quinta-feira, 31 de julho de 2014

Secretaria de Saúde promove o 1º Fórum da Rede Cegonha



A Secretaria de Saúde organizou o 1º Fórum da Rede Cegonha durante todo o dia de ontem (31/07), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi. O evento reuniu mais de 130 pessoas que incluíam profissionais de saúde, autoridades políticas, órgãos competentes e comunidade civil.

A Rede Cegonha é uma rede de cuidados que atende às mulheres durante todo e qualquer processo que envolva a reprodução, inclusive os agravantes e problemas que podem ocorrer durante o processo e também contempla as crianças desde o planejamento, concepção, nascimento, crescimento e desenvolvimento.

O Fórum abordou o tema “Acolhimento, Vínculo e Responsabilização” e foi composto por duas palestras.  A primeira palestra intitulada “Explanação sobre a Rede Cegonha” foi apresenta por Maruska Matias, coordenadora da Saúde da Mulher e Alzineta Rocha, coordenadora de Mortalidade Materna e Infantil, ambas da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP II).

A segunda palestra com o tema “Apresentação dos Indicadores de Saúde e da Rede Cegonha no Município de Apodi” foi apresenta por Taise Marielle, enfermeira da UBS São Sebastião representando a Atenção Básica e Saúde Paiva, diretora da Maternidade Claudina Pinto.

O Fórum também formou duas mesas de discussão. A Mesa Política foi formada pelo vice-prefeito José Maria, vereadora Soneth Ferreira, Secretária de Saúde Nikellyne Monteiro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Flávia Lima, Diretora da Maternidade Claudina Pinto, Saúde Paiva e a coordenadora da Saúde da Mulher da URSAP II, Maruska Matias. Os membros da mesa responderam perguntas feitas pela plateia e fizeram considerações sobre o comprometimento das entidades públicas com o desenvolvimento da Rede Cegonha no município.

A Mesa Científica foi composta pela enfermeira obstetra Ana Paula Ferreira que é responsável pelas atividades do Gesta Vida, a secretária e enfermeira Nikellyne Monteiro, o coordenador do SAMU José Duégiton e a psicóloga do CAPS I Rafaela Azuzzy. Estes esclareceram questões levantadas pelos presentes no Fórum e destacaram a importância de apoiar e viabilizar os meios que permitem a assistência dada pela Rede Cegonha.

Também contribuíram com o Fórum, o coordenador de Equipe Técnica da URSAP II Daniel Duarte, Dra Solange Noronha e Marciana Souza do Comitê de Redução da Mortalidade Infantil que passa por um processo de reestruturação. O 1º Fórum Municipal da Rede Cegonha foi um evento bem organizado e proveitoso em suas discussões, sugestões e encaminhamentos.

O público foi composto pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família das UBSs, Centro de Saúde, profissionais do Hospital da Mulher de Mossoró, Hospital Regional Hélio Morais Marinho, Maternidade Claudina Pinto, Centro de Atenção Psicossocial/CAPS I, Núcleo de Apoio à Saúde da Família/NASF, Agentes Comunitários de Saúde e funcionários públicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fale da decepcionante situação em que o município se encontra, que foi mostrado lá. Dos elogios a gestão passada e da cobrança de atitude da atual gestão.