceu a partida de volta e Apodi garantiu a vitória contra Severiano Melo com apenas um gol. Com a soma dos resultados, Apodi passou para a segunda fase e já enfrentou Lucrécia na partida de ida no dia 27 de abril com o placar de 0 x 0.

O Evento está sendo realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, em parceria com as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer filiadas ao Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, tendo como objetivo a descoberta de novos talentos, a inclusão social através da prática regular do futebol e o combate às drogas, através do Programa RN VIDA.

A copa terá 05 (cinco) etapas, a saber: Eliminatória, classificatória, quartas de finais, semifinais e finais todas estas etapas em diferentes cidades. A etapa eliminatória (inicial) contou com as 90 (noventa) primeiras seleções municipais inscritas, no sistema de disputa de ida e volta, obedecendo ao critério de aproximação. Nessa primeira etapa classificam-se 50% das equipes para a segunda fase, e nas quartas de finais serão 25% das equipes participantes (fase de grupos). Após a fase de grupos acontecerá as semifinais e finais da Copa.

George Soares sugere ao governo criar programa de apreensão de animais nas estradas

Em pronunciamento feito na sessão plenária desta quinta-feira (2), o deputado George Soares (PR) chamou atenção para os riscos do grande número de animais soltos nas rodovias federais e estaduais do Rio Grande do Norte.

Baseado em dados da Polícia Rodoviária Federal e do Controle de Tráfego do comando da Polícia Rodoviária Estadual, o parlamentar chamou atenção para o crescimento de acidentes provocador por animais nas rodovias. “Só de janeiro a abril deste ano a polícia estadual já registrou 8 acidentes. Nas rodovias federais, entre 2011 e 2012, o aumento foi de mais de 17%”.

O republicano protocolou requerimento solicitando o recolhimento desses animais e lembrou o falecimento do jovem Felipe, que faleceu no dia 28 de abril após colidir com um jumento no município de Ipanguaçu.

“Os dados são alarmantes. Sugiro ao Governo do Estado que faça um trabalho de identificação para que haja um controle da soltura desses animais. Quem solta animais em estradas deve ser responsabilizado pelos acidentes causados”, comentou.

A gata da sexta feira! Se lambam…


Prefeito de Tangará confirma reajuste salarial para os professores

Em reunião agora à tarde com Sinte Tangará, a assessoria do Prefeito Alcimar Germano confirmou aos representantes do Sindicato que já neste mês de Maio a Prefeitura de Tangará irá cumprir a legislação determinada pelo MEC, e irá conceder o reajuste de 7,97% aos professores.

A notícia foi emitida pela assessora e ex-prefeita Wanira Brasil, que representou o Prefeito Alcimar. "O prefeito Alcimar reconheceu o pleito dos professores, e mesmo diante de tantas dificuldades financeiras que a atual gestão vivencia o gestor mostrou que quer atuar de forma comprometida e com responsabilidade para com os professores e os servidores públicos de Tangará", informou Wanira.

A reunião teve a participação do Secretário-Adjunto de Educação, Gilvan Lima, do Secretário de Finanças, Erivan Porfírio, do Secretário de Comunicação Social, Wallace Maxsuel, dos funcionários da Secretaria de Educação, do Sinte Santa Cruz, Sinte/RN e os representantes do Sinte Tangará, com seu coordenador local, Gilson Filho.

Amanhã (03) está prevista uma assembleia da categoria para discutir sobre a situação de greve no município.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A importância do dia 2 de maio para o Apodi

Por Marcos Pinto

É incontestável e digna de constar nos umbrais da história do município do Apodi a data alusiva ao dia 02 de Maio de 1934, mesmo que referencial a um triste fato que marcou as páginas do tempo como o dia em que foi covardemente assassinado o primeiro prefeito constitucional do Apodi, Francisco Ferreira Pinto.

Antes de Agosto de 1926, os administradores das cidades eram denominados de Presidente da Intendência Municipal. A eleição efetivava-se da seguinte maneira: O povo elegia os Srs. Intendentes municipais, que equivale ao cargo atual de Vereador, e estes, após serem empossados, reuniam-se em sessão plenária, ocasião em que votavam, de forma secreta, elegendo um deles para a Presidência da Intendência Municipal.

O coronel Francisco Pinto fora reeleito em 1925 Presidente da Intendência Municipal para o triênio 1926-1928.

Quando houve a promulgação da Constituição Estadual do RN em 1926, constava a mudança no denominativo dos Chefes de executivo municipal, passando então a serem tratados como Prefeito Municipal.

Marcos Pinto é advogado, historiador e pesquisador.

Deputados da CCJ pedem novos esclarecimentos à Secretaria Estadual de Educação


Os deputados que integram a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) pediram novos esclarecimentos à Secretaria de Educação e Cultura do RN (SEEC) acerca do projeto de lei enviado pelo governo, que tramita na comissão e dispõe sobre a contratação temporária de professores. Um dos principais questionamentos do relator do projeto, deputado Kelps Lima (PR), é quanto ao percentual pretendido pelo governo, de 20% de temporários em relação ao quadro total de efetivos, margem que considera alta.

A secretária vai retornar à CCJ na próxima semana, numa reunião que contará também com a presença do consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira da Costa. A CCJ é presidida por Hermano Morais (PMDB). Os deputados Agnelo Alves (PMDB) e Getúlio Rego (DEM), que a integram, também participaram da reunião, além de Fernando Mineiro (PT), da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Secretária de Educação se comprometeu a fazer um levantamento e responder a todos os questionamentos

A secretária de Educação, Betânia Ramalho se comprometeu a fazer um levantamento e responder a todos os questionamentos da comissão e disse que sua equipe se deparou com falta de estatísticas, números não confiáveis e que o número de professores afastados se deve a dois grandes problemas: a falta de uma junta médica especializada para atender exclusivamente aos docentes e um projeto da própria secretaria para acolher e dar assistência especializada aos que pedem afastamento.

“Precisamos de uma política estruturante, que se instale e permaneça a cada ano. Esperamos com os novos mecanismos que estão sendo implantados termos melhor visibilidade no sistema de gestão”, afirmou.

Rosalba: “Eu sou candidata a trabalhar mais pelo nosso estado”

Questionada sobre o processo para sua reeleição, passando pelo apoio do PMDB, a governadora Rosalba Ciarlini disse estar mais preocupada “no momento em superar os problemas, fazer mais pelo estado. Eu sou candidata a trabalhar mais pelo nosso estado”.

Sobre as articulações, a democrata prefere dizer que só vai cuidar disso em 2014, mas só na época das convenções. “A gente tem que gastar nossa energia em busca dessa união política”.

Rosalba reforçou, mais uma vez, o grande momento vivido pelo estado através da representação do PMDB no cenário nacional com o presidente da Câmara, Henrique Alves, e o ministro Garibaldi Filho. “A gente tem uma força maior para conseguir tanta coisa que o governo federal no passado não realizou. Vamos nos unir, trabalhar e trazer soluções”.

Dilma defende que royalties e recursos do pré-sal sejam aplicados exclusivamente na educação

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (1º) que enviou ao Congresso Nacional uma nova proposta determinando que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam aplicados exclusivamente na área de educação. O anúncio foi feito em pronunciamento oficial, em rede nacional de rádio e TV, em comemoração ao Dia do Trabalho.

Segundo Dilma, trata-se da “mais decisiva” entre todas as medidas que estão sendo executadas ou em discussão sobre o tema no governo. “O Brasil vai continuar usando instrumentos eficazes para ampliar o emprego, o salário e o poder de compra do trabalhador, mas a partir de agora vai privilegiar como nunca um instrumento que mais amplia o emprego e o salário: a educação”, disse.

É hoje !!!


Uma chuva de ministro na próxima sexta feira no Rio Grande do Norte


Nesta sexta-feira (03), terá uma chuva de ministros da presidenta Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte. O Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o Governo do Rio Grande do Norte e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte convidam para participar do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas – Rio Grande do Norte. O evento acontece a partir das 08h30 na Escola de Governo. A abertura será feira pela Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti; pela governadora Rosalba Ciarlini; prefeitos Carlos Eduardo Alves e Benes Leocádio.

O ministro potiguar Garibaldi Filho vai abrir as palestras, às 11h, juntamente com o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional). Das 11h às 18h30, haverá atendimento individualizado aos prefeitos dos seguintes órgãos federais: Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Ministério da Educação / Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento Agrário / Ministério da Agricultura / Ministério da Pesca e Aquicultura / Ministério do Turismo / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da Integração Nacional / Fundação Nacional de Saúde – Funasa. Ainda no período vespertino, ocorrerão palestras com auxiliares dos Ministérios da Educação e da Saúde.

Túnel do Tempo (parte 127). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

A fotografia cedida para o quadro "Túnel do Tempo" de hoje é datada por volta de 1995/96. O ‘retrato’ de hoje trata-se do time de FutSal da ACDA – jogos pré-carnavalescos. Quem aparece no retrato?


Resposta: ACDA 1995/96 campeã de futsal: Em pé: Roberto Morais (nosso amigo Abel in memorian), Dr. Paulo Viana (atual secretário de Saúde), Flaviano Monteiro (Prefeito de Apodi), Gláucio do Ceará, Sueldo Morais, Vilson de Nozinho (Bombeiro), Bocão do Ceará, Negão Abidel (Fortaleza), outro jogador do Ceará – não recordo o nome, Keiber Roberto, Francisco Gama (atual secretário de Esportes). Agachados: Celíton de Zé Macaco, Filho Morais, Verinho Gama, Jean goleiro do (Córrego), Kenedy, Pelé e Carlinhos Rêgo.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Hortência Regalado assume presidência do JPSDB do RN

Hortência Regalado (centro) durante evento do seu partido em Natal
A jovem vereadora apodiense Hortência Regalado assumiu a Presidência da Juventude do PSDB do Rio Grande do Norte durante a convenção Estadual do Partido que aconteceu neste último domingo (28) na Câmara Municipal de Natal.

Hortência ainda faz parte da diretoria Estadual Tucana no biênio 2013-2015 comandada pelo Suplente de Senador, Valério Marinho.

Em seu discurso, Hortência reiterou o envolvimento das camadas sociais na política: “Quem imaginava que a juventude do PSDB do Estado do Rio Grande do Norte fosse comandada por uma jovem, mulher e da zona rural de uma cidade do interior? É um desafio, mas estou aqui pra honrar nossos anseios”, afirmou.

O discurso da Vereadora chamou a atenção de vereadores e deputados presentes e para a governadora Rosalba Ciarlini, a qual arrancou elogios.

Hortência foi tão incisiva em sua fala, que teve gente influente na política do RN que perguntou se ela seria candidata em 2014.

Assessoria de Comunicação – por Emerson Medeiros

Nota do blog: Esta jovem 'promete' na política apodiense.

Homenagem do vice-governador Robinson Faria no Dia do Trabalho

Clique para ampliar

19 anos sem Senna...


Olá, leitores deste blog.

Há 19 anos, o carro azul da Willians-Renaut chocava-se contra o muro na curva Tamburello, no GP de Ímola, no já agora distante ano de 1994.

Eu assisti aquela corrida, como muitos brasileiros.

Eu fiquei triste, como muitos brasileiros.

Perdemos um "herói".

A Fórmula 1 perdeu, pela última vez, um piloto em sua sangrenta história.

Obrigado pelos melhores domingos de muita gente, Ayrton!

E vamo que vamo.

Encontro Estadual com novos prefeitos e prefeitas acontece nesta sexta-feira (3)

O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, promove o Encontro Estadual com novos prefeitos e prefeitas, a ser realizado nesta sexta-feira (3), na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo. O encontro contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e dos ministros da Integração Social, Fernando Bezerra, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

Durante o encontro, os novos prefeitos e prefeitas receberão orientações sobre os principais programas do Governo Federal nas áreas de saúde, educação, social, infrestrutura, saneamento básico, habitação e políticas voltadas à modernização da gestão pública. Os temas serão apresentados por representantes dos ministérios por meio de palestras e salas de atendimento. As inscrições estão abertas pelo site www.portalfederativo.gov.br.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Peemedebistas defendem que partido coloque cargos à disposição da governadora Rosalba Ciarlini

Fontes bem postadas dentro do PMDB potiguar disse ao Blog do Marcos Dantas que o ministro Garibaldi Filho e o deputado federal Henrique Alves vêm sendo pressionados por aliados a orientarem seus aliados a entrega dos cargos que o PMDB tem no Governo Rosalba Ciarlini.
O PMDB não estaria com isso rompendo com o Governo, mas sendo coerente com uma possível saída da base aliada da governadora no futuro. Se continuarmos com os cargos até o próximo ano, e se rompermos para partir com um projeto próprio que coerência teremos?” indagou a fonte.
Se a decisão for neste sentido, a fonte garante que os deputados estaduais Walter Alves e Hermano Morais já estariam dispostos a entregar seus cargos no governo. O ministro Garibaldi Filho também estaria convencido desta necessidade. E a única resistência tem sido a do presidente do partido, deputado federal Henrique Alves.

Idosos de Apodi mostram força e recebem apoio


Os idosos lotaram a câmara dos vereadores (casa do povo) durante sessão ordinária desta terça feira, 30/04/13, a mobilização trata-se da luta do Conselho Municipal do Idoso, pela garantia do terreno que está localizado ao lado do Centro do Idoso, e tendo em vista, que a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através da palavra da secretária Aloma tereza cavalcante Nogueira, deseja construir naquele local uma ampliação da sede do Núcleo de Apoio ao Idoso, com construção de piscina, pista de caminhada e outros benefícios.

Esteve presente reforçando essa luta do Conselho Municipal do Idoso, junto ao presidente Airton Bandeira e vice Edivar Mendes, a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Idoso Lenúbia Maia e a Secretária da casa dos conselhos Lili Fernandes. Os vereadores na tribuna durante suas falas, disseram apoiar a luta dos idosos e que irão em busca, junto ao prefeito Flaviano Monteiro, de outro terreno para construção da sede da câmara legislativa do nosso Apodi.

O Conselho Municipal do Idoso agradece o acolhimento por parte dos vereadores, em nome dos 4 mil idosos que fazem parte dessa população.

Parabéns aos nossos jovens da terceira idade, bravos guerreiros.

por Edivar Mendes

Além de aumentar recursos do Fundef, prefeituras potiguares vão receber 30% a mais de ICMS

A choradeira dos prefeitos, às vezes é só choradeira...
E a choradeira dos prefeitos, às vezes é só choradeira... Algumas quedas e parcelas zeradas do Fundo de Participação com os Municípios (FPM), são “compensadas” com aumentos de outras receitas...  Desde a semana passada, os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) referentes à complementação da União foram reajustados.

Agora em abril, a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Norte cresceu 29,46% em relação ao mês anterior. Já no comparativo com o mesmo período do ano passado o aumento foi de 27,63%. O crescimento da arrecadação do ICMS surpreendeu até mesmo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), que estimava em 11,6% o aumento. Tudo isso é dinheiro que entra nas prefeituras do Estado...

[public] Concessionária Berg Moto Car em Apodi


Nova concessionária de carros em Apodi. Trata-se da loja Berg Moto Car do empresário Berg Morais. Carros novos e seminovos, a mesma está situada à Rua Manoel Nogueira, na BR 405.

Passe lá e confira o menor preço e as melhores condições de pagamento em Apodi e região.

BergMotoCar
Berg Morais
Rua Manoel Nogueira (BR 405)

Após 12 anos, Complexo Turístico do Calçadão da Lagoa será concluído

A segunda etapa de execução das obras do Complexo Turístico Calçadão da Lagoa, iniciada na semana passada, tem prazo para ser concluída até o dia 10 de maio, mas segundo Suelligton Nogueira, diretor da empresa executora, a obra será entregue ao município  até o final desta semana.

Trata-se de uma obra iniciada em 2001 e que estava paralisada desde o final de 2008. “A última parcela liberada foi no final do mandato de José Pinheiro e os recursos seriam devolvidos à União, mas o prefeito Flaviano Monteiro se empenhou e conseguiu a liberação do saldo para a conclusão da obra”, explica Suelligton Nogueira.

Os recursos liberados para esta etapa foram R$ 150 mil, que correspondem a cerca de 10% do valor total da obra que estão sendo aplicados na melhoria da iluminação, com a colocação de 10 postes; na vedação das galerias e tampas de inspeção e na reposição do guarda corpo que estava muito danificado.

É mais uma obra que a gestão de Flaviano consegue retomar e será a primeira a ser concluída. Em todo o município, ainda existem mais de 20 obras que se encontravam paralisadas, mas a maioria já está em andamento e as que não forem retomadas, o prefeito irá cancelar e fazer nova licitação.

Servidores do Estado com matrícula de finais de 6 a 0 recebem nesta terça-feira (30)

A partir do meio-dia desta terça-feira (30), o Governo do Estado credita  os vencimentos dos servidores estaduais de matrícula de finais 6 a 0, mantendo o compromisso de pagamento da folha de pessoal dentro do mês trabalhado.

O montante a ser despendido com as despesas brutas de pessoal do Poder Executivo estadual em abril, sem computar os profissionais da Educação pagos com recursos do FUNDEB, alcança a importância de R$ 262,7  milhões. Já o pagamento dos servidores de matrícula de finais de 6 a 0 soma R$ 88,9  milhões, ou seja, 33,8 % do total.

Recebem hoje os servidores dos seguintes órgãos:

Administração Direta: GAC, CGE, PGE, ASSECOM, CONTROL, GVG, SEARH, SESAP, PM, CBM, DEGEPOL, SESED, SAPE, SEPLAN, SEDEC, SET, SEJUC, SETHAS, SEMARH, SETUR, SEARA e SEEL.

Administração Indireta: DATANORTE, EMATER, EMPARN, CEASA, IDIARN, FJA, FAPERN, DER, ARSEP, FUNDAC, CEHAB, IGARN, EMPROTUR, IPE, PENSÕES ESPECIAIS e CARTEIRA PARLAMENTAR.

Seminário para secretários municipais de educação

O mandato da deputada federal Fátima Bezerra (PT), em parceria com a UNDIME, FEMURN, FNDE e MEC realizaram um seminário com objetivo de contribuir com os gestores municipais de educação do RN na elaboração de seus Planos de Ações Articuladas – PAR. Seminário foi realizado nesta segunda-feira (29), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE, em Natal.

Participaram representantes de mais de cem municípios do RN. O professor Luiz Hudson (SEEB-MEC) orientou os secretários quanto ao Plano de Ações Articuladas – PAR. Seminário contou a equipe de técnicos do FNDE, que vão contribuíram com os secretários na elaboração dos planos.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Apodi - Rio Grande do Norte - Brasil

Município atrai curiosos por suas belezas

Cachoeira do Roncador Foto: Noberto Andrade
Cachoeira do Caripina Foto: Lorena Góis
Neste final de semana o pequeno município encravado na Chapada do Apodi, com riquezas de belezas naturais e com o potencial agrícola resultado da terra fértil e da umidade próprios da várzea, esteve recebendo um bom número de visitantes de todas as partes do Rio Grande do Norte.

Visitar as cachoeiras Roncador e Caripina, Cavernas, Olhos d’água e um lindo Castelo particular sob a responsabilidade da Igreja Católica, próprios do território felipense, foram, o motivo da visita dos vários grupos que aqui chegaram e adentraram numa verdadeira aventura às localidades destas atrações com  belezas naturais.

Quanto aos profissionais da mídia de Mossoró e de outras partes do Estado do Rio Grande do Norte. Estes foram pautados pelos veículos de comunicação a que pertencem para saberem um pouco da história administrativa e cultural do município, bem como o que vai nortear a nova administração que tem à frente o Prefeito Haroldo Ferreira (PSD).

Dilma diz que enviará nova proposta para vincular royalties à educação

A presidente Dilma Rousseff voltou a defender nesta segunda-feira (29) que os recursos pagos pela exploração do petróleo sejam destinados à educação e afirmou que fará nova proposta vinculando-os ao setor.

"Nós, nessa questão da educação, somos teimosos, nós somos insistentes. E nós vamos enviar uma nova proposta para uso dos recursos royalties e participações especiais e o recurso do pré-sal para ser gastos exclusivamente na educação", disse a presidente, em evento de entrega de ônibus escolares em Campo Grande.

Conferência das Cidades escolhe delegados para representar Apodi na etapa estadual

A 5 ª Conferência Municipal das Cidades do Município de Apodi, realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes, abordou o tema "Quem muda a cidade somos nós" e contou com a participação do poder público e representantes de diversos  setores da sociedade civil organizada.

Durante a conferência, que teve abertura na sexta (26) e continuidade no sábado (27), foram discutidos os eixos temáticos que nortearam os trabalhos, como: Habitação, Saneamento Básico, Transporte e Mobilidade Urbana e Programas Urbanos Estratégicos.

Depois de muitos debates e apresentação de propostas sobre os aspectos que englobam o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), os participantes da Conferência escolheram os delegados que irão representar o município de Apodi na Conferência Estadual das Cidades.

Os delegados escolhidos foram: a professora Cléia de Souza (IFRN), Pedro Júnior (Prefeitura), Almir Cavalcante (taxistas), Geraldo Neto (Aquapo) e Jerlândio Moreira (Defesa Civil).

Nenhum prefeito potiguar pode reclamar: Valores do Fundeb para as prefeituras foram reajustados

Os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) referentes à complementação da União foram reajustados.  O ajuste ocorre a cada ano, devido à apuração da receita disponibilizada pelos Estados ao Fundo no exercício anterior com a arrecadação efetiva.

Assim como em 2012, o reajuste será de apenas crédito nas contas do Fundeb, e beneficia 1.923 Municípios de dez Estados, com o montante superior a R$1,3 bilhão. CLIQUE AQUI e confira quanto cada prefeitura do Rio Grande do Norte vai receber a mais para a Educação.

Rompimento entre PMDB e Governo Rosalba deverá ser anunciado no próximo dia 10

O “anúncio” do rompimento entre o PMDB e o Governo Rosalba deverá ser “sacramentado” no próximo dia 10 de maio onde acontecerá a reunião do partido em Natal.

O encontro reunirá deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, entre outras lideranças do partido que terão como pauta principal as discussões sobre a preparação do PMDB para as eleições do próximo ano.

A quem garanta que o anúncio não acontecerá na reunião, no entanto, o desejo do ministro da Previdência Garibaldi Filho é retirar do PMDB o carimbo de aliado de Rosalba à todo custo.

Nota do blog: Resta saber se isso acontecerá!

Bom dia aos amigos(as) leitores(as)!

Perfuração de poços atenderá 23 municípios do oeste potiguar

Vinte e três municípios do Oeste potiguar receberão 115 poços tubulares para ampliação do sistema hídrico da região Oeste, através de convênio firmado entre a Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). A assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a associação aconteceu na manhã deste sábado, em Pau dos Ferros, durante a segunda reunião ordinária da associação, presidida pela prefeita de Mossoró, Cláudia Regina.

Os municípios atendidos, escolhidos através de sorteio, serão: Martins, Apodi, São Francisco do Oeste, Venha-Ver, Rafael Fernandes, Grossos, Viçosa, Patu, Baraúnas, Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Olho Dágua dos Borges, Riacho da Cruz, Itaú, Coronel João Pessoa, Riacho de Santana, Pau dos Ferros, Umarizal, Felipe Guerra, Upanema, Tabuleiro Grande, Major Sales e Paraná. Cada município terá cinco poços perfurados e instalados.

A governadora Rosalba Ciarlini discursou e disse que uma de suas prioridades é tornar o Rio Grande do Norte um Estado autossustentável em água. “É uma obsessão minha. Muita gente vai lembrar que Rosalba Ciarlini trabalhou e fez um Rio Grande do Norte sustentável no campo”, destacou.

Pensando em 2014, PT deve iniciar conversar com PDT e PCdoB

Durante sua passagem pela cidade de Caicó, hoje (28), a deputada federal Fátima Bezerra reiterou que as conversas sobre alianças políticas do Partido dos Trabalhadores no RN devem começar pelo PDT e PCdoB, “porque são partidos que fazem oposição no plano local ao governo de Rosalba Ciarlini e que já declararam apoio ao projeto de reeleição da presidenta Dilma Rousseff”.

Mas a discussão também inclui o PSB da vice-prefeita Wilma de Faria e o PSD, comandado pelo vice-governador Robinson Faria, enquanto espera uma definição do PMDB sobre o afastamento do Democratas.

Fonte: Robson Pires

Registros profissionais poderão ser solicitados pela internet

Os trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão poderão solicitá-lo via internet, a partir desta segunda-feira (29). Atualmente, a concessão do registro, feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), só pode ser feita mediante a apresentação do profissional nas superintendências do trabalho, com a documentação exigida.

O novo sistema vai estar disponível para os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazônia, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos estados a ser incluídos no novo sistema. No Distrito Federal, onde foram feitos os testes para a informatização, os registros online já podem ser feitos desde novembro do ano passado.

Rosalba continua defendendo a parceria com o PMDB

Enquanto o PMDB trabalha para um possível rompimento com o DEM no Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini procura pelas “beiradas” à todo custo manter a parceria.

Neste domingo(28) a governadora foi a Câmara Municipal de Natal, prestigiar a convenção estadual do PSDB e deixou claro que a parceria está mantida.Rosalba disse que “o tempo de migalhas já passou”, referindo-se aos fracos apoios do Governo Dilma Rousseff (PT) ao Rio Grande do Norte em tempos que já se passaram.

A governadora destacou que com o apoio de Henrique e a coragem dele de cobrar do Governo Federal, o Estado vai mostrar trabalho.

domingo, 28 de abril de 2013

PSD apoia Dilma em troca de alianças em quatros estados, dentre eles o RN

Ilimar Franco contou em sua coluna, Panorama Político, que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, garantiu apoio à reeleição da presidente Dilma sem ganhar ministérios esse ano, mas prepara o pacote de pedidos para 2014.

Para integrar a coligação petista, Kassab quer o apoio do PT para candidatos do PSD ao governo em quatro estados: Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte (onde o vice-governador Robinson Faria se apresenta como pré-candidato).