segunda-feira, 24 de março de 2014

Aniversário de 179 anos de Apodi é comemorado com programação cultural, esportiva e religiosa

Com uma programação voltada para os aspectos culturais, religiosos e esportivos, as comemorações pelo aniversário de 179 anos da cidade de Apodi, programada pela Prefeitura Municipal, aconteceram ontem, 23 de março, durante todo o dia, em vários locais da cidade.

O dia começou com alvorada a partir das cinco da manhã, com a Banda de Música Antônio de Pádua Leite, percorrendo as principais ruas da cidade, sob o comando do maestro José Marcone que tem realizado um processo de renovação dos músicos e resgate do valor histórico da banda.

A programação prosseguiu às 7h, na sede da Prefeitura, com a execução do Hino Nacional e Hino de Apodi pela Banda de Música Antônio de Pádua Leite e o 39º Grupo de Escoteiros Desembargador Newton Pinto. Os hasteamentos das bandeiras foram feitos pelo vice-prefeito José Maria, que hasteou a Bandeira do Brasil, a vereadora Soneth Ferreira, hasteando a Bandeira do RN e o prefeito Flaviano Monteiro, a bandeira de Apodi.

Em seguida, aconteceu o Momento Devocional, com os pastores da COEVAP. O Pr. Agnaldo proferiu as palavras de abertura, o Pr. Cícero leu Texto Bíblico e o Pr. Wellinton  fez uma reflexão sobre os 179 anos de história da cidade, pedindo paz e harmonia nos lares apodienses. O momento foi encerrado com música evangélica cantada por Neuma Jales, emocionando os presentes.

Após o encerramento da programação oficial, os participantes foram convidados a tomarem café da manhã, na Praça Francisco Pinto, em frente à Prefeitura, em momento de confraternização com o prefeito, vereadores e todos os presentes, enquanto aguardavam o início da Corrida de Rua.

O encerramento da 14ª Corrida da Emancipação, nas categorias masculino e feminino: Aberto, Máster e Escolar, em frente à Prefeitura fez a festa dos participantes que acompanharam a chegada de cada atleta, com muitos aplausos, e aguardaram a entrega da premiação que aconteceu logo em seguida.

“O maior legado de Apodi é o seu povo”, disse o prefeito Flaviano Monteiro no discurso de encerramento que antecedeu a entrega da premiação aos atletas participantes da 14ª Corrida da Emancipação, contou com a presença do ex-jogador de futebol Marinho Chagas, norte rio-grandense destaque da Copa de 1974, como melhor lateral esquerdo do mundo.

À noite, a programação prosseguiu com Missa na igreja Matriz, pelo Pe. Maciel Rodrigues e em seguida, encontro dos violeiros Zé Viola, Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino, no Calçadão da Lagoa e apresentações culturais que encerraram as comemorações oficiais pelo aniversário de 179 anos de Apodi.

Fotos: Jânio Duarte

Nenhum comentário: