sábado, 5 de julho de 2014

Como sempre, eleitor paga a conta pelos “erros políticos”

E no final das contas o eleitor potiguar é sempre quem paga as contas dos “erros políticos”. O mais recente está para o eleitor do município de Francisco Dantas, no Alto Oeste potiguar. Lá vai ter a terceira eleição em menos de dois anos. E o cidadão, com o voto que não tem valor, vai pagando a conta.

Políticos devem tomar cuidado com o pleito eleitoral

Nas eleições é bom lembrar que… Qualquer abuso contra as regras eleitorais poderá resultar em multas e no enquadramento do candidato pelas práticas de compra de votos e abuso de poder econômico e político.

Quem fiscalizará… Caberá ao Ministério Público fiscalizar e denunciar eventuais irregularidades. Os próprios partidos também poderão representar na Justiça Eleitoral contra adversários.

Neymar desabafa: “Me tiraram o sonho de disputar uma final de Copa”


“Me tiraram o sonho de disputar uma final de Copa do Mundo, mas o sonho de ser campeão mundial ainda não acabou”. O desabafo foi do camisa 10 da seleção brasileira, Neymar JR., um dia depois de deixar a competição.

Depois de almoçar com o grupo, na Granja Comary, o atacante se despediu dos colegas de equipe e foi de helicóptero para sua casa, no Guarujá, no início da tarde deste sábado (05).As informações foram publicadas no GloboEsporte.com.

Candidatos estão proibidos de ir a inaugurações de obras públicas

Os candidatos a qualquer cargo nas eleições de outubro estão proibidos, a partir deste sábado (5/7), de comparecer à inauguração de obras públicas. A regra consta da Lei das Eleições (Lei 9.504/87), que normatiza o processo eleitoral. A restrição coincide com o prazo final para que os políticos registrem na Justiça Eleitoral suas candidaturas.

A lei também impede que, a partir deste sábado, agentes públicos façam nomeações, contratações ou demissões de servidores públicos até a posse dos eleitos, no dia 1º de Janeiro de 2015. No caso dos concursos públicos, os aprovados poderão ser nomeados se o certame tiver sido homologado até 5 de julho.

XLIV Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - Jern's 2014 - regional de Apodi


Período: 18 a 26 de julho de 2014. Tema: o esporte na formação dos jovens. Modalidades: atletismo, capoeira, ciclismo, futebol de areia,futsal, handebol,natação,
Volei de duplas e xadrez.

Participação das cidades da circunscrição da 13ª Dired: Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Taboleiro Grande. Serão 32 escolas participantes com 944 atletas inscritos.

Campanha eleitoral começa a partir deste domingo

A campanha para as eleições de 5 de outubro começa oficialmente neste domingo (6). A partir de agora, os candidatos e partidos estão permitidos a fazer propaganda e pedir votos.

Os chamados showmícios, por exemplo, são vetados pela legislação eleitoral, assim como a distribuição de brindes ao eleitor – prática comum em eleições no Brasil até poucos anos atrás. Qualquer abuso contra as regras eleitorais poderá resultar em multas e no enquadramento do candidato pelas práticas de compra de votos e abuso de poder econômico e político.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Assembleia Legislativa afasta Gilson Moura

Segundo o ato nº 27/2014, de autoria da mesa diretora da Assembleia Legislativa, Gilson Moura (PROS) foi afastado do cargo de deputado estadual. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (05), seguindo determinação da Justiça Federal.

Neymar sofre fratura na vértebra e está fora da Copa do Mundo

Se era ele quem dava o toque diferencial da seleção brasileira durante a Copa, é hora de se preocupar: Neymar está fora da Copa do Mundo. O atacante fraturou a vértebra na região lombar e não terá tempo de se recuperar para o resto do Mundial.

O atacante não se recuperará a tempo de disputar a semifinal contra a Alemanha, nem uma possível final (ou disputa de terceiro lugar, em caso de derrota) no dia 13 de julho.

"É uma fratura benigna, não é fácil essa notícia, mas é que ele não vai estar a disposição nesta Copa", disse Rodrigo Lasmar, médico da seleção, em entrevista à TV Bandeirantes.

"Significa que fratura não precisa de tratamento cirúrgico, é um tratamento conservador, uma cinta com imobilização, cinta para dar mais para conforto para a dor, necessário para que ele cicatrize essa fratura e possa voltar a ter uma vida normal", completou o médico.

A gata da sexta feira, tarados…! Brasil…sil…sil…sil

Alemanha mantém freguesia francesa e chega à 4ª semi seguida

A Alemanha está em mais uma semifinal de Copa do Mundo. Em duelo menos interessante do que se esperava, o time germânico mostrou organização tática e consciência coletiva para despachar a França nas quartas de final do Mundial de 2014. No Maracanã (RJ), a seleção alemã contou com gol de cabeça no início do primeiro tempo para vencer por 1 a 0 os franceses e chegar à quarta semi consecutiva, que pode ser contra a Seleção Brasileira.

Os alemães ainda mantém uma tradicional freguesia: eliminam mais uma vez a seleção francesa de um Mundial. Antes, os germânicos já haviam tirado a rival europeia de um mata de Copa do Mundo em 1982 e 1986 – os franceses têm uma vitória em 1958. Agora, o duelo direto está 3 a 1 para a Alemanha.

Classificado para a semifinal, o grupo do treinador Joachim Löw espera o adversário ser definido ainda nesta sexta-feira. A seleção alemã enfrentará o vencedor do confronto entre Brasil e Colômbia, que ocorre em Fortaleza (CE). O duelo pela fase que antecede à final ocorre na próxima terça-feira, em Belo Horizonte (MG), às 17h (de Brasília).

MEC divulga hoje resultado da segunda chamada do ProUni

O Ministério da Educação divulga hoje (4) na internet o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Após a divulgação do resultado, os estudantes pré-selecionados têm até o dia 11 para comprovar as informações prestadas na hora da inscrição.

O candidato deve verificar o horário e o local no qual deve comparecer para a apresentação das informações. Caso perca o prazo, o candidato é automaticamente retirado do processo. Na página do ProUni está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados estão documento de identificação, comprovante de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio.

Apodi: Ministério da Saúde restabelece repasse do Bloco de Vigilância em Saúde

Clique para ampliar

O Ministério da Saúde, através da Portaria Nº 1.375, de 3 de julho de 2014 restabelece a transferência de recursos financeiros do Componente de Vigilância em Saúde do Bloco de Vigilância em Saúde dos Municípios que regularizaram a alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Além do município de Apodi – RN (código IBGE - 240100), também saíram Careiro e Maués, ambas no Amazonas. Clique AQUI e confira no Diário Oficial da União.

Prefeitura doará área para construção de Polo Industrial na cidade de Apodi

O município de Apodi deve ganhar nos próximos meses um Polo Industrial, a ser construído em uma área de aproximadamente 100 hectares. A compra do terreno foi efetivada no valor de 350 mil reais, sendo uma entrada de 200 mil e o restante dividido em cinco parcelas de 30 mil. “Agora, vamos aguardar os trâmites legais e cobrar do Governo Estadual a sua parte que é a instalação da infraestrutura do polo”, disse Flaviano.

No início da semana o prefeito Flaviano Monteiro, levou a discussão da criação do Polo Industrial para FIERN, através do vice presidente Terceiro Melo.

“Estamos discutindo mecanismo de liberação de licença ambiental pela prefeitura, para facilitar a instalação das indústrias, um novo código tributário, estruturação da secretaria de finanças/tributação, entre outros temas”, acrescentou o prefeito.

Secretaria Municipal de Saúde divulga o índice de infestação do mosquito da dengue

A Prefeitura de Apodi através da Secretaria de Saúde, realizou o 2º LIRA (Levantamento de Índice Rápido) para diagnosticar o grau de infestação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti) na área urbana de nossa cidade. O trabalho realizado pela equipe de Agentes de Combate a Endemias para obter o resultado foi entre os dias 09 e 13 de junho.

O LIRA é realizado três vezes ao ano. No primeiro levantamento, o índice de infestação do mosquito da dengue foi de 2,90% que aponta para um risco médio de epidemia. O segundo levantamento apontou uma porcentagem de 0,59% significando que não existe risco de epidemia.

Para obter esse resultado, os Agentes de Endemias trabalharam constantemente orientando, vistoriando e conscientizando a população com os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Lembrando que a ação da população em geral em combater o mosquito é de fundamental importância na diminuição e erradicação da ameaça de epidemia.

“Estamos felizes por obter um bom resultado no 2º LIRA, foi um trabalho dos Agentes junto com a sociedade. Por volta de outubro e novembro, estaremos realizando o 3º LIRA de 2014 e queremos continuar melhorando”, declarou Geovani Soares, responsável pela equipe de Agentes de Combate a Endemias de Apodi.

PSL é o primeiro partido a registrar candidaturas ao governo e Senado


O Partido Social Liberal (PSL) registrou nesta quinta-feira (03) a chapa majoritária da legenda para as eleições de outubro desse ano. O presidente do partido, Araken Farias, foi registrado como candidato ao governo do RN com o número do partido (17). O vice é o ex-vereador de Caicó Paulo Roberto, o “Paulo Perninha”, também filiado ao PSL.

Como candidato a senador foi protocolada a candidatura de Roberto Ronconi sob o número 177. Ele tem como suplentes Ricardo Bezerra de Farias e o caicoense Aldenor Santos. 

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Henrique defende parcerias federais e critica campanha de agressões

Em entrevista à rádio 98 FM, nesta quinta-feira (03), o deputado federal Henrique Alves, candidato do PMDB ao governo do estado, disse que somente parcerias com o governo federal são capazes de viabilizar projetos e novos investimentos no Rio Grande do Norte.

O deputado citou exemplos de riquezas potiguares – sal, ventos, turismo – que não são aproveitados para fazer crescer o estado. “É um estado rico, mas pobre ao mesmo tempo.” Para a Segurança, Henrique defendeu a parceria público-privada e a integração das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. “Faz-se uma PPP, o estado paga sua parte e controla, fiscaliza. Não tem outro caminho”, disse.

O candidato também afirmou que o Rio Grande do Norte é o estado que tem, proporcionalmente, o maior número de hospitais regionais do país. “Esses hospitais não podem ser só de fachada”, afirmou, sugerindo consórcios entre os três entes públicos para transformá-los em policlínicas que atendam casos de média complexidade.

Ele também defendeu a união dos governadores do Nordeste. “Vamos brigar pela nossa região em outro patamar. Se articularmos uma boa política, a gente mobiliza o governo se não houver respeito ao nordeste brasileiro”.

Falando de política eleitoral, Henrique Alves disse que candidatos adversários poderiam estar na sua coligação, mas foram radicais na hora de se aliar, esquecendo-se que em outros estados a verticalização alegada não foi cumprida pelo próprio partido deles.

“Todos um dia estiveram juntos. Não é hora de olhar para o passado. Temos que nos unir para debater o Rio Grande do Norte. Somente com diálogo vamos conseguir salvar o estado”, disse Henrique.

Coligação de Robinson Faria tem oito partidos da base de Dilma

PSD, PT, PC do B, PT do B, PP, PEN, PRTB e PTC integram a coligação Liderados pelo Povo

A Coligação Liderados pelo Povo, que tem Robinson Faria (PSD) como candidato a governador, a vice, o deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) e ao Senado, a deputada federal Fátima Bezerra (PT), vai para a disputa da sucessão estadual com oito partidos, todos com perfil ideológico centrado no social e integrantes da base de apoio à presidenta Dilma Rousseff.

A aliança que dará sustentação política-eleitoral ao candidato a governador Robinson Faria é integrada pelo PSD (Partido Social Democrático), PT (Partido dos Trabalhadores), PC do B (Partido Comunista do Brasil), PT do B (Partido Trabalhista do Brasil), PP (Partido Progressista), PEN (Partido Ecológico Nacional), PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) e PTC (Partido Trabalhista Cristão).

Robinson Faria, Fábio Dantas e Fátima Bezerra iniciam suas campanhas neste domingo (6) percorrendo bairros da capital potiguar para ouvir o povo. Para Robinson Faria essa é uma campanha dos "poderosos" contra o povo, já que na principal aliança adversária existem nada menos do que sete ex-governadores e três senadores na ativa, sendo que um outro senador está licenciado exercendo o cargo de ministro de Estado. "Mas nada me intimida porque me alimento de coragem, fé e resistência", diz Robinson.

Roupa suja

Vai começar o pleito eleitoral e com ele a “roupa suja” de alguns candidatos virá à tona, pois poucos deles carregam enxovais limpos na sua bagagem política.

Vamos aguardar para conferir!

ANEEL reconhece e luta de Betinho Rosado vai beneficiar milhares de produtores

A ANEEL, em atenção à um projeto de lei de autoria do Deputado Federal do Rio Grande do Norte Betinho Rosado, irá aprovar em audiência no próximo dia 15/07 uma ação em benefício de diversos produtores rurais e aquicultores em todo o Brasil.

Há anos, diversos produtores rurais e aquicultores possuem incentivo de redução de tarifa de energia para uso em irrigação ou aquicultura, a chamada Tarifa Verde. Muitos produtores interessados em fazer parte deste programa desistiram do mesmo após descobrir que teriam que arcar com a aquisição e instalação dos medidores horo-sazonais para poder se beneficiar realmente, o que impossibilitava a utilizar o benefício.

Desde 2006, por meio de Projeto de Lei (nº 6834/2006), o Deputado Betinho Rosado tenta mudar essa situação e transferir o custo de aquisição e instalação desses medidores fossem de responsabilidade das concessionárias de energia elétrica. Além do Projeto de Lei, Betinho também apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (nº 411/2007) com o mesmo propósito. Esse projeto já foi aprovado em 3 comissões na Câmara dos Deputados e quando estava pra ser aprovado na 3ª e última comissão do Senado Federal, foi obrigado, por requerimento da Liderança do PMDB no Senado Federal, a passar por mais uma comissão, onde está desde maio de 2013, nas mãos do Relator, o Senador Romero Jucá sem nunca ter sido analisada ou colocado em pauta.

Atentos à isso, a ANEEL resolveu fazer um estudo detalhado sobre o assunto e após reunião no gabinete de Betinho Rosado deve editar uma Resolução Normativa para resolver o problema.

Câmara dos Deputados adia para a próxima quarta-feira projeto do aumento do FPM

Apesar de todo o esforço do presidente e do relator, respectivamente deputados federais João Maia e Danilo Fortes, ainda não foi desta vez que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados votou o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios. O Partido dos Trabalhadores, através do deputado federal Pedro Uczai, de Santa Catarina, utilizou do regimento da Casa para pedir vistas do Relatório do Projeto.

O Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski elogiou a atitude do presidente João Maia, e ficou de fazer uma ampla campanha para que os prefeitos de todo Brasil compareçam em Brasília na próxima semana. “Foi uma decisão não benéfica para os municípios, pois todos estão aguardando essa decisão do Congresso. Entretanto, esta Casa é democrática e temos que buscar entendimentos e viabilizar o consenso, daí respeitamos o posicionamento do Partido dos Trabalhadores”, ressaltou João Maia.

INSS solicita concurso público com 1.800 vagas

O Instituto Nacional de Seguridade Social solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a abertura de um novo concurso público. De acordo com a assessoria do órgão, foram requeridas 1.800 vagas para todo o Brasil, em diversos cargos, entre eles perito médico e técnico.

A assessoria informou ainda que não haverá chances para a função de analista, visto que ainda existe um concurso em andamento para o cargo. O pedido encontra-se em análise no MPOG, por isso não foram definidas datas para o início do certame. 

Governadora entrega 103 novos veículos para reforçar segurança no RN

A governadora Rosalba Ciarlini entregou na manhã desta quinta-feira, 3, 103 novos veículos para reforçar a frota utilizada pelos órgãos de segurança pública do Estado. Ao todo, começaram a circular na capital 40 Renault Duster, 60 motos BMW e 3 veículos de grande porte (duas ambulâncias e um ônibus para transporte do BP Choque). Até o final de agosto, serão entregues mais 160 Renault, dos quais 150 com compartimento para transporte de presos.

Políticos botam “os blocos nas ruas” a partir de domingo

A campanha de rua começa no próximo domingo, mas na prática nenhum candidato já estará com seu material de propaganda impresso. Poderá, sim, fazer comícios e usar carros de som, porque qualquer impresso, mesmo que seja um simples “santinho”, terá que constar o número do CNPJ, o que, na prática, a justiça eleitoral só libera em 72 horas.

Se por acaso o candidato for flagrado fazendo distribuição de material sem o CNPJ será multado, correndo o risco de ter sua candidatura cassada. Candidatos majoritários e proporcionais devem estar atentos, também, à prestação de contas dos seus gastos de campanha, que nesta eleição serão feitas mês a mês, ou seja, julho, agosto e setembro.

TRE divulgará lista de inelegíveis na próxima sexta

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá divulgar na sexta-feira a lista de pessoas com impedimentos para disputar a eleição de 2014. A nominata incluirá nomes de gestores e ex-gestores, além de pessoas comuns, que tiveram problemas com prestação de contas, por exemplo. No Tribunal de Contas do Estado, o levantamento está em fase de finalização. Nas últimas eleições, em 2012, quase 100 pessoas foram tiveram o direito de disputar negado por terem sido pega no pente fino da legislação.

Secretária de Assistência Social destaca melhorias no atendimento aos idosos do município

Foto: Jânio Duarte
No início deste mês, a Secretária Municipal de Assistência Social, Aloma Cavalcante, esteve com representantes dos conselhos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de Apodi,  para apresentar projetos desenvolvidos em parceria com a Secretaria e aproveitou a oportunidade  para falar da nova política de Assistência do Município.

Na ocasião, foi muito elogiada pelos vereadores presentes à sessão e nenhum fez qualquer questionamento ao trabalho desenvolvido. O  vereador Laete Oliveira,  que na sessão de quinta-feira fez muitas críticas à secretaria, naquele momento, pediu a palavra e elogiou o trabalho de Aloma, reconhecendo os avanços obtidos.

“Ao contrário do que foi dito na sessão passada, temos hoje 300 idosos frequentando regularmente o Centro de Convivência Flor da Idade. De fato, um número bem menor que na gestão passada, que entendia que pessoas com idades entre 40 e 45 anos eram consideradas idosas. Optamos por restringir o número para atender o grupo prioritário com qualidade”, rebate Aloma.

A secretária ressalta que os idosos hoje contam com aulas de informática em parceria com o IFRN, com aulas de alfabetização e com sala de informática com acesso à Internet no próprio Centro. “As melhorias estruturais estão lá para quem quiser ver. Todo o Centro foi reestruturado para garantir conforto aos  jovens da melhor idade, que antes faziam suas refeições tendo que apoiar os pratos no colo porque o Centro não possuía mesas, para citarmos só um exemplo”.

Diante das críticas infundadas feitas pelo vereador, a secretária se coloca à disposição da Câmara de toda a sociedade apodiense para qualquer esclarecimento acerca do que vem sendo feito na Assistência Social de Apodi, que, inclusive, tem se tornado referência no Estado. “Críticas são e sempre serão bem vindas, desde que feitas com responsabilidade e com embasamento”, afirmou.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog pelo Facebook: Janio Duarte

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Prefeitura de Apodi doa terreno para construção de entreposto de mel

Cumprindo com o compromisso de incentivar as atividades agrícolas do  município de Apodi, a prefeitura municipal concretizou a doação de um terreno medindo 8.000 m2, localizado entre o Bairro Garilândia e a Secretaria de Agricultura para a construção de um entreposto de mel.

A Lei nº 969/2014, de 27 de junho de 2014, que discorre sobre a doação do terreno, foi aprovada pelos vereadores que foram unânimes em aprovar mais essa conquista para o desenvolvimento de Apodi.

Quando o Entreposto de Mel estiver em pleno funcionamento, possibilitará a exportação de mel para o mercado europeu e norte americano e beneficiará a todos os apicultores de Apodi.

“Este é um sonho que todos os apicultores apodienses vêm buscando há mais de dez anos e que agora estamos no caminho para concretizar”, afirmou o apicultor Marto Souza.

Através da Secretaria Municipal de Agricultura, a gestão busca cooperação e convênios com outros órgãos públicos e não governamentais para proporcionar um apoio eficaz nas diversas atividades agrícolas desenvolvidas pelos apodienses em todas as comunidades.

“Ações como esta é de uma importância imensurável porque visa incentivar o homem do campo a permanecer nele, mas com mais qualidade de vida e dignidade”, ressaltou o prefeito Flaviano Monteiro.

Campus da UERN em Apodi: recursos serão empenhados dentro do prazo

A deputada federal Fátima Bezerra participou, nesta terça-feira (1), de uma audiência com o Coordenador de Infraestrutura Educacional do FNDE, Tiago Radunz, para tratar de mais investimentos na área educacional para os municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com a deputada, foram tratadas as demandas dos municípios, como as construções de escolas, creches e quadras, bem como mais ônibus escolares para os municípios do Estado.

Também foi discutida a liberação de recursos para Construção do Campus Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Apodi. “A reunião no FNDE foi boa. Vários municípios serão beneficiados com mais creches, construção de escolas, quadras, transporte escolar, etc. Quanto ao Campus da UERN em Apodi, ficou assegurado que os recursos serão empenhados dentro do prazo”, disse.

Em entrevista a 98 FM, Robinson fala sobre apoio do povo ao projeto do PSD

O apoio do povo ao projeto do PSD para o Rio Grande do Norte representado pela candidatura de Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado foi tema da entrevista nesta quarta-feira (2) na rádio 98 FM feita por Felinto Rodrigues e Robson Carvalho.

Aos entrevistadores, Robinson falou sobre os desafios na educação, na segurança pública, na saúde do Rio Grande do Norte. “Conhecemos os atuais desafios do Rio Grande do Norte porque percorremos todo o Estado nos últimos anos e verificamos de perto quais as necessidades, os problemas e as soluções”, afirma.

Durante a entrevista Robinson comentou a união dos 19 partidos em apenas um palanque. “É o palanque da conveniência. O nosso é o da convicção e o da coragem. Esses sete ex-governadores falam em mudança, mas qual mudança?”, disse.

No último domingo – 29 de junho – Robinson Faria teve o seu nome oficializado na convenção estadual para a disputa ao Governo do Estado em uma aliança com o deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) indicado a vice-governador e a atual deputada federal Fátima Bezerra (PT), candidata ao Senado.

“A nossa caminhada começou nas ruas, pela vontade do povo e não em escritórios fechados para agradar apenas as famílias Alves e Maia. Eles se uniram porque não querem largar o poder”, ressaltou.

No final da entrevista, Robinson lembrou que a coligação “Liderados pelo povo” apóia a candidatura a reeleição de Dilma Rousseff (PT). “O nosso palanque tem apenas um candidato a presidente que é Dilma. Um palanque coerente e leal”, frisou.

Prefeitura de Apodi continua promovendo melhorias no abatedouro

O desafio da mudança faz parte da gestão de Flaviano Monteiro. Uma prova disso é o trabalho constante feito pela secretaria de Agricultura Abatedouro Público Municipal. Mesmo diante das críticas, o secretário Charton Rego, firmou o compromisso de transformar o local de funcionamento do abatedouro num ambiente de trabalho mais agradável.


Nos últimos dias, o secretário acompanhou de perto a substituição de portas enferrujadas e velhas, por portas novas. O Abatedouro também recebeu a instalação de ventiladores na área interna para que os trabalhadores realizem o trabalho em condições mais humanas e outra melhoria foi a revisão e manutenção da caldeira que nunca tinha recebido manutenção, colocando em risco os que trabalham no local.

O trabalho vai continuar com o objetivo de transformar o abatedouro num lugar que garanta segurança ao trabalhador e condições adequadas no corte e trato da carne que chega á mesa dos apodienses. “Entendo que o zelo pelo local onde é abatida a carne que vai para nossas mesas é de suma importância. Propiciando um ambiente de trabalho melhor e mais saudável, vamos obter qualidade no produto e teremos mais respeito com o cidadão apodiense”, declarou.


Outras melhorias realizadas no abatedouro:

  1. Compra e entrega de uma serra de peito para facilitar no corte do peito do boi. Antes, os funcionários realizam o serviço com um machado;
  2. Novas instalações da fossa séptica com tubulação de cano PVC 200 mm, a ação inclui a construção de adutora para tratamento da água que será reaproveitada. Antes, a fossa escorria a céu aberto tornando-se um crime ambiental e uma falta de respeito pela saúde dos funcionários;
  3. Pintura no prédio do Abatedouro. Uma ação que traz uma melhoria visual ao local de trabalho;
  4. Recuperação de carrinhos para facilitar o trabalho dos fateiros proporcionando uma agilização no trabalho e no remanejamento de materiais. Os carrinhos se encontravam sucateados;
  5. Recuperação de portões velhos e instalação de portões novos facilitando o andamento dos trabalhos que se encontram em situação precária;
  6. Compra e entrega de freezer e água mineral oferecendo condições humanas ao trabalho dos funcionários do Abatedouro;
  7. Manutenção do curral do Abatedouro evitando a evasão dos animais. Essa foi uma reivindicação dos magarefes, que foi prontamente atendida;
  8. Recuperação das tubulações da caldeira garantindo a segurança dos funcionários que estavam a mercê de uma possível explosão, pois a manutenção foi negligenciada nos anos anteriores;
  9. Transformação de uma sala cheia de sucata para uma sala administrativa climatizada e informatizada. Local para o trabalho burocrático e para o médico veterinário que antes atendia debaixo de uma árvore;
  10. Serviço de limpeza e podagem de árvores tornando o local mais limpo e saudável;
  11. Aquisição de jato de água para o auxílio na limpeza e ferramenta de choque para o momento do abate;
  12. Entrega de fardamento para os funcionários do Abatedouro;
  13. Entrega de 2 bebedouros (1 novo e outro recuperado). Os funcionários terão água mineral para beber;
  14. Recuperação das plataformas do Abatedouro.

Câmara Municipal empossa vereadora como prefeita

Aconteceu à noite dessa terça-feira  (1º), na Câmara Municipal de Olho D´água do Borges, a posse da presidente da Casa, Célia Maria Queiroga (PMDB), no cargo de prefeita interina, em função da cassação do Prefeito Brenno Queiroga (PMDB) – no TRE.

O tribunal comprovou através dos autos no processo de cassação que houve captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e politico praticado por Brenno nas eleições de 2014.

Brenno foi cassado pelo TRE em 15 de maio deste ano, pelo placar de 3×2. Entrou com embargos modificativos que foram negados à unanimidade dia 26 último.

Com a ascensão de Célia ao cargo de prefeita, assumiu a presidência da câmara o vice-presidente, Vilmar Araujo (PMDB). Ainda teve a posse do primeiro suplente de vereador, Talles Dias (PMDB), no lugar de Célia.

Em breve o TRE estará marcando novas eleições no município, o que deverá ocorrer ainda este ano. Enquanto isso, o prefeito cassado deverá entrar com recurso especial no TSE na tentativa de reverter a situação.

Com informações de Gilberto Dias.

RN chega a quase 900 homicídios em seis meses

Do Blog do BG

Até às 11h desta terça-feira (01), o mapeamento de mortes violentas/letais levantadas pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI/RN), realizado pelos pesquisadores Ivênio Hermes e Marcos Dionisio, mostra claramente que o RN vive uma guerra urbana, e não é difícil de se concluir, que o grande causador disso são as drogas.
Confiram os números impressionantes relacionados ao 1º semestre de 2014:

Cidades mais violentas:
Natal 298
Mossoró 94
Parnamirim 77
São Gonçalo do Amarante 40
São José de Mipibu e Ceará Mirim 27
Barauna 19
Assu 17
Extremoz e Caicó 16
Regiões:
Agreste 62
Central 46
Leste 558
Oeste 224
Metropolitana 531

Total do Estado: 895 Crimes Violentos/Letais/Intencionais.

E se o Brasil não vencer a Copa do Mundo, hein?


A expectativa de que os protestos comandassem o espetáculo na Copa, em detrimento do futebol, dissipou-se. As manifestações, até agora, restringiram-se a atos esvaziados. E, agora, a Polícia Militar não está dando mole. Mas resta uma indagação: qual será a reação dos torcedores brasileiros no caso de o Brasil não vencer a Copa?

Por Ilimar Franco

Copa do Mundo somente para os ricos…

Sinceramente eu não percebi a aparência de nenhuma pessoa pobre assistindo a algum jogo da Copa do Mundo.

Tudo que se viu nos estádios e na televisão era gente “bacana”. Chique!

Pobre… pobre... mesmo de … mavé… mavé.. mavé… não se viu na Copa do Mundo. Ir a um Estádio ficou para a classe média e rica.

No mais: TV.

Os governos deveriam ter pensado nisso. A classe menos favorecida deveria ter um direitozinho”. O mínimo que fosse.

Anatel abre concurso com salários de até R$ 11,4 mil

A Anatel anunciou a abertura de um concurso para preencher 100 vagas de emprego na agência. Os salários vão de R$ 5,4 mil a R$ 11,4 mil.

Há 32 vagas de nível médio e outras 68 de nível superior. As primeiras exigem apenas certificado de conclusão do ensino médio ou de curso técnico equivalente à posição que deseja ocupar.

Prefeito do DEM não obedecem Agripino e vão votar em Fátima

A candidata a senadora Fátima Bezerra desceu a lenha no senador José Agripino Maia na convenção que homologou sua candidatura.

Nem por isso…

Os prefeitos de Lagoa de Pedras, Umarizal, Equador e Lagoa Nova, todos do DEM, vão apoiar Fátima para o senado e não Wilma de Faria mesmo o senador implorando.

Tá “maus” para Zé.

Wilma: “Sempre fiz política debatendo com população”

A presidente do PSB no Rio Grande do Norte, ex-governadora Wilma de Faria, defendeu a necessidade de ampliação dos investimentos em segurança pública no Rio Grande do Norte. Ela também disse que uma das prioridades da próxima Legislatura, no Senado, precisa ser a definição de um novo Pacto Federativo que assegure a distribuição mais equilibrada dos recursos financeiros arrecadados. Wilma de Faria afirmou, durante entrevista à rádio 98 FM, que houve uma progressiva concentração de receitas e, hoje, alguns municípios estão sem capacidade de investimento, o que prejudica a população.

Com a candidatura homologada nas convenções do PSB e dos aliados, Wilma de Faria afirmou que a decisão sobre os rumos que adotou na eleição deste ano foi tomada com base nas consultas à população e aos companheiros de partidos. Ela disse que levou em consideração a necessidade de formar uma coligação para recuperar o Estado da situação caótica na qual se encontra atualmente. “Precisamos unir as oposições”, destacou. 

A ex-governadora afirmou que, o reconhecimento demonstrado nas pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e divulgadas, que a colocam em primeiro lugar na preferência dos eleitores para o Senado, é resultado de uma trajetória na vida pública. “Sempre diz política debatendo com população”, disse, ao agradecer esse reconhecimento.

Pirulito que bate, bate

Todo mundo já ouviu a música do pirulito, mas no final da tônica do quem gosta dela parece contraditório quando o assunto é a política potiguar. Os que antes se deliciavam na guloseima estadual, hoje batem mais do que aplaudem.

Afinal o “jogo começou” a Rosa não interessa mais para os caciques que a ajudaram chegar na cadeira do Governo. Ela bem que tentou mostrar ao povo potiguar como pegou e como está o RN, mas foi vetada antes mesmo de disputar a reeleição.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Tem muita gente peituda disputando essa eleição estadual

Discurso cansativo

O palanque da “mudança” está prometendo o que quer aos aliados para ficarem ao seu lado. No entanto, o “investimento” deveria ser no discurso para o pleito, afinal “a cola” do último pleito estadual não gruda mais na cabeça de quem realmente decide o processo eleitoral – o Povo.

O eleitor não está com amnésia e nem tão pouco hipnotizado. As operações que mancharam o nome de alguns políticos estarão presentes nos discursos dos adversários e na hora do voto, serão de grande valor para quem acredita que ainda o nosso Estado vai para frente.

Quem será que faliu o Estado, a atual administração ou os tantos que passaram pela batuta estadual? Isso o eleitor não esquece. Tem gente que subirá até em pé de coco para pedir voto, quando na verdade os pés devem estar no solo para a rasteira não ser maior.

Vocalistas do Aviões do Forró serão “filhos” de Caicó

No próximo dia 18 de julho, a partir das 20h, acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Caicó, mais uma entrega de comenda e títulos de cidadania. Na lista de agraciados estão o bispo don Antônio Carlos, Milton Nascimento, Solange Almeida e Xandy Avião.

Robinson e Fátima não “refugam” os votos de Rosalba

Quando o assunto é voto nem a candidata a senadora, Fátima Bezerra, e muito menos o candidato a governador, Robinson Faria, refugam” os votos dos eleitores da governadora Rosalba Ciarlini.

Mesmo a deputada Fátima querendo distância da governadora do DEM. Ela disse que não tem o menor interesse em Rosalba.

Entretanto ambos aceitam o apoio do deputado Betinho Rosado. Vá entender política!

PC do B indica segundo suplente de Fátima para o Senado

O ex-prefeito de Tangará, Theodorico Neto, será o segundo suplente da candidata ao Senado da coligação “Liderados pelo Povo”, Fátima Bezerra. A indicação coube ao PCdoB. O primeiro suplente de Fátima é o consultor Jean-Paul Prates, do PT.

"É muito importante para a nossa chapa a participação do PCdoB, afinal trata-se de um aliado histórico do PT. Nós já contávamos com a aguerrida militância dos comunistas, mas certamente a composição na chapa dará muito mais empolgação à campanha. Theodorico Neto é ex-prefeito de Tangará, município de uma importante região do estado e só tem a somar com a nossa campanha. Completa a chapa majoritária e é muito bem-vindo”. Conclui a candidata ao senado, Fátima Bezerra.

Além de PT, PSD e PCdoB, chapa que terá Robinson para o Governo e Fátima para o Senado é composta ainda pelo PEN, PP, PRTB, PTC, PPL e PTdoB.

Henrique Alves buscará vantagem no interior e Robinson na capital

Segundo analistas políticos, os dois principais oponentes na disputa pelo governo do estado – Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) – começarão suas campanhas com estratégias distintas.

O peemedebista buscará ampliar sua vantagem no interior do estado, enquanto o vice-governador focará nos grandes colégios, como Natal e Mossoró, para começar sua caminhada.

São cinco os candidatos a governador nas eleições do RN

Com a realização das convenções e definição das coligações, os partidos do Rio Grande do Norte lançaram cinco candidatos ao Governo do Estado para as eleições de 2014.

A primeira convenção foi no dia 18 de junho, do PSOL, que definiu como candidato ao Governo do Estado Robério Paulino e Ronaldo Garcia como vice.

No dia 26 foi a vez do PSTU homologar a candidatura de Simone Dutra ao Executivo Estadual, tendo Socorro Ribeiro como vice.

Na sexta-feira (27) aconteceu a convenção do PMDB que definiu Henrique Eduardo Alves como  candidato ao Governo do Estado e João Maia (PR) como vice.

No sábado (28), o PSL homologou a candidatura de Araken Farias para o Governo do Estado, e Paulo Roberto (PSL) como vice.

A última convenção aconteceu neste domingo (29) e lançou a candidatura de Robinson Faria (PSD) ao governo do estado com Fábio Dantas (PCdoB) como vice.

G1

Sisu: termina amanhã prazo para matrícula da segunda chamada

Termina nesta quarta-feira (2) o prazo de matrícula para os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista dos estudantes está disponível no site do Sisu. O candidato selecionado deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos necessários. Caso não cumpra o prazo, perde a vaga.

Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas poderão acessar o boletim pessoal e clicar no botão que confirma o interesse em participar da lista de espera até o dia 7 de julho. Também podem integrar a lista os candidatos que foram selecionados na segunda opção de curso, mesmo os que já fizeram a matrícula.

Políticos terão que “afinar” o discurso

Passado as convenções e o pedido do registro que encerra no próximo dia 05 de julho, os políticos terão que afinar o discurso já que o leitor está mais exigente e não engole fácil certas coisas.

A palavra “mudança”? Essa é que não cola mais! O jogo é acirrado e tem que existir objetividade.

6ª reunião em prol do projeto de monitoramento por câmara


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi convidam a todos a se fazerem presentes CDL DE APODI, nesta quinta feira, dia 03 de julho do ano em curso, as 15h00minh, para participar da  reunião em prol do projeto de monitoramento por câmara da cidade Apodi.

Para agregar mais segurança a todos comerciante e cidadão apodiense e com isso evitar roubo aos bancos e comercio em geral, vamos participar deste movimento. Mais uma vez Foram convidados diversos segmentos da sociedade, incluindo representantes do poder público, câmara de vereadores, os gerentes dos bancos locais, Imprensa Local e o Capitão Carvalho comandante da Polícia Militar do Apodi – RN e participação Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito - Promotor de Justiça.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Prazo para o pedido de registro dos candidatos encerra no dia 05 de julho

Terminado hoje o prazo para a realização das convenções o tempo corre para o pedido do registro dessas candidaturas. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as coligações e partidos devem solicitar os respectivos registros até o dia 5 de julho.

O registro é quando a justiça eleitoral concede o direito ao candidato de concorrer a um cargo político. Para presidente e vice-presidente, o registro deve ser solicitado junto ao TSE, enquanto que os demais cargos devem fazer o mesmo com Tribunal Regional Eleitoral (TER), dos respectivos estados.

Novas regras para lâmpadas a partir de 1º de julho

A partir do dia 1º de julho, o varejo não poderá mais comercializar lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas com potência superior a 60W que não atenderem aos novos níveis mínimos de eficiência energética, regulamentação que tem por objetivo elevar a participação no mercado de modelos com maior eficiência, de acordo com o Plano de Metas estabelecido na Portaria interministerial nº 1007/2010.

A medida do governo integra a nova legislação, elaborada pelo Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE), e é coordenada pelos ministérios de Minas e Energia; Ciência, Tecnologia e Inovação, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em parceria com o Inmetro, responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), assim como pela a fiscalização.

Governo do RN vai pagar antecipação do 13º salário nos meses de julho e agosto

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (30), no auditório da Governadoria, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Obery Rodrigues, anunciou o calendário de pagamento do 13º salário de 2014. A coletiva contou com a participação também do Consultor Geral do Estado, José Marcelo.

A primeira parcela (20%) será depositada no próximo dia 16 de julho, mesmo percentual que será pago no dia 18 de agosto, com total de R$ 110 milhões. Os 60% restantes serão pagos no dia 20 de dezembro.

O titular pasta declarou que o fato de ser pago em duas primeiras parcelas consiste em um esforço adicional do Governo do RN, optando pelo enxugamento de despesas, que acaba por interferir na capacidade de investimento.

De acordo com Obery Rodrigues, o pagamento do 13º obedece à disponibilidade de recursos, somada ao enxugamento do custeio das secretarias e órgãos vinculados ao Governo do Estado.

Como exemplo, em 2010 o custeio chegou a R$ 339 milhões, enquanto em 2013 fechou em R$ 268 milhões. Além disso, em comparação com o primeiro semestre de 2013, houve uma redução de 2% da receita total do estado.

“O Governo tem feito um esforço, mas está sempre atento e disposto a trabalhar para garantir os direitos dos cidadãos. Acontece que enquanto a nossa receita aumentou 8,3% em relação ao ano passado, o repasse para os outros poderes aumentou e isso ajuda a explicar a dificuldade que estamos vivenciando”.