sábado, 20 de setembro de 2014

Carro de som de deputado é apreendido em Apodi, depois liberado...

A Polícia Militar de Apodi, juntamente o Departamento de Trânsito local apreendeu hoje um carro de som do deputado-candidato à reeleição, George Soares (PR). O carro estaria rodando sem o alvará da Justiça Eleitoral.

Porém, tudo resolvido quando o documento, que estava em outro carro, foi apresentado.



Depois de IPEA e IBGE, quem vai errar pesquisa também?

Primeiro se comprova que o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – errou feio ao divulgar pesquisa sobre estupro no Brasil.

Depois, que o IBGE, maior provedor de dados de informações do Brasil, erra numa pesquisa sobre PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Ibope, GPP, Seta, Item, Certus, Consult, Perfil tem divulgado números e números sobre as eleições no Rio Grande do Norte.

Na expectativa aqui sobre os próximos erros. Daqui a 15 dias o leitor-eleitor saberá.

Robinson ganha direito de resposta no programa eleitoral de Henrique

A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao candidato ao Governo Robinson Faria (PSD) no programa eleitoral do candidato do PMDB. De acordo com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Robinson não faltou com a verdade quando disse que Henrique Alves (PMDB) é acusado pelo Ministério Público de improbidade administrativa.

A decisão da Justiça Eleitoral é clara: “a informação de que o processo de Henrique Alves foi arquivado não corresponde a realidade” O caso faz referência a afirmação de Henrique de que “o episódio da SEGOV, no Governo Garibaldi foi arquivado”. O candidato do PMDB faltou com a verdade.

De acordo com a Justiça, o processo ainda tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ), processo em que Henrique é acusado de improbidade administrativa por danos ao erário público, ou seja, aos cofres públicos na administração estadual.

A coligação Liderados Pelo Povo sugere que o candidato do PMDB use o seu programa eleitoral para dizer a verdade a população do Rio Grande do Norte.

Compram votos no grosso, no varejo e no atacado, diz juiz


“No atacado, compram deputados; no grosso, prefeitos; no varejo, vereadores e cabos eleitorais e, na queima, votos na boca da urna”.

Autor da frase: Juiz Herval Sampaio

Ex-presidente Lula pede votos para Robinson no programa eleitoral‏



Considerado o maior presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou apoio no programa eleitoral ao candidato ao Governo do RN, Robinson Faria (PSD) nesta sexta-feira (19). O programa com Lula foi gravado essa semana no Instituto Lula e mostra o ex-presidente pedindo voto para Robinson.

“Você pode mudar essa história do Rio Grande do Norte. Uma pessoa com pensamento diferente, com prática política diferente. Por isso eu quero pedir a cada companheiro do Rio Grande do Norte que um dia confiou em mim, que me ajudou a fazer as coisas que fiz: vote 55”, declara Lula.

O ex-presidente conta como conheceu o candidato e fala sobre a história política de Robinson no Rio Grande do Norte. “Eu fui apresentado a Robinson pelo amigo, ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Kassab e depois, pude conhecer mais Robinson em uma conversa com a Fátima. A Fátima veio aqui e ela falou assim pra mim: Presidente, o senhor sabe que o Robinson Faria vai vencer as eleições porque eu acho que pela primeira vez o povo do Rio Grande do Norte tem alguém que foi deputado seis vezes, várias vezes deputado estadual e o mais votado do Estado e alguém que resolveu fazer resistência no Rio Grande do Norte! Por isso estou aqui, com Robinson, dizendo para você que temos que mudar definitivamente a política no Rio Grande do Norte”, apontou Lula.

Ainda no propaganda eleitoral, Lula questiona qual o projeto de Robinson para o Rio Grande do Norte e o candidato responde que trocou o conforto dos gabinetes para viver o cotidiano das cidades e foi ai que despertou o sonho de um dia governar o Estado. “Vamos governar para os últimos. Trabalhar para diminuir as desigualdades sociais, a falta de eficiência no serviço público, a falta de boa vontade com as pessoas. A nossa proposta é ter um governo com foco no cidadão. Sem grandes obras mirabolantes, mas um governo que devolva a eficiência da máquina pública. O que o povo quer é ver a saúde funcionar. Programas de apoio as nossas cadeias produtivas que estão abandonadas, o nosso turismo. O Nordeste avançou, o Brasil avançou na sua era e o nosso Estado não avançou. Se não fossem os programas sociais estaria muito pior a situação do nosso Estado. Então essa parceria com Robinson, com Fátima senadora, com apoio do PT, do presidente Lula será fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado”, destaca Robinson.

O ex-presidente fala em tom firme que Robinson pode mudar a história do Rio Grande do Norte e pede votos para a candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT).

Telefone: (84) 9451-0465
Entregamos em qualquer ponto da cidade!

Campanha de Robinson denuncia noticiário favorável sobre campanha de Henrique

E a campanha passa da guerra dos números para a guerra das páginas.

A matéria do Novo Jornal, mostrando um assessor do gabinete do deputado federal Fábio Faria, fora da Câmara e trabalhando para o governadorável Robinson Faria, provocou a campanha de Robinson.

Que comunicou à Justiça o que considerou excesso de matérias favoráveis na Tribuna do Norte e no Novo Jornal.

No entendimento da campanha de Robinson, o noticiário pode caracterizar abuso do poder dos meios de comunicação com a pena de cassação do registro e inelegibilidade por 8 anos.

Apodi recebe hoje Caravana da Mudança


Desde que iniciou-se o processo eleitoral essa é a primeira vez que o candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB), vem a Apodi para realizar comício. 

A concentração será na rua Antonio Lopes Filho e o encerramento da mobilização ‘bacurau’ será na Praça Robson Lopes.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Lula aparece hoje com Robinson no programa eleitoral

A campanha do candidato a governador, Robinson Faria (PSD), coloca no ar hoje, no programa do adversário Henrique Alves (PMDB), dois direitos de resposta.

Um minuto, ganho recentemente, e mais uma que já havia sido ganha, mas um recurso impediu a divulgação.

Outra novidade é a participação do ex-presidente Lula. A declaração de apoio foi gravada em São Paulo.

Apoio de Lula a Robinson pode provocar retirada do apoio de Henrique a Dilma

A participação do ex-presidente Lula no programa de Robinson deverá causar um estremecimento entre as candidaturas majoritárias estadual e nacional.

O grupo de Henrique optaria por dar as costas à reeleição da presidente Dilma Rousseff…

Falta políticos

Que mundo é esse que pessoas boas se combatem por políticos ruins.

Vá entender as pessoas.

Cursos profissionalizantes da FECAM chegam a Apodi e Dix-Sept Rosado


A Federação das Câmaras Municipais do RN continua levando seus cursos profissionalizantes para as mais variadas regiões do Rio Grande do Norte. Agora, o Curso de Eletricista Predial e Residencial chegou aos municípios de Apodi e Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste. Nestas duas cidades, serão capacitados mais de 100 novos eletricistas, na parceria da FECAM com as respectivas câmaras municipais associadas.

O curso de 40 horas é ministrado pelo professor Daniel Paulino, cuja experiência no ramo lhe permite passar os melhores conhecimentos básicos para seus alunos. O curso da FECAM tem reunido profissionais que já estão no mercado de trabalho, e necessitam do certificado para ampliar seus horizontes, e dos que ainda não tem o conhecimento, mas deseja fazer da profissão seu ganho de vida. Os cursos da FECAM já chegaram a várias regiões do Estado, dentre elas a Grande Natal, região Central, Oeste e continuam em andamento nas cidades de Ipueira, Timbaúba dos Batistas, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, São Fernando e Caicó.

Faltam 16 dias para eleição: salvo em flagrante, hoje é o último dia em que candidato pode ser preso

Hoje  é o último dia em que as autoridades podem deter ou prender candidatos a cargos eletivos nas eleições gerais deste ano. A partir deste sábado (20), quando faltarão 15 dias para o primeiro turno das Eleições 2014, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

O mesmo artigo determina também que, a partir de 30 de setembro (cinco dias antes da eleição) até 48 horas após o término do pleito, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

Candidatos vão disputar cerca de 20 mil votos em Apodi

O eleitorado apodiense gira em torno de 28 mil pessoas hoje, mas os candidatos a presidente, governador, senador e deputado devem disputar cerca de 20 mil votos no máximo.

O blog chega a essa conclusão a partir das abstenções, votos brancos e nulos do pleito de 2010. Só os eleitores que deixaram de comparecer às urnas foram mais de dois mil.

Telefone: (84) 9451-0465
Entregamos em qualquer ponto da cidade!

Professores da Uern confirmam indicativo de greve

O Jornal De Fato informa que os professores da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) discutiram hoje a campanha salarial da categoria, avaliando o indicativo de greve definido no dia 6 de agosto e as possibilidades de negociação com o Governo do Estado. Na oportunidade, os docentes optaram por manter o indicativo de greve até 7 de outubro, quando se reunirão em assembleia novamente para definir os rumos da campanha salarial.

Na reunião foi analisado um documento-resposta da Reitoria da Universidade à categoria, onde apresentava uma proposta às reivindicações dos professores. Para a Associação dos Docentes da Uern (Aduern), o documento foi inconclusivo, uma vez que sequer definiu percentuais de reajustes que poderiam dar início a uma negociação entre governo e professores. Quanto às reivindicações que tratavam de melhorias estruturais e técnicas da Uern, a resposta da administração foi considerada válida pelos docentes.

Eleitor potiguar continua confuso

O eleitor potiguar continua confuso sobre o seu voto. A prova está no número elevado de indecisos nas recentes pesquisas divulgadas.

A dica para os que se enquadram no mesmo “time”:

Comece avaliando o trabalho e a trajetória política dos candidatos. Assim ficará mais fácil de fazer a escolha!

RN tem o maior percentual de indecisos para o governo

Considerando as últimas pesquisas de intenção de voto, o Rio Grande do Norte registra o maior número de indecisos na disputa para o governo, em relação a outros estados. Os itens não sabe/branco/nulo chegam a somar médias de 24%.

A gata da sexta feira de hoje é em dose dupla, tarados! Divirtam-se…


Justiça prorroga prazo de intervenção da Maternidade Claudina Pinto

Um ano e oito meses após sofrer intervenção judicial, motivada por ação movida pelos funcionários, a Maternidade Claudina Pinto apresenta melhorias estruturais e funcionais visíveis, graças aos investimentos feitos pela Prefeitura Municipal, o que levou a Juíza de Direito, Kátia Cristina Guedes Dias a prorrogar o prazo de intervenção, permitindo a continuidade do bom trabalho que vem sendo desenvolvido no órgão.

A decisão foi publicada na dia 16 de setembro de 2014 e o prazo de intervenção judicial da APAMI  (Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a Infância), que se venceria este mês, foi prorrogado, tendo em vista a necessidade de regularizar o quadro de sócios da associação e, feito isso, eleger a nova diretoria por meio de eleições seguindo os critérios do Estatuto vigente da entidade.

Dentro do novo prazo, a interventora Saúde Paiva deverá providenciar a publicação de um edital convocando todos aqueles que tenham interesse em associar-se e aos que alegam já serem associados para comparecerem na sede da APAMI e preencher fichas de inscrições; e a publicação de outro edital, após regularizados as inscrições, para a realização de eleições e efetivação da posse da nova diretoria.

Segundo a Juíza de Direito Kátia Cristina, a intervenção judicial foi feita, inicialmente, devido ao descaso administrativo perceptível das contas da APAMI comprometendo a prestação de serviços de assistência á saúde, ou seja, o que colaborou para a intervenção feita no dia 16 de janeiro de 2013 foi o forte indício de uso indevido de dinheiro público que o Município de Apodi destinava para a referida associação.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Votar, eleger, acompanhar e, se for o caso, cobrar

Todos deviam pensar assim:

- Votar, eleger, acompanhar e, se for o caso, cobrar.

Aliás, acho que o apodiense tá ‘preparado’ pra fazer isso, independentemente de quem vença essas eleições.

Seja o meu ou seu candidato.

A vingança de Henrique contra a velha Guerreira

Não são poucas as histórias de traição de Wilma na sua trajetória política. José Agripino parece ter sido sua primeira vítima, mas os Alves sempre foram seus alvos contumazes. Uma coisa é certa, Wilma sempre soube tirar proveito dos “cenários” momentâneos.

Mas olhando a cena política recente, parece que a velha Guerreira tá perdendo o feeling. Primeiro foi nas eleições de 2010, quando Garibaldi e José Agripino apoiaram Rosalba para o Governo do Estado e fizeram uma parceria para o Senado. Henrique Alves não acompanhou seu primo, preferindo apoiar Iberê para o Governo e Wilma para uma das duas vagas no Senado. A outra opção de Henrique foi o seu primo Garibaldi.

Essa manobra tirou o poder de ataque de Wilma e fragilizou seu discurso. Ao final da eleição foram eleitos Garibaldi e José Agripino para o Senado e Rosalba para o Governo.  Poucos meses depois da derrota da sua aliada Henrique aderiu com gosto ao Governo da Rosa.

Dois anos depois, nas eleições para prefeito de Natal, Wilma desceu do salto, calçou as sandálias da humildade e saiu vice-prefeita na  chapa de Carlos Eduardo Alves, que já havia externado o valor do cargo de vice quando tinha Micarla como companheira. Quem não lembra da famosa frase: vice é vice. Pois Wilma cumpriu seu papel de “vice é vice” e ficou na sua, aguardando uma boa oportunidade para retornar à cena política num papel mais adequado à sua trajetória de Guerreira.

Agora em 2014, nestas eleições para Governo e Senado, Wilma era figurinha carimbada. Todas as pesquisas a colocavam como forte concorrente, só tendo Garibaldi como concorrente à altura. Foi quando Henrique entrou em cena com seu plano de “todos juntos num mesmo acordão”. Não se sabe os argumentos oferecidos à Wilma para não disputar à cadeira de Governadora (de férias), uma vez que o único concorrente digno desse nome, Garibaldi, declarava que não tinha o menor interesse em entrar nesse jogo. O que se sabe é que Wilma subiu no palanque de Henrique, compondo com outros seis ex-Governadores, mais de cem prefeitos e a quase totalidade dos deputados estaduais o que se passou a nominar no maior acordão da nossa história politica.

Mas, e a vingança que até agora depois de tantas linhas que ainda não foi explicada? Ah, caro leitor, não queira a explicitação da obviedade. Acompanhem as pesquisas e veja qual é a senadora que vai ser eleita na única vaga existente nestas eleições de 2014. Resposta mais que óbvia: é Fátima!

Só tem um “porém” em toda esta história. O que seria um plano perfeito de vingança pode terminar num abraço de afogados.


Transporte e alimentação de eleitores da zona rural só podem ser fornecidos pela Justiça Eleitoral

O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) proíbe a instalação de seções eleitorais em fazendas, sítios ou qualquer propriedade rural privada, mesmo existindo no local prédio público. Além disso, partidos políticos e candidatos são proibidos de fornecer alimentação e transporte a eleitores no dia do pleito, seja na cidade ou no campo.

No entanto, para não privar o eleitor que reside nessas localidades do exercício do voto no dia da eleição, a Lei nº 6.091/1974 – regulamentada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 9.641 – passou a prever o fornecimento de transporte e alimentação a eleitores em zonas rurais.

Este sábado (20), 15 dias antes do pleito, é o prazo para que a Justiça Eleitoral requisite, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, no âmbito de todos os entes federativos, funcionários e instalações destinados a este fim. Também é o último dia para que seja divulgado o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte dos votantes, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno.

Para que serve o marketing político?, por Felipe Schulman

Foi aberta a temporada de ataques entre os candidatos. Encerrada a primeira turbulência, já fica um aprendizado. Ao menos pra mim. De que o marketing político não serve para modificar o voto da gente e sim pra mexer com os candidatos, que finalmente saem da sua zona de conforto pra mostrar quem são de verdade. Tendo que se defender para provar quem não são, os candidatos finalmente descobrem quem são. E nós descobrimos junto, o que é melhor. Quando o candidato deixa disso de querer agradar as duas torcidas o tempo todo e encara que pra fazer gol precisa de time adversário, ele reencontra também o nosso voto.

Só quem reclama do marketing político - e da imprensa - é quem tem interesses contrariados. E essa é, inclusive, a utilidade teórica de ambos para a democracia, exatamente: contrariar interesses para fazer aflorar verdades.

José Agripino quer abrir a “caixa preta” que poderá encontrar Henrique Alves dentro

O senador José Agripino presidente nacional do DEM, diz que está querendo que a CPI Mista do Congresso Nacional tenha acesso as informações da delação premiada do ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto da Costa...

Integrantes da CPI mista da Petrobras devem se reunir na próxima semana com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, para pedir acesso ao conteúdo dos depoimentos prestados à justiça..  José Agripino (RN), disse que relator do processo no STF, ministro Teori Zavascki, já autorizou o compartilhamento das informações.

Robinson e Fátima dedicam suas agendas a Mossoró

O candidato a governador Robinson Faria (PSD) dedicou sua quarta-feira (17) mais uma vez a Mossoró. E demonstrou confiança em uma vitória na cidade. Ao lado de sua senadora Fátima Bezerra, Galeno Torquato, Francisco José Júnior, vereadores e diversas lideranças, o candidato percorreu o bairro Santo Antônio numa carreata, terminando no bairro Barrocas, na calçada do ex-vereador Chico da Prefeitura.

Na oportunidade, Chico reforçou que, mais uma vez, está com o Francisco José Júnior nesta caminhada. Ele reforçou que, junto com sua família, vota em todos os candidatos do Prefeito. “Acredito no seu trabalho prefeito, por isso estou aqui novamente para lhe ajudar em mais uma vitória”, ressaltou. O prefeito Francisco José Júnior lembrou que no início da campanha, a diferença de Henrique para Robinson era de 26%, o que mostra o bom desempenho da candidatura do vice-governador no município. “Estamos crescendo a cada dia e no ritmo que vamos, acredito na virada e na vitória de Robinson em Mossoró e no Rio Grande do Norte”, disse o prefeito.


Telefone: (84) 9451-0465
Entregamos em qualquer ponto da cidade!

Ex-prefeita Cláudia Regina anuncia apoio a Henrique: “Nele acredito e confio”

“Aqui está o candidato a governador em que confio. Acredito na sua palavra e na sua capacidade de trabalho, Sempre disse que apoiaria o candidato a governador que assumisse compromissos com a população de Mossoró e em razão dos compromissos assumidos em praça pública pelo deputado Henrique Eduardo eu anuncio não somente o apoio, mas a disposição de trabalhar para ajudá-lo a ser o nosso governador”.

A declaração foi feita pela ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) ao anunciar o apoio à candidatura do deputado Henrique Eduardo Alves a governador. O anúncio foi feito no final da noite desta quarta-feira, 17, numa “reunião de amigos”, um encontro que reuniu centenas de pessoas na Estrada da Raiz/Bairro Santo Antônio, próximo ao local onde a então prefeita implantou, em 2013, a Base Integrada Cidadã (BIC) , uma das mais inovadoras iniciativas de combate à criminalidade já adotadas no Rio Grande do Norte e reduziu praticamente a zero,  os índices de ocorrência de homicídios na região do Grande Alto de Santo Antônio.

A PRF prendeu um casal que transportava 1 Kg de Cocaína de Natal para Apodi

Durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) um casal foi preso em flagrante com aproximadamente um quilo de cocaína, quando viajava em um veículo, pela BR-304, de Natal para Mossoró. João Lúcio da Cunha Júnior, o "Júnior Cego", 43, natural de Assu, e sua companheira Fernanda Carla da Silva Domingos, 22, foram presos ao terem seu veículo parado pelos patrulheiros na saída de Assú.

De acordo com a PRF, por volta das 15h o casal foi parado em uma blitz e mostrou aparente nervosismo. Conduzido para o posto da PRF em Mossoró, o carro foi revistado e a droga encontrada escondida no porta-malas.

Encaminhados à Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), os dois foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Na DP, "Júnior Cego" negou ser o proprietário da droga e disse que estava apenas transportando o material de Natal para Apodi, onde entregaria a uma pessoa, cujo nome não foi revelado. O casal receberia pelo transporte da droga R$ 700,00.

Fonte: OMossoroense

Polícia Federal gastou 60 mil reais para conduzir Paulo Roberto Costa a CPI onde permaneceu calado

A Folha destaca que com o silêncio do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, a CPI que investiga irregularidades na estatal virou palco, na quarta-feira (17), para troca de acusações entre governo e oposição a menos de um mês das eleições. O ex-diretor se manteve calado nas mais de duas horas de sessão, o que agradou ao governo porque o impediu de falar sobre as denúncias contra aliados do Planalto sob suspeita de irregularidades. A maioria dos integrantes da CPI nem chegou a fazer perguntas diante das constantes negativas de Costa em falar, usando o tempo dos discursos para ataques políticos. A estratégia da oposição foi ligar as denúncias na Petrobras ao mensalão do PT.

Costa deixou Curitiba na manhã de quarta escoltado por policiais federais. Foi para Brasília num jato da PF, o mesmo que, em novembro de 2013, transportou os condenados do mensalão. Além dos quatro agentes que acompanharam o ex-diretor da Petrobras, a PF pagou diárias ao piloto, ao copiloto e a um agente operacional da aeronave. A Folha apurou que a PF gastou cerca de R$ 60 mil com custos da aeronave e diárias. Por questões de logística da polícia, Costa passaria a noite na Superintendência da PF em Brasília e voltaria para a prisão em Curitiba no fim da manhã desta quinta (18).

Túnel do Tempo (parte 145). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Esta foto que estou postando hoje certamente que não encontrará facilidade de ser identificada pelas gerações atuais. É uma foto de 1988, e nos mostra um batizado na igreja matriz.

Depois, passado tanto tempo da história de Apodi. Vamos tentar identificá-los. Quem aparece no retrato?

Resposta: Edileuza e Caubi Câmara com Luciana Freire.

Participe e ajude o Quadro Túnel do Tempo para próxima quinta feira enviando seu retrato para opirataapodi@gmail.com ou se preferir jdapodiario@hotmail.com

Fábio Faria comemora licitação da obra de construção do Campus da UERN de Apodi

“Um grande investimento em educação que vai beneficiar milhares de jovens de Apodi e municípios do Médio Oeste. Um sonho que se concretiza após muitos anos de espera e fico muito feliz de poder viabilizar a implantação de um campus da UERN em Apodi”, disse o deputado federal Fábio Faria (PSD), após a notícia de que o processo licitatório foi concluído na última segunda-feira (15) com a escolha da empresa que realizará a obra.

Os recursos foram viabilizados através de emenda parlamentar indicada por Fábio Faria. O valor da obra está orçado em R$ 4.336.000,91 para a construção de instalações com 4.763 metros quadrados, que abrigarão 30 salas de aula, espaço para biblioteca, bloco de laboratórios, área de convivência e setor administrativo.

Segundo o presidente da Comissão de Licitação da UERN, Diego Áxel Nogueira da UERN, a empresa mossoroense Antártida Construções foi a vencedora da concorrência pública para a construção da sede do Campus. Após a publicação do edital, serão adotados outros procedimentos, para publicar a homologação, e a posterior contratação da empresa que venceu a concorrência.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

José Dias acusa Governo de crime contra a vida humana

O deputado José Dias (PSD) solicitou ao Ministério Público que instaure um processo para apurar a responsabilidade sobre a desativação de um poço na comunidade de Santo Antônio, no município de Severiano Melo. Segundo o parlamentar, a população está sendo abastecida por carros-pipa. “Fiquei escandalizado com o que vi e tenho certeza que isso foi uma penalidade. Não pensei que nos tempos de hoje uma governadora fosse capaz de fazer algo do tipo”, disse o deputado.

Segundo José Dias, o custo para manter essa bomba funcionando é inferior a três meses de abastecimento com o carro-pipa que serve a população da comunidade. “A manutenção dessa bomba é inúmeras vezes menor que o custo do transporte de água para abastecer a comunidade. O mais grave é que essa água ainda não é suficiente e algumas pessoas pobres ainda estão tendo que comprar água para consumo”, declarou.

Seta e Item registram pesquisas para o pleito eleitoral do RN

Os institutos Seta e Item registraram mais pesquisas no Rio Grande do Norte. O Seta contratado pelo Portal Nominuto, vai ouvir 1.700 eleitores em todo Estado. Os dados começaram a serem coletados nesta terça-feira (16) e a pesquisa será concluída nesta quinta-feira (18). A margem de erro da Seta é de 3% para mais ou para menos.

Já o Item começa sua pesquisa nesta quarta-feira (17) e vai concluir os trabalhos na sexta-feira (19). Serão entrevistados 1.657 pessoas em todas as regiões do Estado e foi contratada pelo Blog do Heitor Gregório onde ouvirá. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

A última batalha de Robinson e Fátima Bezerra

O comando central da campanha de Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT), nomes ao Governo do Estado e Senado da Coligação Liderados pelo Povo, já decidiu como atuar na última batalha.

As próximas semanas serão concentradas em fogo-cerrado em três pontos estratégicos da geopolítica potiguar: Grande Natal, Mossoró e Caicó. A partir daí, outros colégios eleitorais de maior densidade.

A crença é de que um rush nessas áreas, aliado ao guia eleitoral mais agressivo, ensejará consolidação de vitória de ambos.

É vencer ou vencer!

por Carlos Santos



Problemas, problemas gerados pelo Ibope

Observadores atentos acreditam que os resultados da pesquisa Ibope podem provocar uma crise interna entre Henrique Alves (PMDB) e a sua candidata ao Senado Wilma de Faria (PSB).

Isso porque a pessebista foi ultrapassada pela concorrente Fátima Bezerra, segundo os números registrados. O que deve aumentar a pressão de Wilma sobre Henrique no sentido de cobrar os votos casados.

Como se sabe, muitos líderes peemedebistas do RN votam na senadorável do PT.

por Daniela Freire (O Jornal de Hoje)

Jornalistas são apresentados a projeto vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária

Propor alternativas de renda através do aproveitamento de frutas na comunidade do Córrego, zona rural de Apodi. Foi com esse objetivo que surgiu o projeto “O uso da tecnologia de extração a vapor para produção de sucos das frutas produzidas no sítio Córrego em Apodi/RN”. A partir daí, as cajaranas, goiabas e os pseudofrutos do caju produzidos nos quintais das famílias da comunidade passassem a não mais serem desperdiçados, mas a produzirem produtos de qualidade, gerando renda para aquelas famílias.

Na metodologia são utilizadas capacitações e aplicação de uma tecnologia de extração de sucos de frutas. O coordenador do projeto, professor Vinícius de Sá explica que esse processo garante a qualidade do produto e reduz os custos da produção. “Professores e alunos dos cursos de administração, economia, gestão ambiental, biologia e química da UERN atuam nesse projeto na capacitação da comunidade, ao mesmo tempo que nossos parceiros, a Embrapa e Sebrae realizam a qualificação no processamento dos frutos. Nesta etapa do projeto estamos realizando testes dos produtos que serão comercializados e testes de qualidade nos produtos”, afirmou o professor, lembrando que as sobras do processo são utilizadas para a produção de bolos, doces, geleias e biscoitos, além de ração animal.

O projeto foi o vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária, edição 2013. A partir daí, novas tecnologias foram implantadas para a consolidação dos sucos e doces. O prédio que acolhe o projeto será reformado e a expectativa é de que o produto consiga o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a comercialização dos produtos. Na última terça-feira (16), o reitor da UERN, professor Pedro Fernandes, conduziu, junto com sua equipe de auxiliares, a imprensa de Mossoró para conhecer o projeto e seus produtos no Sítio Córrego. O reitor destacou a importância de apresentar os projetos desenvolvidos pela UERN para que o público em geral possa ter conhecimento da produção científica da Universidade, e seu papel social, de modificar a realidade das comunidades onde está inserida. 

Durante a visita, o reitor entregou os certificado às 41 pessoas da comunidade que participaram da capacitação para atuar no projeto. O reitor ressaltou a importância do projeto. “Estamos celebrando a entrega de certificados a pessoas dessa comunidade de um projeto que gera riquezas a partir do que era desperdiçado. É a aproximação da universidade nas comunidades, sem dúvidas um momento marcante para a instituição, para a nossa gestão, que tem buscado aumentar os laços entre a Universidade e as comunidades”, afirmou o reitor.

‘Campus da Uern em Apodi será temático’, diz reitor Pedro Fernandes

Na manhã desta terça-feira, 16, o reitor Pedro Fernandes, em visita ao projeto de extensão, anunciou a conclusão da licitação para construir o campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Apodi. Em seu discurso, Pedro Fernandes sugeriu o nome da universitária Brenna Sonária para o nome do campus.

A empresa vencedora do processo licitatório foi Antártica Construções. Outras duas empresas participaram do processo, que teve o resultado na edição desta terça-feira, 16, do Diário Oficial do Estado.

O campus está orçado em R$ 4.336.000,91. Será construído numa área de 4.763 metros quadrados, abrigando 30 salas de aula, espaço para biblioteca, bloco de laboratórios, área de convivência e setor administrativo.

Segundo o reitor, a Uern vai construir em Apodi o seu primeiro campus temático, oferecendo engenharias de produção, de mineração, alimentos, de minas, entre outras. “Buscamos engenharias que beneficiam a região”, destaca Pedro Fernandes.

Telefone: (84) 9451-0465
Entregamos em qualquer ponto da cidade!

Igreja Católica de Apodi está superlotada em celebração de missa de corpo presente da estudante Brenna Sonária. O sepultamento está acontecendo neste instante



Fotos: Carlos Skarlak

Uern: produção de suco a vapor na zona rural de Apodi

Moradores da localidade do Córrego extraindo suco a vapor

Duas ideias e um cenário propício para colocá-las em prática. A primeira partiu do estudante Antônio Torres Geracino, de 18 anos, e a segunda do professor-doutor Vinícius Claudino de Sá, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O cenário é a localidade Córrego, distante 12 km da área urbana do município de Apodi.

A primeira ideia (conservar frutas com cera de abelha) nasceu no início de 2013, numa escola secundarista dos estudantes Antônio Torres Geracino, Jociel, Hudembergue e a professora Gidelia. “Mostramos a ideia de preservar a fruta com cera de abelha e começamos a fazer os testes. A banana fica conservada por até 25 dias”, destaca Geracino.

Fonte: Jornal DeFato

Estudante da Uern que morreu atropelada em Mossoró será enterrada hoje em Apodi

Será enterrada às 9 da manhã, no cemitério de Apodi, a estudante Brenna Sonaria, que morreu atropelada na frente da Uern, ontem. Brenna mora aqui em Apodi e viajava todos os dias para cursar Pedagogia na Universidade Estadual.

Brenna desceu do ônibus escolar e estava atrás do veículo quando foi atropelada. O motorista do ônibus ia estacionar e não viu a estudante. Logo depois do acidente ele entrou em estado de choque. Em Apodi, o que se diz é q esse motorista é o mais atencioso com os estudantes.

Brenna é filha de um pedreiro e uma dona de casa. No sábado, na sua página do facebook, ela falou de amizade… de saudade…