domingo, 30 de março de 2014

Ex-presos enfrentam resistência no mercado de trabalho em Apodi

Apesar de leis, ex-presos enfrentam resistência no mercado de trabalho e são cada vez mais excluídos da sociedade. Em Apodi a direção do Centro de Detenção Provisória (CDP), está com um projeto de ressocialização e sempre tem buscado parcerias com empresas que atuam no município e assim garantido o espaço para vários apenados que cumpre pena no regime semiaberto como é o caso das Empresas Cristalina do Oeste e Cristalina do Apodi, respectivamente.

Em meados dessa semana, a direção do CDP encaminhou um oficio para a EIT - Empresa Industrial Técnica S/A, onde solicitava oportunidade de trabalho para cerca de 10 reeducando no canteiro de obras da empresa. “Ao tentar protocolar o ofício junto ao escritório da empresa em Apodi, o nosso agente não obteve sucesso, haja vista na E/T não receberem o ofício”, comentou o diretor Márcio Morais, que ver isso como uma deselegância, absurdo, descriminação e exclusão social.

Em várias cidades do Brasil, os governos estaduais e prefeituras aprovaram leis que obrigam ou estimulam empresas contratadas pelo poder público a ter uma cota de 2% a 10% de ex-presos entre os funcionários, segundo o Conselho Nacional de Justiça, mas em Apodi a EIT - Empresa Industrial Técnica S/A (E/T), parece que não ver esses projetos com bons olhos.

“Lembrando que quase 100% dos nossos apenados são oriundos de famílias pobres e precisam de oportunidades para se reintegrar na comunidade”, finalizou Morais.

O CDP de Apodi conta com cerca de 50 presos que cumprem penas nos regimes fechado e semiaberto. São apenado de vãrias cidades da região, principalmente de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

O trabalho realizado no CDP Apodi tem contado com o respaldo do Ministério Público Estadual via promotor, Silvio Brito, judiciário, juíza Kátia Guedes, delegado, Renato Oliveira e instituições como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Igrejas Evangélicas e Católica, dentre várias outras instituições.

5 comentários:

Anônimo disse...

Conheço de perto o excelente trabalho realizado no CDP de Apodi que entre outras coisas leva educação aos presos....

Continue assim.

Anônimo disse...

Vários presos preparavam-se para o ENEM. Isso pode fazer diferença e merece apoio das empresas.

Anônimo disse...

INDIGNADO de como a boa ação do CDP de Apodi é boicotada por uma empresa que demonstra não ter responsabilidade social.

Anônimo disse...

Ressocializar o preso é um dos caminhos para reduzir, de forma sustentável, a violência no RN.

Anônimo disse...

Sou testemunha deste grande trabalho.