sábado, 21 de junho de 2014

“Maracutaias” dos partidos afastam das urnas o eleitor do “Rio Pequeno do Norte”

O jornalista Emery Costa, do jornal “O Mossoroense”, em sua conceituada coluna diária, observa hoje, 21, que “estamos a pouco mais de três meses das eleições gerais deste ano. E, segundo a última pesquisa levantada junto ao eleitorado potiguar, esse mesmo eleitorado está mostrando certo desinteresse pelo pleito. São 26 por cento dos eleitores norte-rio-grandenses que não demonstraram qualquer interesse pela próxima eleição. Isso é grave, gravíssimo. É bom observar a proximidade do próximo pleito e os cargos para os quais há “n” candidatos.
O povo não quer saber disso? Alguma coisa está errada”.

Post scriptum  Oportuna a observação de Emery Costa.

No médio e Alto Oeste do RN, filiados do DEM repudiam a “cassação branca” de Rosalba

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não vinha agradando os correligionários, muitas lideranças e gestores aliados.

Não estava com essa bola toda. No entanto, nesse episódio em que o seu partido, o Democratas, lhe negou a legenda(cassação branca), ela vem recebendo solidariedade.
Como a população, de certo modo, se renda a uma vítima.

E Rosalba saiu como vítima dessa confusão partidária e deverá contabilizar essa onda para tentar dar o troco, não só ao senador e líder do DEM, José Agripino, como ao deputado governadorável Henrique Alves (PMDB).

Pelo menos em nível de Oeste, Médio e Alto-Oeste, a coluna vem captando esse sentimento.
E dentro do mesmo argumento até que vem sendo usando pela mesma Rosalba.

Ela é partidária, detém o mandato e deveria ter o direito de mostrar o que fez e de ser julgada pelo povo que lhe elegeu.

Apodiense disputará vaga para Assembleia Legislativa


O professor apodiense, Luis Carlos Noronha, esta mesmo disposto a disputar uma cadeia na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

O pré-candidato a deputado estadual, Luis Carlos é membro de família tradicional em Apodi, nesse período dos festejos de São João Batista, padroeiro da cidade, ele tem intensificado visitas na cidade e comunidades rurais do município, ao lado dos amigos e familiares. Luis Carlos é filho do saudoso Luis Galdino e irmão da médica, Solange Noronha.

O apodiense radicado há anos em Natal, Luis Carlos, devera fazer dobrainha política em Natal com o pré-candidato a deputado federal, Walter Alves (PMDB), parceria política que também devera ser estendida para o interior do estado.

A pré-candidatura a deputado estadual do professor Luis Carlos, tem sido bem aceita no município de Apodi, haja vista a população apodiense vem sonhando em ter um filho da terra na Assembléia Legislativa. Luis Carlos tem recebido demonstrações de apoio ao projeto que entende ser importante para a busca por uma representação consistente da região, hoje tão necessária no legislativo potiguar.

Com informações do Vale do Apodi

Delegação italiana é recepcionada pela Governadora

A Governadora Rosalba Ciarlini recepcionou na noite desta sexta-feira (20) a delegação da Itália, que chega para disputar a última partida da Copa do Mundo Fifa 2014 em Natal. Assim como os demais competidores, os italianos desembarcaram na Base Aérea, em Parnamirim, e todos foram cumprimentados pela Chefe do Executivo, encarregada de dar as boas vindas aos visitantes.

A seleção italiana chegou ao estado logo após a partida realizada em Recife/PE, onde foi derrotada por 1 x 0 pela seleção da Costa Rica. Apesar do resultado desfavorável, a Governadora destacou a simpatia dos jogadores, que se mostraram bastante empolgados com a chegada.

Favorita a uma das duas vagas para a próxima fase do mundial em seu grupo, a Itália enfrenta o Uruguai na próxima terça-feira (24), na Arena das Dunas. A partida promete ser uma das mais disputadas da Copa até agora, pois as duas seleções ainda possuem chances de classificação e apenas uma vaga está disponível na chapa. Os ingressos estão esgotados.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dilma sanciona piso salarial para agentes comunitários de saúde, com veto a dispositivos importantes

Os agentes comunitários de saúde passam a ter direito, a partir desta quarta-feira (18), a piso salarial de R$ 1.014 em todo o país. Ao sancionar o piso, porém, a presidente Dilma Rousseff vetou dispositivos que tratavam do reajuste do valor, da organização das carreiras e de incentivo da União para fortalecimento das áreas de atuação desses profissionais. 

Prefeito de Umarizal e seu grupo anunciam apoio a Robinson

O prefeito de Umarizal Mano Onofre (DEM), o vice-prefeito Marcos Fernandes (PSD), o presidente do PSD local, Mazinho e os secretários municipais e filiados aos PSD, Cocó e Galego anunciaram apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado, Robinson. O vice-governador visitou também o ex-prefeito Rogério Fonseca (PSB).

Em Olho D'água do Borges, Robinson recebe apoio de vereadores e lideranças

Os vereadores e lideranças de Olho D'água do Borges receberam nesta sexta-feira (20) o pré-candidato ao Governo do Estado Robinson Faria (PSD). 

Durante o encontro na casa da vereadora Gildênia (DEM), os vereadores Escolástico (PV), João Maria (PT), Fernandes (PDT), o ex-prefeito Antonimar (PR) e o suplente de vereador, Pedro Chaves (DEM) declararam apoio ao projeto do PSD para o Rio Grande do Norte.

O deputado federal Fábio Faria (PSD) e o pré-candidato a deputado estadual Galeno Torquato (PSD) também participaram do encontro.

Japoneses dão exemplo de civilidade e recolhem lixo na Arena das Dunas

A Copa do Mundo é realmente uma oportunidade única de aprender com outras culturas. A exemplo do que aconteceu na Arena Pernambuco, na derrota da seleção do Japão para a Costa do Marfim, os torcedores nipônicos voltaram a recolher o lixo produzido por eles mesmos durante o empate sem gols com a Grécia, partida que aconteceu na noite desta quinta-feira (19) na Arena das Dunas, em Natal. Os sacos de lixo, inflados para fazer a festa nas arquibancadas, ao final do jogo foram usados para juntar a sujeira. O estádio recebeu 39.485 pessoas.

O que é uma surpresa para o povo brasileiro, para os japoneses não passa de rotina. O ato de recolher o lixo chamou tanto a atenção quanto o jogo. Contagiados, os demais torcedores passaram a ajudar na limpeza. “Isso é fantástico. Um exemplo enorme para nós, brasileiros. Temos mais é que ajudá-los. A Copa do Mundo tem isso de bonito. Trouxe meus dois filhos, e o exemplo está garantido”, disse o engenheiro Ney Wagner Dutra.

Abertura do Festival de Quadrilhas movimenta festividades juninas

Na noite de ontem (19), a prefeitura municipal de Apodi, através da secretaria de Turismo, deu início ao festival de quadrilha que este ano traz homenagem à apodiense Beta Guerra, vice-presidente do grupo Rancho Alegre, que faleceu recentemente, com seu nome gravado nos troféus de premiação do festival.

O festival foi aberto pela Quadrilha dos Idosos, do Centro do Idoso Flor da Idade, e em seguida, a disputa com a participação das quadrilhas: Espalha Brasa, de Grossos; Junina Oxente; de  Macau; Sensação e Lume da Fogueira, ambas de Mossoró. A equipe da secretaria de Turismo que está na organização, conta com 25 pessoas para garantir o sucesso do evento.

“Este festival já é o momento mais esperado pelo público amante das festividades juninas e pelas quadrilhas que desejam participar da disputa. É uma tradição que se fortalece cada vez mais e que só enriquece a cultura apodiense”, declarou o Secretário de Turismo do município, Júnior Costa.

O público apodiense aprendeu a admirar esta cultura que contagia a todos pela alegria e beleza das cores das quadrilhas. O número de expectadores cresce a cada ano, pois o festival já virou tradição.

Na noite de hoje (20), o festival terá continuidade e serão escolhidos os grandes vencedores da disputa. A noite promete ser repleta de alegria e de disputa entre as quadrilhas, garantindo ao público um verdadeiro espetáculo.

Audiência Pública discute problemas do trânsito das cidades da Comarca de Apodi e estabelece prazo para adequação à lei

“Não leve desaforo para casa, leve gente desaforada para a cadeira”, recomendou o promotor Sílvio Brito aos policiais que estão realizando um trabalho educativo no trânsito de Apodi e cidades da Comarca, durante audiência realizada na quarta-feira, no Salão Nobre do Tribunal do Júri, deixando muito claro com relação ao respeito que a população deve ter à autoridade destes policiais.

A criação e atuação do Núcleo de Trânsito para organizar o tráfego de veículos na zona urbana do município de Apodi e em outras quatro cidades da comarca, vem causando polêmica, porque a população alega a falta de sinalização na cidade, para que a organização seja possível, além das longas filas de espera para conseguir carteira de habilitação.

Em busca de uma solução pacífica para o problema, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi realizou audiência pública para discutir os problemas do trânsito de Apodi e de municípios da comarca, com a participação de representantes dos poderes executivo e legislativos de todos os municípios.

Para justificar a medida que visa disciplinar o trânsito, o Capitão da PM, Marcos Carvalho, responsável pela implantação da obrigatoriedade do uso de capacete em Apodi, mostrou dados alarmantes sobre acidentes no trânsito dos municípios da comarca. “Em 2013, foram 273 acidentes, com 24 vítimas fatais; em 2014, já estamos com 87 acidentes, com 15 mortes”, alertou o Capitão.

O prefeito Flaviano Monteiro já havia se pronunciado sobre o assunto, enfatizando que é a favor das medidas tomadas, mas pediu um prazo para que as pessoas possam se adequar à Lei. “A minha preocupação é com pessoas que não têm condições de tirar a carteira, que custa cerca de R$ 1.200,00, além de outros problemas, como pessoas analfabetas, veículos com documentos atrasados e falta de sinalização no trânsito”, enumerou.

O Capitão Maximiliano, da Polícia Rodoviária Federal, falou da necessidade de um policiamento específico e diário no trânsito destas cidades, mas reconheceu que o tema é polêmico. “Só quem sofreu acidente ou teve algum familiar, vítima desse tipo de violência, pode avaliar a urgência da medida. Ouvimos as pessoas pedirem a fiscalização, a efetivação e a punição daqueles que utilizam veículos para trazer malefícios aos que usam a via pública”, enfatizou.

O presidente da Associação de Água Fria, Francisco Edjarles, falou em nome dos moradores da zona rural. “Nós queremos trabalhar na Lei, mas queremos também condições para ficarmos regularizados. Eu abri um processo para adquirir carteira de habilitação em agosto do ano passado e ele só vai ser concluído  em outubro deste ano. Nós queremos um olhar diferenciado para o homem do campo”, pediu.

Ao final da audiência, ficou acertado que haverá primeiro um trabalho educativo, a sinalização das cidades e um prazo estabelecido para que as pessoas regularizem suas carteiras de habilitação e a documentação dos veículos. Enquanto isso, não será tolerado desde já: embriaguês ao volante; menores ao volante;  falta de luzes de sinalização de veículos; o não uso do capacete e do cinto de segurança.

A audiência foi muito participativa e contou com a presença dos prefeitos de Apodi, Flaviano Monteiro; de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira; e de Severiano Melo, Dagoberto Bessa, além de representantes das Policias Rodoviária Estadual e Federal, da Polícia Militar local, do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Também estavam presentes representantes do poder Legislativo dos municípios de Apodi, Severiano Melo, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes e Itaú. Representantes da  Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, e de outros segmentos da sociedade apodiense.

Gata da sexta em ritmo de WolrdCup 2014


Fábio Dantas confirmou que será vice de Robinson Faria

Depois de reunião com o diretório do PCdoB, ontem (19) o deputado estadual Fábio Dantas confirmou que será vice na chapa do pré-candidato a governador pelo PSD, Robinson Faria.

Chapa ‘puro sangue’ do PT gera crise com aliados

A Tribuna também destacou que a aliança PSD, PT e PCdoB para o pleito do Rio Grande do Norte, que lançará Robinson Faria ao Governo e Fátima Bezerra ao Senado, enfrenta uma crise antes mesmo do lançamento da chapa. O foco do problema está na indicação do candidato a primeiro suplente na chapa de Fátima Bezerra.

O PCdoB pleiteava a indicação. No entanto, os dirigentes petistas afirmaram que não teriam como aceitar um filiado de outra legenda porque há resolução do partido afirmando que a chapa de Fátima Bezerra ao Senado será “puro sangue”, ou seja, com a indicação dos dois suplentes do mesmo partido da candidata. O PT quer a indicação do primeiro suplente para o consultor em energias, Jean-Paul Prates, e a segunda para o empresário Raimundo Glauco, que já foi candidato a deputado estadual em outras eleições. O presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, relatou que em reunião com Fátima foi informado sobre a resolução dos petistas definindo as indicações para suplência como sendo exclusivas do próprio PT.

“Não há inteligência política nisso. Se (o PT) tivesse nome que agregasse política e eleitoralmente poderia ser explicada essa acumulação política do PT”, analisou Antenor Roberto. Ele informou que em reunião na última sexta-feira, sugeriu à pré-candidata ao Senado a indicação de Airene Paiva, tabelião em Parnamirim, filiado ao PCdoB. “Ele (o tabelião) viria a integrar e somar porque faz parte de um segmento presente em todo Estado. A categoria dos tabeliãs é importante e somaria para chapa”, avaliou Antenor, ressaltando que a indicação do seu partido serviria para acumular força “política e eleitoral”. Antenor Roberto ponderou que a própria deputada tem dificuldades no partido, já que internamente o PT é composto por várias tendências. “Há uma falta de liga política nesse argumento do PT (de fazer indicação para primeiro e segundo suplentes)”, observou o líder do PCdoB, ressaltando que se a chapa ao Senado for integrada apenas por membros do PT “é um elemento menor de acumulação política”.

Cambistas cobram mil reais para partida entre Itália e Uruguai em Natal

Na próxima terça-feira (24) a Arena das Dunas, em Natal, encerra a sua participação na Copa com a partida entre Itália e Uruguai. Pelo menos nove pessoas já foram detidas por venda ilegal de ingressos para os jogos na capital potiguar. Os cambistas chega a cobrar mil reais pelo ingresso para última partida deste Mundial no RN.

Fátima Bezerra recebe o apoio de mais um prefeito do DEM

Em reunião realizada nesta quarta-feira (18), em Natal, o prefeito de Umarizal, Mano (DEM) reafirmou apoio a deputada federal Fátima Bezerra (PT), pré-candidata ao Senado nas eleições deste ano.

Adversários no plano estadual e nacional, o DEM e o PT estão se afinando em alguns municípios potiguares, quando o assunto é o Senado Federal.

FPM em baixa até o mês de outubro

O período de FPM em baixa deve seguir até o mês de outubro. As prefeituras precisam fazer o controle das despesas a fim de enfrentar os próximos meses.

De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), a previsão do FPM para junho é de uma queda de 24,9% em relação a maio, ressaltando que este valor é apenas uma estimativa, e está sujeito a alterações.

Segundo repasse de junho do FPM é 17,4% menor que o mesmo período do ano passado

Como já alertado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o segundo repasse do mês de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é 17,4% menor – em valores brutos e nominais – que o mesmo período de 2013. O valor de R$ 1.050.913.318,74, com a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), será creditado nesta sexta-feira, 20 de junho.

O montante chega a R$ 1.313.641.648,43 se somada à retenção do Fundo. Com a soma deste segundo decêndio de junho de 2014, o total alcança R$ 4,379 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 4,493 bilhões. Em termos reais esse primeiro repasse apresentou uma queda de 2,5% em relação ao ano passado.

Mais de 70 famílias são capacitadas nos cursos GAPA em Apodi


Realizado nos  dias 12, 13 e 14 de junho, o curso de Capacitação de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) capacitou mais de setenta famílias entre as comunidades de Milagres, Moacir Lucena, Córrego I e II, Nova Descoberta,  Aleixo, São Francisco, Floresta, Retiro, Urbano, Juazeiro II, Lagoa Amarela e Lagoa do Mato. Executado pelo Centro Terra Viva o curso faz parte do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), coordenado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).O programa visa atender as comunidades de Apodi, Severiano Melo e Rafael Fernandes levando um total de 303 tecnologias para as famílias com o objetivo de instruí-los sobre o uso da água de chuvas para o caráter produtivo e a garantia do alimento nos períodos de estiagem.


No GAPA, os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de trocar experiências entre si e conhecer métodos e técnicas de captação e armazenamento de água, cuidados com a terra, além de esclarecimentos sobre a execução do projeto. Aconteceu um momento de abertura no caso da Comunidade do Córrego e comunidades vizinhas com a presença da Terra Viva (Cláudia Mota – Coordenadora do Projeto, Aldimar Fernandes – Animador de Campo e Stefanya Neves – Comunicadora Popular), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi (Edilson Neto e Ivone Brilhante), COOPAPI (Mércia Torres de Queiróz,), Associação Comuntária (Caubi Torres) e Comissão Executiva Municipal – CEM (Irenilde Oliveira).

A programação do Curso envolveu diversos temas a serem discutidos, dentre eles, a nova visão de semiárido, o uso das águas nas comunidades para o consumo e produção bem como houve um resgate do conhecimento em agroecologia e das sementes.

A agricultora Maria Helena, da comunidade do córrego II, apontou a iniciativa como sendo importante para o desenvolvimento da produção da sua comunidade. “Nós achávamos que as cisternas eram coisas distantes da nossa realidade, a maioria pensava até que não merecia essas tecnologias, mas essa água é para a produção e isso é direito de todos nós”, disse.


A agricultora Helena possui uma pequena produção no seu quintal apenas com a primeira água e é de lá que garante alimento o ano todo e ganha dinheiro para ajudar na renda da família: “Se com uma água eu já consigo produzir para meu consumo e ainda ganho dinheiro com isso, imagina com duas"?

Sendo assim, a atividade do GAPA é de extrema importância para as famílias se integrarem e conhecerem mais profundamente o programa, sendo também um momento de fortalecimento da ação no município contemplado.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

III edição do Auto de São João Batista 2014 em Apodi – RN

Foto: Jânio Duarte

Nestes dias 21 e 22 de junho, dentro dos festejos alusivos ao padroeiro de Apodi, São João Batista, acontecerá mais uma edição do Auto de São João Batista. Conta a história do Santo Mártir que profetizou a vinda do Messias ao mundo.

Precursor dos pobres pregava e aclamava no deserto, o nome de Deus pai todo poderoso. Batizava no Rio Jordão aos puros de alma e coração. Purificava os corações dos pecadores para a vinda de Cristo. E morreu como um Mártir por levar a palavra sagrada do Deus pai. É assim que a Associação Raimunda Dantas encenará e contará a história do nosso Santo Padroeiro, João Batista.

O espetáculo está previsto para as 20h no Adro da Matriz de Apodi. Todo elenco faz parte do caderno de alunos que compõem a Associação. São mais de 60 pessoas em cena, além da produção, figurinistas, cenógrafos, iluminadores, aderecistas, coreógrafo e apoio. Todo espetáculo tem direção do iluminador e ator Alex Cassiano.

Com certeza será mais um brilhante espetáculo que levará emoção e alegria aos presentes. Aos telespectadores, levar 1 kg de alimento não perecível para solidarizar famílias carentes do nosso município.

Japão e Grécia fazem duelo decisivo hoje na Arena das Dunas

Torcedores japoneses prometem colorir Arena das Dunas
de azul e branco (Foto: Getty Images)
Japão e Grécia farão nesta quinta-feira, às 19h, um duelo de vida ou morte na Arena das Dunas, em Natal. As duas seleções perderam na estreia e quem sofrer nova derrota estará praticamente eliminado da Copa do Mundo 2014. A partida é válida pela segunda rodada do Grupo C.

Contra a Costa do Marfim, os japoneses estiveram boa parte do tempo à frente do placar, mas pareceram assustados com a entrada de Drogba no segundo tempo. Desorganizados, levaram dois gols em dois minutos e perderam por 2 a 1. Agora, só a vitória poderá trazer alguma esperança.

Moradores e comerciantes de Apodi estão com medo da onda de violência no município


O aumento do índice de violência em Apodi, segunda maior cidade da região Oeste potiguar, tem causado um impacto muito negativo no município.

Os constantes assaltos á mão armada, tanto na cidade quanto na zona rural do município, tem tirado o sossego da população, principalmente dos empresários e comerciantes que estão sendo os mais prejudicados com os rotineiros assaltos.

Na região do Vale do Apodi, um comércio já foi assaltado quatro vezes, o proprietário do estabelecimento já não aguenta mais tanta violência e prejuízo.  Já na cidade os números são bem maiores. Em menos de 60 dias, foi registrado assaltos a marmitaria, bares e vários outros estabelecimentos comerciais. A policia conseguiu prender dois apenados do que cumpriam pena no regime semiaberto do Centro de Detenção Provisória da cidade e foram indiciados por um assalto a Casa do Sertanejo, mas os assaltos continuam.

Ontem por volta das 23h30min, dois elementos, chegaram armados na Lanchonete O Gulosão, e após anunciar o assalto, levando o apurado da noite.

O problema tem ganhado dimensões preocupantes, ao ponto da direção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL), juntamente com o comandando da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi, reunir a comunidade empresarial e política para instalar câmeras de segurança, e assim fazer um monitoramento do comercio da cidade, mas tudo ainda não saiu do papel e a violência continua avançando.

por Márcio Morais

O doce veneno chega a Apodi por Roberto Cabrini

No Conexão Repórter desta quarta-feira, 18 de junho, Roberto Cabrini comandou uma investigação exclusiva e revelou as graves consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos.

No sertão nordestino, o programa encontrou trabalhadores desprotegidos que se contaminam todos os dias. Uma região onde a incidência de câncer chega a ser 30% maior do que o normal.

CLIQU EAQUI e assista aos vídeos.

Severiano Melo e Campo Grande receberão ônibus escolar

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) acaba de receber a confirmação do MEC de que foi empenhado recursos na ordem de R$ 25.236.010,00 para aquisição de 105 ônibus escolar que serão destinados a 57 municípios do RN.

“Esses investimentos são essenciais para reduzir a evasão escolar e garantir o acesso à escola dos estudantes da zona rural com mais segurança, conforto e qualidade”, destacou Fátima Bezerra que desde a criação do Programa Caminho da Escola, em 2007, tem lutado junto ao FNDE para que o RN seja beneficiado com os chamados “ônibus amarelinhos”

Municípios contemplados com os 105 ônibus: Ouro Branco, Paraná, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Tibau do Sul, Tangará, Severiano Melo, Pedro Velho, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São Pedro, São José do Campestre, São Miguel do Gostoso, Boa Saúde, Japi, Jardim de Piranhas, João Câmara, José da Penha, Jundiá, Lagoa de Velhos, Afonso Bezerra, Alexandria, Antônio Martins, Campo Grande, Bodó, Areia Branca, Barcelona, Jardim de Angicos, Parazinho, Rafael Godeiro, São Miguel, São Tomé, Serra do Mel, Touros, Venha-Ver, Bento Fernandes, Lajes Pintadas, Macau, Marcelino Vieira, Montanhas, Nova Cruz, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Espírito Santo, Grossos, Guamaré, Ilemo Marinho e Ipanguaçu.

Corpus Christi celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus

Foto: Padre Maciel

Hoje é dia de Corpus Christi, uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Palhaço Fuxiquinho em Apodi


Ontem à noite, durante os festejos alusivos a São João Batista em Apodi aconteceu o show do palhaço Fuxiquinho com a turminha do Madagascar.

Comércio de Apodi funciona em horário diferenciado no feriado de Corpus Christi

Não haverá expediente nos bancos, enquanto supermercados funcionam em horários diferenciados.

O comércio de Apodi terá horário de funcionamento diferenciado nesta quinta-feira (19), dia em que a Igreja Católica comemora o Corpus Christi. Os bancos estarão fechados, mas algumas lojas do centro da cidade vão funcionar.

Os supermercados funcionarão das 7hs às 13hs com pagamentos a seus empregados da diária em dobro, conforme explica a Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL Apodi).

A nota de Robinson para Rosalba e a interpretação equivocada dos ex-aliados

Dos 4 pré-candidatos com chance de receber, senão o apoio, mas o espólio eleitoral da governadora Rosalba Ciarlini, o vice-desafeto Robinson Faria foi o primeiro a se pronunciar.
E emitiu uma nota de solidariedade a Rosalba.

Claro que o grupo comandado pelo PMDB não 'curtxiu'. Reclamou que há pouco tempo Robinson falava mal de Rosalba.

Mas, há pouco tempo o governadorável Henrique Alves falava bem de Rosalba... e falava mal da sua senadorável Wilma de Faria.

Alguma diferença?

Fonte: Thaisa Galvão

Rosalba pede aos amigos que aguardem até as convenções que ela vai participar da campanha

Em entrevista ao Jornal da 96 FM, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) afirmou que vai participar da eleição estadual, mas a decisão só será tomada após as convenções partidárias. Ela pediu calma aos correligionários que seguem a sua liderança.

“Vamos ter posição no pleito, mas esta decisão será tomada mais adiante”, declarou. Rosalba garante que vai participar do processo eleitoral de outubro, mas pede aos amigos que tenham paciência e esperem as convenções para ver o que vai acontecer. Foto: Nominuto.com

Apodi realiza audiência pública sobre o trânsito

Foto: Facebook do Evan
Aconteceu na manhã de hoje (18) no Fórum Municipal a audiência pública sobre o trânsito de Apodi e das cidades da Comarca.

Com o intuito de encontrar uma alternativa para o caótico trânsito de Apodi, a audiência servirá para encontrar uma solução para organização do trânsito não só em Apodi, mas também nos municípios de Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes.

Com a presença do Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Estadual de trânsito, DETRAN, prefeitos e vereadores da Comarca de Apodi.

Duas pesquisas podem ser registradas para o Governo e Senado

Depois do Instituto Consult, contratado pela 96 FM de Natal, mais duas empresas devem registrar pesquisa de intenção de voto no RN. A próxima seria a Certus, única registrar os números para a eleição suplementar de Mossoró.

O terceiro a desembarcar com pesquisa em terras potiguares será o Instituto de Pesquisa e Marketing Paulista Informática (IPEMPI), que já realizou amostragens de consumo interno, e tem ligação com presidente nacional do PSD, ex-prefeito Gilberto Kassab.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 11 milhões

O sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões para quem acertar as seis dezenas hoje, pelo sorteio 1.609, que será realizado às 20h, em Osasco (SP). Se apenas uma apostador levar o prêmio, poderá aplicar metade do valor na poupança e receber mensalmente mais de R$ 30 mil em rendimentos.

Com os outros R$ 5,5 milhões, pode adquirir 22 imóveis no valor de R$ 250 mil cada um ou ainda uma frota de 183 carros populares.  No sorteio 1.608, realizado sábado (14), ninguém acertou todos os números sorteados, que foram: 05 – 06 – 17 – 43 – 54  – 59.

Rosalba deixará o DEM

A governadora do Rosalba Ciarlini declarou ao jornalista Diógenes Dantas que deixará o DEM, mas que primeiro cumprirá o seu mandato até o fim.

Na opinião de Rosalba ela se sentiu humilhada ao não ter o direito de ser candidata a reeleição, já que o partido realizou uma “cassação branca”.  “Quem tem o direito de julgar a minha administração é o povo”, externou Rosalba.

Vetada pelo DEM, o novo projeto político de Rosalba

Com empate, seleção brasileira tem pior campanha desde 1978

A seleção brasileira deixou Fortaleza com o pior início de Copa do Mundo desde 1978, quando o time empatou duas partidas seguidas na Argentina.

Desde então, a equipe sempre encerrava a segunda rodada com duas vitórias consecutivas nos Mundiais.O empate no Castelão também interrompeu a sequência de oito vitórias seguidas do técnico Luiz Felipe Scolari com a seleção em Copas.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Campanha no RN só deve ganhar folego no mês de agosto

A campanha eleitoral está autorizada a partir de 06 de julho, mas os analistas acreditam que a disputa só esquentará no Rio Grande do Norte na segunda quinzena de julho, após Copa do Mundo.

E sem muita pressa. Deve esquentar mesmo a partir de agosto.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario

A partir do dia 6 de julho candidatos poderão fazer comícios na capital e no interior

A propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 6 de julho. Desse dia em diante, candidatos e partidos poderão fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Poderão, também, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, e divulgar propaganda eleitoral na internet, sendo proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

E a multa para quem desrespeitar a regra varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil ao responsável e ao seu beneficiário, caso este tenha conhecimento prévio da mesma.

Maior adversário de Rosalba Ciarlini não é mais Robinson Faria

O racha no DEM, levando o DEM agripinista para o lado do governadorável Henrique Alves (PMDB) e deixando o DEM rosalbista sem pai nem mãe - sem candidato próprio como queria - pode causar um derramamento de apoios democratas para o governadorável Robinson Faria (PSD) que o agripinismo não esperava.

O fato de Robinson ser o vice-desafeto de Rosalba foi garantia para que o grupo liderado pelo PMDB imaginasse que o rosalbismo seria incapaz de migrar para a candidatura do PSD. O Blog da Thaisa Galvão já escreveu aqui e repete: hoje, o adversário maior de Rosalba não é Robinson.

É Henrique. Até porque Henrique tem junto dele o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, que na convenção de domingo negou legenda a Rosalba, tornando-a carta fora do baralho nas eleições de outubro.

Robinson se elegeu com Rosalba, rompeu com o governo e foi embora. Virou oposição declarada. Henrique não fez campanha para Rosalba, se aproximou dela, fez parte do governo dela, mas quando decidiu ser candidato contra ela, atuou forte para a desconstrução de sua provável reeleição.

Para o rosalbismo, a traição está exatamente aí. Portanto, não será surpresa se o DEM rosalbista desembarcar na campanha de Robinson. Não com a convicção de eleger o vice-governador.

Para isso, os olhos serão vendados e os ouvidos tapados. Mas, com a convicção de que é preciso derrotar Henrique. Derrotar a chapa apoiada por Agripino. É a lógica da política, e só tem dúvida quem não quer enxergar.

A nota do PSD de Robinson e do PT de Fátima Bezerra sobre a pesquisa Consult

“Os pré-candidatos recebem com tranqüilidade a primeira pesquisa registrada e divulgada para o pleito deste ano até porque as pesquisas internas feitas pelo PSD e pelo PT mostram cenários diferentes desses números. A pesquisa Consult traz um dado interessante que precisa ser analisado: o alto grau de desinteresse dos eleitores – mais de 70% ainda não definiu os seus candidatos para a as eleições desse ano – o que demonstra um grande espaço para crescimento das pré-candidaturas.

Além dos números, também precisamos analisar o porque das omissões da pesquisa, como a rejeição dos pré-candidatos, por exemplo, e das perguntas com viés de voto vinculado, abolido do processo eleitoral desde a redemocratizacao do país.O tempo é o senhor da razão e nada irá nos abalar porque confiamos. Nossa caminhada sempre foi de sonho, ousadia e resistência. Vamos em frente!”, nota assinada pelo PSD de Robinson Faria, o PCdoB de Fábio Dantas e o PT de Fátima Bezerra.

Marinha abre concurso com salário de até R$ 4.247

A Marinha recebe a partir desta segunda-feira inscrições em seu concurso público para preenchimento de 33 vagas. As oportunidades são para quem tem ensino médio e superior. Os salários são de R$ 2.818,02 para o cargo de agente administrativo, que exige ensino médio, e R$ 4.247,82 para as ocupações de nível superior. As vagas são para a Diretoria de Portos e Costas, no Rio de Janeiro.

O concurso conta com 20 vagas para agente administrativo, sete para analista de sistemas, cinco para administrador e uma para contador. As vagas de ensino superior exigem formação específica.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de julho, pelo site da Diretoria de Ensino da Marinha. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 70 para cargos de nível superior e R$ 50 para nível médio. As taxas podem ser pagas até o dia 18 de julho, em qualquer banco.

Joe Biden levou Rosalba ao vestiário da seleção americana e elogiou Arena das Dunas


Encerrado o jogo, com vitória de 2 a 1 para os Estados Unidos, as três autoridades foram até o vestiário da Arena das Dunas cumprimentar os jogadores.O vice-Presidente americano Joe Biden disse aos atletas:

“Esta é a governadora do Estado, que construiu este estádio incrível e que recebeu a mim e ao vice-Presidente de Gana com tanto carinho e simpatia. Muito obrigado pela acolhida que tivemos, Governadora. Esperamos retribuir à altura quando a Senhora for à Washington”.Joe Biden estava acompanhado de uma sobrinha e de um neto, da embaixadora dos EUA no Brasil, Liliane Ayalde, e da Cônsul em Recife, Usha Pitts. O Vice-Presidente de Gana, por sua vez, por autoridades diplomáticas e consulares do país.

Wilma de Faria lidera para o Senado com 40,35%

A pesquisa Consult divulgada nesta segunda-feira mostra a ex-governadora Wilma de Faria na liderança da preferência do eleitor do Rio Grande do Norte para o Senado. Wilma de Faria (PSB) tem 40,35% na pesquisa. Em segundo lugar, a deputada Fátima Bezerra (PT), está 27,47% dos votos. Também foram citados a professora Ana Célia, com 1,06%, e Roberto Ronconi, com 0,76%.

Esses números são da sondagem estimulada, na qual os pesquisadores apresentam a lista dos pré-candidatos aos entrevistados. Nesse cenário, responderam “nenhum” 16,47% e, “não sabe”, 13,88% dos pesquisados.  

A pesquisa Consult foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), sob o número 0002/2014, e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o número 00160/2014. A  margem de erro é de 2,3%. Os 1.700 questionários foram aplicados, em 58 municípios, entre os dias 10 e 12 de junho.

A sondagem também fez o levantamento da preferência do eleitor para o Governo do Estado. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) lidera com 38,24%. O vice-governador Robinson Faria (PSD) está com 22,88%. Os demais citados foram Robério Paulino (PSOL), com 0,88%; Araken Farias (PSL), com 0,24%; e Simone Dutra (PSTU), com 0,82%. Responderam “nenhum” 21% e “não sabe” 15,94%.  Esses percentuais são da sondagem estimulada.

Para a sucessão presidencial, a pré-candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) lidera, entre os eleitores do Rio Grande do Norte, com 49,59%, também na estimulada. Em seguida, aparece Eduardo Campos (PSB), com 12,76%. O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, está, nesta sondagem, com 10,41%. Afirmaram “nenhum” 15,18% e “não sabe” 12,06%.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Estados Unidos vencem Gana por 2 a 1 com direito a gol relâmpago


Fechando a rodada no Grupo G da Copa do Mundo, os Estados Unidos derrotaram a seleção de Gana por 2 a 1. A partida foi disputada nesta segunda-feira (16) na Arena das Dunas, em Natal (RN). Os gols do jogo foram marcados por Dempsey e Brooks (Estados Unidos) e André Ayew (Gana). O jogo teve o gol mais rápido do mundial até o momento. Logo na saída da bola, Gana perdeu a posse da bola na defesa. Dempsey recebeu um passe de Jones e, dentro da área, deu um lindo drible no zagueiro e completou para o gol. A bola estufou as redes exatamente aos 28 segundos de partida.

Depois que marcou o gol, os Estados Unidos acabaram recuando na partida. E por quase todo o jogo, Gana tentou furar a retranca norte-americana. Apenas aos 36 minutos da segunda etapa é que a barreira foi transposta. Asamoah deu um belo passe de calcanhar e Awey acertou um chute de trivela para empatar a partida. Foi só sofrer o gol que os Estados Unidos resolveram partir para cima. E, em um lance de bola parada, eles conseguiram a vitória. Após cobrança de escanteio, Brooks cabeceou com força para dentro do gol. No final, Estados Unidos 2 x 1 Gana. O resultado deixou os Estados Unidos em segundo lugar no grupo. A equipe divide a liderança com a Alemanha (que venceu Portugal por 4 a 0), mas perde no saldo de gols. Na próxima rodada, os norte-americanos enfrentam Portugal e Gana pega a Alemanha.

José Agripino se diz disponível para ser o vice de Aécio Neves

O senador José Agripino Maia (DEM) afirmou neste domingo (15), em entrevista ao portalnoar.com, que tem acompanhado as sondagens que indicam seu nome para vice de Aécio Neves, presidenciável do PSDB. O presidente nacional do DEM afirmou que não faz pressão para assumir a vaga na chapa, mas estaria disponível para tanto.

“Quem não estaria disponível? Se o convite vier a ser feito, a decisão passará pela executiva do partido. Qualquer partido deseja integrar uma chapa presidencial”, afirmou Agripino, que se reuniu na sexta-feira (13) com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, Tasso Jereissati e o prefeito de Salvador, ACM Neto.

Um federal e seis deputados estaduais estão na lista do DEM

Durante a convenção estadual do Democratas, foi anunciado os postulantes que disputarão o pleito de outubro próximo. Para a Câmara Federal concorre a reeleição Felipe Maia. Já na disputa para a Assembleia, seis nomes são apresentados: Leonardo Nogueira, José Adécio Costa, Odiléia Mécia da Costa, Carsolon Gomes e Flaviano Dagoberto Fereira de Andrade (Dagô do Forró). 

Câmara prepara saco de bondades com o nosso dinheiro

A legislatura está acabando, mas o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PDMB-RN), não para de conceder mimos a seus colegas parlamentares. Este mês, os deputados ganharão carteira parlamentar e porta-documentos para guardar a identidade de deputado. Além disso, a Casa gastará R$ 210 mil para comprar smartphones de última geração para distribuir aos parlamentares.

O PRB transformou o seguro defeso, benefício distribuído aos pescadores para preservar o equilíbrio das espécies em período reprodutivo, no “Bolsa Família” da legenda. Este ano, para agradar aos sindicatos de pesca, o ministério liberará uma parcela extra do benefício que chega a 600 mil pessoas. O custo total do programa é de R$ 1,2 bilhão, como informa Paulo Moreira da Revista IstoÉ.

Pobres pagam os danos dos corruptos, diz Papa em homilia

A corrupção dos poderosos acaba sendo paga pelos pobres, os quais, pela ganância dos outros, acabam sem aquilo de que precisam e têm direito. Nesta afirmação, o Papa Francisco centralizou sua homilia, nesta segunda-feira, 16, na Casa Santa Marta. Ele destacou que o único caminho para vencer o pecado da corrupção é o serviço aos outros, algo que purifica o coração.

Francisco refletiu sobre o trecho bíblico que conta a história de Nabot, proprietário de uma vinha que recusou vendê-la ao rei para não se desfazer da herança de seus pais. Por sua recusa, Nabot foi vítima de uma armadilha e acabou sendo condenado à morte. Então, o rei tomou posse da vinha como se nada tivesse acontecido. Segundo Francisco, essa é uma história que se repete continuamente entre quem detém o poder material, o poder político ou o poder espiritual.

E quem paga o preço da corrupção, segundo o Papa, é o pobre. Ao falar de políticos corruptos ou econômicos, quem paga o preço são os hospitais sem remédios, os doentes que não têm a cura, as crianças sem educação.

“Eles são os modernos Nabot, que pagam a corrupção dos grandes. E quem paga a corrupção de um prelado? As crianças, que não sabem fazer o sinal da cruz, que não sabem a catequese, que não são protegidas. Pagam os doentes que não são visitados, os presos que não têm atenção espiritual. Os pobres pagam. A corrupção é paga pelos pobres materiais e espirituais”.

Quanto vale o seu voto?

Pegando o comentário feito hoje pelo Papa Francisco proponho a todos para fazerem uma reflexão sobre o tamanho da importância de quanto vale o nosso voto. Será que estamos errados em acreditar em político A ou B, ou na verdade são eles que se corrompem quando chegam ao poder?

Precisamos analisar o histórico de qualquer candidato antes de tomarmos a iniciativa, pois quem sempre paga o preço da corrupção, somos nós. Então não adianta deixar de votar, pois estaremos contribuindo com a eleição de quem na verdade não era para estar no cargo.

Matrículas da primeira chamada do Prouni começam nesta segunda

Os convocados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do meio do ano 2014 devem se matricular a partir desta segunda-feira (16). A lista foi divulgada pelo Ministério da Educação no domingo (15).

O prazo para que os aprovados entreguem na instituição de ensino, os documentos que comprovem a renda familiar, para efetuar a matrícula, termina no dia 24 de junho. Os estudantes que não foram convocados ainda têm chances de ser aprovados na segunda chamada do Prouni, que ocorre no dia 4 de julho. Estes devem fazer a matrícula entre os dias 4 e 11 de julho.

Rompidos, Rosalba e José Agripino eram aliados há quase 30 anos na política potiguar

O senador José Agripino Maia e a governadora Rosalba Ciarlini estão rompidos politicamente. A aliança dos dois grupos durou quase 30 anos. O chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado foi fundador do DEM, antigo PFL no Estado. Esposo de Rosalba, Carlos Augusto assinou a ficha do partido de José Agripino ainda em 1985, quando era deputado. Rosalba foi prefeita três vezes em Mossoró, duas pelo PFL.

Rosalba apoiou todos os projetos de José Agripino desde 1982, quando disputou e venceu o Governo do Estado contra Aluízio Alves. Agripino ainda foi candidato e venceu em 1990 e perdeu a campanha de 1998 para Garibaldi Filho. Em 1994, Rosalba deixou de ser deputada federal para aceitar a vice de Lavoisier Maia, como Agripino pediu.Quando Agripino apoiou Rosalba para senadora em 2006, ela já tinha apoiado ele três vezes para o cargo: 1986, 1994, 2002. Candidata ao Governo em 2010, Rosalba foi uma das responsáveis juntamente com Garibaldi pela vitória de José Agripino em 2010. Foto: Márlio Forte.

Com pesquisas nacionais, candidatos a governador do RN se “descolam” dos presidenciáveis

domingo, 15 de junho de 2014

FOTOS: Cidades do RN enfeitam ruas e praças para a Copa do Mundo

Fotos do município de Apodi: Jânio Duarte

Cidades de todas as regiões do Estado já estão no clima verde e amarelo da Seleção. Clique AQUI e veja as fotos. 

Previsão para jogo dos EUA com Gana é de diminuição da chuva em Natal


Para o jogo entre Estados Unidos e Gana, nesta segunda-feira (16), às 19h, porém, deve haver um alívio em Natal. O jogo acontece no Estádio Arena das Dunas.

A previsão para a partida de estreia das duas seleções nesta Copa é de diminuição da chuva."A tendência nas próximas 24 horas a 48 horas é de instabilidade ocasional. Mas a chuva deve diminuir", diz Gilmar Bistrot. Foto: Elias Medeiros.

Para onde irá um terço do DEM que preferiu ficar com Rosalba? Robinson ou Henrique?

O resultado final da convenção estadual do DEM mostrou que o senador José Agripino Maia teve quase dois terços dos votos, somando 121 apoios entre os 244 aptos a votação desde domingo (15). José Agripino leva para o palanque do governadorável Henrique Eduardo Alves (PMDB) e da senadorável Wilma de Faria (PSB) esses seguidores espalhados em 162 diretórios no Estado.

Mas, a governadora Rosalba Ciarlini, que teve mais de um terço dos votos, também sabe que não será aceita no palanque de Henrique. E qual o destino do grupo de Rosalba? Vai apoiar o seu ex-companheiro de chapa Robinson Faria (PSD). Em relação ao Senado, seguidores da governadora preferem Fátima Bezerra (PT) ao invés de votarem em Wilma de Faria (PSB).

Abertas as inscrições para o maior Festival de Quadrilhas do interior do RN, o Tangará Junino

O Governo Municipal de Tangará, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizada a 17ª Edição do Tangará Junino: O Autêntico Festival de Quadrilhas Juninas, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de Junho de 2014.

As inscrições oficiais do evento são exclusivamente pela internet, através do site www.tangara.rn.gov.br, na página do evento, com banners e menus para melhor comodidade dos grupos quadrilheiros do Nordeste. Também é possível conferir o Regulamento Oficial do evento, que este ano veio com muitas novidades, garantindo maior segurança nas normas do Festival.

A Comissão Organizadora irá divulgar nos próximos dias mais detalhes sobre a realização do 17º Tangará Junino, que este ano se projeta novamente como um dos maiores festivais do interior do RN.

As premiações estão divididas assim:

Estilizada:
1º Lugar – R$ 4.000,00 + Troféu
2º Lugar – R$ 3.000,00 + Troféu
3º Lugar – R$ 2.000,00 + Troféu
4º Lugar – R$ 1.500,00 + Troféu
5º Lugar – R$ 1.200,00 + Troféu
6º Lugar – R$ 1.000,00 + Troféu

Tradicional:
1º Lugar – R$ 3.000,00 + Troféu
2º Lugar – R$ 2.000,00 + Troféu
3º Lugar – R$ 1.000,00 + Troféu

Premiação para Destaques da Grande Final:
Rainha do 17º Tangará Junino – R$ 500,00 + Troféu
Melhor Marcador do 17º Tangará Junino – R$ 500,00 + Troféu

Acesse www.tangara.rn.gov.br para conferir mais informações sobre o 17º Tangará Junino.