sábado, 15 de março de 2014

Almoço com carne de jumento foi um sucesso

Foto: Assessoria de Imprensa

Muita gente pensa que não, mas a carne de jumento é própria ao consumo humano. Foi pensando nisso que a Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi promoveu, nesta quinta-feira (13), almoço de degustação da carne de jumento.

O objetivo inicial da iniciativa pioneira é desmistificar o consumo desse tipo carne e tem como pano de fundo o grave problema de abandono desses animais, os quais acabam às margens das rodovias à procura de alimento, causando, por consequência, graves acidentes, muitos deles com vítimas fatais.

Para o Promotor de Justiça Sílvio Brito, o consumo da carne representa uma solução economicamente viável para o problema dos jumentos abandonados, já que despertaria nos criadores o interesse na criação desses animais.

O Promotor de Justiça considerou o almoço um sucesso, pois foi aprovado à unanimidade pelos convidados – cerca de 120 pessoas. “É uma carne saborosa. O que impede o consumo é a barreira cultural, mas nós vamos superar isso. Lançamos a ideia e agora vamos ver o que acontece”, destacou.

O evento contou com dois momentos: uma degustação às cegas (na qual o convidado poderia comer dois tipos de carne, sendo que uma era de jumento e a outra, bovina, ambas feitas na brasa), além do almoço propriamente dito, no qual foram servidas carne de jumento guisada, ao molho madeira e escondidinho.

A degustação aconteceu na Churrascaria Apodi, na entrada da cidade, e contou com a presença de diversas autoridades, além de muitos outros cidadãos,  curiosos para experimentar a iguaria. Entre os presentes, estavam a Juíza Federal Emanuela Brito, esposa do Promotor Sílvio Brito, os Promotores Eduardo Cavalvante (Mossoró), Fausto França (Jucurutu) e Rafael Galvão (Caraúbas), Tarcísio Dantas Secretário Estadual de Agricultura, os prefeitos Flaviano Monteiro (Apodi), Haroldo Ferreira (Felipe Guerra) e Ciro Bezerra (Itaú), os Presidentes das Câmaras  de Apodi e Felipe Guerra, vereadores, policiais militares e rodoviários federais, agentes penitenciários e diretores de cadeias públicas, servidores públicos de vários órgãos, advogados, médicos (alguns cubanos, inclusive) e até o padre da cidade, que também foi conferir a qualidade da carne.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ridículos!

Anônimo disse...

Não concordo com a iniciativa,de incluir a carne de jumentos em nossa culinária.Se a população de jumentos é uma problemática no estado, existem outras formas de resolve-la. Como, por exemplo, a castração desses animais, para que haja um controle populacional da espécie e o incentivo a utilização dos mesmos para a tração na agricultura das pequenas propriedades é viável. Sabemos que arar a terra através da tração animal, causa menos impactos ambientais, do que a realizada pelas máquinas.
No entanto ao capturarmos os jumentos existentes em nosso Estado e direciona-los ao abate, estaremos trabalhando para extinguirmos essa espécie, que assim como todas outras espécies animais são importantes para para o equilíbrio do meio ambiente.
Quanto ao argumento de que estaremos ampliando a nossa cultura, existem países em que é cultura as pessoas se alimentarem de cobra, cães, gatos, gafanhotos e até formigas. E então me pergunto; a nossa culinária continuará a ser ampliada?
Peço desculpas aos que não concordam com os argumentos mencionados nesse comentário, respeito a opinião de cada um, mas creio que grande parte da nossa sociedade tem um posicionamento contrario a novidade gastronômica ofertada pelo nosso município.

Anônimo disse...

Para os marreteiros tudo que é de graça é bom