sábado, 15 de março de 2014

Almoço com carne de jumento foi um sucesso

Foto: Assessoria de Imprensa

Muita gente pensa que não, mas a carne de jumento é própria ao consumo humano. Foi pensando nisso que a Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi promoveu, nesta quinta-feira (13), almoço de degustação da carne de jumento.

O objetivo inicial da iniciativa pioneira é desmistificar o consumo desse tipo carne e tem como pano de fundo o grave problema de abandono desses animais, os quais acabam às margens das rodovias à procura de alimento, causando, por consequência, graves acidentes, muitos deles com vítimas fatais.

Para o Promotor de Justiça Sílvio Brito, o consumo da carne representa uma solução economicamente viável para o problema dos jumentos abandonados, já que despertaria nos criadores o interesse na criação desses animais.

O Promotor de Justiça considerou o almoço um sucesso, pois foi aprovado à unanimidade pelos convidados – cerca de 120 pessoas. “É uma carne saborosa. O que impede o consumo é a barreira cultural, mas nós vamos superar isso. Lançamos a ideia e agora vamos ver o que acontece”, destacou.

O evento contou com dois momentos: uma degustação às cegas (na qual o convidado poderia comer dois tipos de carne, sendo que uma era de jumento e a outra, bovina, ambas feitas na brasa), além do almoço propriamente dito, no qual foram servidas carne de jumento guisada, ao molho madeira e escondidinho.

A degustação aconteceu na Churrascaria Apodi, na entrada da cidade, e contou com a presença de diversas autoridades, além de muitos outros cidadãos,  curiosos para experimentar a iguaria. Entre os presentes, estavam a Juíza Federal Emanuela Brito, esposa do Promotor Sílvio Brito, os Promotores Eduardo Cavalvante (Mossoró), Fausto França (Jucurutu) e Rafael Galvão (Caraúbas), Tarcísio Dantas Secretário Estadual de Agricultura, os prefeitos Flaviano Monteiro (Apodi), Haroldo Ferreira (Felipe Guerra) e Ciro Bezerra (Itaú), os Presidentes das Câmaras  de Apodi e Felipe Guerra, vereadores, policiais militares e rodoviários federais, agentes penitenciários e diretores de cadeias públicas, servidores públicos de vários órgãos, advogados, médicos (alguns cubanos, inclusive) e até o padre da cidade, que também foi conferir a qualidade da carne.

PSD e PT dialogam sobre eleições com PDT

Os integrantes do PSD e PT participaram de reunião com o prefeito Carlos Eduardo e dirigentes do PDT nesta sexta-feira (14) na sede do PDT. Em pauta, as eleições 2014.

Os partidos PT, PDT e PSD compõem a base de apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) e já declararam apoio a reeleição da presidente petista. No cenário local, os partidos devem manter aliança de 2012, quando apoiaram Carlos Eduardo (PDT) nas eleições  municipais.

Os dirigentes do PT e PSD reafirmaram a aliança dos partidos e agenda comum no Rio Grande do Norte e convidaram o PDT para participar. Ficou definido que a partir de abril os três partidos terão agenda em comum pelo Estado.

Durante a reunião, o prefeito Carlos Eduardo anunciou apoio do PDT ao atual prefeito de Mossoró, Francisco Silveira Júnior (PSD) nas eleições de Mossoró em maio.

Participaram da reunião pelo PSD, o vice-governador Robinson Faria, o deputado federal Fábio Faria, o prefeito de Mossoró, Francisco Silveira Júnior; o vereador de Mossoró, Jório Nogueira; o prefeito de Várzea, Getúlio Ribeiro; o prefeito de Touros, Ney Leite; o ex-prefeito de Santana do Seridó, Hudson Brito e o ex-prefeito de São Miguel e candidato a deputado estadual, Galeno Torquato.

O PT foi representado pela deputada federal Fátima Bezerra; o deputado estadual Fernando Mineiro; o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva; o presidente do PT de Mossoró, Crispiniano Neto; o vereador Hugo Manso; o dirigente Olavo Ataíde e militantes.

O PDT participou da reunião com o prefeito Carlos Eduardo; o presidente municipal Kleber Fernandes, Sávio Hackradt, Johny Costa e militantes.


Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

sexta-feira, 14 de março de 2014

Grupo de Oração Kerigma

Clique no cartaz para ampliar

Poder público e comerciantes realizam reunião de avaliação do Carnaval 2014

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Turismo realizou na noite de ontem (13), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a reunião de avaliação do Carnaval 2014, pontos positivos e negativos, faturamento do comerciantes locais e o planejamento para o Carnaval 2015 foram os assuntos mais debatidos.

“Estamos aqui reunidos para mostrar o projeto do carnaval 2014 a todos você comerciantes, tínhamos que superar o de 2013 com os mesmos recursos. Nosso intuito aqui é captar mais recursos da iniciativa privada e montar um projeto com mais patrocinadores, ou seja, torna o carnaval de Apodi mais profissional”, destacou o secretário Isaac Paiva.

“A partir de agora queremos montar uma comissão entre Prefeitura, CDL e ACEMA para montarmos o projeto do carnaval 2015, por isso, convidamos os comerciantes para ouvir de vocês onde podemos melhorar, temos que atrair a iniciativa privada mais investir mais em nossa festa. O maior carnaval da história de Apodi foi o deste ano”, disse Flaviano.

Durante a reunião foi repassado os valores de cada banda, trio, palco, camarotes, segurança e demais despesas do carnaval 2014. A receita dos camarotes foi de R$ 6.000,00 do camarote balada vip e R% 75.000,00 do camarote geral. Totalizando R$ 81.000,00.

Diversas sugestões foram dadas pelos comerciantes locais, a partir desta reunião começou a ser montado o projeto do carnaval 2015.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Curta a sexta-feira com a gata da Pepsi!!!!


Olha só leitores tarados deste blog, até o Zeca Pagodinho deu ‘olhada’ pro lado!!!

No dia de hoje a gata da sexta vai deixar os ‘marmanjos tarados loucos’. Não vão ficar olhando só o refrigerante... Né?

Essa e muito você encontra só Depósito de Bebidas São João!

ONG questiona consumo de carne de jumento em Apodi - RN

O projeto do promotor de Apodi, Silvio Brito, de introduzir a carne de jumento não cardápio do sistema penitenciário do RN e, futuramente, até na merenda escolar e de hospitais, gerou reações negativas de ambientalistas. Segundo o UOL, a ONG DNA (Defesa da Natureza e dos Animais) divulgou manifesto, esta semana, contestando a ideia de transformar o jumento em alimento.

A entidade questiona se a legislação sanitária e para abate dos animais está sendo atendida e afirma que os jumentos precisam de dois anos para procriar, sendo uma cria a cada 12 meses. Se só existir abate, em poucos anos eles estarão extintos”, afirmou.

Carlos Eduardo “espremido” em Brasília

A situação política do prefeito Carlos Eduardo Alves não é tão fácil. Ele fechou compromissos em 2012 do seu PDT com partidos e lideranças que apoiaram sua eleição. Agora começa a mudar o discurso e ensaiar apoio ao PMDB que era seu adversário.

Uma foto bem “espremida” resumiu ontem o que pode ser a decisão política de Carlos Eduardo. Para sair bem na foto ao lado da presidente Dilma Rousseff, em solenidade realizada de assinatura de convênios para mobilidade de Natal, futuros adversários pousaram ao lado do prefeito. Os deputados Fátima Bezerra e Fábio Faria não deixaram o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves sozinho no flash.

Inscrições abertas para 14ª Maratona da Emancipação de Apodi


No próximo dia 23 de março, Apodi comemora 179 anos de emancipação política e a secretaria de esportes, juventude e lazer realiza a “Maratona da Emancipação”. O evento reúne atletas da cidade e do estado nas categorias juvenil, principal e veterano.

Além dos atletas amadores, teremos diversos atletas profissionais a nível de estado que estarão competindo.

As inscrições já se encontram abertas para a 14ª Corrida de Rua de Apodi denominada Maratona da Emancipação. As inscrições estão sendo realizada na secretaria de esportes, juventude e lazer ao do Ginásio Poliesportivo Vilson Custódio Diógenes.

Foto: Prof. Toinho

quinta-feira, 13 de março de 2014

Governadores nomeiam um funcionário comissionado por dia


Pelo menos um cargo comissionado, sem concurso público e boa parte por indicação política, é criado a cada dia por governadores no país. É o que revela a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2013, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Só no ano passado, foram contratadas 10.386 pessoas a mais para a função se comparado com 2012, média de 29 novos postos deste tipo de trabalho por dia. O crescimento é de 9,9%.

Na região Oeste choveu em mais de trinta municípios

Na região oeste potiguar choveu em mais trinta municípios. A maior precipitação foi no município de Luís Gomes com 82 mm e a menor em Grossos com 0,4 mm. Confira outros registros:

Luis Gomes (Delegacia) 82,0 mm
Frutuoso Gomes (Emater) 80,0 mm
Jose da Penha (Emater) 75,0 mm
Tenente Ananias (Emater-st Mororo) 70,0 mm
Riacho de Santana (Emater) 67,5 mm
Alexandria (Emater) 66,0 mm
Lucrecia (Emater) 60,0 mm
Água Nova (Prefeitura) 57,0 mm
Coronel João Pessoa (Emater) 52,0 mm
Major Sales (Prefeitura) 51,1 mm
Encanto (Prefeitura) 50,0 mm
Paraná (Emater) 42,6 mm
Pilões (Prefeitura) 42,0 mm
Marcelino Vieira (Emater) 41,5 mm
Rafael Fernandes (Emater) 37,4 mm
Serrinha dos Pintos (Prefeitura) 37,0 mm
Dr. Severiano (Emater) 35,0 mm
São Miguel (Emater) 29,5 mm
Venha Ver (Emater) 29,3 mm
Pau dos Ferros (particular) 28,0 mm
Portalegre (particular) 23,4 mm
Martins (particular) 20,0 mm
São Francisco do Oeste (Prefeitura) 20,0 mm
Rafael Godeiro (Emater) 15,8 mm
Viçosa (Prefeitura) 11,2 mm
Tabuleiro Grande (Prefeitura) 10,0 mm
Apodi (Prefeitura) 9,5 mm
Umarizal (Fazenda Camponesa(partic)) 9,0 mm
Patu (Particular) 7,0 mm
Rodolfo Fernandes (Prefeitura) 4,5 mm
Alto do Rodrigues (Emater) 2,9 mm
Severiano Melo (Prefeitura) 2,0 mm
Riacho da Cruz (Emater) 1,6 mm
Janduís (Emater) 1,4 mm
Apodi (Base Física Emparn) 1,3 mm
Porto do Mangue (Prefeitura) 1,1mm
Grossos 0,4 mm

Governadora visita Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi


A Governadora Rosalba Ciarlini visitou, nesta quinta-feira (13), uma das principais unidades de saúde do médio oeste potiguar, o hospital regional Hélio Morais Marinho, em Apodi. No local, são realizadas cerca de 60 cirurgias eletivas por mês.

Na visita, a chefe do Executivo estadual conheceu as novas instalações que resultaram em um aumento de 30% na estrutura física.

O diretor do hospital, Ivanildo Lima, enumerou quais as melhorias realizadas na unidade como a instalação de uma pediatria e de leitos pediátricos, a construção de uma sala cirúrgica, totalizando dois centros cirúrgicos completos, a instalação de um componente fixo para a rede de urgência e emergência, ligado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), instalação de duas farmácias satélites e da farmácia central, além de um almoxarifado.

A obra do hospital regional Hélio Morais Marinho estava paralisada e foi retomada na atual gestão do Governo do RN. Foram aplicados na ampliação recursos da ordem de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Novidade lançada hoje no cardápio de Apodi: carne de jumento

Picanha na brasa e filé ao molho madeira da carne de jumento 
Tarcísio Dantas saboreando a carne de jumento 
Repórter Michelle Rincon da Inter TV Cabugi também degustou da carne de jumento 
Padre Maciel Rodrigues achou uma delícia... 
Pedro Filho, Adeilmo Nascimento e Igno Araújo chegaram a repetir várias vezes...  
Fotos: Jânio Duarte

Um almoço com direito a picanha na brasa e filé ao molho madeira foi servido a autoridades de Apodi e região ao meio-dia desta quinta-feira (13). A diferença do cardápio é que não haverá carne de boi, mas de jumento.

A ideia de oferecer o almoço foi promotor Silvio Brito. Desde novembro, o representante do Ministério Público iniciou um trabalho com as polícias rodoviárias federal e estadual para recolher os jumentos que circulavam soltos pelas rodovias do Estado.

Além do blog ApoDiário, Rádio Vale do Apodi e a mídia local, também vieram cobrir o evento Inter TV Cabugi (globo), TV Ponta Negra (SBT), TV Potengi (Bandeirantes), TV União, Revista Veja, entre outros veículos de comunicação.

Governadora lança RN Sustentável no Sertão de Apodi e entrega filtros e sementes para produtores rurais


A Governadora Rosalba Ciarlini lançou, na manhã desta quinta-feira (13), o projeto RN Sustentável na região do Apodi, no médio oeste do Estado. Foi o terceiro lançamento de editais realizado nesta semana pela chefe do Executivo Estadual. Na terça-feira, o projeto, idealizado em parceria com o Banco Mundial, já havia sido lançado nas regiões de Assu-Mossoró e, na quarta-feira, na região de Pau dos Ferros.

Desenvolvido por diversas secretarias de Estado, o RN Sustentável vai promover ações estratégicas para melhorar a qualidade dos serviços de educação, saúde e segurança pública, além de fomentar o desenvolvimento de 10 cadeias econômicas produtivas fundamentais no Rio Grande do Norte: turismo, cultura, artesanato, fruticultura, agricultura familiar, pequenos negócios, caprinocultura, apicultura, laticínios, pesca, construção de escolas, hospitais, barragens.

O projeto totaliza US$ 400 milhões, sendo US$ 360 milhões do Banco Mundial, com contrapartida de US$ 40 milhões provenientes do Governo do RN. A meta é atender a cerca de 585 mil pessoas em todo o RN, sendo 400 mil em situação de vulnerabilidade social. Apenas no território do sertão do Apodi, a iniciativa terá investimentos de cerca de R$ 12,8 milhões.

Nesta manhã, foram lançados editais para as cidades que fazem parte do território Sertão do Apodi. São elas: Apodi, Campo Grande, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Paraú, Patu, Rafael Godeiro, Severiano Melo, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema e Venha-Ver.

Acompanhada por auxiliares de governo, a governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância do projeto para a população e para desenvolver a economia da região. “Nós trabalhamos durante muito tempo para tornar o Rio Grande do Norte limpo e com capacidade de firmar uma parceria tão importante como essa com o Banco Mundial. Agora, com o dinheiro que chegará para o nosso Estado, poderemos desenvolver os projetos específicos para cada município que compõe a região. Apodi, por ser uma cidade tão importante, não poderia ficar longe dos progressos que esse ousado projeto trará para todos de forma igualitária”, declarou.

O representante da Assembleia Legislativa do RN, deputado Getúlio Rêgo, também falou sobre o projeto, e enfatizou qual a tônica da parceria. “O RN Sustentável já é um grande projeto, mesmo sem ter sido lançado em todas as regiões. Isso porque não se trata de uma política de governo, mas de uma ação de Estado que terá grandes resultados em um futuro próximo”, destacou.

O prefeito de Apodi, Flaviano Medeiros, também discorreu sobre o lançamento. “Achamos o projeto muito importante, sobretudo porque vai fortalecer as cadeias produtivas do nosso município e desenvolver também outros municípios da região. Vamos ter, no futuro, como fazer mais parcerias com o nosso estado vizinho, o Ceará”, disse.

Entrega de filtros e sementes
Ainda durante o evento, a Governadora lançou o programa de distribuição de filtros e sementes na região do médio oeste. Serão 321 toneladas de sementes para 36 mil produtores de todo o Rio Grande do Norte, com investimento de R$ 2,9 milhões, e envolvimento de 1.150 bancos de sementes em 146 municípios potiguares. Em Apodi, a ação está assistindo 745 produtores de 19 bancos de sementes,  que receberão 2.240 quilos de feijão; 2.980 quilos de sementes de milho e 1.640 quilos de sementes de sorgo ponta negra, perfazendo R$ 62.741,80 investidos.

Também no evento foi iniciada a entrega de 113.600 filtros para famílias de 150 municípios potiguares atendidos pela Operação Carro-pipa. A distribuição de filtros é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A ação também tem a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, através da Emater. O objetivo é garantir tratamento adequado da água às famílias atendidas pela Operação Carro-pipa.

Fotos Jânio Duarte

Esquerda potiguar vai lançar chapa

Três siglas da esquerda potiguar devem se unir: PSOL, PSTU e PCB. O PSOL deve apresentar o candidato ao Governo do Estado: o professor da UFRN, Robério Paulino e o vereador natalense Marcos do PSOL disputam prévias. Ainda citado Santino Arruda, coordenador-secretário do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai), e o professor aposentado da UFRN Laílson Almeida.

O PSTU não vai lançar a vereadora Amanda Gurgel ao Senado. Amanda teve 32.819 votos e ainda puxou dois vereadores: Sandro Pimentel e Marcos, ambos do PSOL. Amanda é o nome mais forte da esquerda, mais analisa disputar mandato de deputada federal ou estadual.

Promotor de Apodi, Silvio Brito, concendeu entrevista a Rádio Vale do Apodi

O Promotor de Justiça da Comarca de Apodi, Silvio Brito, esteve ontem na Rádio Vale do Apodi durante o programa em Dia com os Fatos, do radialista Tibúrcio Marinho para falar sobre o evento que acontecerá hoje para degustar a carne de jumento.

Durante a entrevista Silvio relatou que 3 emissoras de TV estarão na cidade além da revista Veja e dos blogs da região para cobrir todo evento.

O programa foi bastante debatido e ouve várias ligações e questionamentos a respeito dos cuidados que estão sendo realizados pelo promotor e a associação que cuida dos animais na cidade. De acordo com Sílvio a unidade já está composta por mais de 600 jumentos e é provável que haja mais de 2 mil em dezembro deste ano.

A degustação da carne de jumento acontecerá nesta quinta-feira às 13h na Churrascaria Apodi.

Foto: Jair Gomes

Almoço com carne de jumento oferecido por juiz em Apodi ganha a mídia nacional


Um almoço com direito a picanha na brasa e filé ao molho madeira será servido a autoridades de Apodi (341 km de Natal) e região ao meio-dia desta quinta-feira (13). A diferença do cardápio é que não haverá carne de boi, mas de jumento.

A ideia de oferecer o almoço é do promotor Silvio Brito. Desde novembro, o representante do Ministério Público iniciou um trabalho com as polícias rodoviárias federal e estadual para recolher os jumentos que circulavam soltos pelas rodovias do Estado.

Abandonados por se tornarem obsoletos no sertão –normalmente substituídos por motos–, os jumentos se tornaram um problema de trânsito no sertão nordestino, causando acidentes e mortes.

Em menos de seis meses, 600 jumentos já foram apreendidos e estão confinados em uma fazenda. O problema é que a manutenção deles, além de ter um custo, deve se tornar inviável em breve por falta de espaço. Até o fim do ano devem ser mais de 2.000 no local, a levar em conta o ritmo de cerca de 40 apreensões por semana.

Do UOL

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Pré-candidata a reeleição, Rosalba Ciarlini interioriza agenda administrativa e fiscaliza obras no interior

Nessa fase de pré-candidatura, onde tenta se viabilizar, a governadora Rosalba Ciarlini intensifica a agenda no interior. Ontem ela fiscalizou as obras de construção da rodovia estadual Serrinha dos Pintos/Martins. Com valor de R$ 12.941,844,61, a RN-117 tem 25,5 km e dará maior comodidade e segurança para os condutores que transitarão pelo trecho. A via ainda receberá as sinalizações verticais e horizontais antes de ser entregue à população.

Em seguida, a chefe do Executivo Estadual vistoriou as obras da BR-226, que estavam paralisadas quando assumiu o Governo, em 2011, e também observou os avanços da ponte sobre o rio Apodi-Mossoró, em Pau dos Ferros. Localizada na própria BR-226, a ponte tem 200 metros de extensão e investimento de recursos próprios do Governo do RN de R$ 8 milhões.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Jovens Cientistas do Semiárido Potiguar expõem Projetos para mais de 12 mil pessoas

Estudantes e professores de escolas públicas defenderão oito projetos de iniciação científica, na 12ª. Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, de 18 a 20 de março próximo, na POLI – Escola Politécnica, da USP, em São Paulo. A mostra, considerada uma das maiores do gênero, no País, recebe em torno de 12 mil visitantes, nos três dias de exposição. No total, serão apresentados 331 projetos, selecionados entre mais de 1.800 trabalhos inscritos por alunos, de todos os estados brasileiros.

Para a Febrace, seguirão 22 estudantes e nove professores orientadores. As equipes representarão escolas dos municípios de Antônio Martins, Apodi, Mossoró, Paraú, Tibau e Umarizal. Os professores trabalharam com os estudantes, para que os projetos de pesquisa fossem desenvolvidos em nível de excelência científica. O reaproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação do sabão; Avaliação do potencial eólico do município de Apodi; Uso da casca de castanha como fonte de energia para indústria de cerâmicas no município de Apodi; Caracterização e estudo da estabilidade oxidativa do biodiesel de sebo bovino em diferentes condições de armazenamento; Dispositivo de segurança por sensoriamento em ultrapassagem; Real-brasileirismo: uma proposta para mudança de atitude; Tibau rumo à sustentabilidade, através da cultura do coco; e Uso da naturopatia no tratamento de ferimentos cutâneos são os oito projetos em destaque.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Casca de castanha de caju tem potencial para queima

A partir da observação do processo de combustão da casca, para a extração da castanha de caju, estudantes da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, do município de Apodi (RN), desenvolveram uma pesquisa para a queima do resíduo em fornos da indústria ceramista. Os resultados das pesquisas serão apresentados durante a 12ª. Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, de 18 a 20 de março próximos, na POLI – Escola Politécnica, da USP, em São Paulo. As estudantes Elizabete Cristina Pinheiro da Costa, Juciele Vanessa da Costa Oliveira e Marina Raicy Paiva da Costa são as pesquisadoras.

De acordo com a orientadora da pesquisa Uso da casca de castanha como fonte de energia para indústria de cerâmica no município de Apodi, professora Joelina Adriana da Silva Góis, “o trabalho buscou analisar a substituição da madeira pela casca da castanha de caju em cerâmicas do município de Apodi”. Através da pesquisa, as estudantes tiveram a oportunidade de constatar que a casca da castanha de caju tem maior poder calorífico que a madeira.

Observações – A pesquisa é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.

Pesquisa identifica áreas com maior potencial eólico em Apodi

O uso do anemômetro (instrumento para medir a velocidade do vento), disposto em locais estratégicos, durante vários dias, contribuiu para que estudantes da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, do município de Apodi (RN), pudessem avaliar o potencial eólico da cidade. Os resultados das pesquisas serão apresentados durante a 12ª. Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, de 18 a 20 de março próximos, na POLI – Escola Politécnica, da USP, em São Paulo. As estudantes Érika Cibely Pinheiro da Costa, Jamilly Liliane Jales Varela e Karollayne Karen Gama de Menezes são as responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

O orientador da pesquisa Avaliação do potencial eólico do município de Apodi, professor Maxwell da Silva ressalta que, “o objetivo foi analisar a viabilidade de aproveitamento da energia eólica no município, identificando as regiões mais e menos propícias”. Como resultado, as estudantes registraram que as regiões Chapada e Areia apresentam, respectivamente, maior e menor potencial eólico. O projeto buscou contribuir para alertar a população sobre a possibilidade do uso da energia eólica em residências.

Observações – A pesquisa é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.

Carnaval Apodi 2014: Pedro Luccas - Céu e Mar Jorge e Mateus



Kelps propõe nova lei criando regras de transição entre o governador que entra e o que sai

O deputado Kelps Lima vai apresentar na Assembleia Legislativa um novo projeto de lei criando regras de transição para serem seguidas entre o governador que ganha a eleição e o governador que estiver deixando o poder.

Entre as regras da nova Lei, o governador que estiver deixando o poder terá que apresentar relações dos documentos financeiros, decorrentes de contratos de execução de obras, consórcios, parcelamentos, convênios e outros não concluídos até o término do mandato, contendo informações como: identificação das partes; data de início e término do ato; valor pago e saldo a pagar; posição da meta alcançada; posição quanto à prestação de contas junto aos órgãos fiscalizadores; relação atualizada dos bens móveis e imóveis que compõem o patrimônio do Poder Executivo, entre outros.

Projeto de ressocialização de presos do CDP de Apodi será mostrado na TV Ponta Negra

Diretor do CDP, Márcio Morais em entrevista a imprensa

Equipe da TV Ponta Negra gravou reportagem no Centro de Detenção Provisória de Apodi, onde mostrará as ações de ressocialização dos cerca de 50 apenados que cumprem pena naquele estabelecimento penitenciário, nos regimes fechado e semiaberto. A reportagem foi produzida pelo repórter Fabiano Morais, devera ser exibido nessa quarta-feira, no Programa Patrulha Policial da TV Ponta Negra.

Funcionando há quase quatro anos, o Centro de Detenção Provisória de Apodi, vem sendo exemplo dentro do Sistema Penitenciário potiguar. A unidade é dirigida pelo agente Márcio Morais e conta com 10 agentes penitenciários. Nunca foi registrado fuga ou homicídio dentro da carceragem do CDP. Os presos têm mantido total disciplina e não existe o registro de nenhum agente da unidade que responda por processos na justiça por maus tratos.

Governadora fiscaliza obra da adutora Santa Cruz de Apodi/Mossoró‏

A adutora de Santa Cruz de Apodi/Mossoró, uma das obras mais importantes para a universalização da água na região Oeste foi fiscalizada pela Governadora Rosalba Ciarlini  e pelo diretor presidente da Caern, Yuri Tasso, na tarde desta terça-feira (11). Situada na BR 405, na altura do Município de Governador Dix-Sept Rosado, a construção tem valor de R$ 226 milhões, com R$ 33 milhões de contrapartida do Governo do Estado/Caern.

Somente na adutora estão sendo investidos R$ 127 milhões, já a substituição e ampliação da rede de Mossoró responde por R$99 milhões. A adutora vai reforçar o abastecimento de água da cidade de Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado e mais 50 áreas rurais localizadas entre os municípios de Mossoró e Apodi. A captação de água da adutora ocorre na Barragem de Santa Cruz. A extensão total da obra será de 90 quilômetros. Para o atendimento de Governador Dix-Sept Rosado, será construída uma subadutora no valor de R$ 4 milhões, que já foi licitada e a ordem de serviço expedida. As obras deverão começar em 20 dias.

A Governadora falou sobre a importância da obra e declarou que a obra dará segurança hídrica a Mossoró pelos próximos 30 anos. “Essa adutora dará plenas condições para os moradores não apenas de Mossoró, mas de outros municípios de distritos vizinhos.  A adutora também permitirá que a cidade possa continuar crescendo, atraindo empresas para continuar investindo aqui. Essa obra foi uma decisão nossa logo no início do nosso Governo”, declarou a Governadora.

Quadrilha com mais de 20 homens usa dinamite e explode banco no RN

Agência do BB foi alvo da quadrilha (Foto: Francisco de Assis/Falandoirreverente.blogspot.com.br)

Mais de 20 homens armados explodiram os caixas eletrônicos e destruíram a agência do Banco do Brasil do Alto do Rodrigues, cidade distante 200 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Militar, parte da quadrilha ainda cercou o prédio da delegacia para impedir que os policiais saíssem.  Não há informações sobre a quantia levada pelos criminosos.

Segundo o tenente Aluízio Cezar, comandante do destacamento da PM na cidade, dois dos cinco caixas da agência foram violados com a explosão. "Além disso, os criminosos ainda atiraram contra placas de sinalização, nos muros da casa e no automóvel do gerente do banco", acrescentou.

O tenente confirmou que o bando fugiu em direções diferentes utilizando três carros. As estradas dão acesso aos municípios deCarnaubais, Macau e Assu. O Comando de Policiamento de Assu ainda encaminhou uma viatura para dar apoio às diligências, mas não conseguiu encontrar os suspeitos.

Esta foi a segunda vez que a agência do Banco do Brasil de Alto do Rodrigues foi alvo da ação de criminosos. Em novembro de 2012, o mesmo prédio foi explodido por dinamites e os caixas eletrônicos saqueados. Em fevereiro daquele ano, ainda de acordo com a PM, criminosos encobriram a fachada da agência, que havia sido inaugurada em janeiro, e levaram uma grande quantia em dinheiro após arrombarem um dos terminais com a ajuda de maçaricos.

Nota do blog: Segundo a PM, quadrilha também cercou o prédio da delegacia de polícia.

Fonte: Inter TV Cabugi

25 anos do Capítulo Príncipe Vale do Apodi da Ordem DeMolay

Clique para ampliar

Nota do blog: Orgulho de fazer parte desta história...

Vai ter concurso para Polícia Militar na Paraíba. Edital sai dia 11 de abril

A seleção para o concurso da Polícia Militar da Paraíba irá disponibilizar 600 vagas para o cargo de soldado. A expectativa é de que o edital seja lançado no dia 2 de abril.

A comissão responsável pela organização do concurso começa a se reunir nesta segunda-feira para dar início à elaboração do edital. De acordo com editais de concursos anteriores da PM em todo o Brasil, devem ser esperadas as seguintes disciplinas no conteúdo programático do concurso: língua portuguesa, matemática, informática básica, atualidades, conhecimentos gerais do Estado da Paraíba e noções de direito.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

terça-feira, 11 de março de 2014

Sine-RN oferta 1.041 vagas de emprego para todo o RN nesta terça

O Sistema Nacional do Emprego (Sine-RN) está com 1.041 vagas de emprego em aberto para esta terça-feira (11) em Natal, Grande Natal e Mossoró.

O cadastro para concorrer às vagas é feito o posto do Sine com o candidato levando: Carteira Profissional de Trabalho, Nº do PIS, RG, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade.

Clique aqui e veja a tabela de empregos.

Nota do blog: O cadastro para concorrer às vagas é feito o posto do Sine com o candidato levando: Carteira Profissional de Trabalho, Nº do PIS, RG, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade.

Enquanto PMDB está indefinido, Wilma continua livre, leve e solta

Enquanto o PMDB continua indefinido em torno do seu candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, a vice-prefeita, Wilma de Faria (PSB) continua livre, leve e solta para escolher qual cargo eletivo que irá disputar no pleito de outubro próximo.

Se ela vai escolher disputar o Governo, isto já é uma outra história…

SINTE e Governo do Estado trocam denúncias de agressões

Através de sua assessoria de imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE/RN) denunciou uma agressão sofrida por seu coordenador-geral, José Teixeira. Segundo o sindicato, ele foi agredido fisicamente por policiais militares enquanto participava de protesto na Secretaria do Estado de Educação (SEEC).

“O ato truculento aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (10). Ao tentar sair do Gabinete da SEEC, um policial lhe aplicou uma gravata e o atirou no chão. Teixeira teve o supercílio cortado e uma torção no pé”, diz a noticia. A coordenadora geral Fátima Cardoso, informou que a Tropa de Choque da PM também participou da intimidação ao sindicalistas. “Não entendo o porquê disso, nossa manifestação é totalmente pacífica”, protestou Fátima.

Em nota intitulada de “Que justifica as agressões de sindicalistas à Secretaria de Educação?”, o Governo do Estado, através da secretaria de Educação também acusa o SINTE de agressões, por parte de um grupo de aproximadamente 30 pessoas liderado pelo Sindicato. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, o grupo invadiu o prédio da Secretaria, no final da manhã desta segunda-feira (10), provocando baderna e confronto com os servidores do órgão.

Em meio ao tumulto, o subcoordenador de Patrimônio da SEEC, José Agliberto de Lima, que tentava manter a entrada da secretaria fechada, foi agredido por manifestantes, que arrancaram seu relógio e feriram um de seus braços. Mais tarde, Agliberto registrou a ocorrência e fez exame de corpo e delito.

Foto enviada pelo SINTE da agressão contra o coordenador
Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Carnaval Apodi 2014: arrastão com Serginho Lisboa - lepo lepo



segunda-feira, 10 de março de 2014

Cursinho preparatório IFRN 2015

Clique para ampliar

Candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios até o limite de 50% de seu patrimônio

Ainda segundo a resolução aprovada, o candidato que não prestar contas à Justiça Eleitoral ficará impedido de obter a certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura. Enquanto ele não apresentar as contas, não poderá receber a quitação, que é uma das condições para se candidatar.

Outra novidade para este ano em relação à arrecadação e gastos de campanha foi fixar que o candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios até o limite de 50% de seu patrimônio, com base na declaração do imposto de renda do ano anterior ao pleito. “Esse entendimento tem raiz no Código Civil, pois lá diz que ninguém pode doar mais da metade do que tem”, afirmou Gregório Júnior. Nas eleições passadas não havia esse limite.

Álbum de fotos do Carnaval Apodi 2014 por Jânio Duarte


Clique AQUI e veja mais fotos.

A pedido dos leitores disponibilizamos as fotos novamente do carnaval 2014 de Apodi - RN.

Petição pede afastamento do padre Fábio de Melo da TV por “heresias”


Uma petição pública endereçada a Emissora Canção Nova já está circulando nas redes sociais pedindo o afastamento do Padre Fábio de Melo do Programa Direção Espiritual. Uma das razões, seria o vídeo divulgado nas últimas semanas, e que rapidamente se tornou popular nas redes sociais. Suas declarações que não chegam a dois minutos, atingem em cheio um dos dogmas da Igreja Católica e motivo de divisão há séculos entre católicos e evangélicos.

No vídeo, padre Fábio de Melo se diz com medo de o cristianismo ser “nivelado por baixo” no país e “a devoção Mariana fora do seu lugar, tomando o lugar o Cristo”. Ele fez um apelo para a mudança de mentalidade, asseverando: “É Jesus que nos salva. É Jesus que nos resgata. É Cristo que nos liberta”.

CGU acredita que Lei Anticorrupção pode ser usada para coibir subsidiárias

O Ministério Público Federal (MPF) quer barrar as “filhas” de empresas inidôneas de licitações e contratos com o poder público. Na prática, a intenção da ação civil pública, ajuizada pela Procuradoria Regional no Distrito Federal, é evitar situações como a da Técnica Construções, que, para a Controladoria-Geral da União (CGU), foi criada pela Delta Construções para continuar a selar negócios com a administração pública, a despeito da proibição da matriz. Para a CGU, a Lei Anticorrupção, que enquadra empresas envolvidas em atos de corrupção, coíbe essa prática.

Em abril, começam a contar os prazos de filiação

Em abril, começam a contar os prazos para que se filiem a partidos políticos os postulantes a uma candidatura que sejam membros de tribunais de Justiça, de Contas ou do Ministério Público, ou ainda militares. Esses agentes públicos, que são obrigados a deixar o cargo para se candidatar, não precisam, porém, obedecer à regra de filiação partidária um ano antes do pleito. O prazo termina no dia 5 de abril, exceto para os militares, que podem se filiar até o momento da convenção partidária.

Nesse dia, também termina o prazo para que ocupantes de cargos públicos, como ministros de Estado, secretários, presidentes ou diretores de estatais e governadores interessados em concorrer às eleições deixem seus postos. A exceção é para os que buscam a reeleição – eles não precisam deixar o cargo.

Carnaval Apodi 2014: Arrastão com Dan Ventura e Os Meninos no melhor carnaval do RN


Rosalba foca no Oeste a partir de amanhã


A governadora Rosalba Ciarlini e equipe do programa RN Sustentável vão a campo esclarecer as regras de acesso aos editais, normas e procedimentos do projeto realizado com o empréstimo do Banco Mundial.

Nesta terça-feira (11), acontece o lançamento do Programa focado em Assu-Mossoró. O evento acontece na capital do Oeste, a partir das 8h. Na quarta-feira (12) é a vez do Alto Oeste, em Pau dos Ferros. E na quinta-feira (13), em Apodi.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte 

A sete meses da eleição, começam a contar prazos do calendário eleitoral

A menos de sete meses do primeiro turno do pleito em que serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores e deputados, começam a contar os prazos de um calendário que deve ser observado pelos partidos políticos, pelos cidadãos e pela Justiça Eleitoral.

Para os tribunais regionais eleitorais (TREs), o principal desafio será concluir com sucesso o recadastramento biométrico, que está na terceira fase e tem o objetivo de coletar as impressões digitais dos eleitores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram cadastradas até agora nessa etapa mais de 10 milhões de eleitores, de um total de 14 milhões que o TSE pretende recadastrar durante o primeiro semestre deste ano.

Brasileiro passa mais tempo na internet que na TV

Enquanto a Internet é o meio de comunicação que mais cresce no Brasil, as revistas semanais e os jornais impressos são eleitos por uma parcela bastante reduzida da população brasileira. A informação é do jornal O Globo. O tempo médio que o brasileiro passa na internet, 3h39, já supera o gasto na frente da TV (3h29), ouvindo rádio (3h07) e lendo jornais (1h05). É o que revela uma pesquisa inédita feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

A TV é a mídia preferida dos brasileiros, escolhida por 76,4%, seguida da internet (13%); do rádio (8%); dos jornais (1,5%) e das revistas (0,3%). A televisão está presente em 97% dos lares e é assistida diariamente por 65% dos entrevistados. O rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado, ouvido por 61%, e a internet ocupa a terceira posição, com o acesso de 47% dos entrevistados. Na outra ponta, 75% disseram que não leem jornais impressos e apenas 6% têm o hábito de ler jornais diariamente. Revistas são a mídia menos presente na vida dos entrevistados: 85% dizem nunca ler e 1% apenas o fazem diariamente.

Para estimular consumo da carne de jumento, Promotor de Apodi fará almoço para autoridades


Na próxima quinta-feira (13) a cidade de Apodi sediará um almoço diferente, talvez jamais realizado no Rio Grande do Norte. O prato principal para os cerca de 200 convidados será carne de jumento. A ideia surgiu do promotor de Justiça, Silvio Brito que fundou uma Entidade de Proteção, responsável pelo recolhimento de mais de 600 animais, em parceria com as Policiais Rodoviárias Federal e Estadual. Os jumentos são mantidos numa fazenda na Zona Rural de Apodi.

O churrasco surgiu como forma de estimular o consumo da carne. Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, Dr. Silvio Brito explicou que estudos foram feitos por pesquisadores da Universidade Federal do Semi-Arido (UFERSA), que atestaram a carne ser própria para o consumo humano. “Ela é perfeita para o consumo humano, apenas barreiras culturais impedem esse consumo. A idéia do almoço é quebrar essa barreira e mostrar para as pessoas que a carne de jumento é própria para o consumo humano”, garantiu o promotor.

“A carne de jumento é muito parecida com carne de boi, difícil de distinguir uma da outra”, diz Dr. Silvio Brito.

Antes, já foi realizado um almoço para uma quantidade menor de convidados, e o promotor garante que todos gostaram do sabor da carne de jumento. Para o da quinta-feira, dia 13 serão convidados prefeitos, criadores, promotores, professores, médicos, veterinários e diretores de presídios. “A partir dai vamos divulgar este almoço para que as pessoas fiquem sabendo e se arrisquem a experimentar a carne. A nossa ideia inicial é inserir no cardápio do sistema penitenciário, e se tudo der certo, na merenda escolar também”. E para quem for prestigiar o primeiro churrasco a base de carne de jumento do RN, na quinta-feira (13) em Apodi, o próprio promotor Silvio Brito antecipa o cardápio que será servido. “Na forma de churrasco ela fica muito gostosa, e também teremos guisado e a molho madeira”.

Rosalba é candidata ao governo do Estado

A governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini é candidata ao governo do Estado nas eleições deste ano.

O partido Democratas aceita. 

Apesar dos resultados ruins do FPM, no acumulado de 2014 apresenta crescimento de 5,8% em termos reais

A primeira parcela do mês de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditada hoje segunda-feira (10). Em comparação ao primeiro decêndio de março de 2013, o repasse apresentou uma queda real de 4,1%. Essa queda acompanha o resultado também negativo do mês passado.

E apesar dos resultados ruins, devido ao crescimento observado em janeiro, no acumulado de 2014 o FPM apresenta crescimento é de 5,8%, em termos reais, e já soma R$ 18,650 bilhões. O mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 17,635 bilhões.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

[public] Mega Carnaval de ofertas Rede Oeste Supermercados



Clique na imagem para ampliar!

É preço baixo de verdade!

Ofertas especiais válidas somente para as lojas:
  • Supermercado São João
  • Supermercado Monteiro
Início da promoção em 24/02/2014 e final em 10/03/2014.