sábado, 5 de abril de 2014

Fátima participa de I Seminário de PT e PSD

A deputada federal Fátima Bezerra e o vice-governador Robinson Faria participaram na manhã deste sábado (5), junto com lideranças do PT e do PSD, do Seminário “Construindo um Novo RN”, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, na região do Médio Oeste Potiguar.  Este foi o primeiro de uma série de debates que os dois partidos pretendem realizar, para discutir aos olhos da sociedade os principais problemas, prioridades e possíveis soluções para mudar o quadro adverso no qual se encontra o Estado.

Na ocasião, Fátima comentou sobre a parceria com o PSD. “A aliança segue firme e entra agora em outra etapa que são exatamente esses debates abertos com o povo do Rio Grande do Norte. Esse é o melhor caminho para ouvir, para pensar, para dialogar e formular um projeto alternativo, do ponto de vista político e administrativo, capaz de tirar o estado do caos que ele se encontra”.

Para a plateia que lotou o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a deputada fez um pedido: “vamos lutar juntos para tirar o RN dessa mesmice e superar a velha política. Para tanto, é preciso ter coragem para lutar e para mudar”.

O Seminário “Construindo um Novo RN” segue em caravana para outras cidades do RN nas próximas semanas. Em Apodi, estiveram presentes – além de Fátima e Robinson – o deputado estadual Fernando Mineiro, o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, os prefeitos Flaviano Monteiro (Apodi), Silveira Júnior (interino, Mossoró) e Neto da Emater (Portalegre), vice-prefeitos, vereadores, lideranças da região e demais representantes da sociedade.

Deputada Fátima visita obra inacabada em Apodi



A deputada federal, Fátima Bezerra (PT) esteve no município de Apodi, neste sábado pela manhã, para participar do primeiro encontro regional realizado pelo PT e PSD.

Logo após o evento, Fátima Bezerra visitou a obra inacabada da Creche Modelo no bairro Cruz de Almas em Apodi e constatou como se encontra a Creche Modelo abandonada pela gestão passada. “Isto é um crime com a população, infelizmente temos algumas nesta situação Flaviano”, comentou Fátima.

Para a deputada Fátima Bezerra, é preciso dar um basta ao comportamento nocivo da classe política que usa dinheiro público de forma perdulária.

1˚ Seminário Regional realizado pelo PSD e PT aconteceu em Apodi

Edilson Neto presidente do STTR de Apodi, Ecineide Silva presidente do PT de Apodi, Eraldo presidente do PT/RN, Robinson Faria vice governador, Silveira Júnior candidato a prefeito de Mossoró pelo PSD, Flaviano Monteiro prefeito de Apodi, Fátima Bezerra deputada federal, Fernando Mineiro deputado estadual, José Maria vice prefeito e presidente do PSD/Apodi e Neto da Emater prefeito de Portalegre. Fotos: Jânio Duarte

Robinson Faria vice governador
Público presente em Apodi
Flaviano Monteiro prefeito de Apodi
Fátima Bezerra deputada federal

Acabou agora há pouco no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi o primeiro evento intitulado “Seminários Regionais - construindo um novo Rio Grande do Norte”.

O Partido Social Democrático (PSD) e o Partido dos Trabalhadores (PT) realizaram o primeiro encontro na cidade Apodi, a partir de hoje serão realizados diversos encontros regionais em todo o Estado.

As reuniões têm como objetivo debater os desafios e potencialidades de cada região e construir um projeto político-administrativo para o Rio Grande do Norte.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Deputado Henrique Alves: “essa vai ser a campanha da união contra desunião”

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, durante evento do PR, destacou os contrapontos da campanha eleitoral potiguar. “Será a união contra desunião; da agressão contra quem prega o respeito”, comentou.

Durante o evento do PR ele oficializou o convite para o deputado federal João Maia ser pré-candidato a vice-governador.

Henrique Alves enalteceu a obra do aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. “Ele tem a nossa marca, mas também a marca do trabalho e da competência de Wilma de Faria”, afirmou.

PT e PSD realizam seminários regionais começando hoje por Apodi


O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Democrático (PSD) irão promoverem encontros regionais em todo o Estado. As reuniões terão como objetivo debater os desafios e potencialidades de cada região e construir um projeto político-administrativo para o Rio Grande do Norte.

As reuniões intituladas “Seminários regionais: construindo um novo Rio Grande do Norte” terão início  hoje, dia 5 de abril, na cidade de Apodi. Já no dia 6 de abril, os integrantes do PT e PSD seguem para o Agreste, com o Seminário Regional em Monte Alegre. No dia 10 de abril, o debate ocorrerá em São Gonçalo do Amarante e no dia 11, em Ceará-mirim. As datas dos próximos encontros serão divulgadas em breve.

Henrique: “Não permitirei nenhum tipo de radicalismo e intolerância”

Conhecido por travar embates históricos ao lado do seu PMDB, o deputado federal Henrique Alves ratificou hoje (04), em Caicó, uma mudança na sua postura político. “Não permitirei nenhum tipo de radicalismo e intolerância. Porque eu já pratiquei e fui vítima disso”, destacou sobre a união PMDB/PR e PSB. “Estamos unindo todo o PMDB, ouvindo todos os municípios e militâncias, João Maia o PR e Wilma de Faria o PSB”.

“O estado vai mal, está quebrado e precisa se reerguer. Por isso, é importante um programa de governo e resgatar a credibilidade da classe política”, continuou. “É natural que um município ou outro tenha suas divergências locais, mas a gente tem que entender que isso não fará um estado forte e recuperado”.

Tribunal Superior do Trabalho analisa precatórios dos professores

A ação da Rescisória dos Precatórios, encaminhada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), será analisada pelo órgão. A boa notícia acaba de ser anunciada pelo ministro revisor da ação, Emmanuel Pereira, para a deputada Fátima Bezerra (PT).

A ação tem como objeto a incorporação e pagamento de direitos sonegados pelo poder público, especificamente relativos ao cumprimento do que preconizava os Planos Econômicos Bresser e Verão. “Fátima há mais de 10 anos vem lutando a favor dos professores do RN. E, agora, esta nova ação rescisória será analisada pelo tribunal e tramitará normalmente. A perspectiva é que seja julgada no final deste semestre”, explicou o ministro.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fátima cumpre agenda em Apodi, Mossoró e Monte Alegre neste final de semana

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) pega estrada nesse final de semana, onde vai participar de agendas em Apodi, Mossoró e Monte Alegre.

No sábado (05), às 9h, Fátima vai participar em Apodi do primeiro seminário regional do PT e PSD “Construindo um Novo RN”, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em seguida, às 15h, no Hotel Vila Oeste, a petista se fará presente na convenção do PT de Mossoró. No domingo (06), será a vez de Monte Alegre receber o seminário regional do PT e PSD, às 10h, no Clube Cancela.

Chapas podem sofrer modificações até junho

Sei não… sei não… tenho a ligeira intuição de que ainda teremos reformulações quanto às chapas majoritárias das eleições estaduais do Rio Grande do Norte.

Até junho, período das convenções, tudo pode acontecer.

Inclusive, nada.

Governo do Estado e Governo Federal articulam ações para combater o crack

A presidente do Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, álcool e outras drogas e coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado, recebeu na tarde desta sexta-feira (04), no prédio da governadoria, a analista técnica do Ministério da Justiça, Jucilene Souza Silva, para discutir ações do programa “Crack, é possível vencer”.

Lançado em dezembro de 2011 pelo Governo Federal, o programa compreende um conjunto de ações de enfrentamento ao crack e outras drogas, com investimento de R$ 4 bilhões e articulação com os estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil.

No encontro, Jucilene elogiou o compromisso do Rio Grande do Norte com o projeto coordenado pelo Ministério da Justiça. “O RN foi o primeiro Estado a pactuar com a expansão do programa; sempre demonstrou compromisso com as ações estabelecidas e todas as suas tratativas foram muito positivas”, afirmou a analista do MJ.

Aumento de 45% nos salários de médicos e dentistas do RN

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) encaminhou à Assembleia Legislativa uma alteração ao projeto de lei complementar nº 333 reajustando o salário dos médicos e dentistas, com especialidade em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, da Secretária de Estado da Saúde Pública.

A proposta normativa concede aumento de 45% aos titulares de todos os 16 níveis dos cargos, com escalonamento anual iniciado a partir do dia 1º de maio deste ano até 1º de maio de 2018, sendo:
  • - 5% a partir de 1º de maio de 2014;
  • - 10% a partir do 1º de maio de 2015;
  • - 10% a partir do 1º de maio de 2016;
  • - 10% a partir do 1º de maio de 2017;
  • - 10% a partir do 1º de maio de 2018.

Pelo Twitter, Marina Silva afirma que é contrária a aliança do PSB com o PMDB no Rio Grande do Norte

Através da sua conta no Twitter, a ex-senadora Marina Silva, cotada para ser vice na chapa com o presidenciável Eduardo Campos (PSB), disse ser contrária a aliança do PSB potiguar com o PMDB, na chapa encabeçada pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Marina Silva considerou a “manutenção da velha política” a união do PSB, partido ao qual é filiada, com o PMDB.

Aliança com o PMDB no Rio Grande do Norte é manutenção da velha política

Rede Sustentabilidade, 4 de abril de 2014

O Grupo de Trabalho Executivo da Rede Sustentabilidade do Rio Grande do Norte vem a público manifestar sua discordância com uma possível aliança do PSB com o PMDB, através de chapa que apresentaria o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) como pré-candidato ao governo do estado e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), como candidata ao Senado.

Consideramos que qualquer aliança para o Rio Grande do Norte deve ter como base as diretrizes programáticas lançadas pela Aliança Nacional PSB-REDE e um projeto de desenvolvimento sustentável para o estado.

Consideramos também que o grupo liderado pelo sr. Henrique Eduardo Alves, que está em seu 11º mandato consecutivo como deputado federal, representa a continuidade dos problemas que assolam o estado do Rio Grande do Norte, secularmente governado por essa oligarquia que, mais uma vez, se lança à retomada do poder, ignorando propositalmente sua responsabilidade na construção do atual cenário de inércia na administração pública potiguar, representado pela precariedade da saúde, da educação, da segurança e das condições de emprego ao trabalhador rural e urbano, além do agravamento da qualidade do meio ambiente nas cidades e no campo.

Nesse sentido, a Rede Sustentabilidade RN, em conjunto com a Direção Nacional, declara publicamente que não concorda com essa presumida aliança e que irá realizar todos os esforços políticos para que ela não se viabilize.

O Rio Grande do Norte necessita de outro caminho que recupere a autoestima do nosso povo e coloque o estado no caminho da Nova Política e de um novo modelo de desenvolvimento.

Troféu “cara de pau” vai para Henrique Alves

O colunista Lauro Jardim lançou críticas ao deputado e presidente da Câmara Federal Henrique Alves. Na nota publicada em sua coluna Radar on-line, com o título “Um deputado corajoso”, ele chamou o potiguar de “cara de pau” pelo fato de ele ter elogiado o discurso – considerado pelo colunista como “mentiroso e constrangedor” – feito por André Vargas, o deputado lava-jato.

Mais: para ilustrar o texto Jardim publicou a famosa foto de Henrique com a esposa Laurita Arruda assistindo à final da Copa das Confederações, no Maracanã, em 2013, relembrando o famigerado voo no jatinho da FAB que o peemedebista “ofereceu para sete familiares e amigos”.

A gata da sexta feira, galera! Olhando essa imensidão de Mar… Rsrs…



A gata da sexta feira em plena sexta feira na praia, tarados!

Babem. Tá de matar!

Governo divulga os horários de trabalho dos servidores durante a Copa

O Diário Oficial da União publica hoje portaria do Ministério do Planejamento que estabelece o horário de trabalho dos servidores públicos federais durante os jogos do Brasil na Copa. O expediente da administração pública federal funcionará com jornada reduzida nos dias de jogos da Copa do Mundo disputados pela seleção brasileira. Os servidores serão dispensados a partir das 12h30 e, posteriormente, deverão compensar as horas não trabalhadas. A compensação será combinada pelos trabalhadores com suas chefias diretas.

Nos dias de jogos sem a participação da seleção brasileira, haverá expediente normal de trabalho. A administração pública federal é composta de órgãos públicos, autarquias e fundações vinculadas à União. Deve ser mantido o contingente de trabalhadores previsto em lei no caso de serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança pública. A Copa do Mundo será disputada de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil.

Ordem DeMolay recebe homenagem da Assembleia Legislativa


A Ordem DeMolay foi homenageada em sessão solene esta manhã (4) na Assembleia Legislativa. A proposição foi do deputado Kelps Lima (Solidariedade), que enalteceu os serviços prestados no Estado, através da disseminação de princípios e valores que são transmitidos aos jovens.

O mestre conselheiro estadual, Jonathan Macedo, agradeceu em nome da Ordem e afirmou que o reconhecimento do Legislativo do RN aumenta ainda mais o compromisso e responsabilidade de todos que integram a Ordem DeMolay no RN. “É de fato gratificante receber essa homenagem, para nós que participamos e estamos preocupados com o futuro da sociedade”, disse.

Em Mossoró o Solidariedade se coliga com o PT e o PSD

O Partido Solidariedade vai realizar sua primeira convenção no Rio Grande do Norte. Será no próximo sábado (05) das 14h às 18h, no Hotel Vila Oeste, em Mossoró. Na ocasião, o partido vai ratificar seu apoio à candidatura do vereador e prefeito interino, Francisco José Júnior (PSD) e seu candidato a vice, Professor Luiz Carlos (PT), nas eleições complementares que vão escolher o novo prefeito efetivo, em substituição à ex-prefeita Cláudia Regina, que foi afastada do cargo por ordem judicial.

O presidente estadual do Solidariedade, deputado Kelps Lima, deixou o diretório municipal muito à vontade para fazer sua escolha nas eleições suplementares e está dando total apoio à decisão da legenda em Mossoró, que é presidida pelo vereador Soldado Jadson.

PCdoB e PTB ensaiam aproximação com Robinson Faria

O PCdoB, presidido no RN por Antenor Roberto, e PTB, de Aldair da Rocha, ensaiam as primeiras conversas com o vice-governador e pré-candidato ao governo, Robinson Faria (PSD), que já forma uma pré-aliança com o Partido dos Trabalhadores.

Henrique ainda espera por Robinson e Fábio Faria

O deputado Henrique Alves (PMDB), que encabeça uma das maiores alianças já formadas no RN, segue esperançoso de ainda contar com um entendimento com Robinson Faria e seu filho Fábio Faria, com quem goza de longa amizade pessoal.

por Alex Medeiros

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ausência dos vereadores é sentida em importante evento em Apodi

Estive hoje, 03, a tarde no centro do Idoso flor da idade acompanhando o lançamento dos programas ‘amigo de valor’ e ‘parceiro do idoso’. Um programa em parceria entre o banco Santander, prefeitura do Apodi através da secretaria de assistência social e vendo a apresentação do programa pude ver o quanto é importante.

O programa fará um diagnóstico da situação da criança e adolescente como ainda do idoso em nosso município onde os resultados do diagnóstico poderão ser revertidos em benefício para crianças, adolescentes e idosos do Apodi. O programa será feita em cinco etapas.  A quinta etapa envolve dotação orçamentária do município e é ai onde entra, por exemplo, a importância dos vereadores.

Na apresentação do programa, dos 13 vereadores, somente três presentes: 'Chico de Marinete, Genivan Varela e Soneth Ferreira'. Todos os demais estiveram ausentes. Escuto com frequência as sessões da câmara e o que mais escuto são críticas e poucas soluções por parte dos e vereadores, em especial, da oposição e no lançamento de um programa tão importante, que pode culminar com bons projetos para crianças e idosos e trazer soluções aqueles que mais reclamam ficam ausentes.

Continuo com aquela velha impressão: será que quem mais crítica está com a intenção de criticar por criticar ou está realmente atrás de soluções? A primeira opção parece ser a mais adequada. Quero soluções. Eis uma possibilidade.

Fonte: Prof. Toinho

Programas ‘amigos de valor’ e ‘parceiro do idoso’ são lançados pela Secretaria de Assistência


Aconteceu na tarde de hoje, 03, no centro do Idoso flor da idade, o lançamento dos programas: ‘amigo de valor’ e ‘parceiro do idoso’.

Os programas estão sendo desenvolvidos em parcerias pela prefeitura do Apodi, Secretaria de Assistência social, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e a grande parceria do Banco Santander.

Entre os objetivos dos programas é realizar um diagnóstico sobre o cenário em que se encontra a situação da criança e do adolescente como ainda dos idosos pelo município do Apodi.

Continue lendo aqui.

Governo do RN abre processo seletivo de bolsas de pesquisa do RN Sustentável

A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Norte (SEARH), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales – EGRN, está abrindo processo seletivo simplificado para o preenchimento de vagas relativas a Bolsas de Pesquisa, em convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN, visando as ações do RN Sustentável.

As vagas serão preenchidas por pessoas formadas nas áreas de: Direito (7), Administração (2), Informática (7), Ciências Contábeis (2), Psicologia (2), Comunicação Social (3), Pedagogia (2), em um total de 25 bolsas, que terão validade de 24 meses, para auxiliar no desenvolvimento do programa.

Deputados discutem obrigatoriedade além do capacete, de mais itens de segurança para motociclistas

Da Veja – Motociclistas serão obrigados a usar, além do capacete, joelheiras, cotoveleiras, botas e coletes de proteção. Não pagarão nada por isso. Todos os equipamentos deverão ser incluídos como acessórios das motocicletas, no ato da compra, ou seja, as montadoras terão que arcar com os itens.

A mudança no Código Brasileiro de Trânsito consta no projeto de lei do deputado Fernando Ferro, do PT de Pernambuco, que está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O projeto já começou a ser discutido, em altíssima temperatura. Parte dos deputados discorda da necessidade de mais acessórios de segurança, outros consideram absurda a hipótese de as montadoras pagarem a conta. Uma terceira via de parlamentares teme que a qualidade dos equipamentos varie de acordo com o preço da moto comprada.

Apodienses participam de treinamento do PNAIC em Natal


Apodienses participam da formação do PNAIC, no Imirá PlazaHotel em Natal.

O PNAIC é o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa e inclui avaliações anuais, formação continuada de professores e distribuição de materiais didáticos.

Por sinal, o trabalho daqueles que estavam a frente do PNAIC no município em 2013, fizeram um trabalho muito bom. Belo trabalho da secretária de educação do município, que tem a frente a professora, Mara Duarte.

Nós ficamos na torcida que o bom trabalho sempre se repita. O que é bom deve permanecer. Sempre!

Fonte: Prof. Toinho

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Enquanto falta segurança no interior, Governo corre para garantir a da Copa do Mundo em Natal

60 dias. Esse é o prazo que a Secretaria de Segurança Pública do RN tem, para garantir o forte esquema de segurança para Natal, durante os jogos da Copa do Mundo. Os equipamentos adquiridos servirão para as policiais civil e militar, além do Corpo de Bombeiros. No total, 37 milhões de reais de investimentos, na parceria entre Governo do Estado e Governo Federal.

Na lista de compras, radiocomunicadores portáteis, veículos de quatro rodas, motocicletas, pistolas automáticas, fuzis de precisão, coletes refletivos e balísticos, algemas, capacetes para controle de distúrbios civis e torre de radiocomunicação para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), escudos e capacetes para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Enquanto isso, no interior está faltando delegado, viaturas, equipes de investigação e policiais militares para o combate a violência.

DEM vai reunir dirigentes no RN

A Tribuna também destaca que o senador José Agripino Maia, presidente estadual do Democratas, deverá convocar ainda para este mês reunião da executiva estadual do partido. O encontro deverá trazer o desfecho para o partido no pleito deste ano. Os 23 membros da executiva escolherão entre duas teses: a do senador José Agripino, de priorizar a eleição proporcional e, portanto, buscar composição com o grupo do PMDB, e a da governadora Rosalba Ciarlini, que busca a reeleição.

A convocação da executiva do DEM no Estado deixará a mostra o racha interno vivido hoje pelo partido, onde os seus dois principais líderes têm posicionamentos distintos sobre o palanque para o pleito deste ano. Em entrevista concedida a TRIBUNA DO NORTE, o senador José Agripino Maia já afirmou que a definição final virá da executiva e confirmou que os deputados da legenda (o federal Felipe Maia e os estaduais José Adécio, Getúlio Rego e Leonardo Nogueira) avalizavam as negociações que já estavam sendo mantidas com os líderes regionais do PMDB e PR.

Justiça obriga Estado a nomear defensores públicos para Apodi; descumprimento gera multa pessoal à governadora

Decisão proferida pela juíza Kátia Cristina Guedes Dias confirmou teor da sentença que obriga o Estado a designar Defensores Públicos para atuar no âmbito da Comarca de Apodi. Para tanto, a magistrada rejeitou recurso de apelação proposto pela própria Defensoria Pública do Rio Grande do Norte.

Segundo certidão constante dos autos, a sentença objeto de recurso transitou em julgado em 19 de setembro de 2013. Trata-se de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público em face do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de implantar um núcleo da Defensoria Pública na Comarca apodiense.

Na época, o MP apontou a relevância da defesa judicial, bem como a extensão geodemográfica da referida Comarca, que abrange cinco municípios: Apodi, Felipe Guerra, Itaú e Rodolfo Fernandes e Severiano Melo. O Estado defendeu-se afirmando não poder implantar o serviço por motivos de dotação orçamentária.

A sentença condenou o Estado a designar e manter dois defensores públicos em Apodi, devendo um ser vinculado à Vara Cível e o outro à Vara Criminal. O descumprimento acarretaria multa pecuniária pessoal no valor de R$ 5 mil em desfavor da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.

Robinson Faria chega dos EUA nesta sexta (4) e sábado visita Apodi

O vice-governador e pré-candidato a governador nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), somente retorna ao Estado dos EUA nesta noite de sexta feira (4).

No sábado (5) reinicia suas atividades aqui em Apodi, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a partir das 9hs da manhã.

Os encontros regionais se prolongarão até o domingo (6).

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Campanha de vacinação contra gripe amplia faixa etária e inclui crianças de até 5 anos

De acordo com governo federal, imunização vai de 22 de abril até 9 de maio. Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina disponíveis em 65 mil postos de vacinação.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou, nesta quarta-feira (2), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A imunização será realizada de 22 de abril a 9 de maio em todo País. A mobilização nacional será dia 26 de abril.

Votação para eleger a Musa do Campeonato Potiguar segue no site do Esporte Interativo

Após o sucesso da primeira edição, a Musa do Futebol Potiguar, ação promocional da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), promete no Campeonato Potiguar Chevrolet 2014. Desde a última sexta- feira (28), através do site do Esporte Interativo www.einordeste.com.br/musa, emissora oficial do Campeonato Potiguar Chevrolet, uma das finalistas será definida por voto popular. Vai ser uma oportunidade para divulgar as candidatas para todo o Brasil e garantir ainda mais visibilidade para os patrocinadores de uma ação que envolve o torcedor.


Os representantes dos clubes foram comunicados pela FNF para indicar sua Musa para disputar entre as 10 equipes que disputam a primeira divisão do campeonato norte-rio-grandense. Apesar de estarem fora da segunda fase da competição, ASSU e Palmeira estarão disputando com ABC, Alecrim, América, Baraúnas, Coríntians, Globo, Santa Cruz e Potiguar de Mossoró.

A produção da Musa do Futebol Potiguar está sendo realizada pelo jornalista George Azevedo.

Fábio Faria discute emendas para Severiano Melo com prefeito Dagoberto‏

O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) recebeu nesta terça-feira (1º), em Brasília, o prefeito do município de Severiano Melo, Dagoberto Bessa, o vereador Berg Monteiro e o secretário Libério Maia. Na reunião, foram discutidas as obras que serão financiadas por emendas parlamentares destinadas pelo segundo vice-presidente da Câmara, bem como apoio na execução de projetos do governo federal nas áreas de saúde e infraestrutura urbana.

"Dagoberto é um prefeito que tem se destacado no PSD do Rio Grande do Norte pela sua capacidade de gestão e compromisso com o município de Severiano Melo. Como médico, tem se preocupado muito com a saúde pública e estamos assegurando apoio para que possa melhorar cada vez mais a assistência à população", disse Fábio Faria.

Também visitou o deputado o chefe de gabinete da Prefeitura de São Pedro, Rodrigo Ribeiro, que manteve reuniões em ministérios acompanhando projetos desenvolvidos pelo município.

Programas "Amigos de Valor" e "Parceiro do Idoso" serão lançados amanhã em Apodi

Clique para ampliar

terça-feira, 1 de abril de 2014

TCE recebe Receita Federal e alerta os municípios sobre transmissão da relação de Alvarás e habite-se

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Roberto Alves, recebeu a visita do delegado da Receita Federal no Rio Grande do Norte, Marcos Hübner Flores, que transmitiu a preocupação da Receita Federal com a inadimplência das prefeituras na transmissão da relação de alvarás de licença de Construção e Habite-se.

A obrigatoriedade é mensal e o prazo estabelecido é até o dia 10 de cada mês subsequente ao mês da concessão, pelas prefeituras, desses documentos.

O delegado Marcos Flores informou que a Receita Federal vem orientando os municípios para facilitar o cumprimento desta obrigação, entretanto, a maioria delas não vem cumprindo o que determina a lei.

Para aquelas prefeituras que não possuem sistema próprio de controle das  informações dos Alvarás e Habite-se, a Receita disponibiliza gratuitamente o SISOBRAPREF - Sistema de Gerenciamento de Obras de Construção Civil, que também  faz  o controle e transmite os dados para a Receita., sem ônus para o município, pelo site  (www.receita.fazenda.gov.br), sistema SISOBRANET, no caminho Download > Programas para sua empresa > link Sisobra-Pref – Sistema de Gerenciamento de Obras (Módulo Prefeitura).

Nota do blog: A obrigatoriedade é mensal e o prazo estabelecido é até o dia 10 de cada mês subsequente ao mês da concessão, pelas prefeituras, desses documentos.

Deputado pede intervenção militar para conter violência no RN

Dantas afirma que não há uma política pública para deter criminalidade no estado
(Foto: João Gilberto/Assembleia Legislativa)
O deputado Fábio Dantas (PC do B) defendeu no início da tarde durante a Sessão Extraordinárias da Assembleia a presença imediata de tropas federais para conter a violência no Rio Grande do Norte.

“Estamos diante de um quadro de insegurança nunca visto antes nesse estado. As autoridades policiais, devido a problemas burocráticos a ausência de uma política pública, são incapazes de deter o panorama de terror. É necessário que os tanques que um dia deram um golpe militar, sejam os mesmos que agora venham nos defender dessa criminalidade”, afirmou Dantas.

O parlamentar solicitou a intervenção imediata da Força Nacional com apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Deputados votam na próxima quinta-feira Projeto de Lei sobre a Saúde

Após entendimento de lideranças partidárias, foi anunciado para a próxima quinta-feira (03) a votação do Projeto de Lei (PL) de revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O texto do PL garante a implantação da tabela de correção do internível dos servidores, com o percentual de aumento salarial de 3% entre os níveis do PCCR, que vão do 1 ao 16. A correção implicará em um aumento de aproximadamente R$ 6,5 milhões/mês na folha de pagamento da Secretaria.

Marketing dividido

Os publicitários Alexandre Macedo e Adriano Souza serão responsáveis pelo marketing eleitoral de Wilma de Faria (PSB) e Henrique Alves (PMDB). Curiosamente, Macedo e Souza trabalham a imagem da gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), por meio de agências de publicidade que ganharam concorrência.

Se Wilma de Faria tem um marqueteiro, e Henrique Alves, outro, uma pergunta parece pertinente: eles não vão fazer campanhas junto, já que formam a mesma chapa?

DETRAN/RN divulga cronograma mensal de testes práticos

A Subcoordenadoria de Trânsito do Detran/RN iniciou nesta terça-feira (01) pela cidade de Jucurutu o cronograma do mês abril voltado para a aplicação de provas de direção veicular no interior do estado. A meta é alcançar a marca de 2.700 testes distribuídos nos 18 municípios que serão visitados pela força tarefa do Órgão.

As equipes de peritos examinadores do Departamento passarão 19 dias atendendo a demanda de 20 centros de formação de condutores, onde os candidatos a adquirir a habilitação para dirigir veículo automotor já cumpriram carga horária com aulas prática e teórica de volante. Os alunos já foram considerados aptos no teste psicológico e na avaliação médica, necessitando apenas da aprovação no exame de direção veicular para terem direito a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Cronograma – exame de direção veicular abril de 2014
01/04 – Jucurutu;
02/04 – João Câmara e Macau;
03/04 – Caraúbas;
04/04 – Jardim do Seridó;
07/04 – Ceará Mirim;
08/04 – Parelhas;
09/04 – Passa e Fica;
10/04 – Currais Novos;
11/04 – Caicó;
14/04 – São Paulo do Potengi;
15/04 – Pau dos Ferros;
16/04 – Pau dos Ferros e São Miguel;
22/04 – Ceará Mirim;
23/04 – Goianinha;
24/04 – Currais Novos;
25/04 – Caicó;
28/04 – Nísia Floresta e Tangará;
29/04 – Canguaretama;
30/04 – Apodi

Acompanhe o blog pelo Twitter: clique AQUI.

Cerca de 5 milhões de contribuintes entregaram declaração do Imposto de Renda

Em 25 dias de entrega, pouco mais de 5,4 milhões de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. O número representa o total de documentos entregues até as 17h de ontem (31) e equivale a 20% dos 27 milhões de declarações que o Fisco espera receber neste ano.

Afinados, PSD e PT retomarão agenda pelo interior

A senadorável Fátima Bezerra reafirmou, durante entrevista a 96 FM nesta noite de segunda-feira (31), que a aliança do PT com o PSD continua firme e forte. Tanto que ela está aguardando apenas o pré-candidato ao governo, Robinson Faria retornar se sua viagem a Miami, para retomar a agenda dos dois pelo interior do Estado.

TSE exige identificação da origem de doações

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma regra para as eleições deste ano que tem o objetivo de acabar com as chamadas “doações ocultas”, dinheiro repassado aos candidatos sem que seja possível identificar a empresa responsável pela doação.

Resolução aprovada pelo tribunal no final de fevereiro determina que, a partir de agora, partidos que receberem recursos de empresas ou pessoas físicas e os repassarem a candidatos terão que divulgar claramente na prestação de contas a quem pertencia o dinheiro que acabou chegando aos candidatos.

Na primeira semana de maio você tem um encontro marcado

Clique no cartaz para ampliar

Uma das maiores micaretas do Rio Grande do Norte, o Umarizal Fest 2014 será realizado nos dias 2, 3 e 4 de maio e não mais na segunda semana do mês quando é pegada a data do Dia das Mães.  De acordo com um dos promotres do evento, Gorgonho Oliveira, a mudança desse ano se dá devido aos pedidos de muitos foliões de outras cidades que às vezes deixava de vim para o evento por querer passar a data com os familiares.

Esse ano as atrações do Umarizal Fest já estão definidas. Na sexta-feira, 3, abrindo o evento tem Banda Eva. No sábado, segunda noite de folia, volta a Umarizal a banda Chicabana. E no domingo fechando mais uma vez o evento como ocorreu nos últimos anos a banda norte-riograndense Grafith.

Essa será a 11ª edição da micareta, uma das mais tradicionais da região. O evento já é esperado por foliões de todo estado que vem a Umarizal todos os anos participar da folia. Segundo os organizadores, a cada edição, mais de 3 mil pessoas atravessam o corredor da folia curtindo a animação de bandas reconhecidas no cenário local e nacional. 

segunda-feira, 31 de março de 2014

Henrique Alves é citado por deputado em esquema de corrupção na Petrobras

Jornal de Hoje – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar contratos da Petrobras, aprovada no Senado, talvez não venha a ser do interesse do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB). O potiguar está sendo apontado pela revista Veja, que está nas bancas, como suposto beneficiário de recebimento de propina por meio de esquema de corrupção envolvendo contratos da Petrobras.

No rastro da compra escandalosa da refinaria de Pasadena, no Texas, EUA, sinônimo de prejuízo de 1 bilhão de dólares para o Brasil, as notícias sobre corrupção na Petrobras se alastram a uma velocidade surpreendente. Na semana passada, o Senado aprovou a realização de uma CPI. Nesta semana, a Câmara definirá se também aprova a CPI, gerando, em caso afirmativo, uma CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Investigação – para investigar todos os rumores. O cerco à Petrobras está sendo feito em vários segmentos de fiscalização. Além da CPI, órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU) também se debruçam sobre o caso. Auditores do TCU apuram indícios de aumento artificial do preço da refinaria da Pasadena.

Em meio às denúncias, surge o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Ele é apontado pelo ex-ministro das Cidades do governo Dilma Rousseff, deputado federal Mario Negromonte (PP-BA), como tendo ascendência política sobre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro. A PF investiga se ele receberia propina para repassá-la a um consórcio de partidos, liderados pelo PMDB.

Betinho Rosado pode votar em Robinson para o governo

Embora trabalhe para apoiar a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o grupo do deputado federal Betinho Rosado (PP) também analisa os impedimentos jurídicos e políticos que possam tirá-la do processo.

“Se Rosalba não for candidata eu vou votar em Robinson Faria”, teria dito Betinho a um interlocutor bem situado nos corredores do poder.

PTB pode aderir à candidatura de Robinson Faria

O PTB, comandado no RN pelo delegado Aldair Rocha, já ensaia uma possível aproximação com o vice-governador Robinson (PSD). O líder do PSD volta ao estado no final da semana, depois de viagem familiar, para dar continuidade às articulações políticas.

PSD terá convenção no sábado (05)

Por falar no vice-governador Robinson Faria, o seu PSD terá convenção no próximo sábado (05), tendo como convidados o PT, PDT, PV e PEN. 

Maior adversário de Henrique Alves é a rejeição

O maior temor de uma candidatura seja para disputar qualquer cargo numa eleição chama: rejeição!

O deputado federal e presidente da câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB) terá que se desdobrar para mudar o quadro.

Senão… a vaca vai pro brejo.

Esta semana promete…

A semana – que começou hoje – deverá ser muito agitada nos meios políticos do Estado.

Novidades deverão aparecer já nesta segunda (31) e a partir de quarta feira (2) com o retorno do vice-governador e pré-candidato a governador Robinson Faria.

Aguardemos.

E quem seria o vice de Robinson?

Do lado da aliança PSD e PT, agora falta um vice-governador. O nome de Robinson Faria (PSD) para o Governo do Estado e de Fátima Bezerra (PT) ao Senado já é consenso. Restará no PT e no próprio PSD o vice.

Pelo PT sobraria os nomes dos vereadores Hugo Manso e Fernando Lucena. Ainda consta o especialista em energia Jean-Paul Prates, que foi secretário de Energia do Governo Wilma e assinou a ficha do PT no ano passado. Também os dirigentes Eraldo Paiva, que é presidente estadual e vereador em São Gonçalo e Juliano Siqueira, ex-vereador de Natal. Do PSD, a advogada Tatiana Mendes Cunha, que tem trânsito na Justiça. Outro nome seria o do ex-deputado Francisco José, pai do prefeito interino de Mossoró, Silveira Júnior.

Chapa Rosalba e Ney Lopes é uma opção do DEM

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não definiu seu futuro. Também não descartou por completo a possibilidade de concorrer à reeleição. Se convencer o senador José Agripino, faria a coligação do DEM com o PP de Betinho Rosado. Lançaria Felipe Maia e Betinho à federal, e vários nomes do DEM para completar a eleição.

Na chapa majoritária, Rosalba seria candidata à reeleição, tendo como o ex-deputado Ney Lopes de Sousa como opção ao Senado. Para vice, o DEM teria o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego ou até mesmo o deputado Getúlio Rego, que abriria sua vaga para o filho. A esposa do senador José Agripino, Anita Catalão Maia também seria uma alternativa. Em 2000, Anita foi vice-prefeita na chapa de Sonali Rosado a prefeitura de Natal.

DEM tem nomes com condições de formar chapa puro sangue e assegurar bancada na Assembleia

E quem pensa que o DEM não tem condições de formar uma chapa puro sangue e concorrer em condições de segurar os três deputados estaduais na Assembleia Legislativa, engana-se. Atualmente, o DEM tem três deputados Getúlio Rego, José Adécio e Leonardo Nogueira, que juntos tiveram em 2010, 120 mil votos o suficiente para garantir dois parlamentares.

Pelo menos um nome do Seridó já confirmou que vai concorrer, o advogado Carlson Gomes, filho do ex-prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes. O partido ainda teria o vereador natalense Dagô, disputando os votos da Grande Natal. Sem falar no advogado Ney Lopes Júnior, ex-vereador e ex-prefeito de Natal. Corre por fora um nome que teria o apoio do grupo da governadora Rosalba em Mossoró, podendo ser Sonali Rosado, ex-vereadora e atual secretária executiva na Governadoria.

domingo, 30 de março de 2014

Economia do RN é sustentada pelo funcionalismo

Reportagem do Novo Jornal lembra que a economia do Rio Grande do Norte depende dos recursos públicos para não entrar em colapso. Fragilizada, mesmo com um potencial de fontes de recursos naturais a ser explorado, o lento desenvolvimento do estado potiguar só é possível graças aos dispêndios da União, Estado e Municípios.

A participação da Administração Pública através dos serviços de Saúde, Educação e Previdência Social nas atividades econômicas locais correspondeu, segundo os últimos dados tabulados pelo Instituto Brasileiro de Geografia a e Estatística (IBGE), em 2011, a 28,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Somente o setor de prestação de serviços supera o do funcionalismo público em injeção de recursos, contribuindo com 72,6% do PIB potiguar.

Henrique diz que Agripino está rompido com Rosalba

Declaração dada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), ao Estadão depois que lançou nessa sexta-feira (28):

“O líder estadual José Agripino pode individualmente nos apoiar. O DEM não, porque está contaminado pelos desgastes do governo da Rosalba. Mas o Agripino, que está praticamente rompido com ela, pode declarar apoio a nossa candidatura”.

Ex-presos enfrentam resistência no mercado de trabalho em Apodi

Apesar de leis, ex-presos enfrentam resistência no mercado de trabalho e são cada vez mais excluídos da sociedade. Em Apodi a direção do Centro de Detenção Provisória (CDP), está com um projeto de ressocialização e sempre tem buscado parcerias com empresas que atuam no município e assim garantido o espaço para vários apenados que cumpre pena no regime semiaberto como é o caso das Empresas Cristalina do Oeste e Cristalina do Apodi, respectivamente.

Em meados dessa semana, a direção do CDP encaminhou um oficio para a EIT - Empresa Industrial Técnica S/A, onde solicitava oportunidade de trabalho para cerca de 10 reeducando no canteiro de obras da empresa. “Ao tentar protocolar o ofício junto ao escritório da empresa em Apodi, o nosso agente não obteve sucesso, haja vista na E/T não receberem o ofício”, comentou o diretor Márcio Morais, que ver isso como uma deselegância, absurdo, descriminação e exclusão social.

Em várias cidades do Brasil, os governos estaduais e prefeituras aprovaram leis que obrigam ou estimulam empresas contratadas pelo poder público a ter uma cota de 2% a 10% de ex-presos entre os funcionários, segundo o Conselho Nacional de Justiça, mas em Apodi a EIT - Empresa Industrial Técnica S/A (E/T), parece que não ver esses projetos com bons olhos.

“Lembrando que quase 100% dos nossos apenados são oriundos de famílias pobres e precisam de oportunidades para se reintegrar na comunidade”, finalizou Morais.

O CDP de Apodi conta com cerca de 50 presos que cumprem penas nos regimes fechado e semiaberto. São apenado de vãrias cidades da região, principalmente de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

O trabalho realizado no CDP Apodi tem contado com o respaldo do Ministério Público Estadual via promotor, Silvio Brito, judiciário, juíza Kátia Guedes, delegado, Renato Oliveira e instituições como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Igrejas Evangélicas e Católica, dentre várias outras instituições.