quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Os erros cometidos por Henrique refletidos no Ibope

A pesquisa Ibope/Inter TVCabugi divulgada nesta quarta-feira mostrando o candidato Robinson Faria (PSD) com 45% das intenções de voto, sete pontos à frente do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), com 38%, retrata bem os erros cometidos por Henrique, a começar pela escolha de sua candidata ao Senado, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB).

Henrique ao aceitar Wilma como sua candidata ao Senado pensou em tirar uma pedra do seu caminho, ou seja, dona Wilma candidata à senatória não seria candidata novamente ao governo. Wilma nunca iria sair candidata ao governo. Ela sabia que se saísse os escândalos protagonizados em governos passados por familiares seus viriam à tona, da mesma forma que veio na sua candidatura ao Senado. Mas, Wilma se valorizou diante do “medo” de Henrique.

Ameaçou sair mesmo candidata ao governo. Para isso fez pressão para que Henrique não aceitasse a deputada federal Fátima Bezerra (PT), como sua candidata ao Senado. O resultado disso todos sabem: Fátima se elegeu senadora. Henrique não percebeu que o melhor seria ter Fátima ao seu lado como candidata ao Senado e Wilma como candidata a federal. Teria eleito Fátima ao Senado, Wilma a federal e, talvez até Robinson Faria (PSD) não tivesse saído candidato a governador.

Outro erro de Henrique: subestimou a candidatura de Robinson. Achou até que não teria coragem de sair candidato a governador. Só que ao desprezar Fátima Bezerra como sua candidata ao Senado fortaleceu Robinson, pois que a petista se aliou a ele para derrotar Henrique. A primeira vitória nas urnas com a sua eleição para o Senado já delineou o que seria o segundo turno. E mais: o segundo turno para presidente da República só fez fortalecer Robinson, pois que o empenho do PT no Rio Grande do Norte para elegê-lo governador será maior ainda, já que ele é o candidato de Lula e Dilma no estado. Disso ninguém tem mais dúvida.

O terceiro erro de Henrique Alves foi achar que a governadora Rosalba, com o desgaste do seu governo, não teria força nem mesmo no seu berço político, Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do estado. Erro craço! Esqueceu Henrique Alves que mesmo com todo o desgaste de seu governo Rosalba ainda detém um capital eleitoral considerável na segunda maior cidade potiguar, tanto assim que derrotou de uma vez só as pretensões eleitorais da deputada federal Sandra Rosado, da sua filha deputada estadual Larissa Rosado, do deputado estadual Leonardo Nogueira e de sua esposa Fafá Rosado – que tentou ser deputada federal -, e elegeu federal Betinho Rosado Segundo, filho do deputado federal Betinho Rosado, seu cunhado. Além disso, contribuiu com o prefeito Francisco José Júnior, do partido de Robinson, o PSD, para uma expressiva vitória tanto de Robinson quanto de Fátima Bezerra em Mossoró no primeiro turno.

O quarto erro de Henrique Alves: ter ficado em cima do muro durante todo o primeiro turno sem dizer quem apoiava para presidente da República, se a petista Dilma Ruosseff ou o tucano Aécio Neves. Aliás, a bem da verdade, Henrique sempre deixou dúvidas sobre o seu apoio a começar por ter recepcionado Aécio Neves, em Natal, em duas oportunidades em menos de uma semana, chegando a posar para fotos e dizer que é amigo pessoal do neto de Tancredo Neves. Sem nenhuma autoridade para isso, foi reclamar a Michel Temer, presidente do seu partido e vice-presidente da República, a presença de Lula no programa eleitoral de Robinson.

Mais uma observação: da mesma forma que retirou sua candidatura a vice de José Serra (PSDB), numa eleição à Presidência da República não muito distante, após a revista IstoÉ revelar em reportagem de capa que ele tinha dinheiro em paraísos fiscais, Henrique deveria ter feito o mesmo agora depois do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ter citado em delação premiada ao Ministério Público Federal, o seu suposto envolvimento no Petrolão, esquema de corrupção na estatal envolvendo políticos do PT, PP e PMDB. Talvez se Henrique tivesse aberto mão de sua candidatura para governador para Garibaldi, o PMDB não estivesse amargurando os números do Ibope hoje.

Foram vários os erros estratégicos de Henrique para tentar chegar ao governo e os resultados começam a ser colhidos. Mas como em política as coisas mudam como que as nuvens, vamos aguardar o resultado das urnas.

A conferir!

Acesse o blogdobarbosa http://www.blogdobarbosa.jor.br

5 comentários:

Anônimo disse...

É vamos esperar até o dia 26 pra realmente comemorar a vitoria de Henrrique, com uma esmagadora votação, sobre Robinson, vice governador, por que cá entre nós, pesquisa manipulada num da vitoria a ninguém.... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

É vamos esperar até o dia 26 pra realmente comemorar a vitoria de Henrrique, com uma esmagadora votação, sobre Robinson, vice governador, por que cá entre nós, pesquisa manipulada num da vitoria a ninguém.... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O maior erro de Henrique Alves foi ele ter se candidatado a governador

Anônimo disse...

Não da para entender como essa pesquisa foi manipulada se a INTER TV CABUGI é dos ALVES, José Adécio disse que a pesquisa é mentirosa porque a pesquisa verdadeira é 12 pontos para Robinson

Anônimo disse...

Eu acho me rngane que eu gosto