quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A Prefeitura de Apodi cria o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Empresas que fabricam produtos de origem animal, como leite, ovos, mel, peixe e carnes deverão solicitar o cadastro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A Prefeitura do Município de Apodi vem regulamentando a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que tem como atribuição certificar, inspecionar e orientar os produtores no sentido de promover adequações em suas instalações, buscando a fabricação de produtos com qualidade e que não traga riscos à saúde da população municipal.

Com esse intuito, a Prefeitura comunica a todas as empresas que fabricam produtos alimentícios com matéria prima de origem animal, como: leite, ovos, mel, peixe e carnes (bovinos, suínos, aves e ovinos), deverão solicitar em breve (divulgaremos a data) o cadastro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que será sediado na Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente para a regulamentação de seu funcionamento.

A criação do SIM veio da necessidade de assegurar ao consumidor de produtos artesanais uma garantia de que os produtos foram produzidos dentro de normas higiênico-sanitárias recomendadas. Antes da sua criação, os produtos são comercializados sem nenhum tipo de controle, o que coloca em risco a saúde dos consumidores devido ao grande número de enfermidades que podem ser transmitidas por alimentos produzidos sem os devidos cuidados.

Nenhum comentário: